Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Treinador do emblema azul e branco mencionou os leões quando lançava o próximo jogo dos dragões, e fez uma referência curiosa às últimas temporadas
03 Dez 2025 | 17:36 |
Francesco Farioli admitiu que o Porto tem alguma diferença a recuperar para o Sporting, e utilizou as duas últimas temporadas para ilustrar o seu exemplo. O treinador dos dragões esteve presente em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Vitória de Guimarães, a valer para a Taça da Liga. Relembrar que o técnico italiano esteve perto de roubar um reforço aos leões.
Francesco Farioli: "Vimos de duas temporadas com uma diferença total de 29 pontos para o Sporting"
O treinador foi questionado sobre o facto da equipa estar prestes a disputar o 20º jogo da época, o que coincide com as duas dezenas de partidas de Francesco Farioli no comando técnico do Porto. Explicou o que o número significa, e mencionou tanto o Sporting como o Benfica.
"Tem sido muito positivo, sobretudo, pelo nível de compromisso do grupo, pela rapidez com que mudou de mentalidade... Se regressar a 15 de julho, à primeira reunião com os jogadores e as emoções que andavam por aqui à volta, e olharmos para onde estamos hoje, penso que fizemos um bom trabalho", começou por dizer Francesco Farioli.
O treinador do Porto prosseguiu: "Graças aos jogadores, é claro, e às pessoas que trabalham comigo todos os dias, porque o nível de compromisso neste clube é surreal. Dá para perceber se estiverem cá todos os dias. Fizemos o nosso trabalho, ao dar a volta à situação".
"Mas não podemos acreditar que encurtámos distâncias ou que o trabalho está feito, porque vimos de duas temporadas com uma diferença total de 29 pontos para o Sporting e de quase 20 para o Benfica. O facto de estarmos de volta ao trilho é um bom feito, mas o trabalho é enorme. Temos de pressionar, de trabalhar, de exigir em busca dos nossos objetivos", rematou Francesco Farioli, sem esquecer as duas últimas épocas, onde os leões conquistaram o bicampeonato.
Treinador verde e branco voltou a orientar um treino da equipa verde e branca, onde houve uma novidade positiva, e outra nem tanto, para o Clube de Alvalade
03 Dez 2025 | 17:25 |
Pedro Gonçalves continua o regresso à melhor forma, e voltou a treinar sem qualquer limitação, a apenas dois dias do Benfica - Sporting, dérbi a contar para a 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O médio português esteve lesionado recentemente, mas já somou alguns minutos na última partida, com o Estrela da Amadora.
Rui Borges voltou a orientar um treino do plantel principal do Sporting, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, depois de uma folga concedida aos jogadores verdes e brancos. Em relação a boas notícias, Pedro Gonçalves foi o grande destaque, uma vez que não apresentou qualquer retrocesso na recuperação da lesão que sofreu recentemente.
Por outro lado, Fotis Ioannidis continua de fora das opções de Rui Borges, o que deixa mais perto a confirmação da sua ausência no Benfica - Sporting. O avançado helénico lesionou-se na mesma partida que Pedro Gonçalves, mas ainda não recebeu o 'ok' para voltar à competição.
Sendo assim, Fotis Ioannidis juntou-se a Zeno Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança, no lote de jogadores do Sporting entregues à Unidade de Performance do Clube de Alvalade. De resto, Rui Borges pode contar com todos os jogadores, naquele que vai ser o penúltimo treino antes do jogo com o Benfica.
O Sporting faz, na próxima quinta-feira, dia 4 de dezembro, o último treino com vista ao Benfica - Sporting. Depois disso, Rui Borges vai estar perante os jornalistas, para a conferência de imprensa de antevisão ao dérbi da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, marcado para a próxima sexta-feira, 5 de dezembro, pelas 20h15, no estádio da luz.
Extremo moçambicano e defesa-central costa-marfinense são baixas para os leões em breve, e estão quase a abandonar Alvalade, após decisão da FIFA
03 Dez 2025 | 16:27 |
Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting no próximo dia 15 de dezembro, caso vejam confirmadas as suas convocatórias para a Taça das Nações Africanas (CAN). Tanto Moçambique como a Costa do Marfim tem as suas presenças garantidas na competição que arranca a 21 de dezembro.
A decisão vem diretamente da FIFA. O organismo que tutela o futebol mundial emitiu um comunicado, onde obriga os clubes a libertar os jogadores convocados para a CAN no próximo dia 15 de dezembro, exatamente uma semana antes do arranque da competição continental.
"Seguindo a abordagem adotada para o Mundial'2022, o período para dispensa dos jogadores será reduzido em sete dias e começa em 15 de dezembro", explicou a FIFA, numa medida tomada para minimizar o impacto da ausência dos atletas nos emblemas que representam.
A FIFA incentiva, ainda, clubes, jogadores e federações a negociarem, com uma base de boa-fé, o libertar dos jogadores para as respetivas seleções nacionais. O organismo presidido por Gianni Infantino reserva para si o poder de decisão, em caso de conflitos onde uma resolução entre as três partes não é possível.
Para o Sporting de Rui Borges, isto significa que tanto Geny Catamo - presença garantida na Seleção de Moçambique - e Ousmane Diomande - que ainda tem a sua presença na competição em dúvida - vão deixar o clube a meio de dezembro, e falhar um período crítico para a temporada verde e branca.