Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Casa Pia - Sporting

Treinador dos verdes e brancos falou com os jornalistas em conferência de imprensa antes da partida frente aos gansos, e tocou em vários temas da equipa

Rui Borges falou com os jornalistas em conferência de imprensa antes do Casa Pia - Sporting, e tocou em vários temas da equipa dos leões
Rui Borges falou com os jornalistas em conferência de imprensa antes do Casa Pia - Sporting, e tocou em vários temas da equipa dos leões

08 Mar 2025 | 13:02 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Casa Pia - Sporting, este sábado, dia 8 de março. O encontro está marcado para o próximo domingo, às 18h00, no Estádio Municipal de Rio Maior. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Como está a equipa fisicamente? O que espera deste Casa Pia?


"A equipa está bem, tem vindo a crescer em termos físicos e vai ser cada vez melhor. Em relação ao Casa Pia, tem feito um grande campeonato, muito coesa, veloz e forte no ataque rápido às balizas adversárias com um bloco a maioria das vezes médio/baixo. Aqui veio com uma linha de seis, acredito que amanhã não se apresente dessa forma, mas deve manter as suas dinâmicas habituais. Não perde desde agosto em casa, se juntarmos a isto o tempo... Sabemos que vamos ter dificuldades e temos de ser capazes de vencer"


Sporting tem vantagem no histórico, isso dá confiança? Morita e Hjulmand estão recuperados?

"São dois jogadores que poderão estar disponíveis. É um bocado dia a dia, têm vindo a melhorar e acredito que possam ser solução, mesmo por algum tempo no jogo de amanhã. De resto, não olho muito para a história, nem pela negativa nem pela positiva. O que interessa é o momento, a equipa vem de duas vitórias, ganha confiança, até para quem está a recuperar. O ambiente tem sido fantástico e é importante amanhã mantermos a competitividade, entrega e rigor para ir acrescentando qualidade coletiva"


Debast é mais médio que central? O que está a faltar a Biel?

"Falta-lhe ter oportunidades para jogar. Vamos percebendo o que podemos trabalhar a adaptação dele e ao jogo, vejo-o super motivado, por estar a representar um clube como o Sporitng e na aprendizagem, para ter mais oportunidades e tempo de jogo, que vai acabar por ter. Quer melhorar e quer ser opção durante mais tempo. Espera pela oportunidade e vai tê-la. Resta-me ficar feliz de o ver trabalhar todos os dias com a ambição de melhorar. Em relação ao Debast, olho para ele pelas suas caraterísticas individuais, tecnicamente é muito evoluído, está em crescimento. Como central tem de crescer nos duelos, tanto numa posição como noutra tem muito potencial. Chamem-me maluco mas acho que no futuro pode ser um grande médio. Se sentir que estou a castrar o crescimento enquanto médio, vou falando com ele. Se perceber que se sente melhorar a central, é lá que vai jogar. Mas tem conseguido dar resposta, eu acho que ele pode ser um grande médio".

Esperava mais do mercado? O Benfica foi buscar muitos jogadores...

"Não falo da casa dos outros. Estou super tranquilo com este plantel, vamos ser campeões e vou ficar feliz, tão simples quanto isso. Na nossa cabeça só passa a ideia de sermos bicampeões, independentemente do que foi o mercado. Esse é o nosso foco"

No dia da mulher, uma palavra para as mulheres que mais o inspiram.

"Não me meta emotivo (sorrisos). Um beijinho às mulheres da minha vida. A grande mulher da nossa vida será sempre a nossa mãe, é a minha maior inspiração. A mais especial do mundo, que me tornou na pessoa que sou, juntamente com o meu pai. Sofrem os dois muito, a minha mulher e os meu filho também, mas os meus pais sofrem mais. Eles sentem e querem sempre o nosso melhor. Sou muito chegado às minhas duas irmãs, sou um chorão, sou muito ligado à minha família. Um beijinho para elas em especial e para todas as mulheres"

Como vê possível saída de Gyokeres, e como é a sua gestão física?

"Na gestão física é um mouro de trabalho, nem nós conseguimos às vezes pôr um travão. É muito comprometido com o trabalho, no que é pedido. Tem demonstrado um compromisso fora do normal, não o conhecia. Como ser humano, caráter, personalidade, tem mostrado um compromisso enorme. É importante ter jogadores assim, que mostrem essa ambição de querer ganhar sempre, de ser campeões. Se sai ou não, não sei. O futebol é mesmo isso, haverá grandes equipas mundiais que o quererão, isso ultrapassa-me, mas vejo-o comprometido e é importante para o grupo vê-lo assim"

No último jogo voltou ao 3x4x3. Pretende manter esse modelo de jogo?

"O sistema tático é muito subjetivo. Já jogámos em 4x4x2 ou 5x2x3... A estrutura inicial foi um bocado ao encontro das caraterísticas dos jogadores disponíveis para o jogo e do seu conforto, sem fugir da nossa ideia de jogo. Nas equipas por onde passei construímos muitas vezes a três, o sistema inicial é muito subjetivo, depende do conforto dos jogadores. Em relação aos alas, o Ruben [Amorim] jogava com dois extremos, mas tem a ver com a disponibilidade, é tudo muito subjetivo, cada um à sua maneira dá coisas à equipa. E a equipa não deixa de querer ganhar, de criar oportunidades de golo. Estou é feliz por começarmos a ter mais soluções para, dentro da estratégia para cada adversário, sermos cada vez mais fortes nesse sentido"


Futebol

Negócio fechado! Jota Silva é reforço do Sporting; Saiba os valores do acordo

Houve uma reviravolta nas negociações pelo internacional português e o jogador vai ser mais uma cara nova para Rui Borges no plantel

Em contrarrelógio, Sporting e Nottingham Forest trocaram a documentação nos últimos minutos e os leões conseguiram inscrever Jota Silva
Em contrarrelógio, Sporting e Nottingham Forest trocaram a documentação nos últimos minutos e os leões conseguiram inscrever Jota Silva

02 Set 2025 | 00:20 |

Icon Comentário0

É negócio fechado. Houve uma reviravolta nas negociações por Jota Silva - que chegaram a estar por um fio - e o jogador é reforço do Sporting. Os leões garantiram o empréstimo por 4,5 milhões de euros, com uma opção de compra de 15,5 milhões de euros pelo internacional português.


Segundo avança o jornal 'Record', o Nottingham Forest queria vender Jota Silva em definitivo, a troco de 17M, cenário que não se concretizou. Em contrarrelógio, os clubes trocaram a documentação nos últimos minutos antes do encerramento do mercado de transferências em Portugal.


Pedido de Rui Borges, que trabalhou com o jogador algumas semanas no Vitória de Guimarães, Jota Silva revelou durante o processo grande vontade de assinar pelo Sporting. Evangelos Marinakis, proprietário do clube inglês, queria já a venda em definitivo, mas os leões conseguiram levar a melhor.


Apesar de também ter despertado o interesse de outros clubes, o jogador acredita que a mudança para o Sporting será mais vantajosa para a sua carreira, tendo em conta que os leões irão lutar pelo tricampeonato e têm participação assegurada na fase principal da Liga dos Campeões. O avançado pode chamar as atenções e ser opção para Roberto Martínez para o Mundial 2026.

Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.



Futebol

Negócio por Jota Silva difícil; Sporting e Nottingham Forest não se entendem

Ambos os emblemas já dão como praticamente descartado o regresso do jogador de 26 anos para o futebol português neste mercado

Sporting e Nottingham Forest estão distantes de um acordo, pelo que Jota Silva já não deverá ser reforço para Rui Borges
Sporting e Nottingham Forest estão distantes de um acordo, pelo que Jota Silva já não deverá ser reforço para Rui Borges

01 Set 2025 | 23:26 |

Icon Comentário0

O Sporting e o Nottingham Forest já dão como praticamente descartado o regresso de Jota Silva para o futebol português. A poucos minutos para o fecho do mercado de transferências em Portugal, os dois lados estão distantes de um acordo, pelo que o futebolista já não deverá ser reforço.


Evangelos Marinakis, proprietário do emblema inglês, insiste uma transferência em definitivo na ordem dos 17 milhões de euros. Por outro lado, a SAD verde e branca, liderada por Frederico Varandas, prefere um empréstimo com opção de compra no final da cedência.


O próprio dirigente máximo do Clube de Alvalade entrou no processo, tentando agilizar as conversações, mas o emblema orientado por Nuno Espírito Santo tem sido intransigente em vender o jogador, que é um pedido expresso de Rui Borges para 2025/26.


Caso não haja acordo entre as partes, Jota Silva vai seguir no Nottingham Forest e cumprir o contrato válido até junho de 2028. A última proposta do Sporting por Jota Silva envolvia o pagamento de 20 milhões de euros divididos entre taxa de empréstimo, obrigação de compra e variáveis a atingir. Ainda assim, este valor foi considerado insuficiente pelos britânicos.

Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros ao serviço do Nottingham Forest na época passada: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências. O jogador foi suplente utilizado na primeira ronda da Premier League desta época.



Futebol

Barcelona quer contratar titular do Sporting e pode haver proposta em breve

Manchester United e o Liverpool também demonstraram interesse no pupilo de Rui Borges, mas não pretendem contar com o futebolista para já

Atuações de Ronald Araújo no início da temporada não têm convencido os responsáveis do Barcelona, que viram atenções para central do Sporting
Atuações de Ronald Araújo no início da temporada não têm convencido os responsáveis do Barcelona, que viram atenções para central do Sporting

01 Set 2025 | 23:10 |

Icon Comentário0

O Barcelona está interessado em Gonçalo Inácio, mas apenas para a próxima temporada desportiva de 2026/27. A forma como a equipa catalã defende tem preocupou o técnico Hansi Flick, já depois de os gigantes catalães terem permitido que Iñigo Martínez se juntasse ao Al Nassr neste verão. 


De acordo com Adrián Sánchez, o Barcelona está a pensar em avançar para a contratação do defesa internacional português do Clube de Alvalade. O jornalista indica ainda que Murillo, do Nottingham Forest, e Castello Lukeba, Leipzig, também estão na lista de alvo.


Ainda assim, segundo a mesma fonte, Gonçalo Inácio é considerado o favorito de Flick. O Manchester United e o Liverpool também demonstraram interesse no pupilo de Rui Borges, mas nenhum dos clubes da Premier League pretende contratá-lo para já.


No início deste ano, foi noticiado que o Sporting estaria preparado para vender o futebolista por 45 milhões de euros, valor da sua cláusula de rescisão. As atuações de Ronald Araújo no início da temporada não têm convencido os responsáveis catalães, que já procuram alternativas.

Neste início de temporada 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos totalistas na equipa do Sporting. O defesa central verde e branco soma já 450 minutos, em cinco jogos, onde já conseguiu fazer duas assistências para golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Marco Silva passa a perna ao Sporting e rouba reforço a Varandas
Futebol

Oficial! Marco Silva passa a perna ao Sporting e rouba reforço a Varandas

01 Set 2025 | 22:39

Icon Comentário0
Hjulmand despede-se de craque do Sporting: "Tenho pena"
Futebol

Hjulmand despede-se de craque do Sporting: "Tenho pena"

01 Set 2025 | 22:18

Icon Comentário0
Oficial! Avançado fetiche de Amorim no Sporting sai de Liverpool por mais de 10M
Futebol

Oficial! Avançado fetiche de Amorim no Sporting sai de Liverpool por mais de 10M

01 Set 2025 | 21:25

Icon Comentário0