Futebol
Franceses lembram invasão à Academia e dizem que Varandas fez um "milagre" no Sporting
19 Jan 2026 | 16:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Dispositivo policial reforçado em Lisboa para evitar possíveis confrontos e distúrbios entre as claques das duas equipas
19 Jan 2026 | 17:49 |
O Sporting recebe o PSG com um forte dispositivo de segurança previsto em Lisboa. A Polícia de Segurança Pública foi notificada que cerca de 500 membros dos ultras parisienses estarão na cidade, levando a um reforço significativo do patrulhamento, especialmente em zonas de maior concentração de adeptos.
Num total de 2.600 apoiantes deslocando-se da capital francesa à portuguesa, o reforço do patrulhamento começou a partir desta segunda-feira, concentrando-se em locais estratégicos como bares e zonas de acesso ao estádio. As autoridades têm vindo a monitorizar o trajeto dos adeptos do PSG e a implementar medidas preventivas para evitar incidentes.
Recorda-se que, em outubro de 2022, na visita dos parisienses ao reduto do Benfica, registaram-se confrontos entre ultras e a PSP. Este histórico levou a que a Polícia de Segurança Pública reforçasse protocolos de segurança para o próximo encontro em Alvalade, garantindo capacidade de resposta imediata a qualquer situação de risco.
Adeptos do Sporting também foram alvo de violência nesta caminhada europeia, em outubro. Antes do jogo frente ao Nápoles, em Itália, registaram-se confrontos entre as claques de ambos os lados, horas antes da partida começar. Fãs do Clube de Alvalade terão sido alvo de uma emboscada.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo amanhã, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da formação orientada por Luis Enrique, terá início às 20h00, em Alvalade.
Antigo internacional português mantém decisão de afastamento profissional, comunicada a clubes interessados na sua contratação
19 Jan 2026 | 17:24 |
O Aktobe, emblema do Cazaquistão que disputou as pré-eliminatórias da Liga Conferência, ofereceu a Nani a possibilidade de regressar aos relvados de forma profissional. Ainda assim, o jogador optou por recusar a proposta, mantendo a sua decisão de afastamento em definitivo do futebol ao mais alto nível.
Nani tem fechada a porta para voltar, tendo comunicado formalmente a decisão ao emblema cazaque. A recusa do jogador evidencia a clareza das suas intenções e a prioridade que atribui ao afastamento das quatro linhas, mantendo apenas a ligação ao desporto de forma indireta e familiar.
O ex-internacional português terminou a carreira no início da última temporada, após dez jogos pelo Estrela da Amadora. Entre os feitos marcantes, incluem-se 112 jogos pela seleção nacional e a conquista do título do Euro 2016. Nani deixa assim uma carreira consolidada, com impacto histórico tanto a nível nacional como internacional, mantendo-se uma referência para os jovens jogadores e para os adeptos do Sporting.
O sobrinho de Nani, Leonardo Varela, tem vindo a destacar-se na equipa de sub-17 dos leões. Em 13 jogos oficiais divididos em 887 minutos, o médio-criativo tem três golos marcados, sendo que dois nos últimos confrontos frente a Académica e Torreense.
Nani teve três passagens distintas pelo Sporting: A primeira entre 2005 e 2007, a segunda na temporada de 2014/2015 e a terceira e última em 2018/2019. O atleta formado em Alcochete marcou 33 golos em 141 jogos de leão ao peito, conquistando três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.
Futebolista esteve perto de reforçar o Liverpool durante o mercado de verão, mas transferência acabou por não se concretizar
19 Jan 2026 | 17:18 |
É oficial. O Manchester City anunciou a contratação de Marc Guéhi por 23 milhões de euros, mais 10 milhões em possíveis bónus, até 2031. O defesa esteve perto de reforçar o Liverpool durante o verão, mas a transferência acabou por não se concretizar. Agora, optou por juntar-se à equipa onde Hugo Viana é diretor desportivo.
Com a saída de Marc Guéhi, o Crystal Palace passa a ter espaço e necessidade de reforçar o setor defensivo, e Ousmane Diomande surge agora como uma opção natural para colmatar a ausência. O central do Sporting está no radar dos londrinos há vários meses e poderá ser o alvo prioritário nesta janela de transferências.
"Estou muito feliz e incrivelmente orgulhoso por ser jogador do Manchester City", disse, em declarações ao site do clube: "Esta mudança é fruto de todo o trabalho árduo que coloquei na minha carreira. Estou agora no melhor clube de Inglaterra e faço parte de um plantel de jogadores absolutamente extraordinário. É bom poder dizê-lo", acrescentou.
Os 'eagles' já começaram a estudar alternativas para reforçar o centro da defesa. Entre os nomes apontados está o do defesa do Sporting. Os franceses do Paris Saint‑Germain também estão atentos ao futebolista do emblema verde e branco. A cláusula de rescisão do pupilo de Rui Borges está fixada em 80 milhões de euros.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Veja a publicação: