Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

UI, UI! TIULAR DO SPORTING AFASTA BENFICA DA LUTA PELO TÍTULO DE CAMPEÃO: "O GRANDE RIVAL É..."

Atleta que tem merecido a confiança do treinador dos leões aponta importância de terminar o campeonato no primeiro lugar

22 Mar 2024 | 14:47 |

Icon Comentário0

Henrique Rafagnin, guarda-redes do futsal do Sporting, acredita que, esta temporada, o Braga é o grande adversário dos leões na luta pelo título. O brasileiro, que tem sido aposta de Nuno Dias na baliza verde e branca afasta o Benfica da contenda.


"Sim, o Braga é o grande rival, tem investido cada vez mais e está a dar resultados. A prova disso é que esta época tivemos dois jogos com eles e empatamos um e perdemos o outro. São líderes, mas seguimos o nosso caminho e queremos acabar a fase regular em primeiro lugar", disse, ao jornal Record.


Com um duelo entre Braga e Benfica na última jornada da fase regular da Liga Placard, o 'camisola 92' do Sporting descarta a importância da partida: "Desde que estamos em segundo lugar temos procurado focar-nos no nosso trabalho. Fazer a nossa pontuação, disputar bem os nossos jogos e esperar que as coisas aconteçam. Queremos ficar em primeiro para podermos trazer todas as decisões do playoff para o Pavilhão João Rocha".


Henrique Rafagnin foi contratado no início da temporada para ocupar a vaga deixada por Guitta, que rumou ao Ukhta, da Rússia. O internacional canarinho alinhava no Jaén. No total, pelo emblema espanhol, o atleta completou 37 partidas, nas quais apontou três golos. Este ano, com a Listada verde e branca, marcou por uma vez, em 22 jogos.

O guarda-redes não começou da melhor forma, dividindo opiniões dos adeptos do Sporting, que demonstraram alguma 'desconfiança' no trabalho do brasileiro, pedindo, incessantemente, o regresso de Guitta - considerado por muitos o melhor do mundo na sua posição (saiba mais AQUI). No entanto, Henrique Rafagnin tem subido as prestações, assumindo-se como uma das apostas de Nuno Dias.



Modalidades

Grande figura de Portugal explica motivo para abdicar de lenda do Sporting

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ausência do nome do jogador do Clube de Alvalade foi um dos principais temas de conversa

João Matos, capitão do Sporting, ficou de fora da convocatória de Jorge Braz para defender Portugal no Campeonato Europeu de Futsal
João Matos, capitão do Sporting, ficou de fora da convocatória de Jorge Braz para defender Portugal no Campeonato Europeu de Futsal

07 Jan 2026 | 16:45 |

Icon Comentário0

João Matos é o nome que está no centro de todas as discussões após o anúncio da convocatória oficial de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de Futsal. A ausência do icónico capitão e fixo do Sporting causou uma onda de choque, uma vez que o jogador tem sido, durante mais de uma década, a extensão de Jorge Braz dentro de quadra.


O selecionador nacional explicou publicamente as razões por trás desta lista de escolhas difíceis, justificando-as com base no momento atual dos atletas. Segundo o técnico, o facto de João Matos não ter integrado os últimos estágios de preparação pesou na balança, mas deixou uma nota final de reconhecimento: “Há algo que é claro, um respeito brutal para toda esta equipa que não vai e podia ir”.


Com Jorge Braz ao comando, esta é a primeira fase final que João Matos falha. Pela seleção nacional, o fixo já atuou em 213 ocasiões, somando 27 golos marcados e já venceu dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e um Mundial no ano de 2021


Outro jogador do Sporting que também ficou de fora dos eleitos de Jorge Braz foi Zicky Té, a contas com uma lesão. Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os atletas leoninos que vão representar Portugal na prova que começa a 21 de janeiro, a disputar-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia.

A seleção lusa está inserida no grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia e irá disputar a primeira fase em Liubliana, cidade especial onde Portugal venceu o seu primeiro título europeu. No que toca ao Sporting, este segue na segunda posição da Liga Placard, com 39 pontos - menos seis que o Benfica, que é líder.



Modalidades

Última hora! Convocatória da Seleção Nacional deixa de fora grande nome do Sporting

Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração

Jorge Braz convocou quatro jogadores do Sporting para o Europeu de futsal, mas deixou de fora dois grandes nomes
Jorge Braz convocou quatro jogadores do Sporting para o Europeu de futsal, mas deixou de fora dois grandes nomes

07 Jan 2026 | 12:26 |

Icon Comentário0

Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.


Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.


De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.


João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.

Confira a lista de convocados:


Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)

Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)

Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)

Universal: Erick Mendonça (Barcelona)

Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)

Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)

Recorde este golo de João Matos por Portugal:


Modalidades

Sporting manifesta profundo pesar pela morte inesperada de Alex Felipe

Jogador passou também por Corinthians, Inter Movistar, Joinville e Norilsk Nickel, seu último clube e que representava desde 2020

Alex Felipe, ex-jogador de futsal do Sporting, morre aos 32 anos de idade e deixa nação leonina em luto
Alex Felipe, ex-jogador de futsal do Sporting, morre aos 32 anos de idade e deixa nação leonina em luto

07 Jan 2026 | 11:40 |

Icon Comentário0

O futsal leonino está de luto. O antigo internacional brasileiro Alex Felipe, que representou o Sporting durante as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, faleceu aos 32 anos, no aeroporto de Ukhta, na Rússia, após perder os sentidos. O jogador preparava-se para regressar a Moscovo com a comitiva do Norilsk Nickel, clube que representava atualmente.


O Sporting, na terça-feira, divulgou uma nota de condolências na qual manifestou “profundo pesar” pela morte do atleta. “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos. O ala internacional brasileiro, que atualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020"


"Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça”, pode ler-se no comunicado, no qual os leões ainda endereçaram as mais sentidas condolências a familiares e amigos, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”.


O ex-ala do Sporting, além dos títulos que ganhou em Alvalade, também venceu um Campeonato Espanhol e uma Taça de Espanha, ambos na época 2014/2015, ao serviço do Inter Movistar, bem como uma Copa América pelo Brasil em 2017.

Ao longo da sua carreira, Alex também passou por clubes como Corinthians e Joinville construindo um percurso sólido no futsal internacional antes de chegar ao Sporting, onde deixou uma marca duradoura, com 35 golos em 67 jogos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting atropela Rio Ave em casa, mas continua em segundo lugar
Modalidades

Sporting atropela Rio Ave em casa, mas continua em segundo lugar

28 Dez 2025 | 19:29

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Zicky Té pouco ou nada tem jogado no Sporting, mas há um motivo
Modalidades

Exclusivo Leonino - Zicky Té pouco ou nada tem jogado no Sporting, mas há um motivo

27 Dez 2025 | 15:05

Icon Comentário0
Sporting arrasa no clássico e soma sexto triunfo consecutivo
Modalidades

Sporting arrasa no clássico e soma sexto triunfo consecutivo

14 Dez 2025 | 15:52

Icon Comentário0