Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Elemento que conta com passagem pelo Clube de Alvalade vai ser uma das figuras mais importantes na grande final, que se disputa este sábado
29 Nov 2025 | 16:46 |
A final da Taça dos Libertadores joga-se este sábado, às 21h00, entre Palmeiras e Flamengo. O líder do Verdão, Abel Ferreira, que chegou a alinhar pelo Sporting, quer conquistar a prova continental pela terceira vez na carreira, algo que o deixaria como um dos maiores nomes da competição sul-americana.
Abel Ferreira: "Não me levem a mal, mas uma coisa é o Brasileirão, outra coisa completamente distinta é a Libertadores"
“Queremos, merecemos e podemos!”, foi o mote dado por Abel Ferreira, em conferência de imprensa de antevisão à partida. Esta é a terceira final da Libertadores para o Palmeiras, nos últimos cinco anos, todas elas com o antigo jogador do Sporting ao leme da equipa.
"Amanhã [hoje], do primeiro ao último segundo, vamos dar o nosso melhor para conseguir oferecer mais um título, não só aos adeptos, mas, se me permitem, a nós mesmos por tudo o que aconteceu este ano", atirou, de seguida, Abel Ferreira, lembrando também as dificuldades que a equipa sentiu na reta final do Brasileirão.
Abel Ferreira prosseguiu, destacando a Libertadores das demais competições: "São competições completamente diferentes! Sinceramente, não me levem a mal, mas uma coisa é o Brasileirão, outra coisa completamente distinta é a Libertadores. Estamos a falar de coisas muito diferentes. Apesar de conhecer o adversário, é sempre um jogo único".
Palmeiras e Flamengo encontraram-se na final da Libertadores em 2021, num jogo vencido pelo Verdão de Abel Ferreira. No entanto, o Mengão parece entrar com estatuto de favorito na final, depois de ter vencido os dois confrontos entre as formações este ano. O treinador português, que vai à procura do 11º. título no clube, desvalorizou essas partidas, em busca de subir, pela terceira vez, ao degrau mais alto do futebol sul-americano.
Presidente verde e branco mantém-se muito atento à janela de inverno, mas a prioridade é segurar as peças importantes para o treinador Rui Borges
29 Nov 2025 | 16:39 |
Frederico Varandas já decidiu que Hidemasa Morita é para ficar em Alvalade na próxima janela de transferências. O Sporting já pensa no mercado de inverno, mas mais do que dar reforços a Rui Borges, a Direção verde e branca preocupa-se com o assédio a peças importantes da equipa dos leões.
Relembrar que Hidemasa Morita se encontra no último ano de contrato, sendo que o mercado de inverno seria a última possibilidade para o Sporting realizar um encaixe financeiro com o médio nipónico. No entanto, o jogador é um dos preferidos de Rui Borges, o que altera a situação.
Sendo assim, o Sporting está disposto a segurar Hidemasa Morita a quase todo o custo. Numa altura em que os turcos do Besiktas não escondem o interesse no jogador verde e branco, a Direção leonina terá decidido, segundo avança o jornal A Bola, que apenas vão abdicar do médio caso chegue uma proposta bastante elevada a Alvalade.
A verdade é que Hidemasa Morita está perfeitamente enturmado no grupo do Sporting, bem como na ideia de jogo de Rui Borges. Por isso, o treinador verde e branco vê o médio como uma peça muito importante para a conquista do tricampeonato. Frederico Varandas parece sensível a esta situação, e prefere apostar na capacidade desportiva, ao invés de fazer um encaixe financeiro com o jogador.
"O Morita impressionou-me bastante a jogar contra. Quando trabalhamos com os jogadores, ficamos ainda mais impressionados. Tem inteligência muito acima da média, tomadas de decisão muito boas. Impressionou-me", foram as palavras de Rui Borges sobre o médio internacional pelo Japão, numa das primeiras conferências de imprensa como treinador verde e branco, numa prova de que, como tem afirmado desde o início, o nipónico é um dos seus jogadores preferidos em Alvalade.
Clube de Alvalade ainda tem um conjunto de jogadores importantes que não podem dar o seu contributo na equipa principal, devido a condicionantes físicas
29 Nov 2025 | 16:34 |
Rui Borges vai ter de esperar, pelo menos, até 2026, para voltar a contar com Zeno Debast, Daniel Bragança e Nuno Santos. O trio dos leões continua afastado dos relvados, devido a lesão, e o treinador verde e branco já sabe que não vai ter direito a prenda de Natal neste capítulo.
No entanto, os três vão ser reforços de inverno para Rui Borges. O treinador verde e branco sabe que apenas poderá contar com os três jogadores em 2026, sendo que, segundo informa o jornal Record, estas são as previsões mais recentes dos responsáveis da Unidade de Performance do Sporting.
A notícia surge numa altura em que Rui Borges pode estar prestes a receber novidades positivas em dose dupla. Pedro Gonçalves está restabelecido e de volta aos treinos, e em Alvalade há, também, a esperança de que Fotis Ioannidis recupere a tempo do dérbi com o Benfica.
Em relação ao trio de lesionados, o que deve voltar mais cedo aos relvados é Zeno Debast. O defesa-central, que se lesionou na partida com o Kairat Almaty, chegou a precisar de muletas durante a recuperação, mas segundo informações da imprensa nacional, deverá estar pronto no espaço de um mês.
Daniel Bragança, a recuperar de uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e Nuno Santos, que sofreu uma rotura no tendão rotuliano do joelho direito, devem demorar mais um pouco até pisarem os relvados, uma vez que os leões não querem arriscar nada em relação aos jogadores portugueses.