Futebol
Sucessor de Rui Borges? Treinador do Sporting vence prémio importante: "Grande resposta"
03 Dez 2025 | 18:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
O nosso Jornal falou com o antigo jogador verde e branco, que lançou o dérbi de Lisboa, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
04 Dez 2025 | 03:00 |
Jorge Cadete considera o Sporting favorito para o dérbi com o Benfica, e antevê a titularidade de Pote na partida grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O antigo jogador verde e branco falou ao Leonino, em Exclusivo, e lançou a partida entre leões e águias - jogo que pode estar em risco depois da decisão da APAF.
Jorge Cadete: "No futebol não há se’s. Quando o jogo começa e termina ou se ganha, ou se vence ou se empata"
"Para já, só o Derby em si já traz uma grande influência e motivação aos jogadores. E o Sporting está na forma que está, mais motivação tem em vencer o jogo", começou por dizer Jorge Cadete neste Exclusivo Leonino, apontando, de seguida, os leões como favoritos à vitória, devido a "todos os fatores" envolvidos no encontro.
Jorge Cadete elogiou, depois, a alternância no meio-campo dos leões, nomeadamente entre João Simões e Morita, antes de abordar o regresso de Pedro Gonçalves: "É assim, o Pote não tem jogado porque esteve lesionado, não é? Porque antes disso era titularíssimo indiscutível e normalmente um jogador do calibre do pote quando regressa de lesão, poderá não entrar logo nos primeiros jogos, mas estando em forma, é um titular indiscutível".
Jorge Cadete sobre António Nobre: "Desde que não nos prejudique, se não nos atrapalhar, já é uma grande ajuda"
O antigo jogador verde e branco não atribuiu um caracter decisivo à partida, mas explicou: "Isto é muito simples, no futebol não há se’s. Quando o jogo começa e termina ou se ganha, ou se vence ou se empata. Com esta antecedência nós não podemos dizer se o empate irá dar margem, se o empate são dois pontos perdidos, se a vitória são três pontos ganhos. Porque o campeonato é longo e às vezes perde-se pontos onde não se espera e às vezes ganha-se pontos onde não se dá a espera de ganhar pontos. Por isso, um derby ou outro jogo... O derby tem sempre uma importância devido à rivalidade e ao historial e à tradição dos dois clubes. Mas em termos de futebol, o impacto é um ponto, a derrota são zero e a vitória são três".
Por último, Jorge Cadete falou da nomeação de António Nobre, lembrando também os seus tempos de jogador: "Eu vou ser muito sincero. Apesar da grande qualidade que nós temos na arbitragem portuguesa e dos árbitros portugueses, quando vejo um jogo, praticamente, eu não vejo o árbitro. Não estou muito preocupado nesse aspeto. Quando jogava também não tinha essa preocupação. Nunca me preocupou quem era o árbitro que ia aplicar o jogo ou não. Por isso, como adepto, também tento ter essa visão. Desde que não nos prejudique, se não nos atrapalhar, já é uma grande ajuda".
"Um jogador como profissional e com a experiência que os jogadores têm no Sporting, no Benfica, no Porto e em outros grandes clubes, se nós, por vezes, estamos num jogo com 60 mil pessoas que nos estão a assobiar e a chamar nomes e não nos afeta, quanto mais o erro do árbitro, nós próprios temos erros durante o jogo também", rematou o antigo jogador, que cumpriu 203 partidas de leão ao peito.
Direção encarnada deve tomar medida pouco habitual em relação Presidente dos leões, no dérbi de Lisboa, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
03 Dez 2025 | 20:36 |
Frederico Varandas não se deve sentar ao lado de Rui Costa na tribuna do estádio da luz, no Benfica - Sporting da próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro. A direção encarnada deve tomar esta medida, no seguimento daquilo que têm sido os últimos meses do futebol português.
Desde o arranque da temporada que os três grandes, nas figuras dos seus presidentes, têm trocado galhardetes, especialmente relacionados com a arbitragem. Os sucessivos comunicados e discursos deixaram um ambiente tenso no futebol nacional, que deve perdurar nas semanas que se seguem.
Tendo em conta que Benfica e Sporting se encontram, em breve, pela segunda vez na temporada, surge a questão de onde se vão sentar Rui Costa e Frederico Varandas durante o dérbi. O jornal Record tentou obter resposta, e avança, ainda que sem 100% de certezas, que os dois presidentes não devem assistir ao jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic lado a lado.
A imprensa nacional avança que o cenário mais provável é algo à imagem do que aconteceu na última vez que o Sporting visitou o Benfica: os dois presidentes vão estar na mesma tribuna, mas Rui Costa vai assistir ao encontro no seu lugar habitual, e Frederico Varandas deve estar algumas filas acima, juntamente com o restante da comitiva verde e branca.
O mesmo jornal avança, ainda, que da parte do Sporting, não existe qualquer problema. Os leões vão-se sentar onde o Benfica indicar, preferindo lidar com a situação com cordialidade, apesar das relações distantes entre os dois clubes, fruto dos acontecimentos recentes no futebol nacional.
Antigo jogador verde e branco concedeu uma entrevista à imprensa nacional, onde aborda o dérbi que se disputa na próxima sexta-feira, 5 de dezembro
03 Dez 2025 | 19:08 |
Krasimir Balakov afastou qualquer favoritismo dos leões no Benfica - Sporting, e explicou que o dérbi é um jogo diferente dos demais. O jogador búlgaro, que brilhou em Alvalade, de leão ao peito, concedeu uma entrevista à agência Lusa, onde abordou o jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro.
Balakov: "Se o Sporting jogar o que sabe, vai ser muito difícil para o Benfica"
"Os pontos não contam quando se joga um dérbi. Claro que é importante para a classificação, mas é um jogo muito especial, muito diferente. Quando se perde, é uma derrota diferente e quando se ganha é também uma vitória muito diferente", começou por explicar Balakov.
O antigo avançado dos leões prosseguiu: "Espero que o Sporting ganhe mas vai ganhar aquele que aproveitar melhor as ocasiões de golo. Não há favoritos. Quem for mais inteligente e tiver mais vontade de ganhar... vai ganhar. O Benfica também pode vencer, mas o Sporting subiu o nível nos últimos quatro ou cinco anos".
"Gosto muito de ver o Sporting a jogar. Entrou num nível diferente e a esperança da massa associativa do Sporting é sempre muito grande. Por isso, acho que, se o Sporting jogar o que sabe, vai ser muito difícil para o Benfica", atirou, de seguida, o jogador que apontou 60 golos de leão ao peito, três deles contra as águias.
Relembrar que o Sporting se desloca ao estádio da luz, na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, para defrontar o Benfica, em jogo referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O árbitro da partida, António Nobre, vai dar o apito inicial pelas 20h15.