Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas diz que plantel do Sporting sentiu-se "culpado" pela saída de campeão

Presidente dos vedes e brancos acredita que figura muito acarinhada em Alvalade "não teve nada do seu lado" e acabou por abandonar o Clube

Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All" e Frederico Varandas recordou saídas de Amorim e João Pereira
Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All" e Frederico Varandas recordou saídas de Amorim e João Pereira

17 Out 2025 | 06:46 |

Icon Comentário0

O Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All", com imagens inéditas dos bastidores da última época e declarações do Presidente, jogadores e treinadores. Frederico Varandas recordou a saída de Ruben Amorim e como o plantel se sentiu "culpado" por não ter estado à altura aquando da contratação de João Pereira.


Varandas: "90% dos treinadores - talvez mais - teriam aceitado o convite de que Amorim aceitou"


"É um dos momentos marcantes da época e um dos momentos que podemos chamar de 'stress test'. Tenho perfeita noção de que 90% dos treinadores - talvez mais - teriam aceitado o convite de que Amorim aceitou. E lembro-me que há um momento em que me comunica - estou eu e o Viana no meu gabinete - que Presidente decidi que quero ir. Não disse nada, mas senti que estava desfeito por tomar essa decisão", recordou Varandas.


O Presidente dos leões não guarda mágoa e compreendeu a decisão: "Lembro-me dele sentado no gabinete a olhar para o chão e eu dizer 'Amorim, levanta-te, está feito'. Venha a acontecer o que vier, sei que Amorim foi muito feliz nesta casa, era um treinador feliz, um treinador que nos ajudou a transformar o clube. E só consigo ter boas memórias. O futebol é isto mesmo e é um treinador que está na história do Sporting. O segundo treinador com mais jogos na história do Sporting e isso diz tudo".

Varandas: "Exigiu-se ao João Pereira tudo o que o Amorim fazia"


"Olhando para trás, o João [Pereira] sofreu muito. Há uma coisa para a qual não estava preparado: o impacto emocional. Houve um momento de luto da saída do treinador, cada um resolveu esse luto no seu timing. Exigiu-se ao João Pereira tudo o que o Amorim fazia. O comboio estava em andamento e era não mexer, não inventar", admitiu Varandas.

"Toda a gente adorava o João, mas não estávamos preparados para aceitar um João Pereira 100% com as suas ideias. O João não teve nada do seu lado. Toda a gente aqui fez o luto de Amorim no período com João Pereira. No dia em que João Pereira saiu, todo o grupo e todo o staff sentiu peso na consciência. Saiu muito por culpa nossa de não conseguirmos fazer esse luto. Um Presidente tem de tomar decisões e tomámos a decisão de mudar e vir o Rui Borges", terminou, falando ainda da conquista da dobradinha.


Futebol

Revelado o que disse Varandas aos jogadores antes da final da Taça entre Sporting e Benfica

Dirigente máximo dos leões deu conta da ambição pessoal e do Clube depois de uma temporada que ficou marcada pelo bicampeonato e dobradinha

Frederico Varandas, líder do Sporting, lembrou os sucessos alcançados pelo Clube, mas quer ainda mais conquistas
Frederico Varandas, líder do Sporting, lembrou os sucessos alcançados pelo Clube, mas quer ainda mais conquistas

17 Out 2025 | 00:12 |

Icon Comentário0

O Sporting lançou o documentário "The Winner Takes It All", com imagens inéditas dos bastidores da última época e declarações do Presidente, jogadores e treinadores. Frederico Varandas, líder dos verdes e brancos, lembrou os sucessos, mas quer ainda mais conquistas.


O dirigente máximo dos leões deu conta da ambição pessoal e do Clube depois de uma temporada que ficou marcada pelo bicampeonato e dobradinha: "Tínhamos feito o que ninguém tinha feito há mais de 70 anos e agora mais um recorde que não acontecia há 23 anos", começou por dizer, antes de revelar o que pediu aos futebolistas antes da final da Taça.


F. Varandas: "Disse aos jogadores: 'Fomos campeões o ano passado, este ano já somos campeões. Digam-me uma coisa, já chega? Não"


"Disse aos jogadores: 'Fomos campeões o ano passado, este ano já somos campeões. Digam-me uma coisa, já chega? Não. Este ano vamos sair do Jamor com tudo". Ficou o mote das nossas celebrações", disse Frederico Varandas, apontando depois ao futuro.

F. Varandas: "Os adeptos querem mais. Se vamos ganhar sempre? Não. Mas cada vez vamos ganhar mais"


"Ganhámos tudo porque merecemos ganhar tudo. Conquistámos muitos títulos, mas não chega. Queremos mais. Os jogadores querem mais. O treinador quer mais. Os adeptos querem mais. Se vamos ganhar sempre? Não. Mas cada vez vamos ganhar mais".

O Sporting viria mesmo a vencer o Benfica (3-1, após prolongamento) na final do Jamor e a conquistar a Taça de Portugal. Os leões tinham a oportunidade de juntar o Campeonato Nacional à prova rainha e conseguiram assim alcançar a dobradinha, 23 anos depois do feito de Laszlo Boloni, em 2002.


Futebol

Médio com zero jogos pelo Sporting pode ser 'surpresa' com o Paços de Ferreira

Caso o encontro da prova rainha esteja 'controlado' por parte dos verdes e brancos, futebolista pode somar primeiros minutos pelos leões

Jogador com zero minutos pode merecer uma oportunidade por parte do Rui Borges no jogo entre Paços de Ferreira e Sporting
Jogador com zero minutos pode merecer uma oportunidade por parte do Rui Borges no jogo entre Paços de Ferreira e Sporting

16 Out 2025 | 23:01 |

Icon Comentário0

Rayan Lucas pode merecer uma oportunidade por parte do Rui Borges no jogo entre Paços de Ferreira e Sporting. Apesar de ainda não se ter estreado na equipa A, o jogador de 20 anos já foi convocado para três partidas (Porto, Famalicão e Kairat) e está à beira de somar os primeiros minutos pelos leões.


Caso o encontro da prova rainha esteja 'controlado' por parte dos verdes e brancos, é bem provável que o brasileiro concretize o seu sonho de jogar por um grande clubes europeu. Com o apertar do calendário do Sporting, se responder bem ao teste, o médio de 20 anos torna-se uma boa opção de rotação.


Vale lembrar que o canarinho foi emprestado pelo Flamengo no início da temporada, no entanto, pode ser contratado pelo Sporting em definitivo, assim que os leões exerçam a sua opção de compra, que pode ser ativada com o pagamento de 4 milhões de euros. Ainda sem qualquer decisão final tomada, o jovem vai encorajando essa possibilidade.


Rayan Lucas tem impressionado Rui Borges nestes primeiros meses de trabalho no Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O jogador chegou a Alcochete para evoluir e crescer na turma secundária, mas as boas indicações dadas podem valer-lhe a estreia pela equipa A num futuro próximo.

Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já quatro partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. No total, soma já 304 minutos sob o comando de João Gião. O médio brasileiro também já foi convocado para compromissos do plantel principal, mas acabou os encontros enquanto suplente não utilizado.



Futebol

Homicida de Marco Ficini vai cumprir pena pelo assassinato do adepto do Sporting

Durante confrontos entre adeptos de leões e Benfica, Luís Pina atropelou mortalmente o italiano, "arrastando o corpo por 15 metros"

Luís Pina foi condenado pelo crime de homicídio com negligência grosseira sobre Marco Ficini, adepto do Sporting
Luís Pina foi condenado pelo crime de homicídio com negligência grosseira sobre Marco Ficini, adepto do Sporting

16 Out 2025 | 22:46 |

Icon Comentário0

Luís Pina, adepto do Benfica e membro dos 'No Name Boys', entregou-se, esta quinta-feira, dia 16 de outubro, na cadeia de Sintra para cumprir uma pena de quatro anos de prisão efetiva a que foi condenado pelo crime de homicídio com negligência grosseira em 2017.


Em causa está a morte de Marco Ficini, de 41 anos de idade, que pertencia à claque do clube italiano Fiorentina 'O Club Settebello' e era adepto do Clube de Alvalade - vítima de atropelamento e fuga, junto ao Estádio da Luz, horas antes de um dérbi entre Sporting e Benfica.


Durante os confrontos e perseguições entre adeptos do Sporting e do Benfica, Luís Pina atropelou mortalmente Marco Ficini, "arrastando o corpo por 15 metros", imobilizando o carro só "depois de ter passado completamente por cima do corpo da vítima" por diversas vezes. Além disso, abandonou o local "sem prestar qualquer auxílio", pode ler-se na decisão judicial.


Luís Pina foi condenado pelo crime de homicídio com negligência grosseira e foi obrigado a cumprir a pena de quatro anos de prisão efetiva. Esta entrega marca o início do cumprimento da sentença, após vários anos de processos judiciais que analisaram a conduta do arguido e as circunstâncias do acidente.

A decisão judicial salientou a responsabilidade direta de Luís Pina no atropelamento e fuga, relativamente ao homicídio, bem como a gravidade da omissão de auxílio, fatores determinantes para a condenação e fixação da pena para o adepto do emblema encarnado. Recentemente, adeptos do Benfica entoaram cânticos alusivos à morte de Marco Ficini.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Debast interessa a gigante inglês e proposta pelo central do Sporting pode chegar em breve
Futebol

Debast interessa a gigante inglês e proposta pelo central do Sporting pode chegar em breve

16 Out 2025 | 22:38

Icon Comentário0
Afastado pelo Sporting, St. Juste deixa mensagem nas redes e jogadores reagem
Futebol

Afastado pelo Sporting, St. Juste deixa mensagem nas redes e jogadores reagem

16 Out 2025 | 22:25

Icon Comentário0
Ex coordenador da formação do Sporting pede calma por Quenda e alerta para a idade do jogador
Futebol

Ex coordenador da formação do Sporting pede calma por Quenda e alerta para a idade do jogador

16 Out 2025 | 21:16

Icon Comentário0