Modalidades
Sporting é goleado pelo Benfica e soma primeira derrota na Champions League
08 Jan 2026 | 21:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
18 Fev 2020 | 18:02 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting CP desloca-se, esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, até à Dragão Arena para defrontar o FC Porto. Em jogo relativo à 17.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões vão tentar esquecer a eliminação europeia diante do Amatori Lodi. Na antevisão à partida, Paulo Freitas reafirmou que o objetivo dos leões passa pela conquista do campeonato: “É um clássico do desporto nacional e internacional. Acima de tudo, não mudamos a nossa matriz. Vamos à procura dos nossos momentos e queremos ter a oportunidade de sair do Dragão com um resultado que nos satisfaça e que nos permita continuar a nossa caminhada, que é longa e muito competitiva. Não escondemos que o nosso objetivo é a conquista do título nacional”. O treinador do hóquei em patins do Sporting CP considera que o FC Porto é uma excelente equipa, mas que também tem as suas debilidades: “Vamos entrar no Dragão com vontade de ganhar e sem medo do que quer que seja. Temos respeito pelo adversário, que tem qualidade acima da média, mas vamos focados no que vai ser a nossa estratégia para o jogo. O FC Porto apresenta algumas debilidades na sua forma de jogar e vamos atrás desses momentos para os podermos explorar”. Paulo Freitas falou ainda sobre a competitividade do campeonato português: “Tremendamente competitivo. É uma modalidade muito competitiva como não há exemplo no desporto nacional. Temos de ter a capacidade de aguentar e de perceber que não vamos conseguir controlar todos os momentos do jogo. Quando estamos por cima temos de querer mais e melhor e quando estamos por baixo temos de saber sofrer. Esta equipa já deu provas da sua capacidade de sofrimento e superação. Queremos controlar mais momentos do jogo, mas percebemos a qualidade que existe do outro lado”. O treinador português pediu ainda aos sócios e simpatizantes do Clube que se desloquem à Dragão Arena para apoiar a equipa: “Por todos os pavilhões por onde andamos temos Sportinguistas atrás de nós a empurrar-nos para o que são os objetivos da equipa e do Clube. Não tenho a mínima dúvida que os adeptos vão continuar ao nosso lado porque eles percebem que esta é uma equipa que tem capacidade de superação, trabalha muito e dignifica o nome do Clube. Estamos à espera de um forte e ruidoso apoio, como tem acontecido sempre que nos deslocamos ao Dragão”. Em exclusivo para o Leonino, António Ramalhete fez a análise da partida (LER AQUI) entre Sporting CP e FC Porto, que se realiza esta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelas 20h00, na Dragão Arena. Os leões estão atualmente no primeiro lugar do Campeonato Nacional, com 40 pontos, a par com o SL Benfica.
Fotografia de Sporting CP
Emblema verde e branco está nos oitavos de final da prova rainha e procura conquistar uma competição que venceu na última edição
11 Jan 2026 | 18:34 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a formação do Feira por 7-1, este domingo, dia 11 de janeiro, em jogo a contar para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal. Os verdes e brancos bateram a turma de Pedro Sereno, turma que milita na terceira divisão, e reagiram da melhor forma ao desaire com o Benfica.
A jogar no Pavilhão da Lavandeira, em Santa Maria da Feira, o ex Benfica, Santiago Honório, abriu o marcador, aos 10 minutos. Os leões chegaram ao segundo golo por intermédio de Roc Pujadas (18') e Miguel Franco ampliou a vantagem, à passagem do 21.º minuto do encontro.
Na etapa complementar, Santiago Honório bisou quando o relógio assinalava o minuto 27, com Diogo Barata a fazer o 5-0 aos 35 minutos. Alessandro Verona (36') fez o sexto, antes de Tiago Penedos reduzir para a equipa da casa. Miguel Franco (48') também bisou e selou o placard em 7-1.
Com esta vitória - a 19.ª em 26 jogos na presente temporada - os agora comandados de Edo Bosch estão nos oitavos de final da prova rainha e procuram conquistar uma competição que venceram na última edição, após vitória por 6-3 no prolongamento, diante da Oliveirense.
O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 19 de janeiro, precisamente frente à turma de Oliveira de Azeméis. O encontro diante da turma liderada por Nuno Resende, a contar para a jornada 12 da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, às 20h30.
Reforço, que deverá chegar no próximo verão, tira espaço ao guardião que poderá procurar um novo destino na temporada desportiva de 2026/27
11 Jan 2026 | 03:00 |
Zé Diogo Macedo pode estar de saída da equipa de hóquei em patins do Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. A provável chegada de Guga Bento, guarda-redes de 22 anos que se tem destacado ao serviço do Valongo, tira espaço ao histórico guardião.
Caso a contratação do jovem internacional português, em 10 ocasiões, se concretize no verão, o atual suplente de Xano Edo deverá procurar um novo projeto desportivo para abraçar na próxima época, num movimento que promete mexer com o mercado da modalidade em Portugal.
Guga Bento é apontado como uma das promessas do hóquei em patins e está bem referenciado pela estrutura do Sporting. O jogador reúne consenso interno pelo potencial de crescimento, qualidade entre os postes e margem de evolução, sendo encarado como uma aposta de futuro.
Apesar de Zé Diogo Macedo ser uma opção regular na rotação da baliza leonina, a possível mudança surge também ligada às ideias de Edo Bosch. O técnico espanhol - que ficou irritado com a derrota no último encontro - pretende um guarda-redes com outro tipo de perfil, contexto que deverá culminar com a saída do 'camisola 91'.
Produto da formação do emblema verde e branco, Zé Diogo Macedo está há 14 épocas na equipa principal. No total, já conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Supertaças e uma Taça de Portugal, além de três Ligas dos Campeões, uma Taça Continental, uma Taça CERS e um Mundial de Clubes.
Recorde a conquista do Mundial de Clubes:
Clube de Alvalade está ciente do impacto das boas exibições recentes do jogador, mas já tem uma estratégia delineada para o processo
09 Jan 2026 | 03:00 |
Alessandro Verona está a ser cobiçado em Itália, sabe o Leonino. As boas exibições do avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting têm sido destaque no seu país e, apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta a Alvalade, o jogador está referenciado.
O nosso Jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que o hoquista começa a gerar algum burburinho pela Europa e existem emblemas que pretendem garantir o seu regresso a Itália, onde já representou o Amatori Lodi e o Forte dei Marmi. Ainda assim, o emblema liderado por Frederico Varandas está tranquilo e pretende mesmo renovar o contrato do jogador.
Alessandro Verona chegou ao Sporting na temporada 2019/20, representando o Clube de Alvalade há seis anos. Durante esse período, tem sido, de forma consistente, uma das maiores figuras da equipa, e, mesmo com 30 anos de idade, Frederico Varandas continua a olhar para o jogador como uma peça importante para Edo Bosch.
Ao serviço do Sporting, desde 2019/20, Alessandro Verona já disputou um total de 253 partidas. Mais de duas centenas de jogos de leão ao peito, onde o avançado italiano conseguiu o incrível registo de 147 golos apontados, aos quais junta, ainda, 69 assistências.
Nas sete temporadas que leva no Sporting, Alessandro Verona já conquistou oito títulos, tendo sido peça essencial em praticamente todos. A nível nacional, ganhou um campeonato português, uma Taça e uma Supertaça. No plano internacional, conta com duas WSE Continental Cup, duas Ligas dos Campeões, e um campeonato do mundo de hóquei em patins.