Futebol
Sporting apresenta novidades na lista de jogadores inscritos na Liga dos Campeões
07 Fev 2026 | 09:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Dez 2024 | 09:59 |
O jogadores do Sporting, respetiva equipa técnica e Direção de Frederico Varandas, procuraram aliviar a situação pela qual têm passado durante as últimas semanas. O jantar anual de natal dos verdes e brancos, que se realizou na sexta-feira, dia 6 de dezembro, foi a receita para melhorar a energia entre o grupo.
No dia que se sucedeu ao encontro natalício, os leões tiveram direito a uma folga, começando a preparação para a próxima prova de fogo frente ao Club Brugge já este domingo. Vale a pena frisar que o encontro da Liga dos Campeões pode ser decisivo para a permanência de João Pereira no comando da equipa principal.
Neste momento, os leões atravessam uma fase menos positiva em termos de resultados, somando apenas derrotas nas últimas três jornadas disputadas. No desafio mais recente, frente ao Moreirense, os atuais campeões nacionais até começaram da melhor forma, ao inaugurar o marcador aos 12 minutos através de uma grande penalidade. No entanto, acabaram por sucumbir a uma derrota por 2-1, um desfecho que deixou marcas no balneário, onde o ambiente pesado foi evidente após o apito final.
Se o Sporting (33 pontos) não conseguir reverter a atual série de derrotas, arrisca deixar o primeiro lugar da Liga Portugal Betclic à mercê do Benfica (31 pontos). Os encarnados, que ocupam o segundo lugar, estão apenas a dois pontos de distância e têm menos um jogo disputado. Além disso, o Porto (31 pontos), com os mesmos pontos que os rivais da Luz, mantêm os jogos em dia e continuam também na corrida pela liderança.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.
Jovem internacional encontra-se a recuperar de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito
07 Fev 2026 | 11:13 |
Geovany Quenda continua a seguir o plano de recuperação em Inglaterra, mais concretamente nas instalações do Chelsea, clube que tem acompanhado de forma próxima todo o processo clínico do jovem extremo do Sporting. O internacional português sub-21 deverá manter-se em Londres nas próximas semanas, não estando ainda definido um prazo para o regresso a Portugal, numa gestão articulada entre as equipas técnicas e médicas envolvidas.
De acordo com o jornal A Bola, no Chelsea não existe qualquer intenção de acelerar o processo ou antecipar etapas. A prioridade passa por assegurar que o jogador apenas regressa à competição quando estiver totalmente recuperado, evitando riscos que possam comprometer o futuro imediato ou a próxima temporada, precisamente aquela em que Quenda pretende afirmar-se em definitivo no clube inglês.
Apesar das cautelas transmitidas aos responsáveis do Sporting, a vontade do atleta é clara. Aos 18 anos, Quenda mostra-se ansioso por voltar aos relvados, ajudar a equipa e melhorar os registos da presente época. Ainda assim, o extremo demonstra consciência de que não pode colocar a carreira em causa, adotando uma postura responsável e alinhada com a estratégia definida pelo Chelsea.
O jovem internacional recupera de uma intervenção cirúrgica para corrigir uma fratura no quinto metatarso do pé direito, lesão que o afastou da competição desde 5 de dezembro de 2025. Nesse encontro, frente ao Benfica, no dérbi de Lisboa, foi suplente utilizado pelo Sporting, acabando por sair pouco depois devido a problemas físicos.
A evolução tem sido considerada positiva e o próprio jogador tem dado conta dos progressos através das redes sociais. Numa das publicações recentes, Quenda surge a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios com menor impacto nas articulações e músculos, recurso cada vez mais utilizado em processos de reabilitação de atletas de alto rendimento.
Segundo a mesma fonte, o regresso aos relvados está apontado para a primeira ou segunda semana de março. Até lá, tudo indica que o extremo continuará a trabalhar em Inglaterra, sob vigilância apertada do departamento médico do Chelsea, num processo conduzido com prudência e foco no futuro.
Internacional moçambicano encontra-se a viver um grande momento de forma em Alvalade e decidiu a passagem dos leões às meias da Taça de Portugal
07 Fev 2026 | 10:30 |
Geny Catamo atravessa um dos melhores momentos desde que chegou ao Sporting e destaca-se, a par de Luis Suárez, como um dos jogadores em maior evidência no plantel. O rendimento apresentado despertou a atenção de clubes das cinco principais ligas europeias, numa altura em que o processo de renovação deverá voltar a ser discutido no final da temporada.
Somando os números pelo Sporting aos jogos realizados pela seleção nesta época, entre encontros particulares, qualificação para o Campeonato do Mundo e CAN, Geny Catamo apresenta um total de dez golos e seis assistências em 36 partidas. Este rendimento reforçou o interesse de clubes de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
No último verão, o Aston Villa avançou pelo jogador, enquanto o Fenerbahçe apresentou uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros. O Sporting, contudo, apontava para valores entre os 25 e os 30 milhões e o extremo acabou por permanecer em Alvalade. Atualmente, existe abertura para negociar no próximo defeso por montantes ligeiramente acima dos 20 milhões, embora a evolução da temporada possa levar a uma valorização desse patamar.
Apesar dessa disponibilidade, tanto da parte do jogador como da administração leonina, a renovação contratual já foi abordada, mas encontra-se em suspenso, ficando remetida para o final da época, salvo a chegada de uma proposta formal considerada convincente.
Recorde-se que, em julho passado, o Sporting investiu 2,25 milhões de euros para passar a deter 90% do passe do extremo. O Amora, primeiro clube de Catamo em Portugal, conservava então 75% dos direitos económicos, enquanto o Black Bulls, de Moçambique, mantinha 85%.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 26 partidas. Nos 1.537 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Verdes e brancos disputam a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, no Estádio do Dragão
07 Fev 2026 | 10:13 |
Nuno Santos superou com distinção o teste físico no encontro frente ao AFS e demonstrou a Rui Borges que já reúne condições para integrar a convocatória para o clássico com o Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão.
O 'camisola 11' viveu um longo período de recuperação após a lesão ligamentar no joelho direito sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, que obrigou a nova intervenção cirúrgica. Depois de cerca de 15 meses de trabalho intenso, o ala regressou à competição no passado domingo, ao serviço da equipa B, frente à Oliveirense, num encontro acompanhado de perto por Rui Borges, presente na bancada do Estádio Aurélio Pereira.
As indicações positivas deixadas nesse jogo levaram o treinador leonino a incluí-lo na convocatória para o duelo com o AFS, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, encontro em que o Sporting garantiu o apuramento para as meias-finais. Admirador assumido das qualidades desportivas e humanas de Nuno Santos, Rui Borges não hesitou na decisão.
A receção dos adeptos em Alvalade foi particularmente calorosa. Ainda durante o aquecimento, o jogador foi aplaudido de forma expressiva e, já na segunda parte, quando entrou em campo ao minuto 77 para o lugar de Francisco Trincão, a sua entrada foi celebrada como um golo, deixando o esquerdino visivelmente emocionado.
De forma inesperada, o Sporting foi obrigado a disputar prolongamento e Nuno Santos acabou por somar perto de 45 minutos em campo, quando o plano inicial apontava para uma utilização bastante mais curta. No final da partida, Rui Borges procurou saber o estado físico do jogador, que, segundo revela o jornal o Record, garantiu não sentir qualquer queixa e mostrou-se disponível para o Clássico da próxima segunda-feira.
O regresso do 'camisola 11' amplia as opções táticas ao dispor do treinador, uma vez que o jogador é capaz de cumprir todo o corredor esquerdo. Esta versatilidade permite uma maior gestão de Maxi Araújo e Ricardo Mangas, além de abrir espaço para a utilização de Pedro Gonçalves e Luís Guilherme noutras zonas do terreno. Refira-se que, na Taça de Portugal, o extremo brasileiro iniciou a partida no corredor direito, a sua posição de origem, assinando a melhor exibição desde que chegou ao Sporting no último mercado de inverno.