Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Comentador analisou forma como emblema verde e branco deveria encarar mercado de transferências do próximo verão de 2026
09 Mai 2026 | 13:06 |
Giorgi Kochorashvili não conseguiu adaptar-se à equipa do Sporting. Esta é a visão de Bernardo Ribeiro, que pensa que o Clube liderado por Frederico Varandas terá de mexer muitas peças para a próxima temporada desportiva 2026/2027.
B. Ribeiro: "Outras por manifesta inadaptação ao clube, como 'Kocho'"
"O Sporting vai ter uma dura reorganização pela frente. A estrutura entende que a equipa chegou a um fim de ciclo e são previstas grandes mexidas no balneário. Umas porque a champions realizada deixou àgua na boca em relação a vários jogadores (Maxi, Hjulmand ou Trincão), outras por manifesta inadaptação ao clube, como 'Kocho'", escreveu, no seu texto de opinião ao jornal Record.
O diretor do mesmo órgão comunicacional avisa que os leões têm de ser assertivos no mercado. "Em cima disto, Rui Borges precisa de ajuda no que é a gestão de um balneário que deve sentir que faz todo parte de um todo... e que qualquer um pode jogar a qualquer altura. Por tudo isto, o leão precisa de uma maior taxa de acerto no mercado do que esta época. Até porque se o Porto já está forte, provavelmente mais forte ficará", alerta.
Vale lembrar que o Kochorashvili está de saída do Sporting no final da temporada. O internacional georgiano não conseguiu afirmar-se em Alvalade desde a chegada aos leões. O Getafe é um dos interessados no médio, juntamente com Rayo Vallecano, Girona e Levante.
Esta temporada ao serviço do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 5 milhões de euros - já participou em 25 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, dois na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Em 964 minutos, o médio contabiliza duas assistências.
No verão passado, Aston Villa e Fenerbahçe chegaram a avançar com propostas na ordem dos 20 milhões de euros, mas leões recusaram
09 Mai 2026 | 12:28 |
Geny Catamo terminou a temporada a ganhar um estatuto reforçado no Sporting e passou a integrar o lote de jogadores considerados intransferíveis pela SAD leonina. O extremo moçambicano, de 25 anos, afirmou-se como uma das peças mais importantes do plantel de Rui Borges e alterou os planos.
Ainda assim, o mercado continua atento ao jogador. No verão passado, Aston Villa e Fenerbahçe chegaram a avançar com propostas na ordem dos 20 milhões de euros, mas o Sporting recusou. Agora, com a sua valorização, a SAD só equaciona abrir negociações por valores perto dos 30 milhões.
A cobiça internacional mantém-se forte. Clubes da Premier League, Ligue 1 e Serie A, nomeadamente a Fiorentina, seguem o jogador de perto. Já antes, Lyon e Nápoles tinham demonstrado interesse. O Sporting, no entanto, mantém a posição de não querer negociar, segundo o jornal 'A Bola'.
A renovação até 2029 e a cláusula de 60 milhões de euros refletem essa postura. Depois de vários empréstimos antes da afirmação na equipa principal, voltou a ser decisivo, confirmando-se como uma das grandes figuras do plantel leonino.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 20 milhões de euros - soma 44 partidas: 27 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 2.954 minutos que esteve dentro das quatro linhas, conta com oito golos e quatro assistências.
Possibilidade do 'Special One' rumar ao Real Madrid ganhou força nos últimos dias, com as duas partes já a discutirem termos de um eventual acordo
09 Mai 2026 | 11:46 |
Marco Silva é o principal candidato a assumir o comando técnico do Benfica. A possibilidade de José Mourinho rumar ao Real Madrid ganhou força nos últimos dias, com as duas partes já a discutirem os termos de um eventual acordo para as próximas temporadas.
Rui Costa e Mário Branco não querem ser apanhados de surpresa e avançaram para contactos exploratórios. O antigo treinador do Sporting é um nome que há muito reúne consenso na estrutura encarnada. O treinador do Fulham agrada à direção benfiquista desde os tempos de Luís Filipe Vieira e voltou a ganhar força depois da saída de Roger Schmidt.
A ligação próxima a Mário Branco, com quem trabalhou no Estoril, reforça ainda mais a candidatura do técnico português ao banco da Luz. Outro fator considerado importante prende-se com a situação contratual. Marco Silva termina vínculo com o Fulham no final da temporada e, por isso, surge mais acessível ao Benfica do que em anos anteriores.
Apesar de ser o alvo prioritário, a resposta do técnico deixa tudo em aberto. O mesmo pretende um projeto sólido e um contrato de longa duração, sabendo também que pode ter outras oportunidades em Inglaterra, incluindo uma eventual aproximação do Chelsea.
De recordar que Marco Silva orientou a equipa principal do Sporting na temporada 2014/15, tendo realizado 53 jogos, sendo que venceu 31, empatou 15 e perdeu sete. No final da época, em que venceu uma Taça de Portugal, o treinador português foi despedido por Bruno de Carvalho.