Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Internacional moçambicano atravessa um momento de forma fulgurante e prepara-se para estabelecer novos máximos pessoais ao serviço do emblema verde e branco
19 Jan 2026 | 11:26 |
Geny Catamo brilhou na recente vitória frente ao Casa Pia, por três a zero, onde apontou um bis que confirma uma das melhores temporadas da sua carreira. Na época 2025/2026, o extremo moçambicano soma já nove golos e cinco assistências num total de 31 jogos oficiais, contabilizando as partidas realizadas pelo Sporting e pela seleção de Moçambique.
De leão ao peito, o esquerdino viveu o seu melhor período em 2023/2024, quando somou 11 participações diretas em golos. Já na época de 2024/2025, o registo fixou-se nas dez contribuições. Agora, sob o comando de Rui Borges, o jogador corre atrás de novos máximos, tendo recuperado a melhor forma física após alguns meses de utilização intermitente devido a mialgias. Neste momento tem oito contribuições para golo.
No cômputo geral da presente temporada, o internacional moçambicano é o décimo futebolista com maior utilização nos bicampeões nacionais, com um total de 1.175 minutos. Surge logo atrás de Geovany Quenda na hierarquia de minutos, o que demonstra a importância crescente que tem no plantel orientado por Rui Borges, especialmente num momento em que o mercado europeu se mantém muito atento à sua evolução.
O Sporting pretende segurar o ativo e, a breve ou médio prazo, o jogador poderá rubricar um novo contrato. A renovação é motivada pelo assédio externo, uma vez que no último defeso de verão chegou a ser equacionada a sua saída para outro campeonato, caso surgisse uma proposta que agradasse a todas as partes.
Atualmente, a administração leonina quer blindar o jogador - avaliado em 15 milhões de euros - que se sente perfeitamente adaptado a Alvalade. Recorde-se que, no último mercado de transferências de verão, emblemas como o Fenerbahçe, o Aston Villa e o Everton tiveram o atleta na lista de alvos. Com o novo vínculo, o Sporting assegura uma maior margem de manobra financeira e desportiva perante o interesse da concorrência internacional.
Selecionador aborda o futuro de internacional e aponta para a possibilidade de uma mudança de cenário no próximo mercado de verão
19 Jan 2026 | 11:20 |
Geny Catamo está na montra da Europa e, apesar de ter uma proposta de renovação com o Sporting em cima da mesa, a saída no verão apresenta-se como uma forte possibilidade. Sobre este cenário, Chiquinho Conde, selecionador de Moçambique, partilhou a sua visão sobre o percurso do extremo. O técnico sublinhou que, embora tenha carinho pelo Clube de Alvalade, entende as ambições naturais de um profissional que procura atingir outros patamares competitivos.
C. Conde: "Ele já deu provas no Sporting"
"Ele já deu provas no Sporting, ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal, e, obviamente, sendo o clube ressarcido por tudo, acho que estão reunidas as condições para que ambas as partes fiquem felizes e ele continue a sua caminhada para a ascensão a outro patamar", afirmou o técnico ao jornal 'A Bola'.
Segundo Chiquinho Conde, "todos os jogadores auguram jogar nos melhores campeonatos do Mundo. Estar no Sporting é um clube grande, obviamente, mas, tem de haver essa simbiose entre a oportunidade e a compensação. Se estiverem reunidas todas as condições, acho que é o timing certo para ele poder dar o salto".
Atualmente, o foco do jogador está totalmente centrado nos objetivos desportivos da equipa de Rui Borges, nomeadamente na conquista do terceiro título consecutivo: "Ele está focado nisso e não pára de dizer que quer ser campeão mais uma vez. O bom dele é vê-lo com este foco, esta determinação e é um miúdo, de facto, que tem sido fantástico no seu crescimento". Geny Catamo esteve em grande destaque no último jogo contra o Casa Pia com um bis na vitória por 3-0.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já 21 partidas. Nos 1.176 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que está ligado ao Sporting desde 2019, conta com cinco golos e três assistências.
Futebolista que passou pelo Clube de Alvalade continua em grande forma e já soma 11 participações em golos pela equipa de Paulo Fonseca
19 Jan 2026 | 11:10 |
Afonso Moreira esteve em evidência na vitória do Lyon frente ao Stade Brestois por 2-1, em jogo da Ligue 1 que permitiu à equipa orientada por Paulo Fonseca somar o sexto triunfo consecutivo em todas as competições. O antigo jogador do Sporting foi titular num encontro condicionado desde cedo pela expulsão de Romain Del Castillo, logo aos 19 minutos.
Aproveitando o contexto favorável, o extremo revelou-se determinante na construção ofensiva do Lyon. Aos 41’, protagonizou uma ação decisiva ao servir Pavel Sulc, que, com grande qualidade individual, ultrapassou defesa e guarda-redes antes de finalizar em arco para o primeiro golo da partida.
O ascendente dos anfitriões manteve-se até ao intervalo e acabaria por se traduzir num segundo golo já no tempo de compensação, por intermédio de Abner Vinícius, após passe de Endrick. Afonso Moreira foi uma presença constante nas ações ofensivas, fazendo a cabeça em água ao adversário.
Na etapa complementar, o Lyon geriu a vantagem, apesar da reação tardia do Brest, que reduziu aos 87 minutos. A equipa segurou o resultado e confirmou mais três pontos, subindo ao quarto lugar do campeonato. O extremo português continua em grande forma e há quem o aponte à Seleção Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 22 jogos: 16 na Ligue 1, quatro na Liga Europa e um na Taça de França. Nos seus 1.089 minutos de utilização, o internacional sub-21 português apontou cinco golos e fez seis assistências.