Futebol
Antes do Athletic Bilbao - Sporting, Rui Borges atira a craque dos leões: "Vai-me chatear..."
27 Jan 2026 | 19:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Treinador dos verdes e brancos abordou a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, frente ao Athletic Bilbao, da próxima quarta-feira
27 Jan 2026 | 19:41 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting, esta terça-feira, dia 27 de janeiro. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, às 20h00, em San Mamés. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, desde o percurso "extraordinário" na Liga dos Campeões, ao relógio Casio de 20 euros.
O Sporting nunca venceu em Espanha. É uma motivação?
"É algo que me ultrapassa, também acho que nunca joguei com uma equipa espanhola. Passa-me ao lado. Estamos focados e há vontade de fazer algo que ficará marcado. Temos de ser iguais a nós próprios. Vamos defrontar uma grande equipa, com uma identidade muito própria. Sabemos das dificuldades mas vamos com ambição e tentar fazer o melhor. E no fim veremos qual é a consequência. Nada apaga o nosso trajeto fantástico"
Impacto do regresso de Nuno Santos
"Tem um impacto grande. Já falei várias vezes do impacto que ele tem no grupo. É experiente e muito importante para o grupo, enquanto atleta, colega. Vai-me chatear muito a cabeça, mas faz parte. É a personalidade dele. Por tudo o que ganhou, é importantíssimo para o grupo. É notório o que representa à volta dele e o que aguentou nos últimos 15 meses. Um guerreiro autêntico, há poucos, muito poucos como ele. Sou um treinador feliz. Quando cheguei não pude contar com ele, agora posso. Acrescenta qualidade, tudo à equipa. Enquanto caráter, qualidade e exemplo, conta muito"
Que Sporting vai ser no San Mamés?
"Vai ser um Sporting igual a si próprio. Em alguns momentos pressionante, mas do outro lado há qualidade e também podemos ficar num bloco baixo. Não fugimos da nossa identidade e ideia de jogo. Mas dentro da ideia, vamos alterando comportamentos, sempre com a intenção de nos superiorizarmos. É uma grande equipa, das mais tituladas em Espanha. Tem individualidades muito boas que podem resolver"
Aborrecido se não chegar ao top-8?
"Quando não se ganha, ficamos sempre aborrecidos, mas muito orgulhoso por tudo o que temos demonstrado. O aborrecido tem a ver com a ambição de querermos ser melhores. Em termos de calendário era ótimo, no sentido de ter a equipa mais pronta e capaz, controlar cansaço. Era fantástico. Não jogaremos a pensar nisso, mas sim em ganhar e criar história"
Quando houve afirmação da equipa?
"O primeiro jogo, com o Kairat em casa, em que ganhámos. A humildade de perceber quem defrontámos. Sabem a competição que disputamos, a qualidade que existe. A ambição deles, não só na Champions como em todas as provas, eles sabem que representam um grande clube e dignificam-no da melhor maneira. Têm sido extraordinários"
Qual será a chave para ganhar?
"A chave é a nossa humildade, capacidade de perceber o que temos que fazer em cada momento do jogo. Não fugimos ao que somos. Em termos ofensivos, é natural que digam que temos sido muito fortes, mas defensivamente também, caso contrário não tínhamos os pontos que temos. Este equilíbrio é o que temos que ter amanhã. É uma excelente equipa, bem orientada. Mentalmente temos que saber perceber os momentos do jogo, perceber o ambiente, a vontade do Athletic em querer ganhar. Gostamos de ter bola e temos que estar preparados em momentos de perda"
Como se define como treinador?
"Eu sinto-me uma pessoa simples e o Casio está lá sempre. 20 euros. 19,90€. Lembro-me do trajeto e do que me custou. Não é por estar aqui que vou ter um relógio de mil euros. Agora os estádios têm todos cronómetros, nem precisava de relógios. Sou simples e humilde Q.B. Sou muito honesto, direto com toda a gente, amigo do amigo e serei sempre grato a quem me ajuda. Serei sempre assim, o Rui de Mirandela"
Treinador dos verdes e brancos acabou por falar sobre as lesões em Alvalade, além dos regressos e reforços para o encontro frente ao Athletic Bilbao
27 Jan 2026 | 19:27 |
Com os habituais problemas de lesões em Alvalade, Rui Borges foi questionado sobre as suas opções para a defesa do Sporting frente ao Athletic Bilbao, fruto do regresso de Eduardo Quaresma e à gestão de Ousmane Diomande, que parece estar finalizada.
Diomande? Temos que andar à procura dos melhores índices"
"Quanto ao Ousmane, temos que andar à procura dos melhores índices, faz parte", vincou o treinador dos leões sobre o internacional costa-marfinense, que acabou por não ser utilizado em três partidas desde que regressou da Taça das Nações Africanas: Casa Pia, PSG e Arouca.
"Com jogo ou sem jogo, ele vai adaptar-se"
De seguida, Rui Borges falou sobre Eduardo Quaresma, fazendo algumas revelações sobre a postura do jogador: "O Edu também. Quero frisar o querer treinar e estar disponível. Deixou-me feliz. Nada preocupado com o problema que teve e super motivado. A vontade dele jogar é tanta, independentemente da adaptação à máscara. Com jogo ou sem jogo, ele vai adaptar-se. Estou feliz por vê-lo super motivado".
Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no 10.º lugar da tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente ao Athletic Bilbao, no Estádio de San Mamés.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Internacional belga não seguiu viagem com a restante comitiva da equipa do Clube de Alvalade para Espanha, para defrontar o Athletic Bilbao
27 Jan 2026 | 19:14 |
Rui Borges foi questionado sobre o facto de Zeno Debast não ter seguido para Bilbau com a restante equipa do Sporting, falhando assim a oitava e última jornada desta fase da Liga dos Campeões, que se disputa já na quarta-feira. O técnico leonino explicou o motivo.
"O Debast achámos melhor ter uma gestão física. Não há mais ninguém, pois não? Eram tantos...", deixou claro o treinador dos verdes e brancos, acabando por não se alongar na questão dos jornalistas sobre a ausência do internacional belga.
Vale lembrar que, nos 15 minutos de treino abertos à comunicação da manhã desta terça-feira, Zeno Debast estava com os restantes companheiros de equipa no relvado da Academia Cristiano Ronaldo, acabando a sua ausência na convocatória por ser uma surpresa.
Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 13 pontos na prova e estão no 10.º lugar da tabela classificativa. O próximo jogo na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h00, frente ao Athletic Bilbao, no Estádio de San Mamés.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.