Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Rio Ave - Sporting

Treinador dos leões falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão da partida dos leões frente aos vila-condenses

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Jan 2025 | 13:21 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Rio Ave - Sporting, esta sexta feira, dia 17 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, em Vila do Conde. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Depois de um início com jogos exigentes, vem uma semana limpa. Muda alguma coisa em termos de mentalidade?


"É uma semana com um dia ou dois a mais, mas não foge ao que tem sido a recuperação. A equipa está em fadiga, têm jogado quase sempre os mesmos, há sobrecarga, deu para treinar algum ou outro pormenor, mas não é com dois dias que vou acrescentar alguma coisa. Foi uma semana boa, que deu para recuperar de alguma fadiga que existe para depois entrarmos num ciclo muito forte. Temos alguns contratempos e isso requer algum cuidado."


Situação física de Gyökeres e Eduardo Quaresma. Daniel Bragança em condições de ir a jogo?

"O Daniel pode ir a jogo, mas esteve algum tempo parado. Temos de fazer uma leitura do que é capaz e do tempo que pode ajudar a equipa. Quaresma fora do jogo, o Viktor estará em dúvida até à hora do jogo".


Diferença entre V. Guimarães e o Sporting em termos de pressão.

"Honestamente a diferença é a competição porque o Vitória teve o mesmo desafio em termos de jogos, se calhar até mais. Lutando por títulos há maior pressão, mas é o que queremos alcançar. Estou feliz por estar a treinar uma grande equipa e poder lutar por títulos que é o que queremos".

Já tinha 5 jogadores ausentes, se perder Gyökeres isso implica ir ao mercado?

"Se formos ao mercado por cada jogador que se lesiona acabamos a época com 50 jogadores no plantel. Nós, treinadores portugueses temos sido valorizados por nos adaptarmos a todas as condições a que somos expostos. O Viktor é um jogador importante, acredito que possamos contar com ele, mas se não for possível temos de arranjar maneira de sermos competitivos e ganhar. São 11 contra 11 e no campo é que se vê quem é melhor. Não me agarro a quem não está mas sim a quem está, esses é que vão correr e lutar. Foco-me na solução e não no problema".

Conta com Edwards?

"Está fora do jogo para manhã, é uma questão interna".

É arriscado colocar Gyökeres a jogar quando vêm aí jogos europeus? Rui Silva está pronto?

"O Rui está a treinar e é opção para o jogo, conto com ele como com qualquer guarda-redes. Em relação ao Viktor, ele é competitivo, bravo, daqueles que não verga, quer ajudar a equipa. Temos de ter algum cuidado não só com ele, mas com outros que têm jogado muito como o Morten ou o Trincão. Há sempre um pequeno risco, que temos de tentar diminuir ao máximo. Mas há coisas que não podemos evitar, cada um gere e sente de forma diferente. Há sempre risco seja no Viktor ou noutros jogadores, a fadiga existe. O calendário tem sido muito congestionado, vamos entrar num ciclo de jogos de dois ou de três em três dias. Vai ter de ser muito no dia a dia, sentir a parte muscular, não dá para fazer futurologia. O jogo importante agora é Rio Ave, não o de quarta-feira".

Morita dá para arriscar neste jogo? Porquê tantas lesões? Edwards conta para si?

"O Edwards está fora por opção técnica. Em relação ao Morita, está em dúvida para o jogo, tal como o Viktor. Um dia pode fazer a diferença, é sentir como o atleta está, se melhorou muito, se o risco é grande... Depois é tomar decisões juntamente com todo o staff do clube. Foco-me muito no Rio Ave, que não perde há 20 jogos em casa, uma equipa muito competitiva, onde vamos ter alguns problemas".

Edwards treinou com a equipa?

"Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do clube. Não tenho de dizer se treinou".

Rio Ave vem de uma vitória na Taça de Portugal...

"Faz parte do nosso trabalho perceber o que o Rio Ave poderá fazer perante o que apresentamos. É uma boa equipa, tem um treinador que em termos estratégicos tenta anular o adversário... Será um jogo dificíl frente a uma equipa que não perde há 20 jogos em casa. Compete-me também olhar para eles em termos estratégicos, o meu trabalho é tentar perceber o que o Rio Ave pode nos apresentar e passar essa informação aos meus jogadores".


Futebol

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo e pode acabar suspenso por gesto obsceno

Logo após ter assistido para o golo dos encarnados, futebolista e teve uma atitude inapropriada que pode sair caro ao futebolista encarnado

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno
Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno

06 Dez 2025 | 23:24 |

Icon Comentário0

O empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, ficou marcado por uma provocação nos festejos do golo de Georgiy Sudakov. Amar Dedic decidiu ir ao encontro de Maxi Araújo, logo após ter assistido o internacional ucraniano e teve um gesto obsceno que pode sair caro ao jogador encarnado.


Quem se apercebeu do sucedido foi Morten Hjulmand, levando mesmo o capitão do conjunto de Rui Borges a pedir satisfações, ao passo que Vangelis Pavlidis ainda tentou abafar tais protestos do nórdico, numa altura em que a turma de José Mourinho festejava o golo.


Na sequência desse momento, o árbitro António Nobre fez questão de chamar os capitães Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand à parte e pedir a ambos os futebolistas que acalmassem os colegas de equipa que viviam o jogo com os nervos à flor da pele.


Já na segunda parte, Maxi Araújo foi também atingido com duas garrafas, quando se preparava para fazer um lançamento de linha lateral. Tal aconteceu depois de mais um lance em que esteve picado com Richard Ríos, o que foi uma constante durante todo o encontro.

De recordar que Tiago Dantas, médio que esteve emprestado pelo Benfica ao Tondela, em 2021/22, foi suspenso por um jogo, após um gesto semelhante numa derrota caseira dos beirões contra o Sporting (3-1), além de ter sido multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF.


Veja o gesto:


Futebol

Dados mostram que Mourinho mentiu sobre Hjulmand; Médio do Sporting não é "intocável"

Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário

Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023
Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023

06 Dez 2025 | 19:43 |

Icon Comentário0

Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.


Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.


Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).


Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.



Futebol

Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"

Nas redes sociais, jornalista apontou falhas à dupla do emblema verde e branco, apesar de ter ilibado um dos homens da frente da equipa leonina

Exibições de Francisco Trincão e Geny Catamo no Benfica - Sporting criticadas por Rafael Soares, que, por outro lado, elogiou um dos titulares
Exibições de Francisco Trincão e Geny Catamo no Benfica - Sporting criticadas por Rafael Soares, que, por outro lado, elogiou um dos titulares

06 Dez 2025 | 16:54 |

Icon Comentário0

Rafael Soares analisou o dérbi entre Benfica e Sporting (1-1). Nas redes sociais, o jornalista apontou falhas a Geny Catamo e Francisco Trincão, que "protagonizou a pior definição do jogo", mas ilibou Luis Suárez das críticas, apontado o avançado colombiano como uma das melhores unidades do lado leonino.


R. Soares: "Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita"


"Foi uma das melhores oportunidades de golo no dérbi. Não aparece nos resumos nem na estatística, mas Trincão protagonizou a pior definição do jogo por não ter visto Morita", começou por escrever na rede social 'X' (antigo Twitter), antes de referir que Richard Ríos se evidenciou a Hidemasa Morita na luta pelo meio-campo.


"Ficou sempre a ideia que este era o tipo de jogo para Ríos. Encheu o meio-campo. Superiorizou-se a Morita, lança Dedic no 1-1 e executa um dos remates mais perigosos num lance iniciado por si em condução. Ainda está num lance perigoso de bola parada. Momento alto da época".

R. Soares: "Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting"


Rafael Soares saiu ainda em defesa de Luis Suárez, mas criticou a prestação de Geny Catamo: "Geny construiu uma aura à volta dos dérbis como se marcasse e jogasse sempre bem. Perante a exibição que estava a fazer e o desconforto de Quenda, Alisson até podia ter entrado mais cedo. Não se avalia Suárez com base no que o seu antecessor faria. Foi dos melhores do Sporting".

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, será jogado às 17h45, na Allianz Arena.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"
Futebol

João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"

06 Dez 2025 | 16:33

Icon Comentário0
Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica
Futebol

Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica

06 Dez 2025 | 16:13

Icon Comentário0
Craque do Manchester United está 'farto' de Ruben Amorim e quer sair em janeiro
Futebol

Craque do Manchester United está 'farto' de Ruben Amorim e quer sair em janeiro

06 Dez 2025 | 14:58

Icon Comentário0