Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jan 2025 | 13:21 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Rio Ave - Sporting, esta sexta feira, dia 17 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, em Vila do Conde. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Depois de um início com jogos exigentes, vem uma semana limpa. Muda alguma coisa em termos de mentalidade?
"É uma semana com um dia ou dois a mais, mas não foge ao que tem sido a recuperação. A equipa está em fadiga, têm jogado quase sempre os mesmos, há sobrecarga, deu para treinar algum ou outro pormenor, mas não é com dois dias que vou acrescentar alguma coisa. Foi uma semana boa, que deu para recuperar de alguma fadiga que existe para depois entrarmos num ciclo muito forte. Temos alguns contratempos e isso requer algum cuidado."
Situação física de Gyökeres e Eduardo Quaresma. Daniel Bragança em condições de ir a jogo?
"O Daniel pode ir a jogo, mas esteve algum tempo parado. Temos de fazer uma leitura do que é capaz e do tempo que pode ajudar a equipa. Quaresma fora do jogo, o Viktor estará em dúvida até à hora do jogo".
Diferença entre V. Guimarães e o Sporting em termos de pressão.
"Honestamente a diferença é a competição porque o Vitória teve o mesmo desafio em termos de jogos, se calhar até mais. Lutando por títulos há maior pressão, mas é o que queremos alcançar. Estou feliz por estar a treinar uma grande equipa e poder lutar por títulos que é o que queremos".
Já tinha 5 jogadores ausentes, se perder Gyökeres isso implica ir ao mercado?
"Se formos ao mercado por cada jogador que se lesiona acabamos a época com 50 jogadores no plantel. Nós, treinadores portugueses temos sido valorizados por nos adaptarmos a todas as condições a que somos expostos. O Viktor é um jogador importante, acredito que possamos contar com ele, mas se não for possível temos de arranjar maneira de sermos competitivos e ganhar. São 11 contra 11 e no campo é que se vê quem é melhor. Não me agarro a quem não está mas sim a quem está, esses é que vão correr e lutar. Foco-me na solução e não no problema".
Conta com Edwards?
"Está fora do jogo para manhã, é uma questão interna".
É arriscado colocar Gyökeres a jogar quando vêm aí jogos europeus? Rui Silva está pronto?
"O Rui está a treinar e é opção para o jogo, conto com ele como com qualquer guarda-redes. Em relação ao Viktor, ele é competitivo, bravo, daqueles que não verga, quer ajudar a equipa. Temos de ter algum cuidado não só com ele, mas com outros que têm jogado muito como o Morten ou o Trincão. Há sempre um pequeno risco, que temos de tentar diminuir ao máximo. Mas há coisas que não podemos evitar, cada um gere e sente de forma diferente. Há sempre risco seja no Viktor ou noutros jogadores, a fadiga existe. O calendário tem sido muito congestionado, vamos entrar num ciclo de jogos de dois ou de três em três dias. Vai ter de ser muito no dia a dia, sentir a parte muscular, não dá para fazer futurologia. O jogo importante agora é Rio Ave, não o de quarta-feira".
Morita dá para arriscar neste jogo? Porquê tantas lesões? Edwards conta para si?
"O Edwards está fora por opção técnica. Em relação ao Morita, está em dúvida para o jogo, tal como o Viktor. Um dia pode fazer a diferença, é sentir como o atleta está, se melhorou muito, se o risco é grande... Depois é tomar decisões juntamente com todo o staff do clube. Foco-me muito no Rio Ave, que não perde há 20 jogos em casa, uma equipa muito competitiva, onde vamos ter alguns problemas".
Edwards treinou com a equipa?
"Está fora do jogo por opção técnica. Ponto. Não vou especificar jogadores. É jogador do clube, tem contrato, se sai ou não é uma questão do clube. Não tenho de dizer se treinou".
Rio Ave vem de uma vitória na Taça de Portugal...
"Faz parte do nosso trabalho perceber o que o Rio Ave poderá fazer perante o que apresentamos. É uma boa equipa, tem um treinador que em termos estratégicos tenta anular o adversário... Será um jogo dificíl frente a uma equipa que não perde há 20 jogos em casa. Compete-me também olhar para eles em termos estratégicos, o meu trabalho é tentar perceber o que o Rio Ave pode nos apresentar e passar essa informação aos meus jogadores".
Clube de Alvalade mantém-se atento a oportunidades no mercado de transferências e exibições recentes do jogador têm saltado à vista
04 Nov 2025 | 14:21 |
Brayan Medina terá despertado a atenção da estrutura técnica do Sporting. As recentes exibições do central do Tondela fizeram com que os verdes e brancos colocassem o jogador numa lista de possíveis oportunidades de mercado, mas sem mais avanços nesse sentido.
A informação está a ser avançada por Pipe Sierra, jornalista colombiano especializado no mercado de transferências, que ainda avança que o Sporting não está sozinho na corrida pelo jogador de 23 anos. O Braga também tem estado atento e pode avançar pelo defesa.
Brayan Medina encontra-se a realizar a sua primeira temporada em Portugal, tendo chegado do America de Cali - clube que irá ganhar parte da percentagem na eventualidade de uma venda do jogador, que foi titular na recente Sporting, por 3-0 . Para já, o colombiano tem contrato com os beirões até junho de 2030.
Em 2025/26, ao serviço do Tondela, Brayan Medina - avaliado em 2 milhões de euros -, já disputou o total de nove partidas, somando 765 minutos em campo. Nesse número de encontros, ainda não marcou ou fez qualquer assistência para os companheiros de equipa.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação:
'Camisola 22' do Clube de Alvalade está lesionado, mas tem sido tema de mercado para um dos grandes emblemas do futebol mundial
04 Nov 2025 | 13:42 |
O Manchester City está no mercado à procura de laterais direitos e, ao que parece, Hugo Viana terá colocado o nome de Iván Fresneda na lista do emblema da Premier League. O jogador do Sporting acaba por dar nas vistas, uma vez que já havia sido referenciado antes de rumar a Alvalade.
A informação está a ser avançada por Graeme Bailey - jornalista britânico -, que dá conta que o jovem espanhol surge como alternativa à contratação de Tino Livramento, jogador do Newcastle. Sem valores apresentados, o 'camisola 22' dos leões tem sido acompanhado pelo emblema da Premier League já desde 2023.
De resto, a mesma fonte adianta que o City está bastante satisfeito com o trabalho de Hugo Viana - tendo sido o próprio a voltar a trazer à tona o nome de Fresneda nesta fase, uma vez que sempre se mostrou admirador das mais-valias do jogador. Para já, o espanhol encontra-se lesionado e é desfalque na equipa de Rui Borges no Sporting.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - já cumpriu 13 jogos com a camisola do Sporting nesta nova temporada: oito na Liga Portugal, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 797 minutos de participação, já somou uma assistência para golo.
O Sporting volta a entrar em campo já esta terça-feira, dia 4 de novembro, desta vez contra os italianos da Juventus. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Luciano Spalletti, jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h00.
Confira a publicação:
Apesar das novas informações, o responsável mantém-se de olho numa das figuras mais relevantes para a Direção dos verdes e brancos
04 Nov 2025 | 13:04 |
A direção do Wolverhampton, liderada por Jeff Shi, não terá feito qualquer contacto ou proposta junto do Sporting por Rui Borges, ainda que o treinador dos verdes e brancos tenha sido recorrentemente associado ao interesse do emblema da Premier League - ainda que este não esteja interessado na mudança.
De acordo com a informação avançada por Sebastião Sousa-Pinto, através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), os wolves procuram outro tipo de treinador para suceder a Vítor Pereira. Ao que parece, Gary O’neil "pode regressar a Wolverhampton", adianta a mesma fonte.
Com contrato até junho de 2026, com mais uma temporada de opção, Rui Borges tem vindo a cimentar o seu lugar no Sporting. Na época passada, o técnico conquistou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal e, em 2025/26, venceu 12 dos 16 encontros que disputou, tendo empatado um e perdidos outros três.
Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 45 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.
Apesar de toda esta polémica, Rui Borges mostra-se de olhos postos na deslocação do Sporting ao reduto da Juventus. O encontro, relativo à quarta jornada da fase regular da Liga dos Campeões, está agendado para a próxima terça-feira, 4 de novembro, às 20h00, em Itália, e um triunfo pode catapultar os leões para a próxima fase.
Confira a publicação: