Futebol
André Pinotes Batista comenta mágica noite do Sporting: "Nunca senti medo"
22 Jan 2026 | 12:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Numa autêntica saga de verão, avançado internacional português esteve muito perto de se juntar ao leões, mas por apenas uns minutos isso não aconteceu
22 Jan 2026 | 15:33 |
Jota Silva esteve muito próximo de regressar a Portugal no verão passado, para reforçar o Sporting, mas o negócio acabou por não se concretizar por apenas um minuto. Em declarações ao The Athletic, o internacional português - que acabou por seguir para a Turquia para representar o Besiktas - falou sobre esse momento, reconhecendo que voltar ao país natal era “uma boa opção” e admitindo que foi “muito duro” perceber que a transferência para Alvalade falhou por tão pouco.
"Nunca foi uma questão do clube ou do lugar"
"Falei com o Nuno [Espírito Santo] e ele ajudou-me. Nunca foi uma questão do clube ou do lugar. O Forest contratou alguns jogadores para a minha posição e acho que me conhece bem... Gosto de jogar, gosto de me sentir importante, de contribuir. Tive a oportunidade de voltar ao meu país, de lutar por títulos. Era uma boa opção", começou por contar.
"Sentiu-se várias vezes que estava praticamente fechado. Mas as coisas iam mudando de dia para dia. Acabou da pior forma possível. Perder uma transferência por um minuto é muito duro. Agora não tenho problemas com o Forest nem com o Sporting… mas não vou mentir. Foi difícil", realçou Jota Silva.
"O meu mundo fez ‘boom’"
"Quando recebi a chamada a dizer que a papelada não tinha entrado a tempo… o meu mundo fez ‘boom’. Mas, no dia seguinte, acordei às 8h e fui treinar. Os meus colegas ajudaram-me. Fiquei calado e não falei porque naquele momento, quando se fala com emoção, podem dizer-se coisas das quais nos arrependemos", concluiu.
Recorde-se que depois de o acordo falhado com Botafogo, o Sporting - que tem acordo verbal com clube - avançou com uma proposta de 4,5 M€ pelo empréstimo, com opção de compra de 15,5 M€, aceite pelo Nottingham Forest já após as 23h00. A troca de documentação prolongou-se até perto das 23h45 e, apesar de o Clube ter enviado os papéis à Liga, o relógio já marcava 00h01, o que levou à rejeição da inscrição e ao colapso de uma transferência que já constava nos registos da FIFA.
Depois de uma noite mágica, protagonizada pela vitória dos leões sobre os campeões europeus, avançado de Alvalade aproveitou o pós-jogo para conhecer ídolo
22 Jan 2026 | 13:36 |
Alisson Santos precisou de poucos minutos em campo para deixar a sua marca numa noite europeia memorável. Lançado na segunda parte da vitória frente ao PSG (2-1), na 7.ª jornada da Liga dos Campeões, o extremo trouxe irreverência, velocidade e critério ao ataque, ajudando a equipa a crescer num momento decisivo do encontro. Após o mesmo, o brasileiro trocou a camisola com Marquinhos, capitão dos parisienses.
Apesar do recente tempo reduzido em campo, o canarinho deu início ao lance que originou o golo do vitória, marcado por Luis Suárez - que ganha eco no futebol internacional. A sua iniciativa abriu espaços na defesa do PSG e permitiu aos leões construir uma jogada eficaz, esta depois coroada com o tento que garantiu três pontos fundamentais na caminhada europeia.
No final da partida, Alisson Santos viveu ainda um momento especial fora das quatro linhas. O jogador do Sporting aproveitou o pós-jogo para conhecer Marquinhos, capitão do PSG e uma das suas grandes referências desde a infância. O encontro entre os dois atletas foi registado em imagem e partilhado nas redes sociais.
A fotografia rapidamente gerou reações positivas entre adeptos, que destacaram o simbolismo do momento. Para Alisson, o contacto com Marquinhos representou mais do que uma simples recordação, sendo também uma fonte de motivação extra para continuar a evoluir e afirmar-se ao mais alto nível.
Em declarações ao jornal Record, o extremo do Sporting não escondeu a ambição de um dia chegar à seleção brasileira, um objetivo há muito alcançado por Marquinhos. Consciente do caminho que ainda tem pela frente, Alisson sublinhou que jogos desta dimensão e momentos como este reforçam a sua confiança e alimentam um sonho que pretende transformar em realidade.
Confira a publicação:
Verdes e brancos encontram-se, neste momento, na décima posição da tabela classificativa da prova milionária, com 13 pontos amealhados
22 Jan 2026 | 13:25 |
A página MisterChip, dedicada à análise estatística no futebol, divulgou os resultados de cerca de quatro milhões de simulações realizadas por um supercomputador para projetar a classificação final da fase regular da Liga dos Campeões. Entre os dados apresentados estão as probabilidades do Sporting avançar para a fase seguinte da competição.
No caso dos leões, orientados por Rui Borges, o cenário é amplamente favorável. À entrada para a última jornada, o Sporting ocupa o 10.º lugar, com 13 pontos, e apresenta uma probabilidade de 99,96% de terminar no top-16, posição que assegura, no mínimo, presença no playoff - algo que já está matematicamente garantido. Já a hipótese de alcançar o top-8, que permite o apuramento direto para os oitavos de final, é estimada em 23%, segundo as simulações.
Entre os clubes com maior probabilidade de terminar no top-8, a MisterChip destaca Arsenal e Bayern Munique, ambos com 100%, seguidos por Liverpool (92%), Real Madrid (86%), Barcelona (76%), PSG (69%), Manchester City (61%) e Atlético de Madrid (55%).
Com a vitória diante do PSG – a 22.ª em 31 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no décimo lugar da tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente ao Athletic Bilbao, no Estádio de San Mamés.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de dezembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
André Pinotes Batista comenta mágica noite do Sporting: "Nunca senti medo"
22 Jan 2026 | 12:46
Abel Ferreira é contestado no Palmeiras; Ex Sporting vive momento para esquecer
22 Jan 2026 | 12:16
Atenção! Jogador que custou 10M ao Sporting já tem acordo verbal com novo clube
22 Jan 2026 | 12:36