Futebol
Galatasaray prepara queixa à UEFA e Sporting é alvo de acusação: "Jogaram com 12"
11 Set 2026 | 11:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Antigo avançado dos verdes e brancos deixou a sua análise à estreia dos leões na presente edição da Liga dos Campeões, com uma importante vitória
11 Set 2026 | 14:00 |
Carlos Saleiro considera que o Sporting está a encontrar cada vez mais estabilidade depois da profunda remodelação sofrida no verão. Após a vitória por 3-1 frente ao Galatasaray, o antigo avançado dos leões destacou Luis Suárez como peça fundamental e mostrou confiança na evolução de Rodrigo Zalazar.
Carlos Saleiro: "Suárez é claramente o melhor avançado"
Em declarações ao ‘Desporto ao Minuto’, Saleiro começou precisamente pelo internacional colombiano. “Claramente que é muito importante o Suárez estar bem fisicamente e também psicologicamente, porque é um jogador, a meu ver, imprescindível no modelo de jogo do Sporting. É claramente o melhor avançado".
O antigo jogador leonino acredita que o pior momento de Suárez já ficou para trás. “Obviamente, passou por uma fase menos positiva, até por conta das expectativas do mercado, tanto para ele como para os adeptos e mesmo para a estrutura. Mas, olhando para aquilo que foram os últimos jogos e até as últimas declarações do Suárez, o Suárez está de volta".
Saleiro reforçou ainda a importância do 'camisola 97' para o funcionamento coletivo. “Acho que é super importante porque, como disse, é o melhor avançado, faz golos e faz a equipa também jogar melhor. Se o Suárez estiver bem, o Sporting só tem a ganhar com isso”.
Carlos Saleiro: "O Zalazar é este tipo de jogador, com muita raça"
Outro dos nomes abordados foi Rodrigo Zalazar, que marcou um grande golo diante do Galatasaray. “O Zalazar é este tipo de jogador, com muita raça, que se entrega totalmente ao jogo, útil em, pelo menos, duas posições, neste estilo de jogo do Sporting, neste sistema tático. É um jogador que é uma mais-valia".
O ex-avançado dos leões pediu também tempo para o uruguaio se adaptar. “Obviamente que tem de ter uma adaptação para poder assimilar novas ideias, conhecer novos colegas e ambientes. Acho que é tudo natural. Agora, a entrega que ele tem, para mim, é muito importante. Fez um grandíssimo golo e acho que vai dar-lhe mais confiança. Este tipo de golo faz com que as pessoas olhem para ele outra vez de maneira diferente".
Carlos Saleiro: "Não se percebeu a ausência do Flávio Gonçalves"
Carlos Saleiro admitiu ainda ter estranhado a ausência de Flávio Gonçalves do onze inicial frente ao Galatasaray. “Olhando para aquilo que foram os últimos onzes do Sporting, não se percebeu a ausência do Flávio Gonçalves, mas também não sabemos como estava fisicamente e como é gerida a carga de jogos".
Ainda assim, mostrou-se convicto de que o jovem voltará rapidamente à titularidade. “O Flávio merecia ser titular. Acho que, na próxima jornada, vai voltar ao onze, porque tem feito um início de temporada muito bom e é mais uma agradável surpresa da Academia do Sporting, e isso é de valorizar".
Sobre a caminhada europeia, Carlos Saleiro entende que os leões têm argumentos para voltar a chegar longe. “Acho que o Sporting está cada vez melhor, mais estável, mais seguro, com os jogadores a conhecerem-se melhor. E acho que isto, obviamente, traz-nos, nestes últimos jogos, algumas recordações passadas que foram de sucesso no clube".
Vitória da turma orientada por Rui Borges diante do Galatasaray impulsionou os verdes e brancos da forma mais positiva na Europa para 2026/27
11 Set 2026 | 13:13 |
A vitória por 3-1 frente ao Galatasaray não valeu apenas os primeiros três pontos ao Sporting na Liga dos Campeões. O resultado permitiu também aos leões subir no ranking da UEFA e aproximarem-se ainda mais do Porto, atualmente o clube português mais bem colocado.
Com o triunfo alcançado em Alvalade na última quarta-feira, graças aos golos da autoria de Geny Catamo, Luis Suárez e Rodrigo Zalazar, o Sporting passou a ocupar o 17.º lugar do coeficiente europeu, ultrapassando Club Brugge e Chelsea.
Os verdes e brancos somam agora 76.000 pontos e estão a apenas 750 do Porto, que ocupa a 15.ª posição com 76.750. Entre os dois emblemas portugueses surge apenas a Fiorentina, onde atua Pedro Gonçalves, com 76.250 pontos.
O Benfica aparece mais abaixo, no 21.º posto, com 70.000 pontos. As águias disputam esta temporada a Liga Europa e têm encontro marcado com o Milan no próximo dia 16. Agora, uma nova vitória dos leões poderá permitir à equipa de Rui Borges ganhar ainda mais terreno na classificação da UEFA.
O Sporting terá nova oportunidade para continuar a somar pontos no coeficiente europeu diante do Lens, na próxima jornada da fase de liga da Champions League. A partida está agendada para dia 13 de outubro, pelas 17h45, em França.
Treinador dos verdes e brancos pode perder o jogador por um período de tempo em breve fruto das suas exibições recentes pela turma de Alvalade
11 Set 2026 | 12:41 |
Issa Doumbia está cada vez mais perto de chegar à seleção principal de Itália. Roberto Mancini deslocou-se a Alvalade para observar presencialmente o médio do Sporting e terá saído convencido com aquilo que viu do 'camisola 77'.
Com base em informações da imprensa italiana, o selecionador terá mesmo decidido incluir Doumbia na próxima convocatória para os compromissos da Liga das Nações, desfalcando assim os trabalhos de Rui Borges durante esse período. O físico, a capacidade de chegada a zonas adiantadas e o elevado tempo de utilização nos leões agradam particularmente a Mancini.
A possível chamada surge depois de uma ascensão rápida do centrocampista. Após se destacar ao serviço do Veneza, primeiro na Serie B e depois na Serie A, Doumbia rumou a Alvalade e praticamente não precisou de período de adaptação para conquistar Rui Borges.
O médio foi titular nos seis encontros disputados pelo Sporting até ao momento, cinco no campeonato e um na Liga dos Campeões, somando 491 minutos e uma assistência. A regularidade apresentada desde que chegou aos verdes e brancos ajudou a reforçar a candidatura à seleção transalpina.
A decisão ganha especial significado depois de o futuro internacional de Doumbia ter sido motivo de atenção nos últimos meses. O jogador também estava no radar da Costa do Marfim, mas a intenção de representar Itália ganhou força e a aguardada chamada de Mancini poderá agora concretizar esse cenário.