Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UEFA castiga Sporting! Alvalade interditado na Champions

Organismo que gere o futebol europeu anunciou medidas de punição ao Clube leonino. Em causa estão acontecimentos que ocorreram no último jogo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 17:43 |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.


Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.


Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.


Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.

Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.



Futebol

Futebolista ex Benfica brilha no Sporting e é premiado pelo Sindicato: "Agradeço aos adeptos"

Avançado foi eleito Melhor Jovem de outubro/novembro com 16,24% dos votos, seguidos de dupla do emblema encarnado (15,88% e 12,23% das preferências)

Rafael Nel, ex Benfica, brilha pelo Sporting e recebeu o prémio de Melhor Jovem de outubro/novembro da Segunda Liga, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores
Rafael Nel, ex Benfica, brilha pelo Sporting e recebeu o prémio de Melhor Jovem de outubro/novembro da Segunda Liga, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores

01 Jan 2026 | 10:20 |

Icon Comentário0

Rafael Nel, do Sporting B, recebeu o prémio de Melhor Jovem de outubro/novembro da Segunda Liga, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores. Em Alcochete, o vice-presidente do Sindicato dos Jogadores, Anselmo Cardoso, entregou o troféu ao avançado português de 20 anos, que marcou cinco golos e fez duas assistências em seis jornadas no período em questão.


R. Nel: "É uma grande sensação, para mim e para os meus"


Ao Sindicato dos Jogadores, o jogador partilhou o sentimento por ter recebido esta prémio individual: “É uma grande sensação, para mim e para os meus. Quero agradecer ao Sindicato por me ter elegido e aos meus colegas, porque sem eles não era possível receber este prémio”.


R. Nel: "Agradeço a todo o staff do Sporting e aos adeptos"

Sem esquecer o coletivo, o avançado leonino deixou uma mensagem de agradecimento: “Agradeço a todo o staff do Sporting e aos adeptos. Temos de continuar a trabalhar porque é com esse trabalho que estamos mais perto de atingir estes prémios, por exemplo”.


O futebolista foi eleito com 16,24% dos votos, seguido por Diogo Ferreira e Diogo Prioste, ambos do Benfica B, que conquistaram 15,88% e 12,23% das preferências, respetivamente. São considerados elegíveis os jogadores de nacionalidade portuguesa, nascidos depois do dia 1 de junho de 2002. 

Rafael Nel foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, em 2020, trocou Belém pelos verdes e brancos. Esta temporada, o avançado do Sporting B - que perdeu no último jogo - soma seis golos e três assistências em 14 jogos.


Futebol

Atalanta entra na corrida por prodígio do Famalicão que Sporting quer contratar

Embora valor de mercado esteja fixado nos 4 milhões de euros, responsáveis minhotos exigem uma quantia bem superior para libertar a sua joia

Yassir Zabiri, que tem brilhado esta temporada ao serviço do Famalicão, está na mira do Sporting; Atalanta também entrou na corrida
Yassir Zabiri, que tem brilhado esta temporada ao serviço do Famalicão, está na mira do Sporting; Atalanta também entrou na corrida

01 Jan 2026 | 09:30 |

Icon Comentário0

O jovem avançado Yassir Zabiri, que tem brilhado esta temporada ao serviço do Famalicão, voltou a atrair olhares de clubes europeus de maior peso. O ponta de lança de 20 anos, que está na mira do Sporting, figura agora no radar dos italianos da Atalanta.


Depois de se destacar no Mundial Sub-20, onde foi peça importante na campanha do Marrocos rumo ao título, inclusive marcando golos decisivos na final e ao longo do torneio, o futebolista tem visto o seu valor no mercado subir nos últimos meses, despertando o interesse do emblema transalpino, segundo a Gazzetta dello Sport, mas também de Benfica e Porto.


Além do forte interesse interno, existem vários emblemas estrangeiros muito atentos ao jogador. Marselha, Sevilha e Borussia Dortmund seguem de perto a evolução do atleta no Minho semana após semana. A vasta lista de pretendentes de peso promete inflacionar o preço.


Frederico Varandas tem, assim, uma missão extremamente difícil pela frente nas negociações. Embora o valor de mercado esteja fixado nos 4 milhões de euros, os responsáveis famalicenses exigem uma quantia bem superior para libertar a sua joia. O Sporting terá obrigatoriamente de abrir os cordões à bolsa se quiser superar a concorrência.

Na temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Famalicão, Yassir Zabiri soma 12 partidas: 10 na Liga Portugal Betclic e duas na Taça de Portugal. O avançado esquerdino disputou um total de 656 minutos, nos quais já leva quatro golos na conta pessoal.



Futebol

Viktor Gyokeres termina época na liderança após Arsenal - Aston Villa, mas seca continua

Antigo avançado do Sporting voltou a fazer parte das escolhas de Mikel Arteta na Premier League, em partida válida para a 19.ª jornada

Viktor Gyokeres foi titular sem qualquer golo ou assistência no Arsenal - Aston Villa, que os gunners venceram sem dificuldades
Viktor Gyokeres foi titular sem qualquer golo ou assistência no Arsenal - Aston Villa, que os gunners venceram sem dificuldades

31 Dez 2025 | 12:30 |

Icon Comentário0

No jogo de maior cartaz da 19.ª jornada da Premier League, o Arsenal confirmou o estatuto de líder e venceu, na última terça-feira, o Aston Villa, por 4-1, no Emirates Stadium. Viktor Gyokeres foi titular na partida, mas não conseguiu dar um pontapé na crise e voltou a não marcar qualquer golo.


O encontro começou equilibrado. Logo aos 7 minutos, o antigo avançado do Sporting criou perigo com um cabeceamento por cima da barra, ainda sem conseguir quebrar a sequência de jogos sem marcar em bola corrida. A resposta do Aston Villa surgiu pouco depois, com Ollie Watkins a desperdiçar uma boa oportunidade, após passe de Konsa, num lance em que o defesa levou a melhor sobre o internacional sueco - com quem Mikel Arteta se mostrou recentemente preocupado.


A primeira parte terminou sem golos, mas no segundo tempo o Arsenal entrou decidido e resolveu o encontro em poucos minutos, novamente através de bolas paradas. Aos 48’, Bukayo Saka bateu um canto e Gabriel Magalhães apareceu para inaugurar o marcador, num lance validado pelo VAR apesar do contacto com Emi Martínez.


Quatro minutos depois, novo golpe para os visitantes. Martin Odegaard conduziu a transição ofensiva e encontrou Zubimendi em zona frontal, com o médio espanhol a desviar a bola do alcance do guarda-redes argentino, fazendo o 2-0. Aos 69’, Leandro Trossard aproveitou uma sobra e colocou a bola colocada no fundo das redes e fez o 3-0.

Aos 78’, logo a seguir à saída de Gyokeres de campo, o Arsenal chegou ao 4-0. Trossard assistiu Gabriel Jesus, recém-entrado, que precisou de apenas dois toques para marcar. Já em tempo de compensação, aos 90’+4, Ollie Watkins reduziu e fixou o resultado final.


O Arsenal soma agora 45 pontos e lidera a Premier League, com cinco de vantagem, à condição, sobre o Manchester City. Já o Aston Villa viu cair uma série de onze vitórias consecutivas em todas as competições, mantendo-se no terceiro lugar, a seis pontos da liderança, numa época ainda assim muito positiva sob o comando de Unai Emery.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Craque do Sporting dá nega a Amorim e só pensa em ser tricampeão
Futebol

Craque do Sporting dá nega a Amorim e só pensa em ser tricampeão

31 Dez 2025 | 12:22

Icon Comentário0
Sporting não desiste de Luis Guilherme e prepara abordagem
Futebol

Sporting não desiste de Luis Guilherme e prepara abordagem

31 Dez 2025 | 09:42

Icon Comentário0
Após desgraça no Manchester United - Wolves, Amorim não esconde "frustração"
Futebol

Após desgraça no Manchester United - Wolves, Amorim não esconde "frustração"

31 Dez 2025 | 10:03

Icon Comentário0