
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É notícia de última hora! Miguel Pinho, empresário de muitos craques portugueses, com destaque para Gonçalo Inácio e Bruno Fernandes, capitão e ex capitão do Sporting, está a ser acusado de corrupção desportivo. O caso remonta à época 15/16, quando o agente luso tentou favorecer o Benfica no campeonato.
O Ministério Público já formalizou a acusação. Segundo o que foi publicado, Miguel Pinho terá pago um montante a rondar os 30 mil euros a Edgar Costa, jogador do Marítimo, para favorecer o Benfica, quando os insulares encontrassem as águias no campeonato.
Relembrar que Miguel Pinho já teve problemas com a justiça anteriormente, em relação ao caso dos emails. Foi exatamente desses emails que o Ministério Público extraiu a informação de que resulta, agora, este novo processo.
Foram encontradas trocas de correspondência entre Miguel Pinho, e Luís Pinho, com o antigo jogador brasileiro do Marítimo. Nos emails pode-se ler os pedidos para que o jogar jogasse mal contra o Benfica, evitando rematar à baliza, por exemplo.
Em contrapartida, caso cumprisse o que lhe era pedido, estaria a ser prometido a Edgar Costa, um "novo contrato de trabalho, melhor remunerado num outro clube". Relembrar que foi este o ano em que o Sporting falhou a conquista do campeonato, ficando apenas dois pontos atrás do Benfica. Relembrar que o empresário era mais conhecido em Alvalade pela ligação a Gonçalo Inácio e Bruno Fernandes.
Ficaram a conhecer-se, esta quarta feira, dia 7 de maio, as nomeações da Federação Portuguesa de Futebol para a 33ª. jornada do campeonato
|
O Conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quarta feira, dia 7 de maio, a lista de nomeações dos árbitros para a 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic. João Pinheiro vai apitar o dérbi decisivo do campeonato - o Benfica - Sporting - e os adeptos dos leões começam a desesperar com a escolha de Pedro Proença, dado o histórico do juiz com o Clube de Alvalade.
As contas são bastante claras. Com João Pinheiro a apitar, o Sporting tem uma taxa de vitórias de apenas 50%, com 10 vitórias, cinco empates e outra mão cheia de derrotas. Um número que já não é alto, mas que piora ainda mais tendo em conta o contexto.
É que, em jogos grandes, a percentagem de vitórias do Sporting em encontros apitados por João Pinheiro, desce 43,33%. Em tendência contrária, a percentagem do Benfica aumenta na mesma situação, para os 57,58%.
Olhando para o histórico recente, as notícias não são animadoras. João Pinheiro apitou 10 partidas dos leões entre 17 de setembro de 2022 e a presente data. Nesses encontros, o Sporting conta com cinco derrotas - três delas em jogos grandes. Soma, ainda, três empates, todos contra Benfica e Porto, e apenas duas vitórias, frente e Arouca e Boavista.
Vale a pena relembrar que são já várias as partidas, ao longo dos anos, em que os verdes e brancos terminam com queixas de João Pinheiro. Na retina dos Sportinguistas ficaram, entre outros, a derrota com o Rio Ave, por 3-2, em 19/20; o empate com o Porto por 2-2 em 21/22; os jogos contra Benfica (2-2) e Porto (2-0) em 22/23 - todos eles marcados por casos de arbitragem que prejudicaram os leões.
Ficou-se a conhecer, esta quarta feira, dia 7 de maio, o juiz da partida para o dérbi entre leões e águias, que pode ser decisivo para o campeonato nacional
|
Em vésperas do dérbi entre Benfica e Sporting, que pode decidir os destinos do campeonato nacional, surge uma novidade importante: João Pinheiro vai ser o juiz da partida entre águias e leões, no próximo sábado, dia 10 de maio.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, organismo que é liderado por Pedro Proença, revelou, esta quarta feira, dia 7 de maio, as nomeações para a 33ª, e penúltima jornada do campeonato português, com o grande destaque a ir para a escolha de João Pinheiro para o dérbi decisivo da Liga Portugal Betclic.
De resto, foram também anunciados os restantes membros que vão fazer parte da equipa de arbitragem. São eles Bruno Jesus e Luciano Maia como assistentes e Gustavo Correia como quarto árbitro. Na Cidade do Futebol, responsáveis por VAR e AVAR, vão estar, respetivamente, André Narciso e Paulo Brás.
Relembrar que na última terça feira surgiu a dúvida acerca da presença de João Pinheiro no jogo entre Benfica e Sporting, uma vez que o árbitro português tinha sido nomeado para arbitrar o Chelsea - Djurgarden, da Liga Conferência. Essa partida acontece quinta feira, dia 8 de maio, às 20h00, em Londres. Mas tal como o Leonino tinha avançado, essa situação já tinha acontecido em 2025, e não deveria ser impeditiva da sua presença no dérbi.
O nosso jornal também já tinha avançado, em Exclusivo, que Frederico Varandas, Presidente do Sporting, estaria receoso de que fosse esta a nomeação da FPF para o dérbi. O líder máximo dos leões considera que João Pinheiro já prejudicou várias vezes a equipa verde e branca, e preferiria ver outro juiz a apitar o jogo grande da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Nação Sportinguista está sempre presente na vida do Clube e, na véspera daquele que pode ser o jogo do campeonato, já se fizeram sentir
|
No próximo sábado, dia 10 de maio, o Benfica vai receber em sua casa a formação do Sporting, em partida da penúltima jornada da Liga Betclic. Este jogo tem a particularidade de poder decidir o próximo campeão nacional. Como tal, os Adeptos Sportinguistas já fizeram notar a sua presença com uma mensagem e os preparativos continuam.
Na manhã do dia de hoje, sete de maio, alguns Sportinguistas colocaram uma mensagem à saída da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Na tarja podia-se ler a grande letras pretas e verdes: “A coragem forja heróis eternos”, aquele que pode ser um novo mote de incentivo para o jogo de sábado.
Mas as demonstrações de apoio não param por aí. Para além da tarja de apoio, está planeado a realização de um cordão humano que começará, também ela, à saída da Academia Cristiano Ronaldo, quando o autocarro do Sporting iniciar o trajeto que liga Alcochete ao Estádio da Luz.
O jogo do dia 10 de maio pode, perfeitamente, decidir o campeão nacional. Para o lado do Sporting, os jogadores e equipa técnica de Rui Borges vencem a prova, caso ganhem ao Benfica, independentemente dos golos que marcar e assim, celebra pela primeira vez um campeonato na casa de um rival.
Já para o lado do Benfica, os encarnados sagram-se campeões nacionais caso consigam vencer o Sporting por uma diferença de dois golos, o que lhes permite anular a desvantagem do confronto direto da primeira volta, quando perderam contra os leões por 1-0, com golo de Geny Catamo.