Futebol
Sem contar com Gyokeres, Arsenal resgata meias da Taça da Liga nos penáltis
24 Dez 2025 | 10:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Médio de 20 anos do Corinthians e mais um jogador do Vasco da Gama foram colocados na rota do emblema verde e branco nos últimos dias
24 Dez 2025 | 12:31 |
Nos últimos dias, dois jogadores brasileiros foram colocados na lista de observação do Sporting. Rayan, extremo de 19 anos que se destaca no Vasco da Gama, e Breno Bidon, médio de 20 anos do Corinthians, foram oferecidos à SAD leonina, mas não entram nos planos do Clube de Alvalade.
Apesar das qualidades e do potencial demonstrados pelos atletas, a Direção, segundo escreve o jornal 'Record', prefere focar-se em outras prioridades para reforçar a equipa e descartou qualquer possibilidade de inclusão destes jogadores no seu projeto desportivo atual.
Com o regresso de Daniel Bragança ao meio-campo, a equipa técnica sente que o setor está suficientemente bem servido, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, não sendo necessário a entrada de um novo médio neste momento. Por isso, o interesse no jovem Breno Bidon, apesar das qualidades que apresenta, não se justifica perante as prioridades dos leões.
Quanto a Rayan, o extremo continua a ser uma peça importante para o seu clube, que recentemente renovou o seu contrato até 2028 e fixou uma cláusula de rescisão bastante elevada, na ordem dos 80 milhões de euros, dificultando qualquer tentativa de negociação.
Em 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - disputou 56 partidas, com um golo e fez uma assistência. Já Rayan - com um valor de mercado de 25 milhões - participou em 57 encontro, tendo feito 20 golos e uma assistência.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um situação polémica do jogo dos leões
24 Dez 2025 | 12:09 |
Iturralde González, ex juiz internacional, disse que ficou uma grande penalidade por marcar a favor do Sporting, aos 30 minutos, por falta de João Mendes sobre Fotis Ioannidis, numa altura em que o marcador ainda estava empatado a zeros no Estádio D. Afonso Henriques.
Iturralde González: "Na minha opinião, era penálti"
"Na minha opinião, era penálti. Muitas vezes, os árbitros não marcam porque a bola não vai na direção ao jogador que está a ser agarrado. Mas as regras não dizem, em nenhum lugar, que a bola precisa de ir em direção a essa zona", referiu ao jornal 'Record'.
Iturralde González: "Derrubou o atacante e ainda justificava cartão amarelo para o defesa"
O antigo árbitro de 58 anos de idade explicou ainda que ficou um cartão por mostrar: "Eu entendo que uma disputa entre dois jogadores ou um agarrão sem persistência possa não ser penálti. Mas esse agarrão foi persistente, derrubou o atacante e ainda justificava cartão amarelo para o defesa".
Certo é que os leões viriam mesmo a conseguir conquistar os três pontos (4-1). Francisco Trincão inaugurou o marcador, aos 32 minutos, e Fotis Ioannidis aumentou a vantagem, aos 42. Na segunda parte, Telmo Arcanjo reduziu a desvantagem dos vimaranenses, aos 50 minutos, mas Juan Castillo, com um golo na própria baliza aos 63, e Maxi Araújo, aos 79, selaram o triunfo do emblema de Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 18 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 746 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Veja o lance:
Antigo jogador do Sporting saiu com queixas físicas na última partida do Manchester United e diagnóstico não é o mais favorável
24 Dez 2025 | 12:00 |
A lesão muscular de Bruno Fernandes está confirmada e promete ser um duro golpe para Ruben Amorim. O internacional português saiu com queixas físicas da derrota do Manchester United frente ao Aston Villa (2-1) e a primeira reavaliação do departamento clínico dos red devils confirmou o pior cenário.
Segundo adiantou, na última terça-feira, dia 23 de dezembro, o jornal britânico The Sun, o capitão do emblema de Old Trafford deverá ficar afastado da competição por cerca de um mês, falhando, assim, aproximadamente seis jogos da equipa orientada pelo antigo treinador do Sporting.
A ausência de Bruno Fernandes abrange um ciclo exigente no calendário do United: Newcastle (sexta-feira, em casa), Wolverhampton (terça-feira, também em Old Trafford), Leeds United (4 de janeiro, fora), Burnley (7 de janeiro, fora), Brighton (11 de janeiro, em casa) e ainda o dérbi com o Manchester City, marcado para 17 de janeiro.
Todos estes encontros dizem respeito à Premier League, com exceção da receção ao Brighton, referente à entrada do Manchester United na Taça de Inglaterra. Recorde-se que os red devils já foram eliminados da Taça da Liga e não disputam competições europeias esta temporada.
O regresso de Bruno Fernandes está apontado para 25 de janeiro, no clássico frente ao Arsenal, no Emirates Stadium, em jogo da 23.ª jornada do campeonato inglês. Até lá, o internacional português é uma das dores de cabeça de Ruben Amorim, juntamente com Kobbie Mainoo e Matthijs de Ligt no que toca a lesões. Noussair Mazraoui, Amad Diallo e Bryan Mbeumo também estão ausentes, ao serviço dos seus países na Taça das Nações Africanas.