Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Fev 2024 | 17:22 |
A partida da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, entre Sporting e Atalante, originalmente prevista para as 17h45 de terça-feira, dia 5 de março, foi alterada para a quarta-feira seguinte (6). Em causa está a dificuldade no calendário da turma de Rúben Amorim.
A solução, já oficializada pela UEFA, foi trocar o dia do encontro, de forma a não modificar o calendário dos verdes e brancos, que enfrentam o Benfica para a Taça de Portugal dia 28 de fevereiro e o Farense, para a Liga Portugal Betclic, dia 3 de março - tendo, desta forma, as 72 horas de descanso obrigatórias antes de enfrentarem o emblema italiano.
A primeira mão dos oitavos-de-final será então disputada no Estádio José Alvalade a 6 de março (terça-feira), às 17h45. A segunda mão está agendada para dia 14 de março, uma semana depois, não tendo, ainda, horário definido. No entanto, deverá ser pelas 17h45 ou às 20h00. Naturalmente, o encontro será realizado na casa da Atalanta.
Na edição deste ano, o Sporting ficou em segundo lugar do grupo D, com 11 pontos em seis encontros (três vitórias, dois empates e uma derrota). A Atalanta terminou no primeiro lugar (14 pontos), o Sturm Graz terceiro (4) e o Raków (4).
Na época transata (2022/23), o Sporting chegou aos quartos-de-final da Liga Europa, tendo sido eliminado pela Juventus (2-1), isto depois de ter eliminado o Midtjylland (5-1) e o Arsenal (5-3 nas grandes penalidades, em Londres).
O Sporting volta a entrar em ação no próximo domingo, dia 25 de fevereiro. Os verdes e brancos vão defrontar o Rio Ave, em encontro da 23ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo tem hora marcada para as 20h30, em Vila do Conde.
Antigo árbitro internacional analisou prestação da equipa de juízes no encontro entre italianos e leões, em duelo da quarta jornada da Champions
05 Nov 2025 | 19:47 |
Pedro Henriques analisou a prestação da equipa de arbitragem no encontro entre Juventus e Sporting, que terminou em empate (1-1). O especialista fala em apenas uma falha por parte de Daniel Siebert, referindo que Federico Gatti deveria ter visto o cartão amarelo, depois de ter acertado com o braço na cara de Fotis Ioannidis.
Pedro Henriques: "Deveria ter sido sancionado disciplinarmente"
"6’ Federico Gatti ao abrir o braço direito e acertar no rosto de Ioannidis, deveria, além do livre direto que foi assinalado, ter sido advertido com cartão amarelo. Um gesto e ação negligente e um comportamento antidesportivo que deveria ter sido sancionado disciplinarmente", pode ler-se na sua análise, publicada no jornal A Bola.
Pedro Henriques: "Descontos? Foi pouco para as incidências"
De resto, o ex-juiz português foi crítico dos descontos dados pelo árbitro do encontro, tanto antes do intervalo como na fase final da partida: "45’ O árbitro deu apenas um minuto de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas que foi pouco para as incidências, nomeadamente dois golos e três amarelos".
"90’ O árbitro deu quatro minutos de tempo extra, recuperação de tempo perdido, mas com cinco paragens para substituições, onde entraram dez jogadores e com algumas paragens para ver o estado de jogadores que ficaram no solo e mais os dois amarelos mostrados, o tempo certo seriam seis minutos", vincou ainda.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Prestação de titular dos leões frente à Juventus, em Turim (1-1) voltou a colocar jogador verde e branco nas páginas da imprensa internacional
05 Nov 2025 | 19:31 |
A prestação de Morten Hjulmand frente à Juventus, em Turim (1-1), para a Liga dos Campeões, voltou a colocar o médio dinamarquês do Sporting nas páginas da imprensa italiana. Os principais jornais desportivos transalpinos elogiaram o desempenho do jogador e escreveram que o médio encaixaria na perfeição no plantel da 'vecchia signora', que já venceu duas provas milionárias.
La Gazzetta dello Sport: "Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve"
"Não é segredo que a Juventus quer contratar um médio no próximo mercado de transferências de inverno. E quis também no verão. Hjulmand emergiu como uma opção credível para reforçar o meio-campo da Juve e agora, in loco, surgiu a bom nível", detalhou 'La Gazzetta dello Sport', enquanto o diário desportivo de Turim, 'Tuttosport' destacou o "impacto" de "um dos melhores elementos em ação na equipa do Sporting".
O interesse da Juventus em Morten Hjulmand não é propriamente novo, mas, nas últimas semanas, voltou a intensificar-se, até porque o plantel do clube italiano terá de ser reforçado em janeiro, por conta do mau arranque de temporada, que originou recentemente o despedimento do técnico Igor Tudor.
Apesar de ter estado em Itália durante tanto tempo, a Juventus apenas começou a olhar para Hjulmand depois da transferência para o Sporting. O nórdico depressa se afirmou em Alvalade, e, nos dias de hoje, é elemento fundamental na equipa de Rui Borges, envergando a braçadeira de capitão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 16 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em praticamente todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo e feito uma assistência em 1.450 minutos de utilização.
Futebolista fez 53 anos na terça-feira e o Clube de Alvalade decidiu assinalar a data com uma publicação nas redes sociais, o que motivou diversas reações
05 Nov 2025 | 19:05 |
Luís Figo fez 53 anos na terça-feira e o Sporting decidiu assinalar a data com uma publicação nas redes sociais. A mensagem acabou por incendiar os ânimos. Nos comentários, muitos Sportinguistas não perderam a oportunidade de recordar a polémica transferência do jogador para o Barcelona, em 1995, além do momento em festejou um golo contra o Sporting enquanto representava o Inter de Milão.
“Longe de Alvalade, por favor”, reagiu um comentador na homenagem do Sporting. Figo viu a resposta foi imediata: “Porque tu queres, não? Tonto”. A troca de galhardetes não ficou por ali e o adepto retorquiu: “Luisinho, um parolo é sempre um parolo, por mais banhos de loja que leve”. Figo voltou à carga: “Deves estar a referir-te a ti ou a algum familiar, Antoninho”.
Figo foi também chamado de “pesetero”, num outro comentário, que também não deixou sem resposta. “Outro que está perdido”, escreveu. Mas a troca de palavras mais dura aconteceu quando um adepto comentou: “Só de pensar que sou do Sporting por causa de um jogador que tem zero apreço pelos clubes por onde passou até me dá vómitos!”, ao que Figo respondeu “Cuidado não te vomites em cima…”.
Luís Figo, que brilhou num jogo de lendas recentemente, fez toda a sua formação no Clube de Alvalade e, de 1990 a 1995 esteve ao serviço da equipa sénior leonina. Com a Listada verde e branca, o ex-futebolista marcou 23 golos em 155 partidas disputadas, conquistando a Taça de Portugal, em 1994/1995.
Depois, trocou o Sporting pelos espanhóis do Barcelona, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2000, e para o Inter em 2005. No ano de 2000 conquistou a tão almejada Bola de Ouro e que o consagrou como um dos melhores jogadores portugueses de sempre.