Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“VAI-ME FAZER FALTA ESPÍRITO DA FAMÍLIA SPORTING”

Em entrevista ao Jornal Sporting, Thierry Anti deixou a garantia de que só admite voltar a Portugal para treinar os leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Mai 2020 | 14:56 |

Icon Comentário0

Thierry Anti está de saída do Sporting CP (LER AQUI) e, em entrevista ao Jornal do Clube, explicou o porquê de abandonar o comando técnico dos leões e deixou inúmeros elogios aos adeptos verdes e brancos. “Gostei muito de Portugal e do Sporting CP. As pessoas são extraordinárias, foi uma bela experiência, mas optei por voltar a casa, para junto da minha família”, começou por referir o treinador francês justificando a sua saída de Alvalade. Questionado sobre um eventual regresso a terras lusitanas, Anti deixou uma garantia: “Sou Sportinguista. Mesmo que pudesse voltar a Portugal para treinar outra equipa, diria que não. A experiência em Portugal é o Sporting CP, para mim é assim”. A relação de Anti com os adeptos leoninos foi, desde o início, muito especial e, na hora da despedida, o treinador francês não esqueceu a massa adepta verde e branca: “Foi um prazer treinar os jogadores do Sporting CP. Também pelos adeptos, são fantásticos. Ouvi-los cantar antes de cada jogo foi incrível. Agora sou Sportinguista”. Questionado sobre de que vai sentir mais falta, Anti foi perentório: “A atmosfera neste Pavilhão era especial, os adeptos cantavam durante todo o jogo. O que me vai fazer mais falta no Sporting CP é ver os jovens e menos jovens de verde e branco, é como se fosse uma pequena cidade dentro de Lisboa. Vai fazer-me falta o espírito da família Sporting”. Relativamente à formação, o treinador francês acredita que ajudou alguns dos mais jovens e não tem dúvidas de que existem outros nomes que, em breve, estarão na equipa principal: “Uma equipa como o Sporting CP deve ter jovens formados no Clube, eles precisam de jogar. O Manuel Gaspar progrediu muito, o Gonçalo Vieira precisa de confiança. O Francisco Tavares é muito técnico e há ainda Salvador Salvador e Joel Ribeiro. Há alguns jogadores muito interessantes”. Quanto aos momentos que guarda com mais carinho neste ano nos leões, Thierry Anti elegeu duas partidas: “O segundo jogo contra o IK Sävehof e quando defrontámos o SL Benfica”. Frankis Carol, capitão da equipa de andebol do Sporting CP, também foi esquecido por Anti: “O Frankis Carol é um jogador fantástico. É um super jogador, pode jogar em grandes clubes”. Por fim, Thierry Anti fez questão de deixar um agradecimento ao seu treinador adjunto, Rui Silva: “Obrigado ao Rui Silva, que agora é meu amigo. Vou ficar com um excelente contacto com o Rui, temos a mesma ideia de trabalho”.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Fim de modalidade no Sporting ainda dá que falar; Federação confirma que atletas já têm novo clube

Decisão do Clube de Alvalade foi anunciada no início de junho e gerou surpresa e descontentamento no universo verde e branco

Decisão do Sporting de terminar os escalões de formação feminino de andebol, anunciada no início de junho, gerou surpresa
Decisão do Sporting de terminar os escalões de formação feminino de andebol, anunciada no início de junho, gerou surpresa

25 Jul 2026 | 16:58 |

Icon Comentário0

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) revelou que está a acompanhar a situação das atletas afetadas pelo fim da formação feminina da modalidade do Sporting. Apesar de não anunciar medidas específicas, o organismo garantiu que está a apoiar a transição das jogadoras para novos projetos, em colaboração com clubes, famílias e associações.


A decisão do Clube de Alvalade de terminar os escalões de formação feminina, anunciada no início de junho, gerou surpresa e descontentamento entre atletas e famílias, colocando fim a um projeto com cerca de três anos de existência, apesar de anteriormente ter sido divulgada a intenção de criar uma equipa sénior feminina na época 2027/28.


A polémica levou à apresentação de uma queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que continua em análise. Perante a incerteza criada entre as jovens jogadoras, a Federação assegurou que tem acompanhado o processo desde o anúncio da decisão leonina.


"A Federação de Andebol de Portugal tem acompanhado a situação das atletas abrangidas pela decisão do Sporting, apoiando o seu processo de transição e continuidade na modalidade, em articulação com clubes, famílias e associações", afirmou o organismo em resposta escrita ao DN.

FAP: "A grande maioria das atletas já se encontra integrada"


A FAP revelou ainda que "a grande maioria das atletas já se encontra integrada, ou em processo de integração, noutros projetos desportivos" e garantiu que "continuará a acompanhar as situações ainda em aberto, procurando que todas as atletas que pretendam continuar a praticar andebol possam fazê-lo". A Federação reforçou também que "o desenvolvimento do andebol feminino continua a ser uma prioridade" e que todas as situações com impacto no percurso das atletas continuarão a merecer "atenção e acompanhamento".


Modalidades

Oficial! Lateral esquerdo italiano é reforço do Sporting; Varandas garante nome de peso

Nas primeiras declarações, novo jogador do emblema verde e branco mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube de Alvalade

É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada de andebol de 2026/27
É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada de andebol de 2026/27

17 Jul 2026 | 14:41 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada 2026/27. O lateral esquerdo, de apenas 20 anos, é visto como uma das grandes promessas mundiais do andebol e chega proveniente do Politehnica Timisoara, da Roménia.


C. Manojlovic: "Nunca vi um clube com esta organização"


Nas primeiras declarações, o jogador mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube: "Quando cheguei aqui percebi que o nível é de topo. Nunca vi um clube com esta organização, por isso estou muito agradecido por estar aqui. (...) Sou um jogador que consegue dar tudo à equipa. Sou muito rápido, focado e inteligente".


O internacional A italiano apontou aos principais objetivos da temporada: "Claro que vamos tentar ganhar todos os títulos novamente. A Champions League é um grande objetivo, também. (...) A equipa tem muitos jovens jogadores, mas acho que podemos fazer parte das cinco melhores equipas do mundo, similar ao que aconteceu na última época. Acho que devo ir passo a passo na minha evolução e tornar-me cada vez melhor para atingir este nível".

Depois de conhecer o Pavilhão João Rocha, Christian Manojlovic deixou uma mensagem aos adeptos leoninos, apelando ao apoio ao longo da nova época: "Nós vamos fazer o nosso trabalho e espero que venha muita gente ver-nos. Vamos tentar ganhar tudo".


Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting, explicou ainda os motivos que levaram à contratação do jovem lateral: "Já acompanhávamos o Christian há algum tempo e acho que estamos perante um jogador que se vai tornar de topo. É um jogador lutador, que finta, com muita potência de remate e margem de progressão. (...) Gostamos de alimentar o projeto com novos talentos e reforçar a equipa para que fique cada vez mais forte. Vir para o Sporting é realmente muito atrativo para qualquer jovem". Recentemente, os leões garantiram outros dois laterais.


Modalidades

Oficial! Sporting contrata 2 laterais apontados como potenciais melhores do mundo

Chegada dos dois jogadores ao Clube faz parte da estratégia de preparar o futuro; Emblema verde e branco garante dupla de pérolas

É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27
É oficial! Sporting, de Frederico Varandas, anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27

14 Jul 2026 | 15:00 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27, reforçando a aposta no futuro do andebol leonino. Os dois atletas, de 16 anos, deixam o Levada/Marítimo para rumar a Lisboa.


"Sendo o Sporting um grande clube, vir para cá permitiria evoluir muito mais e fazer o que mais gosto em vários escalões. Seria muito melhor para mim ter uma carreira aqui. (…) Espero, no futuro, ser um grande jogador de andebol e evoluir muito neste clube, ganhando muitos títulos", afirmou Enzo Santos aos meios de comunicação.


O lateral esquerdo acredita que a mudança para Alvalade será determinante para o seu crescimento: "Sou um jogador rápido, inteligente, que sabe jogar e que se adapta a vários tipos de jogo. Espero tornar-me um jogador muito mais completo. Espero poder corrigir os meus erros e poder melhorar ao longo do tempo aqui, no Sporting. Espero que acreditem em mim. Se os responsáveis do Clube acreditaram, vou dar o máximo e espero que estejam a torcer por nós", acrescentou.


Também Salvador Santos mostrou enorme entusiasmo por concretizar o sonho de representar os leões: "Sempre tive o sonho de jogar num clube grande como o Sporting. Agradeço muito a oportunidade e a confiança de me trazerem da Madeira para melhorar e ajudar a realizar o meu sonho. (…) Tenho um orgulho imenso em usar esta camisola. Vai ser importante para o desenvolvimento da minha carreira", referiu o lateral direito.

C. Carneiro: "Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas"


Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou que a chegada dos dois jovens faz parte da estratégia de preparar o futuro: "Ainda muito novos, mas temos condições para acelerar os seus processos. Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas. Estamos sempre a preparar o futuro e penso que podem ser peças muito importantes para o Sporting. Precisamos de ter talento, ajudar o andebol português com jogadores acima da média, e penso que eles podem ser atletas de topo", concluiu.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting à beira da história contra o Benfica; Próximo dérbi pode significar recorde para os leões
Modalidades

Sporting à beira da história contra o Benfica; Próximo dérbi pode significar recorde para os leões

10 Jul 2026 | 17:28

Icon Comentário0
Está decidido: Kiko e Martim Costa vão deixar o Sporting
Modalidades

Está decidido: Kiko e Martim Costa vão deixar o Sporting

01 Jul 2026 | 13:07

Icon Comentário0
Oficial! Manojlovic é reforço do Sporting, mas leões pedem para 'esconder' valores
Modalidades

Oficial! Manojlovic é reforço do Sporting, mas leões pedem para 'esconder' valores

01 Jul 2026 | 11:36

Icon Comentário0