Futebol
Afinal, Daniel Bragança vai sair do Sporting por valores ainda mais baixos
30 Ago 2026 | 09:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Set 2024 | 17:54 |
Marc-André Ter Stegen sofreu uma rotura completa do tendão patelar do joelho direito, na partida frente ao Villarreal. O guarda-redes do Barcelona vai falhar toda a temporada e os culés procuram alternativas. Uma das opções é Antonio Adán, ex Sporting.
Atualmente livre no mercado, o antigo 'camisola 1' dos leões pode assinar com a formação blaugrana no imediato e a custo zero. A informação é avançada pelo jornal Sport, garantindo que, além do campeão pelo Clube de Alvalade, o Barça tem outros nomes na mira.
Keylor Navas, Claudio Bravo, Jordi Masip, Loris Karius, Wojciech Szczesny e Edgar Badia, são opções para assumir a baliza do gigante da La Liga. A mesma fonte diz que Joan Laporta, presidente do Barcelona, privilegia a experiência, algo que pode ser oferecido pelo ex Sporting, atualmente com 37 anos.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Antonio Adán – avaliado em 500 mil euros – realizou 28 jogos: 22 no Campeonato Nacional e seis na Liga Europa. Nos 2.520 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o guardião sofreu 29 golos, 22 na Liga Portugal Betclic e seis na competição europeia. A temporada acabou mais cedo para o canhoto, que contraiu uma lesão grave durante uma sessão de treinos.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Atlético de Madrid a custo zero, Antonio Adán contabilizou 156 partidas com a Listada verde e branca, nas quais fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Atacante de 21 anos esteve entre os convocados para a deslocação a Vila do Conde, mas acabou por não sair do banco de suplentes
30 Ago 2026 | 10:45 |
Rafael Nel vai ser utilizado pela equipa B do Sporting no próximo encontro diante do Farense, numa partida em que o avançado poderá voltar a somar minutos para manter o ritmo competitivo. Rodrigo Dias deverá seguir o mesmo caminho, depois de ambos terem ficado sem jogar pela formação principal frente ao Rio Ave (4-0).
O atacante esteve entre os convocados para a deslocação a Vila do Conde, mas acabou por não sair do banco. Esta época, o jovem avançado soma apenas 15 minutos pela equipa de Rui Borges, registados no encontro frente ao Alverca, pelo que a utilização nos bês surge como uma solução para evitar uma quebra no andamento competitivo.
A estratégia não é nova para a estrutura leonina. Há cerca de duas semanas, depois de também não ter sido utilizado diante do Vitória de Guimarães, foi titular pela equipa B no duelo com o Chaves. O mesmo princípio deverá agora aplicar-se a Rodrigo Dias, que poderá igualmente ser lançado por Tiago Fernandes.
Na temporada passada, o Sporting já recorreu a esta gestão para garantir minutos a jogadores que não tinham sido utilizados na equipa A. Na última jornada, por exemplo, Rodrigo Dias e Eduardo Felicíssimo não participaram no jogo com o Alverca, mas viajaram no dia seguinte até Penafiel para integrarem o onze inicial dos bês frente à equipa local.
Rafael Nel teve uma pré-temporada de destaque, mas entretanto viu a concorrência aumentar com o regresso de Luis Suárez e a recuperação de Fotis Ioannidis. Com os dois internacionais novamente disponíveis, a hierarquia no ataque mudou, mas o avançado de 21 anos continua determinado a aproveitar todas as oportunidades e a lutar por espaço nas escolhas de Rui Borges.
Avançado colombiano mostrou ainda bom humor perante os comentários que tem recebido por causa das sucessivas publicações religiosas
30 Ago 2026 | 10:39 |
Luis Suárez deu um passo importante na aproximação aos adeptos do Sporting com uma exibição de grande nível diante do Rio Ave. O avançado colombiano apontou dois golos no triunfo por 4-0, mas destacou-se igualmente pelo trabalho desenvolvido fora da área. Os números comprovam essa maior disponibilidade: das 26 passes realizados pelo camisola 97, 13 aconteceram em zonas atrás do meio-campo.
A diferença para o encontro anterior, frente ao Alverca, é evidente. Apesar de também ter completado os 90 minutos e marcado, Suárez tinha então registado apenas 15 passes, cinco dos quais no meio-campo defensivo. Em Vila do Conde, mostrou-se muito mais interventivo na ligação do jogo e foi precisamente a partir de posições mais recuadas que começou a construir os lances que acabariam nos dois golos.
Depois de receber os aplausos dos Sportinguistas e de os retribuir, o colombiano ainda partilhou os últimos 25 minutos com Ioannidis, numa dupla que não se via desde a derrota frente ao Vitória de Guimarães, em janeiro. No final, agradeceu o apoio vindo das bancadas e deixou uma mensagem clara, considerando que este é o "caminho certo".
A relação com os adeptos continuou a melhorar nas horas seguintes. Suárez voltou a publicar conteúdos relacionados com a sua fé nas redes sociais e, pela primeira vez nesta temporada, partilhou fotografias enquanto jogador do Sporting. A publicação recebeu várias mensagens de apoio e gostos de companheiros como Altimira, Geny Catamo, Rui Silva, Daniel Bragança e Fresneda.
O próprio avançado mostrou ainda bom humor perante os comentários que tem recebido por causa das sucessivas publicações religiosas. Em resposta a uma publicação da mulher, Carolina Rubio, brincou com a alcunha de "o Salmos": "Vamos continuar a dar a conhecer a palavra de Deus apesar de me chamarem 'o Salmos'. Orgulhoso de ser cristão e batizado".
Jovem extremo continua a ganhar espaço nas escolhas leoninas, mas há um detalhe das suas exibições que não passa despercebido ao treinador
30 Ago 2026 | 10:20 |
Flávio Gonçalves tem sido uma das grandes surpresas do arranque de temporada do Sporting. O extremo de 19 anos aproveitou ainda a ausência de Pote para conquistar espaço no lado esquerdo do ataque e, em apenas quatro partidas, já soma 259 minutos, dois golos e uma assistência. Apesar do impacto ofensivo, há um aspeto do seu jogo que Rui Borges pretende ver melhorado.
O capítulo dos passes tem sido precisamente aquele em que o técnico mais tem exigido ao jovem desequilibrador, embora os números mostrem que o desempenho de Flávio Gonçalves tem sido bastante consistente na maioria dos encontros. Frente ao Rio Ave, por exemplo, tentou 26 passes e completou 22, para uma eficácia de 84,6%. Já diante do E. Amadora registou 87,5% e frente ao V. Guimarães chegou aos 88,24%. A grande exceção surgiu no duelo com o Alverca, no qual acertou apenas seis dos 16 passes tentados, ficando pelos 62,5% de eficácia.
Foi precisamente depois da goleada por 4-0 em Vila do Conde que Rui Borges decidiu brincar com a situação, mas também deixar uma mensagem clara ao jogador. "Falhou muitos passes e tem qualidade para não o fazer. Já lhe disse ´vais pagar-me 100 euros por cada passe falhado´", afirmou o treinador mirandelense, numa declaração que, levada literalmente, significaria mais 400 euros para a suposta "dívida" do extremo neste encontro.
Ainda assim, Rui Borges fez questão de deixar um elogio ao jovem. "Eu gostei do jogo dele mas pode melhorar e tem de olhar para o jogo dessa forma". No total, Flávio Gonçalves falhou 16 dos 91 passes realizados no campeonato, o que daria 1.600 euros caso a brincadeira do treinador fosse aplicada desde o início da época.
Apesar dessa margem para melhorar, o impacto de Flávio Gonçalves no ataque leonino tem sido evidente e a vitória diante do Rio Ave serviu como exemplo perfeito da liberdade que Rui Borges lhe concede. O próprio jogador explicou a sua forma de atuar. "Posso jogar à esquerda, direita e até ao centro pois ando em todo o lado", afirmou.
Afinal, Daniel Bragança vai sair do Sporting por valores ainda mais baixos
30 Ago 2026 | 09:38
Pote sai ou não sai? Saiba o que se passa com o camisola 8 do Sporting
30 Ago 2026 | 09:45
Exclusivo Leonino - Rufai Mohammed é hipótese para reforçar defesa do Sporting
29 Ago 2026 | 13:39