Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UEFA castiga Sporting! Alvalade interditado na Champions

Organismo que gere o futebol europeu anunciou medidas de punição ao Clube leonino. Em causa estão acontecimentos que ocorreram no último jogo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 17:43 |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.


Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.


Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.


Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.

Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.



Futebol

West Ham - Brentford: Hammers contam com Mateus Fernandes para agarrar 'quartos' da FA Cup

Intenso duelo londrino protagonizou ronda dos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra, com a presença especial de ex Sporting

O West Ham alcançou os 'quartos' da FA Cup ao ter vencido o Brentford em grandes penalidades. Mateus Fernandes foi titular no lado dos hammers
O West Ham alcançou os 'quartos' da FA Cup ao ter vencido o Brentford em grandes penalidades. Mateus Fernandes foi titular no lado dos hammers

10 Mar 2026 | 10:58 |

Icon Comentário0

Na passada segunda-feira, dia 9 de março, o West Ham garantiu um lugar nos quartos-de-final da Taça de Inglaterra, depois de eliminar o Brentford, num duelo em que a marca dos 11 metros esteve em destaque (2-2; 5-3 g.p.).


A turma de Nuno Espírito Santo, que contou com Mateus Fernandes - que foi alvo de elogios recentemente - a titular, entrou melhor na partida e os milhares de adeptos dos hammers que encheram o London Stadium não tiveram de esperar muito para ver um golo. Aos 19 minutos, após um cruzamento do ex Sporting, Tomas Soucek cabeceou para o capitão Jarrod Bowen que, ao primeiro poste, encostou para o fundo das redes.


A vantagem durou apenas 11 minutos, já que, num lance com alguma sorte à mistura, o remate de Nathan Collins bateu em Igor Thiago, que estava parado, e ultrapassou a linha de golo. Ainda assim, num jogo que estava a entrar numa de 'parada-resposta', a reação surgiu pouco depois. Ao minuto 34, Kayode derrubou Adama Traoré na grande área e Bowen assumiu a conversão, recolocando o West Ham na frente.


A vantagem dos hammers foi-se aguentando numa segunda parte equilibrada, mas sem grandes oportunidades, até que um erro de Summerville originou novo golo dos bees. O neerlandês empurrou Kayode na área, com Andy Madley a assinalar o segundo penálti do encontro. Chamado à responsabilidade, Igor Thiago não tremeu e fez o 2-2 aos 81', que durou até ao final dos 90 minutos.

Seguiu-se um prolongamento com poucos momentos de destaque e, mais importante que isso, sem golos. O jogo foi, por isso, para o desempate por grandes penalidade, onde Ouattara foi vilão para o Brentford. O avançado tentou enganar Aréola com um panenka, mas saiu terrivelmente mal, com o guardião francês a permanecer no meio da baliza e a agarrar a bola. Acabou por ser o único a falhar. Bowen, Castellanos, Wilson, Soucek e Mavropanos marcaram para o West Ham e colocaram os londrinos nos 'quartos', onde irão defrontar o Leeds.



Futebol

Baixo rendimento de Pote não passa despercebido e vira tema de conversa no Sporting

'Camisola 8' dos verdes e brancos não estará disponível para entrar nas opções de Rui Borges na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Pote tem estado em baixo de forma desde que regressou de lesão, com Luís Guilherme a entrar nas opções mais regularmente
Pote tem estado em baixo de forma desde que regressou de lesão, com Luís Guilherme a entrar nas opções mais regularmente

10 Mar 2026 | 10:56 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves tem sido um dos pilares do Sporting desde que chegou a Alvalade em 2020, proveniente do Famalicão. No entanto, a temporada atual tem sido marcada por alguma irregularidade nas exibições do 'camisola 8' dos verdes e brancos.


Grande parte dessa quebra está associada à lesão muscular sofrida na véspera do jogo frente ao Bayern Munique, a contar para a fase de liga da Liga dos Campeões, disputado a 9 de dezembro de 2025. Apesar de já terem passado cerca de três meses desde esse momento, o internacional português soma apenas um golo e uma assistência desde que regressou à competição, evidenciando ainda alguma quebra física.


Depois de recuperar, voltou à ação na deslocação ao terreno do Arouca, na 19.ª jornada da Primeira Liga, entrando como suplente utilizado. O mesmo aconteceu no encontro frente ao Athletic Bilbao, que encerrou a fase de liga da competição europeia.


Na altura, o treinador Rui Borges destacou a importância do criativo na dinâmica coletiva da equipa. “O Pedro Gonçalves faz crescer toda a gente. O Pote é claramente diferenciado, a música é outra”, afirmou após a vitória em Bilbao.

Seguiu-se o jogo com o Nacional, no qual Pote regressou à titularidade, marcou e celebrou o golo número 100 da carreira como profissional - 93 deles ao serviço do Sporting. Foi novamente titular frente ao AVS SAD, na Taça de Portugal, e depois utilizado a partir do banco diante do Porto e do Famalicão.


O médio ofensivo acabou mesmo por ser poupado no encontro da Liga frente ao Estoril, numa fase em que o Sporting tinha compromissos exigentes pela frente. Rui Borges explicou então a decisão: “O Pedro Gonçalves não estava a cem por cento. Foi melhor não utilizar”.

Mesmo quando se esperava que fosse titular na primeira mão das meias-finais da Taça frente ao Porto, em Alvalade, começou no banco e só entrou aos 66 minutos. O treinador voltou a justificar a gestão física do jogador, sublinhando que ainda procurava recuperar a melhor condição.

No encontro seguinte, frente ao Braga, Pote voltou ao onze inicial e ainda somou uma assistência, mas a exibição ficou aquém das expectativas. Acabou substituído aos 72 minutos, para a entrada de Luís Guilherme, num jogo em que o rendimento não convenceu totalmente os adeptos leoninos. Apesar do momento menos consistente, a equipa técnica mantém a convicção de que, quando recuperar plenamente a forma física, o jogador continuará a ser uma das peças fundamentais no modelo de jogo do Sporting.


Futebol

Sporting já tem data prevista para o regresso de Fotis Ioannidis

Internacional grego tem sido uma das principais baixas do plantel de Rui Borges nos últimos meses, mas há novidades sobre quando voltará a jogar

Fotis Ioannidis ficou fora da convocatória do Sporting para a deslocação à Noruega frente ao Bodø/Glimt e só deverá voltar frente ao Alverca
Fotis Ioannidis ficou fora da convocatória do Sporting para a deslocação à Noruega frente ao Bodø/Glimt e só deverá voltar frente ao Alverca

10 Mar 2026 | 10:31 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis ficou fora da convocatória do Sporting para a deslocação à Noruega frente ao Bodø/Glimt e também não deverá recuperar a tempo da segunda mão da eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões, marcada para 17 de março, em Alvalade.


O avançado grego continua a sentir dores na zona do ligamento lateral do joelho esquerdo, uma área considerada sensível pela Unidade de Performance do Clube. Tratando-se de uma recidiva de uma lesão anterior sofrida em novembro, a estrutura médica leonina optou por não correr riscos nesta fase da época.


Perante a ausência do internacional helénico, o treinador Rui Borges tem recorrido a Rafael Nel, avançado de 20 anos da equipa B, para reforçar as opções na frente de ataque. Tal deverá voltar a acontecer na visita dos leões à Noruega, uma vez que seguiu com a restante comitiva.


Neste momento, o prazo estimado de recuperação para Ioannidis aponta para cerca de duas semanas, o que coloca em dúvida a sua presença no jogo do campeonato frente ao Alverca, previsto para o fim de semana de 22 de março. Depois desse encontro, a Liga entra em pausa para compromissos das seleções, período que poderá dar ao jogador mais tempo para recuperar totalmente para ser opção no Sporting.

Fotis Ioannidis lesionou-se pela segunda vez esta temporada no encontro frente ao Vitória SC, na meia-final da Taça da Liga de Portugal, disputada a 6 de janeiro. Regressou à competição frente ao Moreirense, a 21 de fevereiro, mas atuou apenas 13 minutos antes de voltar a parar, não tendo somado qualquer minuto desde então.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hidemasa Morita deve descansar no Bodø/Glimt - Sporting e já há substituto
Futebol

Hidemasa Morita deve descansar no Bodø/Glimt - Sporting e já há substituto

10 Mar 2026 | 10:06

Icon Comentário0
Atenção! Condição física de Luis Suárez gera preocupação no Sporting
Futebol

Atenção! Condição física de Luis Suárez gera preocupação no Sporting

10 Mar 2026 | 09:43

Icon Comentário0
Morten Hjulmand perentório antes do Bodø/Glimt - Sporting: "Não é desculpa"
Futebol

Morten Hjulmand perentório antes do Bodø/Glimt - Sporting: "Não é desculpa"

10 Mar 2026 | 09:24

Icon Comentário0