Futebol
Oficial! Sporting 'livra-se' de Jeremiah St. Juste, mas fica de mãos a abanar
22 Jan 2026 | 16:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Recente série negativa do conjunto secundário dos verdes e brancos tem sido tema de conversa em Alvalade nas últimas semanas
23 Jan 2026 | 03:00 |
A estrutura do Sporting mantém total confiança em João Gião, apesar do ciclo negativo recente. Segundo apurou o nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, a administração liderada por Frederico Varandas não equaciona abdicar do treinador da equipa B. A Direção acredita nas capacidades do técnico para inverter o rumo dos acontecimentos rapidamente.
Os responsáveis da SAD consideram que o timoneiro de 39 anos é a pessoa certa no lugar certo. Existe a convicção interna de que esta fase menos boa será ultrapassada com trabalho e estabilidade, enquanto, neste momento, o foco se mantém no desenvolvimento de talentos na Academia Cristiano Ronaldo, sem ceder a pressões externas ou resultados imediatos.
O apreço pelo trabalho desenvolvido é tanto que o Clube chegou a debater a renovação do vínculo laboral, tal como avançou o Leonino, em Exclusivo. Além do bom início de temporada - agora manchado pelas derrotas recentes -, João Gião conseguiu, inclusive, a subida à Liga 2, após sete anos do Clube de Alvalade na Liga 3.
Desportivamente, o momento atual não é o melhor, com cinco derrotas consecutivas na Segunda Liga. A formação secundária dos leões ocupa agora o terceiro posto da tabela classificativa, somando 18 jogos, nove vitórias, dois empates e sete desaires. A diferença de golos fixa-se nos 27 marcados e 15 sofridos.
João Gião chegou ao Sporting no final de março de 2020, depois da saída de João Pereira para os turcos do Alanyaspor. Desde então, o técnico - que trabalhou na formação do Benfica e foi adjunto de equipas como Sacavenense, Pinhalnovense, Melaka United, Académica, Grasshoppers, Lausanne-Sport e Paços de Ferreira - liderou 26 encontros, tendo vencido 14, empatado quatro e perdido oito.
Em rescaldo relativo à grande noite europeia, desta passada terça-feira, antigo jogador dos leões elogia o atual camisola 97, mas lembra o sueco
22 Jan 2026 | 17:50 |
Luis Suárez continua a provar ter sido uma aposta certeira na hora de o Sporting - que sente falta de duo importante - arranjar um substituto para carregar a pesada herança deixada por Viktor Gyokeres. É isso que defende Carlos Saleiro, antigo avançado dos leões que se mostrou particularmente impressionado com as qualidades e golos do internacional colombiano, após a vitória do Clube sobre o PSG (2-1), na passada terça-feira, para a Liga dos Campeões.
"Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou"
"Sinceramente, eu desconhecia o Luis Suárez. Vindo de uma segunda Liga espanhola para o Sporting, que joga Liga dos Campeões e que luta pelo tricampeonato, a expectativa era grande. O Sporting deu uma verba muito grande, mas acertou", começou por refletir, em declarações ao Notícias ao Minuto.
"Acredito que para a maioria dos adeptos em Portugal o Suárez era desconhecido. Era sempre uma incógnita, mas desde os primeiros jogos que notou-se que queria acrescentar muito e dar continuidade àquilo que o Gyokeres tinha dado. Está a ser uma grande surpresa, uma agradável surpresa para todos os Sportinguistas. Está a corresponder ao valor da transferência. Mais uma boa exibição, mais dois golos", vinca o antigo avançado dos leões.
"Gyökeres foi super importante para o Sporting"
"Obviamente que os tempos vão mudando e vão aparecendo mais jogadores, mas olhamos sempre para este tipo de jogadores como referências: Beto Acosta, Mário Jardel, Liedson e tantos outros. Foram super importantes e tiveram o seu contributo mais acentuado. Nunca podemos, na minha opinião, deixar de lado quem realmente contribuiu e o Gyokeres foi super importante nos últimos dois anos para o Sporting", aponta.
"Sabe ligar bem o jogo, movimenta-se também muito bem, tem aquela energia da América do Sul e faro pelo golo. Essas características mais técnicas estão bem vincadas no Suárez. Isso torna-o muito completo e um pouco diferente daquilo que era o Gyokeres. Como já disse, o Suárez está a corresponder em todos os jogos, tendo em conta o que vinha rotulado e o preço que custou", argumenta, fazendo menção aos mais de 20 milhões investidos pelo Sporting no último verão.
Já a pensar no duelo frente aos lobos, que acontecerá no próximo sábado, técnico leonino sentiu a falta de peças importantes do plantel
22 Jan 2026 | 17:26 |
O Sporting voltou a trabalhar na manhã desta quinta-feira na Academia Cristiano Ronaldo e acelera a preparação para a deslocação a Arouca, referente à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. No entanto, Rui Borges - que perde atleta para os Países Baixos - ainda não contou com Ousmane Diomande e Pote no relvado.
A ausência dos dois jogadores dos leões é surpreendente, pois o próprio treinador comentou em recentes conferências de imprensa, que há esperança de que ambos possam recuperar das respetivas lesões a tempo de integrarem a convocatória dos leões.
Ao lote de disponível volta o capitão Morten Hjulmand, depois de ter cumprido um jogo de castigo na última jornada, com o Casa Pia. Ainda sob a alçada da Unidade de Performance, além de Diomande e Pedro Gonçalves, estão Ioannidis, Salvador Blopa, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e Quenda, este a recuperar de operação realizada em Londres.
Para amanhã, sexta-feira, está agendada a derradeira sessão antes do encontro com os arouquenses, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Sendo que, às 12h30, Rui Borges promove conferência de imprensa de antevisão ao encontro.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca, em jogo relativo à 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Seabra jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.
Oficial! Sporting 'livra-se' de Jeremiah St. Juste, mas fica de mãos a abanar
22 Jan 2026 | 16:43
Jota Silva lembra 'problema' com o Sporting: "Acabou da pior forma possível..."
22 Jan 2026 | 15:30
Craque do PSG não ignora Alisson Santos e concretiza sonho de extremo do Sporting
22 Jan 2026 | 13:21