Futebol
Rafael Leão assiste com classe no Como - Milan e acende luta na Serie A
16 Jan 2026 | 09:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Após informação lançada pelo jornalista italiano na rede social X, o Clube de Alvalade está agora consciente das implicações que tal pode trazer
16 Jan 2026 | 13:38 |
O jornalista Fabrizio Romano anunciou, esta sexta-feira, através da rede social X, que o defesa central Marc Guéhi, do Crystal Palace, está muito próximo de garantir a transferência para o Manchester City. Esta movimentação direta no mercado inglês gera um efeito imediato em Alvalade, uma vez que o Sporting corre agora o risco real de perder o defesa Ousmane Diomande para o emblema londrino.
Os detalhes da operação entre o Crystal Palace e o Manchester City indicam que o acordo por Guéhi deverá ser selado por valores próximos dos 70 milhões de euros. Fabrizio Romano sublinha que o Manchester City acelerou os contactos nas últimas horas para antecipar a concorrência de outros rivais europeus. Com a saída do seu principal pilar defensivo, o Crystal Palace dispõe de liquidez financeira e de uma vaga imediata no onze titular para preencher durante este mercado de transferências.
Com a provável saída de Guehi para Manchester, o Palace planeia preencher a posição com Ousmane Diomande, jogador que tem sido alvo prioritário nas últimas janelas de mercado. O interesse dos ingleses no central do Sporting é recente, tendo sido manifestado no verão de 2025 e novamente neste mercado de inverno. O jornalista italiano indica que a estrutura do clube londrino vê no jovem costa marfinense - que tem novidades relativas ao recente regresso - o perfil ideal para substituir a qualidade técnica e física que Guéhi garantia à equipa.
Relativamente ao negócio pretendido pelo Crystal Palace para garantir Ousmane Diomande, os contornos financeiros apontam para uma proposta que poderá atingir os 50 milhões de euros. No verão de 2025, o clube inglês já tinha tentado uma aproximação, mas a administração liderada por Frederico Varandas remeteu sempre os interessados para os valores da cláusula de rescisão.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa central contabiliza 947 minutos.
Confira a publicação:
Avançado foi emprestado pelo emblema verde e branco aos alemães, neste mercado de transferências. Negócio contempla opção de compra
16 Jan 2026 | 12:02 |
Na receção ao Union Berlin, o novo avançado do Augsburgo, Rodrigo Ribeiro, ficou na bancada. O jovem atleta, que viajou do Sporting para a Alemanha com o objetivo de ganhar maior rodagem competitiva, ainda não foi opção para a ficha de jogo nesta jornada da Bundesliga.
O encontro entre o Augsburgo e o Union Berlin terminou com uma igualdade a uma bola no marcador (1-1). Claude-Maurice inaugurou o marcador para os anfitriões aos 45 minutos mais seis de compensação da primeira parte, garantindo uma vantagem magra até perto do final. Já no tempo extra da segunda metade, Marin Ljubicic restabeleceu o empate aos 90+1’.
Rodrigo Ribeiro foi cedido por empréstimo ao Augsburgo neste mercado de transferências com opção de compra por 6 milhões de euros. Esta mudança para o futebol germânico visa proporcionar ao futebolista o espaço que não encontrava na equipa principal do Sporting sob o comando de Rui Borges.
"Vou juntar-me a um clube ambicioso, que confia nos jogadores jovens e lhes dá a oportunidade de se afirmarem", afirmou Rodrigo Ribeiro ao comentar a sua saída. Estas palavras refletem a determinação do ponta de lança em singrar num campeonato de exigência elevada como a liga alemã.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - disputou 14 partidas : 11 pela equipa B e três com o plantel principal. No total, o avançado somou 861 minutos, nos quais marcou cinco golos e fez uma assistência na Liga 2.
Plataforma de renome publicou um estudo sobre as épocas recentes do Clube de Alvalade, relacionado com o mercado e crescimento financeiro dos leões
16 Jan 2026 | 11:02 |
O projeto desportivo do Sporting voltou a merecer destaque internacional. A plataforma Football Benchmark publicou um estudo detalhado sobre as últimas épocas dos leões, sublinhando a forma como o Clube conseguiu aliar competitividade dentro das quatro linhas a uma gestão estratégica dos seus ativos, resultando numa criação de valor sustentada e consistente no panorama europeu.
Segundo a análise, o projeto liderado por Frederico Varandas - que decidiu emprestar médio a rival - é apresentado como um exemplo de sucesso após um período marcado por dificuldades financeiras no início da década passada. O Football Benchmark refere que o Sporting passou por uma “transformação significativa”, recuperando estabilidade e afirmando-se novamente como um dos emblemas mais competitivos e estrategicamente organizados do futebol português.
Um dos pontos centrais do estudo prende-se com a evolução do valor de mercado do plantel. No verão de 2020, os leões apresentavam uma equipa avaliada em cerca de metade da do Benfica e ainda atrás da do Porto. Desde então, essa tendência foi invertida, com o Sporting a conseguir ultrapassar os rivais diretos, reflexo do crescimento competitivo e da política de desenvolvimento de talento.
"Dos três jogadores mais valiosos do clube, Morten Hjulmand (50,5 milhões), Geovany Quenda (44,6 milhões, juntando-se ao Chelsea no verão) e Ousmane Diomande (42,5 milhões), todos fazem parte do lote de dez jogadores mais valiosos foram dos 'Big 5' na Europa. De forma notável, seis de dez jogadores nesta categoria jogam atualmente em Portugal, destacando o papel da Liga portuguesa como um exemplo de desenvolvimento de talento", é explicado.
De igual forma, é ainda lembrado o crescimento financeiro do Sporting nas últimas temporadas sob a batuta da liderança de Frederico Varandas na presidência do Clube e da SAD. "A evolução em campo traduziu-se no desenvolvimento no mercado na vertente da performance financeira do Sporting, particularmente na questão dos lucros. Entre os os principais clubes de Portugal, Sporting registou o maior crescimento de receitas desde 2018/19, tanto em termos absolutos como relativos", conclui-se.
Rafael Leão assiste com classe no Como - Milan e acende luta na Serie A
16 Jan 2026 | 09:49
Regresso iminente de Pote ao Sporting gera conversa: "Vai depender muito do..."
15 Jan 2026 | 18:05
Homem-forte dos leões questionado sobre possível Sporting - Porto na Taça: "Temos obrigação..."
15 Jan 2026 | 18:33