Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Rio Ave

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo, revelou ausências e abordou contratações do plantel leonino

Rui Borges, treinador do Sporting, fez antevisão ao duelo com o Rio Ave - saiba tudo a que respondeu o técnico
Rui Borges, treinador do Sporting, fez antevisão ao duelo com o Rio Ave - saiba tudo a que respondeu o técnico

02 Abr 2025 | 13:08 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Rio Ave, esta quarta-feira, dia 2 de abril. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Resolver encontro cedo


"É uma eliminatória a dois jogos e o foco está só na vitória. Queremos ganhar. Sabemos que são dois jogos e temos de ter esse pensamento, vão ser dois jogos difíceis. O Rio Ave, tal como nós, quer muito estar numa final da Taça, vai agarrar-se muito a isso e vai estar muito motivado, independentemente dos últimos jogos. Aqui, os jogos ditam uma final. Acredito que a motivação do Rio Ave vai estar em alta, vão dar tudo. E nós, exatamente a mesma coisa. Queremos ganhar o primeiro jogo em casa, o adversário não pode estar mais motivado do que nós. Será um jogo bastante competitivo e queremos ganhar. Depois, no segundo jogo, vamos querer fazer o mesmo. Mas temos de ter a consciência que nada vai ficar resolvido neste jogo. Teremos de ter o mesmo rigor, foco e ambição em ambos. Amanhã começamos em casa e queremos muito ganhar".


Mudança no discurso

"Não sei por que razão dizem que o meu discurso mudou, tenho mantido o mesmo discurso. Uma ambição enorme de conquistar o campeonato, de estar presente nesta final da Taça. Mas para isso temos de ultrapassar o Rio Ave. O meu discurso tem sido o mesmo, o otimismo também, a confiança é cada vez maior e a equipa tem respondido. A equipa tem crescido em termos de confiança, qualidade em alguns momentos, apesar de não estar sempre dentro do que idealizamos, até pelos castigos, lesões... Nesse sentido, a equipa tem respondido por mim. Não preciso de mudar o discurso. A confiança tem sido exatamente a mesma. Superconfiante na resposta que a equipa tem dado. Têm sido competentes, consistentes a nível estratégico, na qualidade de jogo, resultados. E a energia diária tem aumentado. Estou superconfiante para a reta final do campeonato e da Taça, neste caso".


Descanso do plantel

"Percebo a pergunta, mas não sinto isso. Se perguntar aos jogadores se querem descansar para jogarem na segunda-feira, matam-me. A equipa está focada na Taça de Portugal e, na sexta-feira, viramos o foco para o campeonato. Independentemente de jogarmos com o Braga e do Benfica ir ao Dragão, o campeonato será até à última. Temos de estar focados em nós, no que controlamos, no próximo jogo. Sinto a equipa totalmente focada nesse aspeto. Na sexta-feira vão mudar o chip, mas até lá temos de ultrapassar o Rio Ave. Sinto, acima de tudo, que a equipa está focada e que quer muito estar na final da Taça".

Final contra o Benfica

"O Benfica ainda joga com o Tirsense e temos de respeitar esse jogo, mas claro que quem está desse lado quer sempre um grande jogo, entre equipas grandes. Mais do que o adversário, queremos muito vencer uma Taça de Portugal. Mais do que o adversário, queremos muito estar na final e vencê-la. Mas, para isso, temos de lá estar presentes. E, para isso, temos de ultrapassar o Rio Ave. Claro que desse lado vão querer sempre um grande jogo, com equipas grandes, mas a nós motiva-nos estar lá. E, depois, disputá-la da melhor forma. É um grande desejo de todos nós e dos jogadores".

Ausências

"O Morita está fora deste jogo, é o que posso dizer. E o Pote também. Acredito muito que o Pote, nos próximos 10 dias, poderá estar [apto]. Para o doutor não me estar aqui a matar... Isto sou eu a acreditar. Mas não estará disponível ainda para o Rio Ave.

Kochorashvili e Alisson

"Reforços? Não vou dizer o nome porque é mais difícil... Ontem vi aí malta a falar da alcunha dele, vi logo que era Gio. Já o tínhamos observado em outros momentos. É um jogador à imagem do que identificámos enquanto equipa técnica. Um jogador competitivo, tem golo, chegada [à baliza], qualidade técnica e vai acrescentar muito. Houve essa oportunidade de antecipar essa compra e fico feliz por isso. O Alisson também era um miúdo que tínhamos identificado, em janeiro não houve oportunidade e conseguimos agora. Uma perspetiva mais de futuro, crescimento, está numa adaptação. Aconteceu também tudo muito rápido para ele. Em janeiro se calhar tínhamos pagado 15 milhões pelo Gio. Tentámos, mas não foi possível. Dificilmente se vendem os melhores em janeiro. E agora, antecipámos e bem. Será mais um para ajudar".

Regresso de Pote

"Não, não é truque nenhum. Ontem até lhe perguntei 'dá para 10 minutos?'. Em tom de brincadeira. Se ele estivesse disponível ia para jogo, por tudo o que dá à equipa, por tudo o que é no Sporting. É diferenciado, faz-nos falta e acredito que será muito importante para esta reta final de campeonato, se tudo correr bem. É uma mais-valia e não fugimos a isso".

Polémica na FPF

"Estou preocupado em ganhar amanhã. Nem sequer vou estar a responder... Se me dissessem que eram coisas ditas pelo nosso presidente... Tudo o que é dessa parte, tem a ver com a estrutura, com o presidente. Estou focado no que controlo, que é treinar, deixar a equipa bem, confiante, disponível, alegre. E fazer o melhor possível para ganharmos os jogos. Tudo o resto passa ao lado. Sou treinador, não sou dirigente. Estou feliz por treinar e é isso que me motiva todos os dias".

Situação de Biel

"O Biel está no crescimento dele. E, depois, tem jogadores à frente dele que estão numa forma boa. Trincão, Quenda, Geny. Também são diferenciados... O Geny também está em crescendo. Têm correspondido. O Biel tem de esperar pelas oportunidades. Estou muito feliz por ver que faz parte do grupo. Quando tiver essa oportunidade tem de crescer, dando seguimento ao que tem sido o trabalho dele".


Futebol

Exclusivo Leonino - Luís Maximiano foi hipótese para regressar ao Sporting, mas houve um entrave

Com saída de Franco Israel rumo ao Torino, SAD do Clube de Alvalade esteve no mercado em busca de uma alternativa credível a Rui Silva

Exclusivo Leonino - Luís Maximiano esteve na lista de possíveis reforços do Sporting para substituir Franco Israel
Exclusivo Leonino - Luís Maximiano esteve na lista de possíveis reforços do Sporting para substituir Franco Israel

30 Jul 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Luís Maximiano foi um dos nomes equacionados pelo Sporting, sabe o Leonino, para substituir Franco Israel, que rumou ao Torino. No entanto, a escolha para 'número 2' da baliza leonina acabou por recair em João Virgínia, uma vez o atual guardião do Almería era visto como demasiado caro.


Apesar de ainda não ter sido apresentada qualquer proposta concreta pelo jogador, sabe o nosso jornal que as conversações com o Almería por Luís Maximiano não chegaram a avançar, já que o jogador obrigaria a um esforço financeiro por parte do Clube de Alvalade por um futebolista que não seria opção nas escolas iniciais de Rui Borges.


A SAD colocou o antigo guarda-redes dos leões numa lista de possíveis alvos a atacar, mas o preço que a turma andaluz pedia pelo internacional sub-21 português (mais de 10M) fizeram o emblema verde e branco recuar nas suas pretensões ver regressar o guardião.


Por outro lado, João Virgínia estava livre depois de não ter renovado com o Everton, de Inglaterra, clube onde esteve vinculado desde 2018, e, dessa forma, regressou a Alvalade a custo zero, depois de ter estado emprestado ao emblema leonino na temporada 21/22.

Luís Maximiano - avaliado em 3 milhões de euros - atuou em 36 jogos pelo Sporting, conquistando um Campeonato Nacional (2020/21), uma Taça de Liga (2020/21) e uma Supertaça (2021/22), tendo saído, em 2021/22, por cerca de 5,5 milhões de euros, rumo ao Granada. Na última época, esteve presente em 30 partidas pela turma da segunda divisão espanhola.



Futebol

Diogo Travassos mal joga no Sporting, mas recebe prémio por parte da SAD

Apesar de não ter sido aposta regular na pré-temporada por parte de Rui Borges, jogador de 21 anos tem muitos motivos para sorrir

Diogo Travassos com muitos motivos para sorrir, apesar de ter sido pouco utilizado na pré-temporada do Sporting
Diogo Travassos com muitos motivos para sorrir, apesar de ter sido pouco utilizado na pré-temporada do Sporting

30 Jul 2025 | 00:16 |

Icon Comentário0

Diogo Travassos renovou contrato com o Sporting por cinco anos até 2030 - cenário que já estava planeado há alguns meses - ficando o futebolista de 21 anos com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. Apesar de não ter sido aposta regular na pré-temporada por parte de Rui Borges, o jogador foi assim premiado pela SAD dos leões.


Diogo Travassos: “É um sentimento muito bom"


“É um sentimento muito bom. Jogo com este símbolo ao peito há 16 anos e renovar agora por mais cinco é um sentimento de felicidade e de orgulho. O Sporting é a minha casa e cresci aqui, tanto como jogador como pessoa. Olho para o futuro com muita confiança”, começou por dizer aos meios do Clube de Alvalade.


Em 2024/25, o jogador foi emprestado ao Estrela da Amadora, onde somou minutos importantes na Liga Portugal. Essa experiência – a primeira “fora de portas” e nos mais elevados patamares competitivos a nível nacional – revelou-se determinante para o seu crescimento.

Diogo Travassos: "Estou muito mais preparado para ajudar o Sporting"


“O Estrela da Amadora deu-me uma oportunidade e acho que consegui demonstrar, não só às pessoas, mas principalmente a mim mesmo, que estou muito mais preparado para ajudar o Sporting e os meus colegas de equipa a conquistar os seus objetivos”, referiu.

Em jeito de conclusão, Diogo Travassos deixou duas mensagens especiais. Uma direcionada para os jovens da formação para que “trabalhem e acreditem, com trabalho tudo é possível” e outra para a massa associativa: “Vou dar tudo de mim, como sempre. Vou dar tudo pelo Clube”, terminou.


Futebol

Decisões de Rui Borges no Sporting criticadas: "Sistema de jogo longe de estar oleado"

Comentador acredita que chegada de Luis Suárez pode mudar tendência apresentada nos jogos de cariz amigável realizados pelo Clube de Alvalade

Exibições do Sporting na pré-temporada foram criticadas; Rui Borges visado pelas escolhas nos duelos de preparação
Exibições do Sporting na pré-temporada foram criticadas; Rui Borges visado pelas escolhas nos duelos de preparação

29 Jul 2025 | 23:41 |

Icon Comentário0

Luis Suárez terá um enorme peso nos ombros por ser o sucessor de Viktor Gyokeres no Sporting. O colombiano - que partilhou algumas curiosidades sobre si - chega sob grande pressão. Bernardo Ribeiro antevê o impacto que o jogador terá na equipa e critica as decisões tomadas por Rui Borges na pré-época, já que o "sistema de jogo está longe de estar oleado".


Bernardo Ribeiro: "Luis Suárez? Chega a Lisboa para substituir um dos jogadores mais impactantes da história do Sporting"


No futebol como na vida há momentos em que a pressão é muita: provavelmente será isso que sentirá Luis Suárez, pois também ele sabe que chega a Lisboa para substituir um dos jogadores mais impactantes da história do Sporting e da liga portuguesa”, revelou o diretor do jornal Record no seu espaço de opinião.


Bernardo Ribeiro acredita que Suárez poderá ter outra pressão acrescida, tendo em conta o valor da sua transferência: “Foi craque dos pés à cabeça enquanto vestiu a camisola verde e branca. Não é tarefa fácil aquela que se pede ao colombiano que agora chega a Alvalade. Pior, ele que é hoje o jogador mais caro da história do clube”.

Bernardo Ribeiro: "Suárez e Gyokeres? As comparações serão imediatas"


O comentador diz que jogador estará sujeito a alta pressão: “As comparações serão imediatas. Saiba Luis Suárez aguentar a pressão que lhe está destinada e Rui Borges encaixá-lo num sistema de jogo ainda longe de oleado. As possibilidades de sucesso do campeão em 2025/26 dependem muito dos dois fatores”, concluiu o diretor do diário desportivo.

Em 2024/25, com a camisola do Almería, na segunda divisão espanhola, Luis Suárez - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.828 minutos. No total, o internacional pela Colômbia marcou 31 golos e fez oito assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Fechado! Rômulo Junior vai jogar no Sporting, mas nem tudo são boas notícias para o reforço
Futebol

Fechado! Rômulo Junior vai jogar no Sporting, mas nem tudo são boas notícias para o reforço

29 Jul 2025 | 23:22

Icon Comentário0
Sporting quer impedir Nelson Deossa de rumar a Sevilha
Futebol

Sporting quer impedir Nelson Deossa de rumar a Sevilha

29 Jul 2025 | 23:09

Icon Comentário0
Leeds baralha negócios do Sporting e ameaça desviar alvo predileto de Rui Borges
Futebol

Leeds baralha negócios do Sporting e ameaça desviar alvo predileto de Rui Borges

29 Jul 2025 | 22:57

Icon Comentário0