
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Estádio José Alvalade recebe, este sábado, a final da Liga dos Campeões de futebol feminino, que vai opor Arsenal e Barcelona. Na passada sexta-feira, realizou-se em Lisboa, o jantar oficial do evento e Frederico Varandas, Presidente do Sporting, foi um dos convidados.
O líder máximo do Clube de Alvalade marcou presença na cerimónia, ao lado de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Carlos Moedas, autarca de Lisboa, entre outras personalidades. O líder da FPF fez um breve discurso, no qual começou por destacar o facto de esta ser a terceira final europeia que Portugal acolhe, depois dos jogos decisivos da Liga dos Campeões masculina, em 2014, 2020 e 2021.
Pedro Proença falou ainda de uma “experiência única” para os adeptos no Estádio José Alvalade e afirmou que a final da Champions feminina “será um momento inspirador para a nossa comunidade desportiva”. Vale sublinhar que o duelo entre Arsenal e Barcelona tem apito inicial agendado para as 17h00 deste sábado, no reduto do Sporting.
Vale lembrar que, devido à realização do encontro, o Clube de Alvalade anunciou o encerramento temporário da Loja Verde, numa decisão que visa garantir a segurança e o bom funcionamento do evento. Ainda assim, a medida está a dar que falar, visto que representa um forte constrangimento para os adeptos do Sporting que pretendiam adquirir a nova camisola dos leões para a próxima época ainda antes da final da Taça de Portugal.
De resto, no passado fim de semana, o troféu da Liga dos Campeões de futebol feminino foi roubado num armazém do Estádio José Alvalade, durante os festejos do bicampeonato do Sporting. As autoridades iniciaram, de imediato, uma operação com vista à recuperação da taça e de outro material furtado, o que foi conseguido, tendo sido identificados, pelo menos, 13 suspeitos da prática do crime.
Antigo defesa-central dos leões mostra-se reticente quanto à possível utilização de futebolista verde e branco na final da Taça de Portugal
|
Sporting e Benfica medem forças na final da Taça de Portugal. Ousmane Diomande é, ao que tudo indica, grande baixa no plantel de Rui Borges e o treinador leonino terá de fazer mexidas no onze inicial. Jeremiah St. Juste é o mais provável a render o costa-marfinense, mas levanta questões a Tonel.
Tonel: "Sem Diomande pode jogar St. Juste, mas tenho algumas dúvidas"
"Estando todos em condições físicas normais, acredito que Quaresma, Inácio e Diomande serão titulares. Se Diomande não recuperar? Aí... é difícil, o St. Juste poderá jogar, mas tenho algumas dúvidas", disse o antigo defesa-central dos verdes e brancos, em declarações ao jornal A Bola.
Tonel não mostrou estar 100% confiante na utilização do 'camisola 3', apresentando alternativas: "Poderá passar Inácio para central do meio e entrar o Matheus Reis para a esquerda... é outra solução. Agora depende do que pretende Rui Borges se não puder jogar o Diomande, que acredito que vai poder recuperar".
Tonel: "Mesmo sem Diomande, não deixará de ser um Sporting forte"
"Todos os jogadores fazem falta, mas a equipa tem de saber lidar com essas ausências. Umas com mais peso do que outras, naturalmente, mas se Diomande não puder jogar, não deixará de ser um Sporting que vai ser forte, num jogo de 50/50", atirou Tonel.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de maio, frente ao Benfica. O dérbi eterno, diante da turma comandada por Bruno Lage, a contar para a final da Taça de Portugal, tem pontapé de saída marcado para as 17h15, no Jamor.
Clubes têm o virtuoso jogador leonino bem referenciado e regresso de lesão voltou a abrir espaço a uma possível saída no mercado de verão
|
Pedro Gonçalves regressou de lesão prolongada e rapidamente conquistou a titularidade no Sporting. A importância do 'camisola 8' dos leões não passa despercebida a Aston Villa e Bayer Leverkusen, que têm o internacional português muito bem referenciado.
O interesse dos ingleses e dos alemães no craque do Sporting é já antigo, mas, segundo informação avançada pelo jornal A Bola, poderá ter voltado a despertar com o regresso de Pote - recentemente apelidado de 'Iniesta dos pobres' - aos relvados e às convocatórias de Roberto Martínez para a Seleção Nacional.
A SAD verde e branca já rejeitou 30 milhões de euros dos germânicos em 2023, mas o emblema da BayArena promete voltar em força para negociar, uma vez que Florian Wirtz deverá estar de saída, abrindo espaço para um jogador criativo e com capacidade de produção no último terço do terreno.
O Aston Villa apenas referenciou Pote a temporada passada, mas está atento ao jogador do Sporting. A Direção leonina quer, no entanto, renovar com o génio de Alvalade, aumentando-lhe o salário, como forma de reconhecimento pelas suas exibições nos últimos anos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.
Apontado a uma transferência, goleador internacional sueco já recebeu distinção individual, que premiou desempenho ao longo da temporada
|
Viktor Gyokeres continua em grande forma no Sporting e já recebeu o prémio de melhor avançado do mês de abril, atribuído pela Liga Portugal. Apontado à saída de Alvalade no mercado de verão, o goleador internacional sueco não escondeu a satisfação pela conquista do galardão e destacou o êxito da equipa leonina no campeonato.
“É uma grande sensação, em particular porque nos sagrámos campeões. Vencer este prémio no último mês é sinal de que terminámos bem a temporada”, referiu Gyokeres, em declarações reproduzidas pela Liga Portugal. Recorde-se que o 'camisola 9' foi eleito melhor avançado do mês de abril com 27.78% dos votos, superando Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, que recolheu 26.98%.
Em quatro jogos no período válido para a contagem, Gyokeres marcou oito golos, com destaque para o póker frente ao Boavista, no Bessa, e o hat-trick assinado na receção ao Moreirense. O internacional sueco fez também o gosto ao pé no empate 1-1 diante do Braga, em Alvalade. De resto, desde que chegou ao Sporting – em 2023/24 -, é a nova vez que o atacante de 26 anos é distinguido como melhor avançado do mês da Liga Portugal.
Vale sublinhar que Gyokeres tem sido insistentemente apontado a uma transferência para um tubarão europeu, no próximo mercado de verão. As excelentes prestações do jogador têm atraído o interesse de diversos clubes europeus, com Manchester United e Arsenal à cabeça. Ainda assim, nos últimos dias, tem sido também noticiado o forte interesse do Chelsea - que planeia apresentar uma proposta pelo atleta, depois da venda de Nkunku - e da Juventus na contratação do goleador do Sporting.
No total da presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 51 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.130 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 53 golos e fez 13 assistências.