Futebol
Diego Simeone fala de Hjulmand e manda boca forte ao sítio de onde veio o médio
30 Ago 2026 | 11:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Leões continuam a impressionar no capítulo ofensivo e há um dado alcançado na goleada diante do Rio Ave que coloca o atual treinador em destaque
30 Ago 2026 | 11:58 |
O Sporting atravessa um momento de enorme eficácia ofensiva sob o comando de Rui Borges e a goleada por 4-0 frente ao Rio Ave voltou a colocar em evidência a capacidade goleadora dos leões. O triunfo trouxe um marco particularmente relevante para o treinador.
A equipa leonina continua a apresentar uma produção ofensiva elevada e os números da era Rui Borges ajudam a explicar a força demonstrada dentro das quatro linhas. O técnico precisou de 89 jogos para levar os leões aos 200 golos sob a sua orientação, números que correspondem a uma média de 2,25 golos por partida. Trata-se de um registo superior ao alcançado por Ruben Amorim, que precisou de 104 encontros para chegar aos mesmos 200 golos.
O momento ofensivo dos leões também encontra uma figura de enorme destaque em Luis Suárez. O avançado colombiano bisou precisamente diante do Rio Ave e passou a somar 41 golos durante a era Rui Borges, assumindo-se como o melhor marcador deste período.
O protagonismo do avançado "cafetero" surge num contexto particularmente curioso, tendo em conta as polémicas que têm acompanhado o jogador neste arranque de temporada e a pressão em torno de uma eventual saída de Alvalade.
Com 200 golos alcançados em apenas 89 partidas, o Sporting de Rui Borges reforça uma tendência que tem marcado o trabalho do treinador desde que assumiu o comando técnico. A média de 2,25 golos por encontro demonstra uma produção ofensiva superior à registada na era Amorim e ganha ainda maior dimensão com a influência de Luis Suárez.
Versatilidade e potencial do futebolista brasileiro estarão entre os fatores que despertaram a atenção da estrutura portista, liderada por André Villas Boas
30 Ago 2026 | 11:56 |
Gabriel Mec, jovem talento brasileiro que já foi associado ao Sporting, está agora no radar do Porto. Os dragões estarão a preparar uma investida pelo jogador de 18 anos do Grémio, mais concretamente uma proposta de 8 milhões de euros.
Segundo informações provenientes do Brasil, o criativo é visto como um jogador de grande margem de progressão. O atleta pode atuar em qualquer um dos três corredores do ataque, embora seja sobretudo como segundo avançado ou médio ofensivo que apresenta maior experiência.
A versatilidade e o potencial do brasileiro estarão entre os fatores que despertaram a atenção da estrutura portista. Gabriel Mec pertence ao emblema agora orientado por Luís Castro, e tem contrato válido até 30 de junho de 2027.
Internacional pelas seleções jovens do Brasil, o jogador poderá assinar livremente por outro clube a partir de janeiro, o que torna o seu futuro particularmente interessante nesta reta final do mercado. O Porto poderá, assim, tentar antecipar-se à concorrência e garantir o jogador já neste verão.
Na temporada de 2026 no Brasil, com a camisola do Grêmio, Gabriel Mec - avaliado em 16 milhões de euros - disputou 32 partidas. Durante os 1.452 minutos em que foi utilizado, o médio canarinho fez três golos e duas assistências para os companheiros.
Atleta do clube italiano foi associado ao emblema de Alvalade no último mercado, mas jogador terá nova aventura no futebol transalpino
30 Ago 2026 | 11:41 |
Neste mercado de verão, Juan Jesus foi colocado no radar do Sporting, numa altura em que o defesa central brasileiro aproximava-se do fim da sua ligação ao Nápoles. Porém, o canarinho nunca foi para Alvalade e deverá representar outro clube transalpino.
Segundo o especialista de transferências Fabrizio Romano e o jornal italiano Gazzetta Dello Sport, o central de 35 anos decidiu seguir a sua carreira em Itália, assinando um contrato de um ano com o Venezia - 19º classificando da Liga italiana e antigo clube de Issa Doumbia.
Apesar do currículo e da experiência acumulada ao mais alto nível do futebol europeu, o defesa não correspondia ao perfil traçado pela estrutura leonina para o reforço do eixo defensivo. Em Alvalade, a prioridade passava por atletas com maior margem de progressão e valorização futura, como o caso de Ibrahima Ba.
Nunca chegaram a existir contactos ou qualquer tipo de negociações entre o Sporting e o internacional brasileiro. A administração liderada por Frederico Varandas teve outros dossiês em mãos considerados mais urgentes e estratégicos para o planeamento do plantel.
Na temporada de 2025/26, Juan Jesus - avaliado em 1,5 milhões de euros - disputou 35 jogos: sete na Liga dos Campeões, 24 na Serie A, dois na Taça de Itália e dois na Supertaça. Nos 2.407 minutos de utilização, não fez qualquer golo ou assistência.
Veja a publicação da transferência: