Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UEFA castiga Sporting! Alvalade interditado na Champions

Organismo que gere o futebol europeu anunciou medidas de punição ao Clube leonino. Em causa estão acontecimentos que ocorreram no último jogo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 17:43 |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.


Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.


Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.


Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.

Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.



Futebol

Rui Borges persegue Amorim e Sporting pode estar à beira de algo histórico

Leões fazem temporada a nível ofensivo impressionante e há um registo do antigo técnico verde e branco que está seriamente ameaçado

Sporting de Rui Borges pode chegar aos 53 jogos consecutivos a marcar, igualando a marca nos tempos de Ruben Amorim
Sporting de Rui Borges pode chegar aos 53 jogos consecutivos a marcar, igualando a marca nos tempos de Ruben Amorim

04 Mai 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

O Sporting está a protagonizar uma das sequências ofensivas mais impressionantes da sua história recente, somando já 50 jogos consecutivos a marcar no campeonato. Um registo que ganha ainda mais força tendo em conta que, sob o comando de Rui Borges, a equipa nunca ficou em branco na Liga.


A consistência atacante dos leões reflete-se também nos números globais, com o Sporting a liderar destacado o melhor ataque da prova, somando 77 golos, acima dos principais rivais. Um rendimento que tem sido chave numa fase exigente da temporada.


Com três jornadas ainda por disputar frente a Vitória de Guimarães, Rio Ave e Gil Vicente, a equipa de Alvalade está a apenas três jogos de igualar a marca de 53 partidas consecutivas a marcar, alcançada por Ruben Amorim - que foi criticado por jornalista inglês


Esse registo, conseguido entre 2022/23 e 2024/25, representa atualmente a segunda melhor sequência da história do Clube de Alvalade, o que coloca Rui Borges, antigo técnico dos vimaranenses, à beira de um feito significativo no comando técnico leonino.

Caso mantenha a eficácia até ao final da Liga, o Sporting poderá não só igualar esse marco como entrar na próxima temporada com a possibilidade real de atacar o recorde absoluto do Clube, fixado em 57 jogos consecutivos a abanar as redes das balizas adversárias.



Futebol

Oficial! Sporting - Torreense da final da Taça de Portugal já tem data e hora marcada

Confirmação foi feita esta segunda-feira, dia 4 de maio, pela Federação Portuguesa de Futebol, que anunciou todos os detalhes do jogo

Final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense será disputado no dia 24 de maio, um domingo, com início agendado para as 17h15
Final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense será disputado no dia 24 de maio, um domingo, com início agendado para as 17h15

04 Mai 2026 | 16:31 |

Icon Comentário0

É oficial: a final da Taça de Portugal entre Sporting e Torreense já tem hora marcada. O encontro decisivo da edição da presente temporada desportiva de 2025/26 será disputado no dia 24 de maio, um domingo, com início agendado para as 17h15.


A confirmação foi feita esta segunda-feira, dia 4 de maio, pela Federação Portuguesa de Futebol, que anunciou todos os detalhes do jogo que irá decidir o vencedor da prova rainha do futebol nacional. A partida terá lugar no Estádio Nacional, no Jamor, palco habitual das grandes decisões da competição.


No percurso até à final, o Sporting deixou pelo caminho adversários como Paços de Ferreira, Marinhense, Santa Clara, AVS e Porto, confirmando o seu estatuto ao longo da competição. Já o Torreense eliminou o Correlhã, Oliveirense, Lusitânia de Lourosa, Casa Pia, União de Leiria e Fafe.


Os leões entram em campo como detentores do troféu e procuram conquistar a 19.ª Taça de Portugal do seu palmarés, enquanto o Torreense regressa a uma final 70 anos depois, tentando erguer o troféu pela primeira vez em toda a sua história.

Morten Hjulmand e Gonçalo Inácio lesionaram-se na segunda mão das meias-finais e não têm estado disponíveis nos últimos desafios. Os responsáveis clínicos leoninos, porém, estão a fazer um forcing para poderem disponibilizar a dupla para a final.



Futebol

'Guerra' Sporting - Porto continua; Jogador que insultou Varandas pode ser suspenso até...

CD da FPF tem autonomia para avançar com um processo de inquérito, mesmo na ausência de qualquer participação formal por parte dos leões

Jogador do Porto que insultou Varandas, Presidente do Sporting, poderá enfrentar uma sanção entre um e quatro jogos de suspensão
Jogador do Porto que insultou Varandas, Presidente do Sporting, poderá enfrentar uma sanção entre um e quatro jogos de suspensão

04 Mai 2026 | 16:05 |

Icon Comentário0

O insulto dirigido a Frederico Varandas durante os festejos do título do Porto continua a dar que falar e pode mesmo ter desenvolvimentos disciplinares nos próximos dias, numa situação que está a ser analisada com atenção pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. A suspensão pode ir até quatro jogos.


O organismo tem assim autonomia para avançar com um processo de inquérito, mesmo na ausência de qualquer participação formal por parte do Sporting, podendo agir apenas com base nas imagens e nos factos que foram tornados públicos.


O episódio ocorreu já na fase final da festa, quando um jogador, ainda não identificado oficialmente, mas com suspeitas a recaírem sobre Pepê, terá proferido um insulto enquanto tinha o microfone na mão, num momento captado pelas imagens televisivas.


Os registos mostram o instante imediatamente anterior à expressão polémica, sendo considerados elementos relevantes para uma eventual investigação, à semelhança de outros casos já analisados anteriormente pelo mesmo órgão disciplinar.

Caso venha a ser instaurado um processo e seja possível identificar o autor da ofensa, o castigo que poderá ter impacto direto no arranque da próxima temporada, incluindo a participação na Supertaça, onde os leões marcarão presença se vencerem a Taça de Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Craque que saiu do Sporting por uma ninharia marca frente ao Rennes (4-2) e continua em altas
Futebol

Craque que saiu do Sporting por uma ninharia marca frente ao Rennes (4-2) e continua em altas

04 Mai 2026 | 13:02

Icon Comentário0
António Salvador exige 30M por titular do Braga que interessa a Sporting e Benfica
Futebol

António Salvador exige 30M por titular do Braga que interessa a Sporting e Benfica

04 Mai 2026 | 15:36

Icon Comentário0
Benfica passa a perna ao Sporting e tem reunião marcada para negociar médio avaliado em 8M
Futebol

Benfica passa a perna ao Sporting e tem reunião marcada para negociar médio avaliado em 8M

04 Mai 2026 | 13:39

Icon Comentário0