Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Atleta foi alvo de uma decisão disciplinar pesada, na sequência de um caso ocorrido ainda no início da temporada, mas só agora tornado oficial
13 Jan 2026 | 10:44 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo a Chiquinho, extremo do Alverca e antigo alvo do Sporting, na sequência de um episódio ocorrido na sétima jornada da Primeira Liga, frente ao Vitória de Guimarães, disputado a 28 de setembro de 2025.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a secção profissional do CD anunciou a suspensão do jogador por um jogo, acompanhada de uma multa no valor de 204 euros. A decisão surge mais de três meses após o encontro, no qual o Alverca venceu por 2-0, num processo que envolveu várias sanções disciplinares.
De acordo com o relatório, Chiquinho utilizou expressões ou gestos ameaçadores na zona dos balneários do estádio ribatejano, dirigidos a Nélson Oliveira, avançado do Vitória de Guimarães, e a Leonel Olímpio, treinador-adjunto da equipa minhota. O jogador do Alverca nem sequer constou da ficha técnica da partida.
O processo disciplinar envolveu ainda outros intervenientes. Nélson Oliveira foi multado em 286 euros por inobservância de outros deveres, enquanto Leonel Olímpio recebeu um castigo mais severo, com suspensão de 45 dias e multa de 1.070 euros, devido a agressão.
Esta temporada, com a camisola do Alverca, Chiquinho - avaliado em dois milhões de euros - soma apenas cinco partidas disputadas pelo emblema ribatejano. Nos 353 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o extremo conta com um golo.
Formação parisiense sofreu um desaire inesperado em casa, poucos dias antes do embate europeu, num jogo em que Nuno Mendes começou no banco
13 Jan 2026 | 10:41 |
O PSG sofreu uma eliminação inesperada da Taça de França, ao perder diante do Paris FC (1-0), no Parque dos Príncipes, num dérbi que apanhou de surpresa os adeptos e que acontece sensivelmente uma semana antes da deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting, em jogo da Liga dos Campeões.
Apenas quatro dias depois de conquistar a Supertaça francesa, a equipa orientada por Luis Enrique entrou em campo em modo de gestão, com Gonçalo Ramos e Vitinha no onze inicial, enquanto João Neves e Nuno Mendes, ex-jogador do Sporting, começaram no banco. O craque formado nos leões foi o único português a ser lançado na segunda parte.
Apesar do domínio territorial e da posse de bola claramente favorável aos campeões franceses, a ineficácia ofensiva acabou por marcar o encontro. O Paris FC, mais contido e pragmático, foi ganhando confiança com o passar dos minutos, resistindo às investidas de um PSG cada vez mais impaciente.
O momento decisivo surgiu aos 74 minutos, quando Jonathan Ikoné aproveitou um passe de Illan Kebbal e silenciou o estádio parisiense. Um único remate bastou para ditar um escândalo no dérbi, deixando o PSG fora da competição numa fase precoce.
O embate entre leões e parisienses acontece a 20 de janeiro, terça-feira, a partir das 20h, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 7ªjornada da Champions League, que tem cariz importante nas contas leoninas na prova milionária.
Jovem promessa dos verdes e brancos tem sido escolha de Rui Borges devido à onda de lesões recente e obrigou a uma nova decisão em Alvalade
13 Jan 2026 | 10:35 |
A integração de Flávio Gonçalves no plantel principal do Sporting não será alterada pela chegada de novos reforços para as alas ofensivas, como Luís Guilherme e Souleymane Faye. A estratégia definida no final da última temporada mantém-se e passa por continuar a acompanhar de perto a evolução do jovem extremo, que permanecerá a trabalhar regularmente com a equipa principal até ao final da época.
Com apenas 18 anos, Flávio Gonçalves estreou-se a titular na equipa principal na final four da Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, e continuará inserido na dinâmica do plantel orientado por Rui Borges. O treinador leonino identifica no jogador um potencial que justifica a aposta continuada, num processo que visa consolidar tanto os aspetos táticos como a componente física.
A gestão do jovem extremo passa por mantê-lo junto da equipa principal, descendo pontualmente à equipa B apenas quando for necessário ganhar ritmo competitivo. Nas últimas semanas, esse cenário não se verificou devido às várias ausências no plantel, como as de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda. Mesmo com o regresso do moçambicano após a Taça das Nações Africanas, Flávio Gonçalves deverá continuar a integrar as opções para o jogo frente ao Casa Pia, agendado para sexta-feira.
Renovado no último verão até 2030, Flávio Gonçalves reúne características apreciadas pela equipa técnica, que o vê como uma solução a médio prazo. O jogador, que chegou ao Sporting em 2018/19 proveniente do Rio Ave, com apenas 13 anos, tem como principal objetivo afirmar-se na equipa principal, numa caminhada que continuará a ser feita de forma gradual e sustentada.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Flávio Gonçalves soma já 13 jogos pela equipa B. O atleta somou quatro golos e uma assistência, além de três golos e uma assistência pela equipa de juniores. Pela turma de Rui Borges, tem um passe para golo em seis partidas (163 minutos).