Futebol
Ex treinador adjunto do Sporting antevê partida com o Arsenal: "É difícil passar"
06 Abr 2026 | 16:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Foco passa por consolidar as suas competências sem que existam pressões externas que possam interferir na sua evolução natural
07 Abr 2026 | 03:00 |
O médio Zaid Bafdili tem vindo a surpreender os responsáveis do Sporting pelas suas últimas exibições nas camadas jovens e na equipa B. Apesar do entusiasmo gerado pelas atuações, os dirigentes querem manter uma abordagem cautelosa em relação ao seu desenvolvimento, sabe o Leonino.
Nos últimos jogos, o jovem de 18 anos mostrou capacidade técnica, intensidade e agressividade pouco comuns. O jogador já chegou a ser comparado ao internacional italiano Marco Verratti pela forma como conduz o ritmo da equipa e se impõe taticamente no miolo.
Ainda assim, a estrutura não pretende apressar a integração do internacional sub-19 belga na equipa principal, mesmo reconhecendo o seu talento, e prefere que o jogador siga um percurso gradual e sólido. O foco passa por consolidar as suas competências sem que existam pressões externas ou euforias que possam interferir na sua evolução natural.
Em suma, o Sporting está satisfeito com o progresso do jovem, mas a filosofia do Clube mantém-se firme: talento reconhecido, mas com prudência. A meta é garantir que o jovem médio chegue à equipa A no momento certo, preparado para assumir responsabilidades sem que se corra o risco de queimar etapas.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Zaid Bafdili - avaliado em 350 mil euros - realizou um total de 22 partidas oficiais ao serviço dos juniores, sub-23 e equipa B. Nos 1.429 minutos que esteve em campo em campo, o médio marcou um golo e fez três assistências.
Treinador leonino fez a antevisão ao duelo da Liga dos Campeões, sendo que avançado sueco foi o principal tema de conversa na conferência
06 Abr 2026 | 20:09 |
Rui Borges fez a antevisão do duelo entre Sporting e Arsenal. O técnico quer continuar a fazer história na Liga dos Campeões, sublinhou ainda o papel dos adeptos, falou sobre o regresso de Viktor Gyokeres a Alvalade e diz esperar uma eliminatória equilibrada.
Objetivo
"Tornar realidade o sonho, é isso que nós queremos. Continuar, de alguma forma, a marcar o nosso caminho individual e coletivamente, e marcar a história de um grande Clube como o Sporting. Esperamos e acreditamos que podemos continuar a fazer algo extraordinário e, por isso, será muito importante a ajuda dos nossos adeptos. Que tornem a fazer de Alvalade um lugar mágico. É muito importante para levar de vencida um grande Arsenal".
Viktor Gyokeres
"É um grande jogador, mas focamo-nos no colectivo. É uma equipa cheia de individualidades e qualquer distração nossa pode fazer a diferença. Sabemos daquilo de que o Viktor é capaz. É um grande jogador e os grandes jogadores, por mais que os conheçamos bem, podem fazer sempre a diferença."
Favoritismo
"Acho que nesta fase da Liga dos Campeões não se pode dar favoritismo a ninguém. São duas grandes equipas a disputar uma eliminatória avançada da competição. Duas equipas que marcaram positivamente o seu trajeto. O Arsenal tem nove vitórias em dez jogos, mas do outro lado está um Sporting que só tem vitórias em casa, que ficou nos oito primeiros quando ninguém esperava. Vai haver respeito de parte a parte. Cada equipa com as suas ideias, virtudes e defeitos. Não há favoritismo claro de nenhuma parte, mas acredito que os nossos adeptos poderão fazer uma pequena diferença para levar de vencida uma equipa que está entre as três melhores da Europa".
Melhor fase da época para defrontar o Arsenal
"Não acredito nisso, até porque é uma grande equipa e as grandes equipas querem ganhar tudo. De alguma forma, vêm feridos por aquilo que foi a eliminação, mais rigorosos, concentrados e com vontade de mostrar a sua capacidade. Sinceramente, acho que ainda dificulta mais o nosso trabalho. Mas, da nossa parte, também vão encontrar uma equipa super motivada, que acredita que é capaz de fazer algo de extraordinário e que nunca foi feito no Sporting".
Luta pelo título afeta prestação na Champions?
"O Sporting vai querer sempre ser competitivo em todas as competições, mas a nossa Champions é o campeonato. É o nosso principal objectivo. Agora, vamos lutar por continuar a fazer algo de diferente. O coletivo tem dado essa resposta, o grande grupo que temos. Amanhã, jogue quem jogar, voltará a dará uma grande resposta. Vamos dignificar o emblema que trazemos ao peito e fazer um bom jogo".
Ousmane Diomande vs Viktor Gyokeres
"São dois jogadores super competitivos e é natural que, em algum momento, tenha existido uma faísca, no bom sentido da palavra. Têm uma intensidade acima da média, mas, para parar o Viktor, temos quatro grandes centrais. Qualquer um, à sua maneira e forma, está capacitado para dar resposta."
Último confronto com os ‘gunners’
"O foco está no presente, não no ano passado, para conseguirmos um futuro cada vez melhor e marcante. Volto a dizer, são duas grandes equipas, mas fases diferentes, épocas diferentes. O Arsenal, se calhar, está ainda mais forte do que no ano passado. O Sporting está diferente, é uma equipa super competitiva, e amanhã não fugirá à sua ideia. Agora, sabemos das dificuldades que vamos encontrar pela frente."
Estratégia
"Não vou estar a dizer a estratégia, porque senão o Arsenal FC sabe tudo o que fazemos [risos]. É uma equipa que tem alguma variabilidade, depende não só dos médios, mas também dos alas. Temos de estar muito focados em termos coletivos, até mais do que individualmente. São jogos totalmente diferentes e o foco e o rigor têm de ser ainda maiores. Esta equipa, num milésimo de segundo, pode fazer-nos pagar caro. Acredito, acima de tudo, que estaremos preparados para isso."
Recepção a Viktor Gyokeres
"É um jogador que será bem recebido, com toda a certeza, por todos nós. Marcou a história do Sporting, do campeonato português e merece esse reconhecimento de toda a gente. Não ficou ressentimento. Tento ser uma pessoa equilibrada. Era um jogador importante para nós e toda a gente, adeptos e Sócios, tem uma amizade enorme por ele. Percebo a sua ambição e acabámos por chegar a um bom entendimento para ambas as partes. Tudo foi como deveria ter sido, de forma minimamente correta para o Sporting e para o jogador. É natural que quisesse dar esse passo na sua carreira e nós respeitámo-lo. O futebol é isto: hoje estás aqui, amanhã além. Só não muda o Clube. Mudam jogadores, mudam treinadores, mas o Sporting continuará a ganhar e a ser um grande clube a nível europeu. Desejar-lhe a maior sorte do mundo, porque a admiração é grande."
Viktor Gyokeres e a desconfiança em Inglaterra
"Acredito que passou por uma adaptação na fase inicial do campeonato inglês, pelo estilo de jogo do campeonato e pela ideia do Arsenal. Por todas as suas características individuais, precisou de se adaptar e está de volta àquilo que faz bem, que é fazer golos. O Viktor teve um impacto grande a nível de golos e, não os conseguindo marcar, pelo valor que custou, é natural que num primeiro momento os adeptos tenham ficado desconfiados. Mas a verdade vem sempre ao de cima. Vai continuar a marcar golos, seja onde for."
Fazia falta ao Sporting uma grande campanha europeia?
"Acredito que é um processo. Faz parte do crescimento do Sporting a todos os níveis. As coisas vão surgindo com naturalidade quando o Clube está bem estruturado. Toda a gente sabe o caminho, há desvios e 'pedras', faz parte, mas é saber contorná-los e seguir. Se tudo estiver bem ligado e identificado entre todos, esse crescimento será notório de ano para ano. Era tudo uma questão de tempo e acredito que no futuro será ainda melhor".
Clube de Alvalade e gunners preparam-se para um confronto decisivo, mas surgiram alertas vindos de Inglaterra e por figura notável
06 Abr 2026 | 17:52 |
O Sporting prepara-se para receber o Arsenal num momento que começa a gerar dúvidas em Inglaterra. Apesar da liderança confortável na Premier League, os gunners chegam após duas derrotas consecutivas. Os desaires diante do Manchester City e do Southampton levantaram questões, inclusive por Gary Lineker.
G. Lineker: "Achei que houve um leve sinal de pânico"
"O Southampton jogou excepcionalmente bem e o Arsenal não esteve à altura. As pessoas perguntam se eles estão em pânico ou se é uma crise: houve definitivamente um tropeção. É obviamente mais fácil analisar depois de perderam, mas achei que houve um leve sinal de pânico no Arsenal após o jogo contra o City", falou, em declarações no podcast "The Rest Is Football".
O antigo avançado britânico reforçou a sua tomada de opinião. "A maioria desses jogadores acabou por entrar no jogo no St. Mary's e pergunto-me apenas se isso não demonstrou um pouco de pânico num momento em que seria necessária calma e confiança", completou.
Vale lembrar que os ingleses em 2026 já sofreram 21 golos em 23 jogos, bem acima dos 13 concedidos até ao final de 2025. A quebra ajuda a explicar a recente perda de consistência. A eficácia ofensiva também diminuiu, com apenas 11 finalizações certeiras nos últimos oito encontros.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 7 de abril, frente ao Arsenal. O encontro, a contar para primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h00.
Ex treinador adjunto do Sporting antevê partida com o Arsenal: "É difícil passar"
06 Abr 2026 | 16:45
Técnico do Sporting quer vencer o Braga para acabar com série de 11 jogos sem ganhar
06 Abr 2026 | 17:08
Rui Borges prepara golpe secreto no Sporting antes do duelo com o Arsenal
06 Abr 2026 | 15:57