Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
No embate do passado domingo, que contou para a Liga Portugal Betclic, técnico leonino viu-se obrigado a mudar de planos em Alvalade
03 Fev 2026 | 14:00 |
A vitória do Sporting frente ao Nacional (2-1) ficou marcada não apenas pelos golos de Pedro Gonçalves e Luis Suárez, mas também por um momento simbólico para Eduardo Quaresma. O central assumiu, pela primeira vez, a braçadeira de capitão da equipa principal, num jogo em que teve intervenção direta no resultado e confirmou o estatuto crescente dentro do plantel leonino.
Com Morten Hjulmand fora das opções, Matheus Reis suspenso e Gonçalo Inácio e Daniel Bragança no banco, Rui Borges foi obrigado a descer na hierarquia habitual de capitães. A escolha caiu num jogador da casa, de 23 anos, que regressou à titularidade e liderou a equipa em campo, mesmo atuando com máscara de proteção devido a uma fratura no maxilar esquerdo.
Apesar de surgir agora de forma visível, esta liderança não é um fenómeno recente. No início da temporada, Rui Borges já tinha desafiado Eduardo Quaresma a assumir maior responsabilidade no balneário, dentro e fora das quatro linhas. O central, formado na Academia desde os nove anos, tem vindo a ganhar peso interno de forma gradual.
Eduardo Quaresma é, aliás, um dos jogadores mais titulados do atual plantel. Soma três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, sendo ainda associado a um dado curioso: sempre que integrou o grupo principal ao longo da época, o Sporting terminou como campeão.
Após o encontro, o central não escondeu a emoção pelo momento vivido. “Usar a braçadeira de capitão no meu clube de coração foi um sonho tornado realidade. +3”, escreveu nas redes sociais, recebendo várias mensagens de reconhecimento dos colegas.
Verdes e brancos acabaram por garantir a vitória no encontro da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, com um golo de Luis Suárez nos descontos
03 Fev 2026 | 13:30 |
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os principais lances polémicos da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, começando pelo encontro entre Sporting e Nacional (2-1), que gerou discussão num lance na área envolvendo Ousmane Diomande e os defesas Léo Santos e Zé Vítor.
Sobre essa situação, o ex-juiz considerou acertada a decisão da equipa de arbitragem, explicando: “Não vejo uma falta clara do defesa do Nacional. Léo Santos coloca o braço em volta do corpo do jogador do Sporting e, quando este sente o contato e percebe que não consegue alcançar a bola, cai. Para mim, não é penálti. O futebol tem um grande problema com simulações”.
Iturralde González comentou ainda o lance entre Hidemasa Morita e Matheus Dias na área leonina, afastando a existência de infração para grande penalidade e sublinhando a interpretação das regras sobre o contacto entre jogadores.
Na sua análise ao jornal Record, afirmou: “Não vejo o lance como suficiente para justificar um penálti. As regras dizem segurar, não agarrar. Pode-se segurar um jogador enquanto se disputa a bola, mas quando essa falta diminui a velocidade do adversário ou restringe os seus movimentos, então é penálti. Nesta jogada, vejo muito mais que é o jogador do Nacional a cair do que o jogador do Sporting a fazer uma falta, ou seja que impeça o adversário de avançar ou disputar a bola”.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Segundo recente anúncio feito pela Federação Portuguesa de Futebol, já é conhecido o dia e hora da primeira mão das meias-finais da prova rainha
03 Fev 2026 | 13:14 |
A Federação Portuguesa de Futebol revelou, na última segunda-feira, a data e a hora da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que envolverá o vencedor do Sporting - AVS, frente ao Porto. O encontro está agendado para o dia 3 de março, com apito inicial marcado para as 20h45.
O local do jogo dependerá do desfecho do encontro dos quartos de final ainda por disputar. Caso o Sporting siga em frente, a partida será realizada no Estádio José Alvalade; se for o AVS a garantir a qualificação, o duelo terá lugar na Vila das Aves. Em qualquer dos cenários, a partida contará com transmissão televisiva em sinal aberto, através da RTP, e também na Sport TV.
Esta definição surge numa fase em que a Taça de Portugal entra numa etapa decisiva. A outra meia-final da competição arranca já esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, com o confronto entre Fafe e Torreense, marcado para as 20h15, deixando assim desenhada a primeira mão da eliminatória que antecede a final no Jamor.
De acordo com o planeamento divulgado pela FPF, as segundas mãos das meias-finais apenas serão disputadas no mês de abril, garantindo um intervalo significativo entre os dois encontros. A confirmação dos horários da Taça de Portugal foi feita no mesmo dia em que o organismo anunciou também as datas e horas relativas às 22.ª e 23.ª jornadas da Liga, clarificando o calendário competitivo das próximas semanas.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.