Futebol
Tomás da Cunha deixa ressalvas sobre titular indiscutível do Sporting: "Não tem elaborado"
26 Jan 2026 | 12:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Em comentário relativo à vitória dos leões sobre o Arouca, comentador aborda algumas dificuldades mostradas pelo Clube de Alvalade
26 Jan 2026 | 13:26 |
Em análise pós jogo, esta relativa à vitória do Sporting por 2-1 frente ao Arouca no passada sábado, que contou para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Orlando Esteves referiu que os leões, apesar dos três pontos conquistados, apresentaram algumas dificuldades e que de momento "não se encontram no melhor nível exibicional".
"Sporting não esteve tão bem a nível exibicional"
"Foi um Sporting que fez do coração, da emoção, a sua mais valia para conseguir estes três pontos. Claramente num jogo onde não esteve tão bem a nível exibicional, um bocadinho também na linha daquilo que já tinha acontecido na última jornada. Teve aqui este jogo pelo meio contra o PSG na Champions, que foi muito bem conseguido, mas com características e circunstâncias totalmente diferentes", referiu Orlando Esteves, em comentário ao canal d'A Bola.
"Claramente um Sporting que especialmente na segunda parte teve algumas dificuldades perante um Arouca bem organizado, que individualmente também teve alguma capacidade, mas defensivamente mostrou valias que na primeira parte não estiveram tão evidentes", apontou o scout português.
"Sporting não conseguiu repetir o que já demonstrou ao longo da temporada"
Com isto, Orlando Esteves não deixou de parte as dificuldades que os leões têm apresentado ultimamente: "Também em virtude na continuidade das suas opções no onze, das necessidades de variar tanto, pelas dificuldades físicas que muitos dos seus jogadores têm tido [mas] agora felizmente com alguns regressos, como é o caso de Pote [...] A realidade é que o Sporting acaba por não conseguir ter um nível exibicional que já demonstrou ao longo desta temporada desportiva".
"Ainda assim, no último suspiro, consegue o mais importante, que são os 3 pontos. Aumentando as diferenças para o Benfica e reduzir para o Porto, sendo que os principais rivais ainda vão jogar nesta jornada", concluiu. É importante lembrar que o Benfica venceu ontem em casa, o Estrela da Amadora por 4-0, e o Porto defrontará hoje o Gil Vicente, pelas 20h15.
Jogador da equipa de Rui Borges tem sido tema de conversa recorrente e, ao que parece, os leões não descartam a possibilidade de o venderem
26 Jan 2026 | 13:03 |
Apesar de ter a renovação em cima da mesa, o Sporting não descarta a possibilidade de vender Geny Catamo no mercado de transferências do próximo verão, uma vez que o 'camisola 10' é um dos ativos que poderá render um bom encaixe aos cofres de Alvalade.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, a mesma data em que o internacional moçambicano celebra o seu 25.º aniversário, tendo mesmo já sido parabenizado pelos verdes e brancos através das redes sociais.
Vale lembrar que, na última janela de transferências de verão, Fenerbahçe e Aston Villa demonstraram interesse no extremo, mas as abordagens não convenceram o Sporting. Ainda assim, os responsáveis de Alvalade admitem negociar, no início da época 2026/2027, o seu passe por 20 milhões de euros para abrir conversações.
No entanto, a verdade é que Rui Borges não vê com os melhores olhos uma possível saída de Geny Catamo. O treinador dos leões acredita que o jogador é uma das peças mais importantes do plantel e não está disposto a perdê-lo sem dar luta.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 23 partidas. Nos 1.353 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com cinco golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Confira a publicação:
Emblema verde e branco entra na oitava e última jornada da Champions a lutar pelo top-8, sabendo que na quarta-feira precisará de contas afinadas
26 Jan 2026 | 12:44 |
O Sporting chega à oitava e última jornada da fase de regular da Liga dos Campeões com a tranquilidade do apuramento garantido, mas ainda com objetivos por cumprir. Com 13 pontos somados em sete jogos, fruto de quatro vitórias, um empate e duas derrotas, os leões sabem que ainda podem alcançar o grupo dos oito primeiros, que garante acesso direto aos oitavos de final da competição.
A equipa orientada por Rui Borges parte para a ronda decisiva que integra alguns nomes de peso, estes separados por curtas margens. Os leões têm os mesmos pontos que PSG, Newcastle e Chelsea, todos em zona de apuramento direto, e estão também próximos de outros emblemas como Barcelona, Manchester City, Atlético de Madrid e Atalanta, que seguem logo atrás.
Na quarta-feira, o Sporting enfrentará o Athletic Bilbao, numa partida em que não depende apenas de si para garantir o top-8. Além do resultado, a diferença de golos poderá ser determinante, uma vez que o regulamento estabelece esse critério como primeiro fator de desempate em caso de igualdade pontual, seguido dos golos marcados e do desempenho fora de casa.
Apesar da necessidade de recorrer à calculadora, o cenário é relativamente confortável para o Clube, que já assegurou pelo menos um lugar no play-off. Do outro lado estará um adversário pressionado, já que o Athletic Bilbao ocupa o 23.º lugar, com apenas oito pontos, e ainda não tem garantida a continuidade na competição.
Com isto, vale a pena recordar que o emblema verde e branco volta a entrar em campo nesta próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, pelas 20h00, frente à equipa basca, em Bilbau. Fechando assim a fase regular da UEFA Champions League. O árbitro da partida já foi decidido.
Tomás da Cunha deixa ressalvas sobre titular indiscutível do Sporting: "Não tem elaborado"
26 Jan 2026 | 12:42