Futebol
Treinador deixa alerta a Rui Borges no Sporting: "Trabalho fantástico, mas..."
15 Jan 2026 | 16:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2024 | 17:43 |
A UEFA anunciou, através do Comité de Controlo, Ética e Disciplina, que multou o Sporting num valor correspondente a 20 mil euros. Ordenou ainda o encerramento do setor A14 - onde normalmente estão os elementos da claque afeta aos leões, Juventude Leonina. O castigo vem na sequência dos acontecimentos do último jogo em casa, para a Liga dos Campeões.
Na receção ao Arsenal, no passado dia 26 de novembro, foi lançada pirotecnia pelos adeptos do Sporting: ao minuto 14 da partida, a Juve Leo ateou várias tochas, mostrando uma faixa onde se podia ler: "A14, The Lion's Heart [o coração do leão]". 10 minutos depois, e no lado oposto, o Directivo Ultras XXI disparou fogo de artifício no setor A17.
Depois do aviso que a UEFA já tinha deixado no mês passado, sobre exatamente a mesma temática, a decisão do organismo terá sido avançar com consequências, e já para o próximo jogo - a receção aos italianos do Bolonha, marcada para dia 29 de janeiro.
Confirma-se, então, o fecho parcial de Alvalade, na zona já mencionada - o setor A14 - no jogo a contar para a prova milionária europeia, sendo que o setor A17 fica, desde já, com pena suspensa de dois anos. Aguardam-se, agora, novos desenvolvimentos depois de em Brugges, na Bélgica, no fim do jogo que opôs o Sporting ao Club Brugges, os adeptos afetos ao Sporting não só terem mandado uma tocha para perto dos jogadores, mas terem disparado petardos que viriam a deixar inconsciente uma assistente do recinto belga.
Relembrar que a UEFA costuma ter mão pesada no que toca ao uso de pirotecnia e desordem de adeptos. O organismo europeu já tinha avisado o Sporting várias vezes sobre o comportamento dos seus adeptos que persistiu, e aplica agora, de facto, um castigo ao Clube. Os leões vão, agora, ter de se preocupar em que a consequência não se estenda por mais jogos.
Estrutura verde e branca pretende colocar jogador a rodar no escalão principal para ganhar experiência competitiva na próxima temporada
16 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting já prepara a próxima época e definiu o futuro de Manuel Mendonça. Segundo apurou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, a SAD liderada por Frederico Varandas decidiu que o médio da equipa B irá rodar num clube do primeiro escalão em 2026/27, visando a sua evolução sustentada.
A intenção vincada pelos responsáveis de Alvalade passa, única e exclusivamente, por ceder o atleta a um emblema da Liga Portugal Betclic. O plano visa colocar o centrocampista em contacto direto com a exigência máxima do futebol nacional, permitindo uma monitorização eficaz da sua performance num contexto competitivo de elite.
Toda a estrutura encara o jovem da formação do Sporting como uma aposta segura para o futuro a médio prazo. A estratégia envolve testar a capacidade de adaptação e resposta de Manuel Mendonça longe do conforto de Alcochete, percebendo se este demonstra a maturidade necessária para, posteriormente, assumir um lugar no plantel principal.
Além deste rigoroso 'exame' de carácter, o objetivo primordial é garantir que o jogador acumula experiência real e minutos nas pernas. Embora a Segunda Liga ofereça competitividade, a direção do Sporting entende que a regularidade contra adversários de topo será decisiva para o crescimento tático e mental, preparando-o para desafios maiores.
Na presente temporada, Manuel Mendonça - blindado com renovação até junho de 2028 - assume total protagonismo. Nos 22 encontros oficiais disputados na II Liga e Elite League sub-20, o craque de 20 anos, avaliado em 190 mil euros, totaliza 1.436 minutos, com um golo e três assistências na conta pessoal.
Internacional belga, que esteve a recuperar da sua lesão, aproveitou a paragem forçada para protagonizar uma dupla ação de solidariedade
15 Jan 2026 | 17:39 |
Zeno Debast na sua reta final da sua recuperação decidiu dedicar o seu tempo a quem mais precisa. O central do Sporting protagonizou uma emocionante dupla ação de solidariedade, visitando a Casa de Santo António — instituição que acolhe jovens mães — e a Associação Animais Sem Fronteiras. O jovem defesa de 22 anos não se limitou à entrega de presentes, fazendo questão de partilhar momentos de alegria com todos os presentes.
"É um gosto ajudar as pessoas"
"É fantástico estar aqui. A minha mãe trabalhou neste tipo de ambientes e por isso, desde pequeno, sempre estive rodeado por estas iniciativas. É um gosto ajudar as pessoas e rir com elas", confessou o jogador, visivelmente emocionado com o impacto das visitas.
Para Debast, o papel de um jogador de futebol deve ir muito além do que acontece dentro das quatro linhas. O camisola 6 dos leões sublinhou que a presença física e o apoio emocional superam qualquer valor material nestas situações. "O dinheiro e os presentes não são o mais importante, é preciso mostrar que é possível apoiar estas pessoas, e é o que estou a fazer aqui. Gosto de ver esta gente e os animais felizes", reiterou o central, que estava lesionado desde outubro.
Através das suas redes sociais, o atleta reforçou o apelo à solidariedade, desafiando os seguidores e adeptos do Sporting a seguirem o seu exemplo e a contribuírem para instituições locais. Esta faceta humanitária de Debast tem sido muito elogiada pela massa associativa, reforçando o seu estatuto de figura querida no plantel liderado por Rui Borges, que confirmou a disponibilidade do central para o jogo de amanhã, sexta-feira, dia 16, frente ao Casa Pia. O encontro começa às 20h15, no Estádio José Alvalade.
O internacional pelos "diabos vermelhos" - avaliado em 30 milhões de euros - até a sua paragem forçada, somou 855 minutos dentro de campo, divididos em 13 jogos.
No sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, os leões ficaram a saber quem podem defrontar na próxima fase da prova rainha
15 Jan 2026 | 17:20 |
O Porto poderá ser o adversário do Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal. O sorteio, que decorreu na Cidade do Futebol, calhou os dragões à turma de Alvalade, no caso de o Sporting eliminar o AVS nos quartos da prova. Caso tal se suceda, a primeira mão pode decorrer no Estádio José Alvalade a 3 a 5 Março, e a segunda mão no Estádio do Dragão, a 21 a 23 de Abril.
O sorteio ditou também o encontro entre Fafe e Torrense nas meias da prova rainha, significando que uma equipa que não disputa a primeira divisão nacional irá estar na grande final do Jamor, algo que não acontecia desde 2010.
Vale lembrar que a partida dos quartos de final frente ao AVS foi adiada para fevereiro, após um pedido formal dos leões aceite pelas FPF. O principal motivo prende-se com o elevado número de baixas que assola o plantel de Alvalade, permitindo assim ganhar tempo para recuperar peças fundamentais como Pote, Quenda e Ioannidis. Paralelamente, a transmissão televisiva surge como o outro fator determinante, com ambos os clubes a negociar com a Federação Portuguesa de Futebol e as operadoras (RTP ou SportTV) a data definitiva do encontro.
O percurso da equipa treinada por Rui Borges na prova rainha começou com um triunfo suado frente ao Paços de Ferreira, por 3-2, na terceira eliminatória. Seguiu-se uma vitória tranquila em Alvalade perante o Marinhense (3-0) e, já nos oitavos de final, os leões garantiram o apuramento com contornos dramáticos, ao eliminarem o Santa Clara por 3-2 após prolongamento.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.