Futebol
Bruno de Carvalho goza com final de carreira de jogador que rescindiu com o Sporting: "Karma"
23 Nov 2025 | 12:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Especialista fez uma análise ao encontro e deixou rasgados elogios ao pupilo de Rui Borges, que marcou dois dos três golos do triunfo
23 Nov 2025 | 15:55 |
Francisco Trincão esteve em destaque no triunfo do Sporting frente ao Marinhense (3-0) e foi eleito o MVP do encontro da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Luís Avelãs fez uma análise ao encontro e deixou rasgados elogios ao pupilo de Rui Borges.
L. Avelãs: "Existe uma diferença gigantesca de potencial entre os dois conjuntos"
"Efetivamente, apesar do resultado ter ficado longe de uma goleada das antigas. Existe uma diferença gigantesca de potencial entre os dois conjuntos e, para tornar tudo ainda mais desequilibrado, o Marinhense vive uma sequência de maus resultados e ficou sem treinador – como consequência de uma relação ‘peculiar’ com o plantel – a poucos dias do embate. A questão nunca foi saber quem iria ganhar, mas sim os números que ilustrariam a vitória leonina", começou por escrever no jornal Record.
L. Avelãs: "Trincão é um dos melhores executantes do futebol português"
Luís Avelãs destacou assim o 'camisola 17' do Clube de Alvalade: "Todos os elementos do Sporting são de um calibre bastante acima dos adversários, mas Trincão é um dos melhores executantes do futebol português. E como pareceu disposto a demonstrá-lo ontem, não teve muita dificuldade em quebrar a frágil (pese esforçada) resistência do emblema da capital vidreira"
O jornalista acredita também que os jovens que foram lançados na partida dão segurança ao técnico: "Acredito que sim, mas talvez mais importante tenha sido confirmar que jovens como Blopa (assistência para o 1-0, depois de ter sido a figura na eliminatória com o Alverca) e Rodrigo Ribeiro (faltou-lhe marcar) podem ter futuro nos leões", concluiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 17 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos jogos oficiais. Até ao momento, registou sete golos e três assistências na conta pessoal.
Defesa central português de 23 anos ainda acredita na possibilidade de marcar presença no próximo Campeonato do Mundo de 2026
23 Nov 2025 | 15:46 |
Eduardo Quaresma não tem somado os minutos pretendidos e acredita que pode dar mais à equipa, sabe o Leonino. O jogador não tem qualquer intenção em abandonar o Sporting, mas sente que podia ser uma opção mais válida para Rui Borges nas escolhas do técnico.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, o defesa central de 23 anos ainda acredita na possibilidade de marcar presença no próximo Campeonato do Mundo de 2026, apesar de reconhecer que tem de ganhar o lugar no onze para fazer parte dos eleitos de Roberto Martínez.
Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis ainda não convencem em pleno, pelo que Eduardo Quaresma quererá aproveitar o facto de nenhum dos alas ainda ter agarrado o lugar no onze para ter uma oportunidade. De resto, em entrevista ao Leonino, um ex capitão do Sporting apontou o 'camisola 72' como o melhor lateral direito do plantel.
Rui Borges utilizou Eduardo Quaresma com regularidade na temporada passada, sendo que o jogador foi crucial, marcando até um golo importantíssimo diante do Gil Vicente. No entanto, com a mudança para apenas dois centrais, o jovem desceu na hierarquia do plantel.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 17 milhões de euros - soma apenas sete partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou um total de 427 minutos, somando uma assistência na conta pessoal.
Neste momento, emblema verde e branco está no primeiro lugar da tabela classificativa, com 23 pontos amealhados; Encarnados têm 10
23 Nov 2025 | 13:22 |
A equipa B do Sporting empatou (0-0) com o Chaves, este domingo, dia 23 de novembro, em partida a contar para a nona jornada (em atraso) da Segunda Liga. Os verdes e brancos somaram o quinto jogo consecutivo sem perder, após terem somado outra igualdade na ronda anterior.
Numa partida disputada no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, Rafael Nel teve a primeira grande oportunidade do jogo, mas o guarda-redes Marko Gudzulic negou o golo ao avançado. O Chaves respondeu através de Uros Milovanovic, que viu um cabeceamento passar ao lado.
Na segunda parte, o Sporting B entrou mais forte, criando várias oportunidades de golo. Mauro Couto e Manuel Mendonça estiveram em destaque, mas as suas tentativas não encontraram o fundo da rede. O Chaves conseguiu equilibrar o jogo a partir dos 60 minutos e nulo não se desfez.
Com este empate – o segundo em 11 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no primeiro lugar da tabela classificativa, com 23 pontos amealhados. Por outro lado, o Benfica B é último com 10. O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Farense. A partida está agendada para as 15h30, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Callai (guarda-redes), David Moreira, Rômulo Jr., Rodrigo Dias, José Silva, Kauã Oliveira, Eduardo Felicíssimo, Mauro Couto, Paulo Cardoso, Manuel Mendonça e Rafael Nel.