Futebol
André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
29 Set 2026 | 12:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Out 2025 | 14:08 |
Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Moreirense, este sábado, dia 4 de outubro. O encontro está marcado para o próximo domingo, às 19h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.
Motivados e Alvalade cheio
"Espero um Braga forte, como é o clube, o treinador e a equipa. É sempre uma grande equipa que ainda não perdeu fora, quer ser dominante, faz muitos cruzamentos, vive muito dos homens da largura. Muito forte, independentemente dos resultados. E vem moralizada pelo resultado da Liga Europa. Esperamos um jogo difícil, mas deste lado também vai estar uma equipa super-motivada, numa casa cheia e que vai fazer tudo para vencer".
Virgínia e Diomande titulares?
"Todos têm de estar preparados para jogar e não jogar. Quem entrar dará uma boa resposta. A confiança da equipa técnica é a mesma para todos e a ambição é coletiva. Jogue quem jogar, fará um grande jogo".
Porto - Benfica
"Clássico? O Sporting - Braga? Estou preocupado apenas com o nosso jogo, contra uma grande equipa. "Estarei a caminho de Mirandela, não vou ver o jogo. Estou preocupado com o Sporting e com o Braga. Estamos no início do campeonato, esse resultado não vai definir nada. Estarei a caminho de Mirandela para passar a folga"
Dúvidas das suas capacidades
Sobre os adeptos, comecei a treinar no Mirandela, alguns duvidavam, não vão duvidar no Sporting? Se todos gostassem do mesmo estava o mundo de patas para o ar. Tenho recebido carinho desde que aqui cheguei por parte da maioria dos Sportinguistas, na rua, no Estádio tem sido incrível. O importante é o Sporting ganhar. Acredito que aos poucos mais gente acredita no nosso trabalho, mas o que move é ganhar pelo Sporting".
Problemas no jogo aéreo defensivo
"Não acho que seja um calcanhar de Aquiles. Não tendo o Diomande, temos sido mesmo assim muito competentes, pressionantes nos duelos. O Nápoles abusava, e muito, nos cruzamentos. No único que não conseguimos anular, sofremos o segundo golo. Mas fomos muito competentes nesse aspeto. Mas temos de arranjar formas e armas para conseguir anular esse ponto forte do adversário. Em Nápoles conseguimos, o Simões foi importante, o Maxi também e amanhã passará por aí, conseguir anular com alguns pormenores esse ponto forte. Mas não nos podemos focar apenas nisso, é também a equipa com maior percentagem de posse de bola. Mas jogamos em Alvalade, também gostamos de ter bola, de dominar, e é isso que vamos tentar fazer".
Derrotas nos jogos grandes
"Se perder com Porto e Benfica e ganhar todos os outros sou campeão nacional. Isso a mim não me diz nada. Foram jogos que perdi, não queríamos. Fortes são todos e às vezes não é com esses jogos que se perdem os campeonatos. Nesses três jogos fomos competentes, foram equilibrados, e não penso dessa forma específica".
Sobrecarga no calendário
"Os treinadores estão fartos de se queixar da sobrecarga, tem sido cada vez mais forte em termos de jogos, de peso sobre os jogadores... Temos de gerir, evitar lesões. Em relação ao jogo em si, é o que é. Não dá para encaixar o jogo em mais lado nenhum, por isso, é esperar que o plantel esteja disponível nessa fase, darão uma boa resposta de certeza, mesmo não tendo muito tempo de descanso".
Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo
30 Set 2026 | 03:00 |
Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.
Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.
Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.
A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.
Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.
Continuidade do técnico dos verdes e brancos foi novamente tema de conversa, assim como a possibilidade do seu sucessor ser Sérgio Conceição
29 Set 2026 | 17:33 |
Vítor Almeida Gonçalves, diretor executivo do Record, entende que Varandas nunca iria contratar Sérgio Conceição devido ao passado entre ambos. Na Liga NOW, José Nunes segue a mesma visão e, mesmo com a má sequência de resultados de Rui Borges - que tem tido problemas no setor defensivo -, não acredita que o ex-treinador dos dragões seja uma opção.
Vítor Almeida Gonçalves: "Vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível"
“Não me parece. Percebendo-se como é Frederico Varandas, vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível para treinador do Sporting. Acho mesmo que Sérgio Conceição já deve ter pensado várias vezes em posições que tomou e que não deveria ter tomado e que de alguma forma está a sofrer as consequências dessas posições que tomo”, começou por dizer.
“Não tem nada a ver com a sua qualidade como treinador, mas ele tem as portas fechadas com Frederico Varandas. Não está relacionado com a qualidade técnica, mas sim com algum posicionamento de Sérgio Conceição. Na verdade, eu acho que com Frederico Varandas, não vejo mesmo como é que Sérgio Conceição poderia entrar no Sporting”, concluiu José Nunes.
Mário Figueiredo esclarece que Sérgio Conceição é um nome que surge através dos adeptos: “O nome de Conceição só entra nesta equação por uma razão muito simples: os adeptos pediram. Os adeptos do Sporting é que estão a pedir Sérgio Conceição. Sérgio Conceição encaixa no Sporting apenas pelo desejo dos adeptos de terem um treinador mais interventivo".
Mário Figueiredo: "Qual é o limite para despedir o treinador?"
Relativamente a Rui Borges, Mário Figueiredo acredita que Varandas deveria de esclarecer o futuro do técnico dos leões: “Eu gostava que varandas respondesse a esta pergunta: Qual é o limite para despedir o treinador? Só quando tiver a nove, a doze, a quinze, a vinte? Qual é o limite que ele tem para achar que tem de trocar de treinador? Não tem limite, o treinador fica independentemente do resultado. Também é uma coisa que ele pode dizer".
Equipa orientada por Rui Borges tem passado por alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada e números não enganam
29 Set 2026 | 16:54 |
O Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões e são a segunda equipa mais castigada da competição, com particular destaque para as sanções decorrentes de protestos e desentendimentos.
No total, a formação orientada por Rui Borges recebeu 18 amarelos e um vermelho. Apenas o Académico de Viseu apresenta um registo superior, com 20 cartões, enquanto Moreirense e Arouca estão empatados com o Sporting, também com 19.
O dado que mais chama a atenção está, porém, nos chamados cartões ‘escusados’. Seis das admoestações dos verdes e brancos resultaram de protestos ou desentendimentos, o número mais elevado entre todos os clubes da Liga. Académico de Viseu, Vitória de Guimarães e Alverca aparecem de seguida, com quatro.
Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting que mais vezes foi castigado por protestar, tendo recebido dois amarelos nestas circunstâncias. Maxi Araújo e Iván Fresneda também foram admoestados por protestos, enquanto Jesse Derry e Luis Suárez viram cartão na sequência de desentendimentos.
O número global representa também um crescimento em comparação com o início das últimas temporadas. Os leões tinham 13 cartões ao fim de sete jornadas em 2025/26 e apenas cinco em 2024/25. Em 2023/24 eram 21 e, em 2022/23, chegaram aos 23 no mesmo período.
Apesar dos números, a posição pública do Sporting em relação à arbitragem mantém-se inalterada. “Elogio muito o meu treinador, peço-lhe para não falar de arbitragem e ele não fala. Entendemos que este é o caminho para onde o futebol português deve ir. É fácil? Não. É justo? Não”, afirmou recentemente Frederico Varandas.
A disciplina terá já consequências na deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. Zeno Debast vai cumprir um jogo de suspensão depois da expulsão frente ao Arouca, enquanto Luis Suárez chega à Pedreira com quatro amarelos e fica a apenas um cartão de cumprir castigo.
O Sporting comete, em média, 11,9 faltas por encontro e recebe 2,4 cartões. Rui Borges terá, assim, mais um dado para trabalhar num momento em que os leões procuram regressar às vitórias depois do empate a duas bolas diante do Arouca.
André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
29 Set 2026 | 12:19
Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre
29 Set 2026 | 15:12
Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança
29 Set 2026 | 11:47