Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Verdes e brancos treinam esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, antes de viajarem até Espanha para a partida da última jornada da Liga dos Campeões
27 Jan 2026 | 10:15 |
Depois de um longo período de ausência, Nuno Santos está de regresso às opções e conclui o processo de recuperação após uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito, sofrida a 26 de outubro de 2024, frente ao Famalicão. Um ano, três meses e um dia depois - ou 458 dias volvidos -, esta segunda-feira, 27 de janeiro de 2025, assinala o final da reabilitação do ala de 30 anos, que, segundo informações avançadas pelo jornal Record, será hoje integrado nos treinos com o restante plantel.
A entrada do jogador no relvado da ala profissional da Academia Cristiano Ronaldo, a partir das 10h30, deverá ser acompanhada pela comunicação social, uma vez que os primeiros 15 minutos da sessão estarão abertos antes da deslocação ao terreno do Athletic Bilbao, para a última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.
Apesar de estar inscrito na principal competição europeia de clubes, o português não deverá ainda constar na lista de convocados de Rui Borges para o encontro com os espanhóis, já que, após a conclusão do processo de reabilitação, terá ainda de recuperar os níveis físicos necessários para a exigência competitiva.
Ainda assim, não está afastada a possibilidade de integrar a comitiva que parte de Lisboa esta tarde, às 16h00, a partir do Aeroporto Humberto Delgado, sobretudo para voltar a ambientar-se ao grupo e às rotinas de pré-jogo, além do peso que representa no balneário do Sporting.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Internacional grego encontra-se na fase final da recuperação e é esperado que volte a entrar nas opções de Rui Borges muito em breve
27 Jan 2026 | 09:49 |
Rui Borges tem vindo, gradualmente, a contar com mais jogadores disponíveis e, por isso, também com mais… 'dores de cabeça', como já havia reconhecido. Depois dos regressos de Nuno Santos, Daniel Bragança, Pote, Zeno Debast e Ousmane Diomande, é esperado que Fotis Ioannidis seja o próximo a voltar às opções, a tempo da receção ao Nacional, no domingo, a contar para a 20.ª jornada da Liga.
O avançado, de 26 anos, está a concluir a recuperação de um problema físico no joelho esquerdo, contraído no dia 6 frente ao Vitória de Guimarães, a mesma lesão que já o tinha afastado da competição durante cerca de um mês entre novembro e dezembro.
Vale lembrar que esta se trata da mesma mazela que o avançado do Sporting sofreu diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro - um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo. Por isso mesmo, o Gabinete de Performance dos leões não pretende arriscar um regresso prematuro do jogador à competição.
Tal como o internacional grego, também Salvador Blopa está perto de ultrapassar uma lesão muscular num gémeo. Já Eduardo Quaresma e Geovany Quenda - que se encontra em Londres - continuam em processo de recuperação antes de poderem sair do boletim clínico dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Jogador não entra nas contas de Rui Borges para a segunda metade da temporada e foi autorizado a procurar uma opção para prosseguir a época
27 Jan 2026 | 09:36 |
Biel prepara-se para voltar a jogar fora de Portugal. Após meia época por empréstimo no Atlético Mineiro, o extremo, que tem contrato com o Sporting, será novamente cedido, desta vez a um clube da Arábia Saudita. Apesar de a cedência ao emblema brasileiro estar inicialmente prevista até junho de 2026, as duas partes optaram por encerrar antecipadamente a ligação.
No momento em que foi emprestado pelos leões ao Atlético Mineiro, no último verão, ficou estabelecida uma cláusula de compra obrigatória no valor de 7 milhões de euros, caso o atleta cumprisse 33,3% dos jogos possíveis. Perante o rendimento apresentado e a reduzida utilização por parte de Sampaoli, o clube brasileiro decidiu libertar o jogador. Por sua vez, a SAD do Sporting apenas aceitava o regresso de Biel caso estivesse assegurada uma solução imediata para o brasileiro, que também não integra os planos de Rui Borges.
Nesse sentido, tal como avançado pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o Clube de Alvalade não conta com o jogador; por isso, está a finalizar uma nova colocação para o futebolista natural de Maracanaú, com um empréstimo a um emblema da Arábia Saudita até ao final da temporada.
Biel deixou a concentração do Atlético Mineiro na última segunda-feira, 26 de janeiro, e seguiu viagem para o Médio Oriente. Recorde-se que foi contratado pelo Sporting ao Bahia por 6 milhões de euros, acrescidos de 2 milhões mediante objetivos, mas não conseguiu afirmar-se, somando apenas sete jogos sem qualquer participação em golos.
Ao cabo de 24 partidas ao serviço do Atlético Mineiro, Biel somou apenas um golo e duas assistências na conta pessoal. O jogador de 24 anos de idade esteve em campo apenas durante 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças dos adeptos.