Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“VAI-ME FAZER FALTA ESPÍRITO DA FAMÍLIA SPORTING”

Em entrevista ao Jornal Sporting, Thierry Anti deixou a garantia de que só admite voltar a Portugal para treinar os leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Mai 2020 | 13:56 |

Icon Comentário0

Thierry Anti está de saída do Sporting CP (LER AQUI) e, em entrevista ao Jornal do Clube, explicou o porquê de abandonar o comando técnico dos leões e deixou inúmeros elogios aos adeptos verdes e brancos. “Gostei muito de Portugal e do Sporting CP. As pessoas são extraordinárias, foi uma bela experiência, mas optei por voltar a casa, para junto da minha família”, começou por referir o treinador francês justificando a sua saída de Alvalade. Questionado sobre um eventual regresso a terras lusitanas, Anti deixou uma garantia: “Sou Sportinguista. Mesmo que pudesse voltar a Portugal para treinar outra equipa, diria que não. A experiência em Portugal é o Sporting CP, para mim é assim”. A relação de Anti com os adeptos leoninos foi, desde o início, muito especial e, na hora da despedida, o treinador francês não esqueceu a massa adepta verde e branca: “Foi um prazer treinar os jogadores do Sporting CP. Também pelos adeptos, são fantásticos. Ouvi-los cantar antes de cada jogo foi incrível. Agora sou Sportinguista”. Questionado sobre de que vai sentir mais falta, Anti foi perentório: “A atmosfera neste Pavilhão era especial, os adeptos cantavam durante todo o jogo. O que me vai fazer mais falta no Sporting CP é ver os jovens e menos jovens de verde e branco, é como se fosse uma pequena cidade dentro de Lisboa. Vai fazer-me falta o espírito da família Sporting”. Relativamente à formação, o treinador francês acredita que ajudou alguns dos mais jovens e não tem dúvidas de que existem outros nomes que, em breve, estarão na equipa principal: “Uma equipa como o Sporting CP deve ter jovens formados no Clube, eles precisam de jogar. O Manuel Gaspar progrediu muito, o Gonçalo Vieira precisa de confiança. O Francisco Tavares é muito técnico e há ainda Salvador Salvador e Joel Ribeiro. Há alguns jogadores muito interessantes”. Quanto aos momentos que guarda com mais carinho neste ano nos leões, Thierry Anti elegeu duas partidas: “O segundo jogo contra o IK Sävehof e quando defrontámos o SL Benfica”. Frankis Carol, capitão da equipa de andebol do Sporting CP, também foi esquecido por Anti: “O Frankis Carol é um jogador fantástico. É um super jogador, pode jogar em grandes clubes”. Por fim, Thierry Anti fez questão de deixar um agradecimento ao seu treinador adjunto, Rui Silva: “Obrigado ao Rui Silva, que agora é meu amigo. Vou ficar com um excelente contacto com o Rui, temos a mesma ideia de trabalho”.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Exclusivo Leonino - Treinador do Sporting acredita na passagem aos quartos da Liga dos Campeões

Técnico destaca que equipa já demonstrou, tanto nesta temporada como na anterior, que consegue competir com equipas de grande qualidade europeia

Exclusivo Leonino -  Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, acredita que a equipa vai passar aos quartos da Liga dos Campeões
Exclusivo Leonino - Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, acredita que a equipa vai passar aos quartos da Liga dos Campeões

18 Mar 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, acredita que a equipa tem todas as condições para se apurar para os quartos de final da Liga dos Campeões, sabe o Leonino, mesmo perante o poderio dos polacos do Wisła Plock.


O técnico destaca que a equipa já demonstrou, tanto nesta temporada como na anterior, que consegue competir com equipas de grande qualidade europeia. O historial recente prova que o Clube de Alvalade tem capacidade de responder a jogos de elevado nível competitivo.


Ao que o nosso Jornal apurou, também os responsáveis do emblema verde e branco confiam que a turma leonina consiga repetir a façanha alcançada na época 2024/25, edição onde os comandados de Ricardo Costa conseguiram chegar aos quartos da prova internacional.


Apesar de ser um plano ambicioso, as exibições permitem acreditar de forma concreta que os leões consigam estar novamente entre as oito melhores equipas da Europa, depois de terem terminado a fase de grupos no sétimo lugar com 14 pontos (Recorde AQUI).

Antes, o andebol do Sporting vira atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Porto. O encontro, diante da turma de Magnus Andersson, está marcado para as 18h00 de sábado, dia 28 de março, na Dragão Arena, em jogo da primeira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional



Modalidades

Clássico entre Porto - Sporting pode ser decisivo para o tricampeonato

Duelo entre dragões e leões acontece em fase decisiva da temporada e tem potencial para resolver as contas do título da Liga

Sporting abre fase de apuramento de campeão contra o Porto, na primeira jornada do campeonato nacional de Andebol
Sporting abre fase de apuramento de campeão contra o Porto, na primeira jornada do campeonato nacional de Andebol

13 Mar 2026 | 11:07 |

Icon Comentário0

A fase de apuramento do campeão do campeonato de andebol arranca com um clássico entre Porto e Sporting no Dragão Arena, num duelo que pode ter impacto direto nas contas do título. O sorteio da segunda fase realizou-se esta quinta-feira no Comité Olímpico de Portugal.


Apesar disso, os dragões ainda têm dois jogos em atraso na fase regular, frente ao Avanca e ao Marítimo. Caso vençam ambos, entrarão na fase decisiva com apenas três pontos de desvantagem para os leões, o que pode relançar a luta pelo título logo na primeira jornada.


Se a equipa orientada por Ricardo Costa voltar a vencer o clássico , poderá sair da Invicta com cinco pontos de vantagem — contando ainda com o benefício de ter terminado a fase regular na frente — ficando numa posição muito confortável para discutir o campeonato nas cinco jornadas restantes.


No outro encontro do grupo A, o Benfica jogará em casa frente ao quarto classificado da fase regular, lugar que ainda está por definir entre Águas Santas e o próprio Marítimo. Já no grupo de manutenção, apenas o grupo C está totalmente fechado. Vitória de Guimarães, Avanca, Gaia e Arsenal da Devesa vão lutar pela permanência, com a primeira jornada a reservar um dérbi minhoto entre vitorianos e arsenalistas, enquanto o Avanca recebe o Gaia. A segunda fase da competição arranca a 28 de março.

Vale lembrar que a equipa de andebol do Sporting venceu com os romenos do Dínamo Bucareste, por 30-29, esta quinta-feira, dia 12 de março, em jogo da 14.ª e última jornada da fase de grupos Liga dos Campeões, no Pavilhão Multiuso de Odivelas. 



Modalidades

Sporting vence e convence na Liga dos Campeões e prepara-se para o playoff

Equipa dos verdes e brancos garantiu a vitória na última jornada da fase de grupos da competição europeia nesta quinta-feira, dia 12 de março

A equipa de andebol do Sporting venceu com os romenos do Dínamo Bucareste, por 30-29, na 14.ª e última jornada da Liga dos Campeões
A equipa de andebol do Sporting venceu com os romenos do Dínamo Bucareste, por 30-29, na 14.ª e última jornada da Liga dos Campeões

12 Mar 2026 | 21:14 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting venceu com os romenos do Dínamo Bucareste, por 30-29, esta quinta-feira, dia 12 de março, em jogo da 14.ª e última jornada da fase de grupos Liga dos Campeões. A jogar no Pavilhão Multiusos de Odivelas, os leões voltaram a vencer para a competição.


Num duelo bastante com claro ascendente leonino desde o seu arranque, a primeira parte ficou marcada por uma tomada de posição da equipa do Sporting. No entanto, já perto do descanso, o emblema visitante acabou por se aproximar. Ao intervalo, registava-se vantagem para os leões, por 14-13.


Na etapa complementar, o Sporting entrou com algumas dificuldades e chegou mesmo a permitir que a formação visitante empasse o marcador. No entanto, os leões conseguiram ir segurando e, nos instantes finais do encontro, agarraram o triunfo graças a grandes defesas de Mohamed Ali.


Martim Costa e Kiko Costa, com sete golos cada, foram os melhores marcadores do lado leonino. Vujović (Dínamo Bucareste) também esteve em destaque com cinco tentos apontados. Com esta vitória - a 33.ª em 41 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa terminam no sexto posto do Grupo A com 15 pontos conquistados. No playoff de acesso aos quartos de final, os leões já sabem quem vão defrontar.

O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Belenenses. O encontro, diante da turma lisboeta, está marcado para as 19h00 do próximo domingo, dia 15 de março, no Pavilhão João Rocha, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Confirmado! Central do Sporting lesiona-se e tempo de recuperação é incerto
Modalidades

Confirmado! Central do Sporting lesiona-se e tempo de recuperação é incerto

11 Mar 2026 | 14:20

Icon Comentário0
Sporting 'cilindra' e aproveita empate entre Porto e Benfica para liderar com 9 pontos de vantagem
Modalidades

Sporting 'cilindra' e aproveita empate entre Porto e Benfica para liderar com 9 pontos de vantagem

08 Mar 2026 | 16:43

Icon Comentário0
Sporting já conhece adversário que terá de eliminar para passar aos quartos da Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting já conhece adversário que terá de eliminar para passar aos quartos da Liga dos Campeões

06 Mar 2026 | 09:36

Icon Comentário0