Futebol
Jogo em Munique vale problema dos grandes e Sporting acaba prejudicado frente ao Athletic
18 Dez 2025 | 10:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Turma de Rui Borges entra em campo esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, para disputar o acesso aos quartos-de-final da prova rainha
18 Dez 2025 | 12:39 |
O AFS garantiu, na última quarta-feira, 17 de dezembro, um lugar nos quartos de final da Taça de Portugal, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 1-0, no Estádio D. Afonso Henriques. Caso o Sporting vença o Santa Clara, o emblema avense será o seu adversário na próxima ronda da prova rainha.
A equipa da Vila das Aves, atual lanterna-vermelha da Liga Portugal Betclic, assinou uma das grandes surpresas da competição graças a um golo apontado por Tunde Akinsola, aos 41 minutos. O avançado nigeriano aproveitou uma das poucas ocasiões criadas pelos visitantes para bater o guarda-redes vimaranense e silenciar as bancadas.
O Vitória ainda teve uma oportunidade soberana para repor a igualdade na segunda parte, mas Camara Jr desperdiçou uma grande penalidade aos 55 minutos, mantendo a vantagem mínima dos avenses até ao apito final da partida.
Assim sendo, ainda antes de entrar em campo nesta fase da Taça de Portugal, o Sporting vê confirmado quem poderá ser o seu adversário no próximo teste. Curiosamente, o último jogo da turma orientada por Rui Borges foi mesmo frente ao AFS, a quem os leões venceram, por 6-0, no último sábado, dia 13 de dezembro.
O Sporting volta a entrar em campo já esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Vasco Matos, jogar-se-á no Estádio de São Miguel, pelas 18h45.
Conhecido empresário português foi o principal responsável pela ida do capitão da Seleção Nacional para Old Trafford pela segunda vez
18 Dez 2025 | 12:03 |
O regresso de Cristiano Ronaldo ao Manchester United foi uma das grandes novelas do verão de 2021. Após vários rumores que apontavam o internacional português ao rival Manchester City, acabaram por ser os red devils a garantir o avançado, numa segunda passagem por Old Trafford que, ainda assim, terminou de forma atribulada e marcada pelo conflito com Erik ten Hag.
De acordo com uma extensa reportagem publicada esta quarta-feira pelo Daily Mail, Jorge Mendes esteve na origem das fortes associações de CR7 ao City, numa estratégia destinada a pressionar o Manchester United a avançar para o negócio. Segundo o jornal britânico, o alegado interesse do clube orientado por Pep Guardiola nunca terá sido real.
A publicação descreve o processo como uma verdadeira "jogada de mestre" do empresário português, que terá deixado o United "em pânico" ao fazer crer que Cristiano Ronaldo "já tinha a caneta na mão" para assinar pelo rival da cidade.
"Isso criou pânico. A ideia de ele marcar pelo City contra o United era demais para eles. Estavam aterrorizados com a reação dos adeptos", revelou uma fonte ao Daily Mail, acrescentando que a contratação de Cristiano Ronaldo contrariava, na prática, o projeto que Ole Gunnar Solskjaer pretendia implementar.
Apesar de o negócio - avaliado em cerca de 20 milhões de libras - parecer irrecusável para um jogador do estatuto de Cristiano Ronaldo, a mesma fonte refere que o avançado português acabou por ser uma presença "perturbadora" no balneário, desde logo pelo salário superior a 500 mil libras semanais.
Terá existido ainda tensão em torno da liderança do grupo, nomeadamente pelo desejo de retirar a braçadeira de capitão a Harry Maguire, situação que contribuiu para desequilíbrios internos. O próprio Solskjaer reconheceu mais tarde o impacto dessa dinâmica: "Talvez tenha afetado o balneário. Ele foi o melhor marcador dessa época, mas eu fiquei sem emprego dez semanas depois".
Treinador português acabou por levar uma das grandes figuras do plantel verde e branco e revelou todo o processo da sua contratação
18 Dez 2025 | 11:30 |
Paulinho - que recentemente se sagrou campeão - acabou por deixar o Sporting depois de se sagrar campeão nacional com Ruben Amorim, altura pela qual assinou pelo Toluca, do México. Agora, Renato Paiva, ex treinador do Benfica, revelou todo o processo que levou o avançado português a sair de Alvalade e como convenceu os dirigentes mexicanos a pagarem quase 8 milhões de euros pelo jogador.
Renato Paiva: "Surge a hipótese Paulinho e eu disse que era para ontem"
"Surge a hipótese Paulinho e eu disse que era para ontem, vou já buscá-lo. Ligo ao Paulinho e o Paulinho está em Cancun, de férias. Eu disse ao Paulinho, “tu daí, vens já para aqui”", começou por contar o técnico luso, em conversa no podcast 'Sem Filtros', da Liga Portugal.
De acordo com o treinador, Paulinho ainda pensou duas vezes, mas tinha noção que, se ficasse no Sporting, continuaria na sombra de Viktor Gyokeres. Depois de se aconselhar com Ricardo e André Horta e pedir referências sobre Renato Paiva, o antigo 'camisola 20' dos leões ligou ao treinador com um 'sim'.
"Fui buscar todo o percurso do Paulinho. Vejam só, desde a terceira divisão, num clube mais pequeno, clube médio, clube grande e ele fez sempre golo. Isto é um indicador. Há um determinado momento em que o meu diretor diz assim: “Oh Renato, isto é algum dinheiro. Tens a certeza?”", prosseguiu Renato Paiva, enquanto contava o processo de convencer os dirigentes do Toluca, com quem até apostou um jantar.
"Tenho duzentos por cento de certeza e vou-lhe dizer mais. Você vai pagar-me um jantar porque você vai contratar o melhor marcador do campeonato", atirou, ao que o dirigente em questão respondeu: "Ah, isso também já é um exagero porque está aqui o Gignac, o Chicharito…".
No entanto, Paulinho não só acabou por se tornar o melhor marcador do Torneio de Abertura como voltou a ser o maior artilheiro nos dois torneios seguintes da liga mexicana: "Ele teve de me pagar o jantar porque o Paulinho já leva três torneios e foi três vezes o melhor marcador do campeonato".
Confira as declarações de Renato Paiva:
Jogo em Munique vale problema dos grandes e Sporting acaba prejudicado frente ao Athletic
18 Dez 2025 | 10:04
Fotis Ioannidis pode ter surpresa das grandes à espera no Santa Clara - Sporting
18 Dez 2025 | 09:38
Pedro Proença 'perde' contra o Sporting e processo é finalmente concluído
18 Dez 2025 | 09:26