Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

UEFA castiga Sporting! Alvalade interditado na Champions

Organismo que gere o futebol europeu anunciou medidas de punição ao Clube leonino. Em causa estão acontecimentos que ocorreram no último jogo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 17:43 |

Icon Comentário0

A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.


Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.


Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.


Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.

Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.



Futebol

Sporting está atento às contas da Liga dos Campeões e há vários cenários em aberto

Próxima edição da maior prova de clubes da Europa começa a ganhar forma e os leões estão no centro de uma equação que pode mexer com o futebol português

Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA
Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA

23 Mar 2026 | 18:16 |

Icon Comentário0

A UEFA Champions League de 2026/27 começa a ganhar contornos e o Sporting surge no centro de vários cenários que podem influenciar a presença portuguesa na prova. Com a época ainda em curso, as contas permanecem em aberto e dependem tanto dos resultados internos como das campanhas europeias.


Portugal tem, para já, pelo menos um lugar garantido na fase principal, reservado ao campeão nacional que, se tudo acabasse neste momento, seria o Porto. No entanto, o número total de representantes ainda pode aumentar, dependendo do desempenho coletivo dos clubes nas competições europeias desta temporada.


No caso específico do Sporting, existem diferentes caminhos possíveis para garantir presença direta na fase de liga. O mais direto passa pela conquista do tricampeonato, que assegura automaticamente o acesso sem necessidade de pré-eliminatórias. Outra possibilidade surge através das vagas adicionais atribuídas pela UEFA às federações com melhor desempenho europeu, cenário que continua em aberto e que mantém o clube atento às contas do ranking. Os leões estão no 14.º posto, com o resultado dos 90.000 pontos arrecadados ao longo dos cinco últimos anos.


Há ainda uma hipótese mais ambiciosa: a conquista da própria Liga dos Campeões. Um feito dessa dimensão garantiria automaticamente a presença na edição seguinte, reforçaria o posicionamento do futebol português e seria o momento mais alto da história do Clube de Alvalade.

Recorde-se que, nos quartos de final da prova milionária desta época, o Sporting irá defrontar o Arsenal. A partida da primeira mão será disputada em casa dos leões, a 7 de abril, com a segunda mão em Londres (15) - num reencontro esperado por muitos entre leões e Viktor Gyokeres.



Futebol

Última hora! Conhecido o tempo de paragem de Nuno Santos no Sporting

'Camisola 11' dos verdes e brancos saiu em dificuldades ao decorrer do minuto 26 frente ao Alverca, sendo substituído por Georgios Vagiannidis

Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo
Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo

23 Mar 2026 | 17:10 |

Icon Comentário0

Nuno Santos já conhece o tempo estimado de paragem após a lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida na primeira parte do Alverca - Sporting, encontro que marcou a sua primeira titularidade 512 dias depois da grave lesão no joelho direito que o levou à cirurgia: 15 a 20 dias.


O problema não é considerado grave, mas deverá afastar o ala por entre duas a três semanas. Na prática, o jogador de 31 anos falha pelo menos a receção ao Santa Clara, relativa à 28.ª jornada da Liga, e está em dúvida para os dois jogos frente ao Arsenal, a 7 de abril, em Alvalade, e a 14, no Emirates. A presença na primeira mão está descartada, mantendo-se ainda a possibilidade de recuperação a tempo da segunda.


Recorde-se que Nuno Santos saiu em lágrimas após a lesão, sendo confortado pelos colegas antes de se sentar no banco. Na segunda parte, já apresentou um semblante mais tranquilo e, no final, recebeu um cântico especial dos adeptos sportinguistas.


Vale lembrar que, na conferência de imprensa após a partida, Rui Borges também comentou a situação: "É muscular, não tem nada a ver com joelhos, graças a Deus. É natural. Um jogador que esteve 15 meses parado corre estes riscos, infelizmente. Quando volta, o corpo vai chiar em alguns sítios, como eu digo lá cima. Sei que é lesão, vai ser avaliado nos próximos dias, de certeza".

Nuno Santos – avaliado em 5 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 202 encontros, 34 golos, 43 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



Futebol

Cartão amarelo para Luis Suárez? Iturralde González avalia caso no Sporting

Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade

Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo
Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo

23 Mar 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.


Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"


"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record. 


O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.

Iturralde González: "Faltou sensibilidade"


Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".

O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez
Futebol

Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez

23 Mar 2026 | 13:51

Icon Comentário0
Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."
Futebol

Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."

23 Mar 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
Futebol

Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"

23 Mar 2026 | 11:45

Icon Comentário0