
Futebol
Promoção à vista no Sporting? Rui Borges tem central debaixo de olho: "Tudo vai depender da..."
10 Set 2025 | 07:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Set 2025 | 07:58 |
Fotis Ioanndis e Vagiannidis não vão viver um dia fácil no regresso aos trabalhos do Sporting. A dupla esteve afastada de Alcochete nas últimas semanas, em virtude de estar convocada para os mais recentes compromissos da Seleção da Grécia, na pausa de seleções FIFA.
Depois de cumpridas as duas partidas, contra Bielorrússia e Dinamarca, os internacionais helénicos regressaram a Portugal, mas apenas na noite da última terça-feira, dia 10 de setembro, isto apesar do último encontro que realizaram ter sido na segunda-feira, 9 de setembro.
O avião da dupla composta por Vagiannidis e Ioannidis só aterrou no aeroporto de Lisboa perto da meia-noite. Ora, os dois jogadores regressam aos treinos, em Alcochete, esta quarta-feira, para sessão de trabalhos matinal - o que significa que o descanso terá sido reduzido, uma vez que depois da chegada ainda tiveram de realizar a viagem até às suas residências.
Este curto período de descanso acontece, também, após o lateral-direito e do ponta-de-lança terem vivido momentos de grande susto na Grécia, quando um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter se fez sentir na capital helénica, pouco depois do encontro dos gregos frente à Dinamarca, de Morten Hjulmand.
Vagiannidis e Ioannidis devem fazer parte dos escolhidos de Rui Borges para a equipa que vai defrontar o Famalicão já no próximo sábado, dia 13 de setembro. O defesa-lateral direito pode estrear-se a titular no Sporting, e o ponta-de-lança pode somar os primeiros minutos de leão ao peito no encontro que decorre fora de portas.
Clube de Alvalade quer prolongar o vínculo ao defesa-central formado em Alcochete, mas tudo depende de uma situação que fica resolvida em breve
10 Set 2025 | 07:42 |
O Sporting tem o objetivo de renovar o contrato com Gonçalo Inácio, isto caso o defesa-central não deixe o Clube de Alvalade nas próximas horas, para se juntar ao Al Ittihad. O emblema do médio oriente está muito interessado no jogador formado na Academia de Alcochete, e acena com 55 milhões de euros aos responsáveis verdes e brancos.
O Sporting promete fazer um esforço para manter Gonçalo Inácio, e não deverá negociar qualquer valor abaixo dos 60 milhões de euros. No entanto, os leões vão ter de esperar pelo fim do dia, que também marca o término da janela de transferências na Arábia Saudita, para terem a certeza que continuam com o central no plantel às ordens de Rui Borges.
Caso isso aconteça, Gonçalo Inácio será recompensado pelo Sporting. Os leões querem renovar o contrato do defesa-central formado em Alcochete, com direito a prolongação do vínculo, revisão salarial que o vai deixar como um dos que melhor recebe no plantel, e provável subida da cláusula de rescisão para o patamar dos 80 milhões de euros.
Este é mais um dossier que os responsáveis do Sporting procuram resolver em breve. Para além de Gonçalo Inácio, também Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Geny Catamo e Ousmane Diomande deverão ser alvos de negociações contratuais para estenderem os seus vínculos com o Clube de Alvalade.
Antes de avançarem para a resolução desses processos, os dirigentes verdes e brancos vão esperar pelo término da janela de transferências em campeonatos periféricos. Vale a pena apontar que, com a descida de St. Juste à equipa B do Sporting, os leões ficariam apenas com Ousmane Diomande, Zeno Debast e Eduardo Quaresma como centrais de raiz no plantel principal, isto caso se confirmasse a saída de Gonçalo Inácio.
Técnico português que comanda o Clube de Alvalade desde a última temporada reforçou a dificuldades que a equipa verde e branca vai enfrentar
10 Set 2025 | 07:29 |
Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, sublinhou as dificuldades que o seu conjunto vai ter na terceira fase de qualificação da Liga dos Campeões. As leoas vão defrontar a Roma, na próxima quinta-feira, 11 de setembro, numa ronda disputada a duas partidas, e o técnico português, ciente dos obstáculos, acredita ser possível ultrapassar as italianas - apesar de não poder contar com vários nomes importantes.
Micael Sequeira: " Vai ser muito difícil, mas impossível não é. Vamos procurar ser felizes"
"A AS Roma fez, à nossa semelhança, muitas alterações e tornou-se muito mais forte do que na última época. É uma equipa com excelentes individualidades, que mistura experiência e juventude, mudou o seu estilo de jogo e hoje apresenta-se muito ofensiva, capaz de variar do 5-4-1 para o 3-4-3", começou por explicar Micael Sequeira, em relação à organização das italianas.
O técnico do Sporting prosseguiu: "O plantel foi construído com muito cuidado e ponderação, reforçando posições-chave. Estou muito satisfeito com as jogadoras que chegaram e com as que se mantêm. Vamos ser mais maduros em determinados momentos e acrescentar juventude e vontade quando for necessário. Queremos uma equipa equilibrada, que saiba defender e esperar, mas também pressionar e contra-atacar quando tiver de o fazer".
"Perante uma equipa desta grandeza, seria mentalmente de um impacto tremendo. Vai ser muito difícil, mas impossível não é. Vamos procurar ser felizes. Seria um prémio merecido para as jogadoras e para o staff, pelo trabalho feito nesta longa pré-época", explicou, de seguida, acerca da importância que uma possível vitória teria.
Terminou, com nova reflexão sobre a oportunidade que o Sporting tem: "Nunca antes o conseguimos. Para Portugal também seria fantástico, eliminar uma equipa italiana e marcar presença nesta fase seria um sinal positivo para o crescimento do futebol feminino no país e para a própria Seleção Nacional. Para este grupo e para o Clube, seria fantástico".
Clube de Alvalade tinha ficado, recentemente, privado de alguns jogadores que, aos poucos, estão a regressar ao plantel principal dos verdes e brancos
10 Set 2025 | 07:17 |
Os internacionais, que deixaram o Sporting para representar as suas seleções na pausa FIFA, estão quase todos de regresso a Alvalade. Relembrar que Rui Borges tinha ficado privado de mais de uma equipa titular, logo após o clássico com o Porto, que terminou da pior maneira para os leões.
Para a maior parte dos jogadores, os compromissos internacionais estão cumpridos, e resta apenas o regresso ao Sporting. Um lote muito importante do plantel às ordens de Rui Borges já vai estar presente no treino desta quarta-feira, 10 de setembro, sendo que o técnico português pode, finalmente, começar a preparar o encontro da próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Kochorashvili e Zeno Debast são dois dos jogadores que vão voltar aos treinos esta quarta-feira. O jogador da Geórgia voltou a estar em bom plano pelo sua seleção, somando duas titularidades em duas partidas disputadas na qualificação para o Mundial 2026. O mesmo sucedeu com o defesa-central belga no estágio da sua equipa nacional.
Outra dupla que está de volta são os helénicos Vagiannidis e Fotis Ioannidis. Ambos os jogadores fizeram parte da convocatória da Seleção da Grécia, acabando por participar no par de encontros disputados contra Bielorrússia e Dinamarca - onde se bateram contra Morten Hjulmand.
São, assim, pelo menos mais quatro jogadores que chegam para contribuir às próximas sessões de treino do Sporting. O último a chegar, como já noticiado pelo Leonino, será Luis Suárez, que provavelmente só se vai apresentar em Alcochete na véspera do jogo entre leões e Famalicão.