Futebol
Rui Borges contente com cinco jogadores do Sporting: "Deixaram-me feliz"
22 Nov 2025 | 20:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Futebolista do emblema verde e branco tem tido pouco tempo de utilização e quer mostrar junto de Rui Borges que merece ser opção nas escolhas iniciais
23 Nov 2025 | 03:00 |
Eduardo Quaresma sente que merecia ser opção com maior regularidade no Sporting, sabe o Leonino. O internacional sub-21 português continua a sentir que o seu contributo e importância na equipa orientada por Rui Borges continuam a ser desvalorizados pelo técnico.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, o defesa central de 23 anos ainda acredita na possibilidade de marcar presença no próximo Campeonato do Mundo de 2026, apesar de reconhecer que tem de ganhar o lugar no onze para fazer parte dos eleitos de Roberto Martínez.
Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis ainda não convencem em pleno, pelo que Eduardo Quaresma quererá aproveitar o facto de nenhum dos alas ainda ter agarrado o lugar no onze para ter uma oportunidade. De resto, em entrevista ao Leonino, um ex capitão do Sporting apontou o 'camisola 72' como o melhor lateral direito do plantel.
Rui Borges utilizou Eduardo Quaresma com regularidade na temporada passada, sendo que o jogador foi crucial, marcando até um golo importantíssimo diante do Gil Vicente. No entanto, com a mudança para apenas dois centrais, o jovem desceu na hierarquia do plantel.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - soma apenas sete partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou um total de 427 minutos, somando uma assistência na conta pessoal.
Treinador do Clube de Alvalade disse estar amplamente satisfeito com rendimento apresentado pela dupla de prodígios do emblema leonino
22 Nov 2025 | 21:46 |
Rui Borges admitiu a manutenção de Salvador Blopa e de Flávio Gonçalves na equipa principal, pelo menos no que diz respeito aos treinos. O técnico fez a análise ao Sporting - Marinhense deste sábado, ganho por 3-0 pelos leões, e referiu que o 'camisola 58' dos leões é "diferenciado".
R. Borges: "O Flávio Gonçalves é diferenciado"
"Se não acreditasse que são capazes de dar resposta a qualquer momento, nem sequer nestes jogos os colocaria a jogar. Revejo muita qualidade em todos eles, têm dado uma resposta muito boa na equipa B e têm-nos passado essa confiança a nível individual . O Salvador Blopa hoje fez mais uma assistência, na Taça da Liga já todos tinham dado uma boa resposta também. O Blopa deu-nos mis uma demonstração muito boa da sua capacidade perante uma equipa de bloco baixo, tirou muitos cruzamentos com muita qualidade, por isso correspondeu às expetativas, como todos. O Flávio Gonçalves é diferenciado e vamos socorrer-nos deles, com o tempo, não apenas nas Taças mas noutras competições também", disse na conferência de imprensa.
O técnico referiu que as lesões permitem que os jovens da Academia surjam nos grandes palcos: "Dentro daquele que é o plano imediato, vão provavelmente continuar a trabalhar connosco, podem ser importantes tendo em conta as baixas que temos. São jogadores para os quais olhamos com uma boa perspectiva futura e nos quais acreditamos muito. Quando tiverem de dar resposta na equipa A vão dar, e quando assim não for estarão no seu habitat natural, que é a equipa B. Eles sabem que não podem descurar o seu trabalho e talvez por isso é que têm sido chamados mais vezes".
Rui Borges falou ainda da utilização de Francisco Trincão: "Foi poupado na Seleção, por isso não fazia sentido não ser opção. Estava bem, fresco, queria jogar, esteve sério - às vezes os jogadores mais virtuosos podem entrar em excessos - mas foi uma solução e ainda bem que ainda bem que a tivemos. Fez dois golos que muito mereceu, tem feito grandes jogos e tem-lhe faltado apenas essa sequência. A Seleção tem grandes jogadores, jogam todos eles em grandes clubes, é difícil escolher 11 e deixar outros 11 de fora, todos titulares nos seus clubes e com qualidade acima da média. Fico feliz por vê-lo na seleção, como ao Pedro Gonçalves, ao Rui Silva, opções mais regulares, ou ao Geovany Quenda e ao João Simões, que também poderão estar... até o Ricardo Mangas, que acredito que pode lá chegar e ser solução".
R. Borges: "Estou a viver o meu sonho, estou onde quero. Se ficasse aqui dez anos, era o treinador mais feliz do mundo"
O treinador dos leões voltou a referir que está muito feliz em Alvalade: "Estou a viver o meu sonho, estou onde quero. Se ficasse aqui dez anos, era o treinador mais feliz do mundo e vou continuar a lutar por ganhar troféus. É isso que este grande Clube exige. O sonho somos nós quem o fazemos e vamos correr atrás deles. Continuo a querer ganhar a Taça da Liga e a Supertaça, que ainda não ganhei. São troféus que vou procurar conquistar, para termos um crescimento enquanto equipa técnica. Sou o líder e dou a cara, mas quem está por detrás de mim trabalha imenso e é muito importante. Se estou aqui, é a eles que o devo e ainda temos muito por conquistar", concluiu.
Treinador esteve presente no Auditório Artur Agostinho e fez, perante os jornalistas, uma análise à vitória por 3-0 diante do Marinhense
22 Nov 2025 | 21:20 |
Rui Borges esteve presente no Auditório Artur Agostinho e fez, perante os jornalistas, uma análise à vitória por 3-0 diante do Marinhense. O técnico mostrou-se satisfeito com o triunfo, mas lamentou que Rodrigo Ribeiro não tenha conseguido marcar um golo no encontro.
"Dou uma nota muito positiva pela seriedade, humildade, entrega e calma que tivemos. Uma primeira parte mais intensa, com bola, e uma segunda parte mais lenta, mas onde fomos sérios nas transições. Estes jogos acabam por ser perigosos, porque podemos deixar a equipa adversária atacar em contra-ataque, mas mantivemo-nos sempre sérios, e exigentes uns com os outros, até ao fim", começou por dizer, falando, de seguida, no ponta de lança dos leões.
R. Borges: "Triste só porque o Rodrigo Ribeiro não fez golo"
"Muito honestamente, fiquei contente com a prestação de todos. Há detalhes, individuais, onde há jogadores estão em processo de melhorias, mas têm noção dessas valias que precisam de trabalhar. Fiquei muito feliz com toda a equipa, mantiveram-se todos ligados e sérios. Triste só porque o Rodrigo Ribeiro não fez golo. Fez um belíssimo jogo e tive pena que não tenha tido a sorte de marcar, porque merecia estrear-se também nesse capítulo. É um miúdo que tem tido um crescimento enorme e acho que pode jogar como avançado e atrás do avançado. É refinado, um predestinado em termos técnicos, toma boas e diferentes decisões".
R. Borges: "O Rodrigo apareceu muito cedo. A Segunda Liga vai dar-lhe mais competências, exige-lhe outras coisas"
Rui Borges disse que o jogador vai evoluir ainda mais na equipa B: "É muito focado e, por isso, jogou na frente, quando na equipa B tem jogado noutra posição - aquela onde treina na equipa A. Esta foi a conversa que tivemos com ele no início da época: às vezes, os miúdos querem dar um passo à frente em relação ao seu momento. O Rodrigo apareceu muito cedo. A Segunda Liga vai dar-lhe mais competências, exige-lhe outras coisas. Costumo dizer que só controlo 20% do rendimento da equipa, porque o restante são tomadas de decisão individuais e coletivas. E mais do que ele ir para a Primeira Liga, ter 200 minutos, precisou de perceber que sendo jogador do Sporting, é melhor jogar 2.000 minutos na equipa B, ter golos e crescer. E esse crescimento natural, contínuo, vai proporcionar-lhe coisas que o treino não dá".
O treinador falou ainda nos jogadores lesionados: "O Zeno Debast está dentro do período esperado para a sua recuperação. Ainda poderá demorar algum tempo e não acredito que vá estar nos próximos jogos. O João Simões acredito e espero que esteja pronto para o jogo com o Club Brugge. Ficou de fora sobretudo por prevenção", afirmou.