
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vanessa Oliveira é confessa adepta do Sporting. Desafiada a prever o desfecho do dérbi frente ao Benfica - que poderá ter novidades no onze - , a apresentadora garante que, se pudesse fazer regressar algum jogador que passou pelo Clube de Alvalade, escolheria Sebastián Coates e Antonio Adán.
"No Sporting não voltará a acontecer uma travessia no deserto"
"Até já fico nervosa de falar sobre isto (possível hegemonia)... Acho que são fases dos clubes, sinceramente. Já aconteceu com os rivais, por exemplo. Sempre tivemos os três grandes e, nos últimos anos, o Braga anda sempre muito próximo. Vai sendo por fases, fases essas que contemplam jogadores, treinadores e dirigentes. Há alturas em que estamos melhores e outras piores. Mas parece-me seguro dizer que, no Sporting, não voltará a acontecer uma travessia no deserto, como houve depois de eu nascer...", disse, ao jornal O Jogo.
Questionada com o regresso de um jogador marcante para disputar o dérbi, Vanessa Oliveira viu-se 'obrigada' a eleger dois: "Sendo eu a escolher, trazia de volta o Seba Coates e o Adán", admitiu, garantindo que ambos "são excelentes jogadores" e que "foram bastante importantes" no sucesso recente dos leões.
"Coates era um excelente capitão e Adán muito motivador"
"Não digo isto a pensar só na bola no pé ou, no caso do Adán, nas mãos. O Coates foi um excelente capitão e o Adán era muito motivador. Um bom jogador não se faz só com a bola. Faz-se, também, com a cabeça e eles eram exemplares", acrescentou a apresentadora.
Desafiada a fazer o desafio de forma inversa, Vanessa Oliveira admitiu que, do eterno rival, "tirava o Trubin". "Seria mais simples chegar à baliza do Benfica e marcar. Mas não digo isto pelo penálti que ele defendeu contra o Estoril, costumo dizer que isso é sorte... Mas, se pudesse, tirava o Trubin da baliza do Benfica", terminou.
Confira alguns dos melhores momentos de Sebastián Coates:
Eternos rivais encontram-se no próximo sábado, dia 10 de maio, pelas 18h00 e vitória de uma das equipas pode ditar novo campeão nacional
|
Ousmane Diomande vai, quando voltar a entrar em campo, cumprir o 100.º jogo pelo Sporting. Para já, tudo aponta para que o central verde e branco seja titular no dérbi diante do Benfica, que poderá ditar novo campeão nacional em caso de vitória de uma das equipas.
O internacional pela Costa do Marfim falhou a receção ao Gil Vicente, uma vez que estava a cumprir castigo por acumulação de amarelos, após ter sido admoestado na visita ao terreno do Boavista. Agora, poderá chegar à marca redonda de 100 partidas diante do eterno rival.
É muito provável que Ousmane Diomande regresse à titularidade, visto que esta época tem sido o patrão da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates. Com apenas 21 anos, o 'camisola 26' mostra-se muito importante no meio do trio de centrais.
Contratado ao Mafra no mercado de inverno da temporada 2022/23, Diomande gerou desconfiança nos adeptos. Os 7,5 milhões de euros inicialmente pagos pela Direção verde e branca - que aumentam cada vez mais - abriram espaço a algumas críticas, visto ser um jogador da segunda divisão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
Jovem internacional português está a realizar a primeira temporada no plantel principal dos verdes e brancos e é um dos principais desequilibradores
|
Geovany Quenda poderá voltar ao onze inicial do Sporting no dérbi frente ao Benfica - que poderá ter mais mudanças. O 'camisola 57' dos leões não conhece o sabor da titularidade desde dia 18 de abril, na receção ao Moreirense, para o campeonato. Desde então, foi suplente diante de Rio Ave (Taça), Boavista e Gil Vicente.
O ala de 18 anos poderá regressar às escolhas iniciais no encontro diante do eterno rival, mas, para tal, Rui Borges ainda terá de afinar estratégias, visto que a entrada de Quenda implica a saída de Geny Catamo, que tem sido talismã nos últimos dérbis.
A frente de ataque terá Pedro Gonçalves e Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres, pelo que a utilização de Quenda fica 'exclusiva' à ala-direita, tal como o internacional moçambicano. A poucos dias do dérbi, Rui Borges tem uma decisão para tomar.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 51 partidas (sendo o mais novo de sempre a atingir esta marca pelo Sporting), nas quais foi utilizado ao longo de 3.582 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
'Camisola 25' dos verdes e brancos é um dos jogadores mais utilizados no plantel comandado por Rui Borges e o segundo central com maior frequência de minutos
|
Gonçalo Inácio pode falhar o Benfica - Sporting da 33.ª jornada do campeonato. O central leonino saiu com queixas físicas da receção à formação do Gil Vicente e terá de passar por uma avaliação minuciosa, de forma a apurar se poderá jogar o dérbi decisivo.
O 'camisola 25' dos leões foi titular, totalista e capitão de equipa - tendo ouvido das boas por parte de alguns especialistas - até à entrada de Morten Hjulmand, ao aos 64', mas estaria a jogar com limite de tempo. O central internacional português teria minutos contados, mas a desvantagem no marcador, a ausência de Ousmane Diomande e os quatro cartões amarelos de Matheus Reis impediram uma melhor gestão.
Gonçalo Inácio será avaliado esta quarta-feira, dia 7 de maio, pela Unidade de Performance do Sporting, no regresso do plantel aos treinos. Em caso de más notícias, Rui Borges começará a preparar nova estratégia para o dérbi e é possível que Matheus Reis assuma a titularidade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 39 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.043 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou seis golos e fez três assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga, diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.