Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas enxovalha Pinto da Costa de alto a baixo; Presidente do Sporting não perdoa

Em entrevista dada à RTP, o dirigente do emblema verde e branco foi abordado sobre diversos temas e opinião sobre um rival do Porto não passou despercebida

Frederico Varandas, presidente do Sporting, arrasa Pinto da Costa
Frederico Varandas, presidente do Sporting, arrasa Pinto da Costa

  |

Icon Comentário0

Numa recente entrevista, em exclusivo à RTP, o Presidente do Sporting Frederico Varandas fez algumas confissões à emissora televisiva quando questionado sobre temas da atualidade do Clube. Além disso, também respondeu a comparações feitas com clubes rivais.


Uma das questões feitas ao dirigente leonino foi  "A dupla Frederico Varandas - Rúben Amorim, em 2024, representa no futebol português o que representou a dupla Pinto da Costa - José Maria Pedroto, no final dos anos 70 e começo dos anos 80?", ao que Varandas acabou por confessar não concordar com a comparação.


"Um dos exercícios que eu faço para mim mesmo, desde que sou presidente do Sporting, é ligar muito pouco ao que dizem de mim. Já fui insultado de tudo, durmo bem com isso, mas, de facto, essa comparação com o senhor Pinto da Costa e José Maria Pedroto, se calhar, está a um nível mais difícil de superar. Não por falta de inteligência, não por falta de competência, não por astúcia, mas sim por uma razão muito simples, do meu ponto de vista, e não quero magoar ninguém".


"Para mim, toda a competência que uma pessoa possa ter, toda a inteligência, vale zero se é uma fraude, se não for alicerçada em valores, em ética. E por isso, para mim, na minha conceção seria horrível se eu fosse comparado a esse presidente", admitiu, e acrescentou que "Em relação à comparação Rubén Amorim-Pedroto, isso não me diz respeito, isso é mais para o Rubén Amorim responder."

Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez em 2018, arrecadando 42,32% dos votos. O segundo posto, com 36,84% pertenceu a João Benedito, antigo guardião do futsal verde e branco, com José Maria Ricciardi a fechar o pódio - 14,55%. No total, votaram 22.510 mil Sócios. Em 2022, o Presidente leonino foi reeleito, com uma maioria esmagadora. Varandas arrecadou 85,8% dos votos, contra os 7,3% de Nuno Sousa e 2,95% de Ricardo Oliveira. A afluência às urnas baixou, registando-se apenas 14.795 Sócios votantes.



Futebol

Sporting vencedor da Liga dos Campeões? Varandas comenta possibilidade

Presidente leonino reconheceu em entrevista à RTP falando sobre as chances de emblema leonino conseguir conquistar prova internacional

Federico Varandas é presidente do Sporting desde 2018
Federico Varandas é presidente do Sporting desde 2018

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, presidente do Sporting, abordou de forma realista as possibilidades do clube leonino conquistar a Liga dos Campeões. Numa entrevista à RTP, o dirigente afastou a ideia de que os leões possam, no curto prazo, lutar pelo maior título europeu de clubes.


"Se alguém me disser que acredita que o Sporting vai vencer a Liga dos Campeões, estaria a mentir. Não acredito", afirmou Varandas, sublinhando que a sua declaração não se deve a uma falta de competência da equipa ou da estrutura do clube: "Não é pela falta de competência da minha equipa, da estrutura ou dos jogadores, mas sim pela realidade que enfrentamos. Temos de ter a noção do que somos enquanto país, do que é a nossa economia, e contra quem competimos".


Varandas deixou claro que o contexto económico e desportivo é um dos grandes obstáculos para um clube português conseguir competir ao mais alto nível europeu, especialmente face aos gigantes financeiros do futebol. A distância em termos de recursos torna-se evidente quando comparada com clubes das principais ligas, como a inglesa ou espanhola.


Quando questionado sobre o que seria necessário para que os verdes e brancos conseguissem vencer a Liga dos Campeões, Varandas foi pragmático: "Para o Sporting ganhar uma Liga dos Campeões, teria de tudo correr de forma espetacular para nós e os nossos concorrentes diretos teriam de ser profundamente incompetentes".

As palavras de Federico Varandas refletem a realidade que os clubes portugueses enfrentam no futebol europeu, onde as disparidades financeiras e competitivas são enormes. No entanto, não deixa de ser uma ambição a longo prazo, num cenário em que o clube poderia continuar a crescer de forma sustentada, tanto a nível desportivo como financeiro. 



Futebol

Barcelona – Sevilha acabou em goleada e houve um ex Sporting com motivos para sorrir

Antigo jogador do emblema verde e branco esteve em destaque na partida que terminou com vitória expressiva, válida para a décima jornada da La Liga

Raphinha, ex Sporting, assistiu na partida que opôs Barcelona e Sevilha
Raphinha, ex Sporting, assistiu na partida que opôs Barcelona e Sevilha

  |

Icon Comentário0

Foi no passado domingo, dia 20 de outubro, que o Barcelona reafirmou a sua liderança no campeonato espanhol, desta feita com a ajuda do antigo jogador do Sporting, Raphinha, que assistiu para um dos cinco golos, que marcaram a expressiva vitória frente ao Sevilha (5-1), na décima jornada da competição.


Foi logo aos primeiros 24 minutos, que Robert Lewandowski, desempatou o marcador, após converter uma grande penalidade. De seguida, foi a vez de Pedri, que assistido por Lamine Yamal, fez aumentar a vantagem dos culés. O ex Sporting assistiu para Lewandowski registar o 3-0.


Mesmo assim, a goleada blaugrana não foi o tema da noite, tendo em conta que após quase um ano sem entrar nas quatro linhas para competir, Pablo Gavi teve a oportunidade de regressar e envergou a braçadeira de capitão. Embora o Sevilha ainda tenha reduzido a vantagem do adversário, o Barcelona ainda marcou mais dois golos por Pablo Torre (82' e 88').


Pelo Sporting, o extremo brasileiro chegou a disputar 41 jogos, nos quais somou o total de 2.814 minutos e onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, acabando por conquistar uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências.

É de recordar que o avançado brasileiro está a cumprir a terceira época ao serviço do clube catalão, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros. Em 2024/25, o jogador leva seis golos e seis assistências em 12 duelos.



Futebol

Alvo de Varandas para reforçar Sporting recupera de lesão e vai enfrentar Amorim e companhia

Negócio por jovem atleta que atua na Liga portuguesa acabou por não se realizar e, agora, vai jogar contra os leões na próxima partida do campeonato, dia 26 de outubro

Frederico Varandas deixou escapar médio que vai agora enfrentar Sporting, de Amorim
Frederico Varandas deixou escapar médio que vai agora enfrentar Sporting, de Amorim

  |

Icon Comentário0

Gustavo Sá atua como médio ofensivo pelo Famalicão e é internacional pela equipa nacional de sub-21, liderada por Rui Jorge. Recorde-se que o jovem de 19 anos foi um dos alvo do Sporting no último mercado de transferências, mas o negócio não se concretizou.


Recentemente, o jovem atleta lesionou-se na zona da anca, e foi, consequentemente, dispensado dos trabalhos da formação da equipa das quinas para iniciar a sua recuperação. Com a dispensa atribuída, falhou os encontros diante de Ilhas Faroé (3-1) e Andorra (2-1), a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa do escalão.


Atualmente, o boletim clínico do jogador é bastante favorável, mas, ainda assim, não entrou nos planos do treinador Armando Evangelista frente ao Lagoa. O jogo relativo à terceira eliminatória, da Taça de Portugal, resultou numa vitória do Famalicão por 2-0.


No dia 26 de outubro, data do próximo confronto dos Famalicenses, o camisola 20 já poderá pisar os relvados para defrontar o Sporting na nona jornada da Liga Portugal Betclic. Frederico Varandas demonstrou interesse em reforçar a equipa de 2024/25 com o médio internacional do Famalicão, no entanto, deixou-o escapar pois optou por não realizar investimentos excessivos. O jogador tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros e contrato com o atual clube válido até 2029.

Gustavo Sá, que está avaliado em 8 milhões de euros, já realizou na presente temporada oito partidas ao serviço do Famalicão - com um golo e uma assistência - totalizando 511 minutos em campo. Pela Seleção Nacional, marcou presença num dos jogos de qualificação para o Europeu sub-21, na época atual.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador adversário do Sporting afirma: “É das melhores equipas da Europa”
Futebol

Treinador adversário do Sporting afirma: “É das melhores equipas da Europa”

 

Icon Comentário0
Reforço do Sporting tem sido decisivo; Segredo está na inspiração em Cristiano Ronaldo
Futebol

Reforço do Sporting tem sido decisivo; Segredo está na inspiração em Cristiano Ronaldo

 

Icon Comentário0
Choque na Taça de Portugal! Ex treinador do Sporting eliminado por equipa da quarta divisão
Futebol

Choque na Taça de Portugal! Ex treinador do Sporting eliminado por equipa da quarta divisão

 

Icon Comentário0