
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Proteção Civil do município de Mirandela, terra de Rui Borges, técnico do Sporting - que revelou qual o maior desafio para 2025/26 - tem registado vários constrangimentos em oito localidades do concelho do distrito de Bragança, provocados por um fenómeno de vento extremo na tarde de terça-feira, dia 2 de julho.
Numa informação escrita enviada esta quarta-feira à Agência Lusa sobre o primeiro levantamento de danos provocados pelo vento extremo, há registo de queda de telhados, árvores e cabos de eletricidade caídos na via pública em Carvalhais, Contins, Vila Nova das Patas, Valverde, Vale de Pereiro e Vilar de Ledra.
Em Vale de Lobo e em Vila Verdinho faltou a luz elétrica devido à queda de um raio. Fonte do comando dos bombeiros locais disse que foram chamados para quatro intervenções onde a população sentiu mais necessidade de ajuda. Houve ainda um incêndio rural na localidade de Frechas.
De acordo com os relatos locais, o fenómeno de vento, acompanhado de chuva e granizo, durou cerca de 15 minutos e aconteceu por volta das 18h00. “Comecei a aperceber-me do vento com bastante intensidade. Em minha casa, guarda-sóis e roupa espalharam-se pelo quintal. E comecei a ter a real noção quando comecei a receber telefonemas da população a dizer que o telhado voou, da árvore caída no meio da estrada e onde não se passa… e aí chamei logo a Proteção Civil, que rapidamente chegou ao local”, narrou Nelson Teixeira, presidente da junta de freguesia de Carvalhais.
Segundo o autarca, registaram-se quatro desimpedimentos de estradas por quedas de árvores, três viaturas danificadas, entre casas de primeira habitação, casas de férias de emigrantes, habitações devolutas e armazéns. Caíram ainda postes de eletricidade, com fios cortados com energia a passar na via pública.
Alvo desejado pela direção do Clube de Alvalade teve uma temporada de excelência, onde conseguiu impressionar emblemas estrangeiros
|
Galatasaray e Trabzonspor estão interessados na contratação de Cezary Miszta. O dono da baliza do Rio Ave - que esteve em destaque na Liga em 2024/25 - já se encontrava referenciado pelo scouting do Sporting, que conta agora com concorrência na luta pelo jogador.
Segundo informações do jornal O Jogo, estes dois emblemas do campeonato da Turquia pretendem contratar o guardião do clube vilancondense. De acordo com a mesma fonte, a formação do Estádio dos Arcos pretende obter uma transferência na casa dos 10 milhões de euros, em troca do polaco.
Quem também já demonstrou interesse em contratar o antigo guardião do Légia Varsóvia foi o Sporting. Frederico Varandas e a sua direção acreditam que o guarda-redes pode ser uma boa solução para colmatar a transferência de Vladan Kovacevic para o Norwich e a possível saída de Franco Israel, que já expressou desejo de sair de Alvalade.
Vale a pena recordar que Cezary Miszta foi considerado o terceiro melhor guarda-redes da Liga Portugal Betclic da temporada passada. O jovem de 23 anos fecha o pódio, ficando apenas atrás de Anatoliy Trubin (Benfica) e, do vencedor da distinção, Diogo Costa (Porto).
Na temporada 2024/25, Miszta fez a sua primeira época enquanto jogador do Rio Ave, depois de já ter jogado no Estádio dos Arcos por empréstimo do Légia de Varsóvia. Avaliado em 3 milhões de euros, o guardião polaco de 23 anos defendeu as balizas do clube de Vila do Conde por 31 ocasiões, encaixando 49 golos.
Apesar de nunca ter vestido a Listada verde e branca pelo plantel principal, figura em causa é produto da formação do Clube de Alvalade
|
Luís Boa-Morte é o novo treinador-adjunto do Samsunspor, adversário do Alanyaspor, de João Pereira. Assim, o técnico que já teve passagens pelo Sporting - onde revelou sentir-se enganado pelo leões - em diversas funções regressa à atividade, depois de uma passagem enquanto selecionador da Guiné-Bissau.
O emblema do campeonato da Turquia já oficializou a contratação do português natural de Lisboa, onde será braço direito do treinador principal, Thomas Reis. Na temporada passada, o alemão conduziu a formação da cidade de Samsun ao terceiro lugar da tabela.
Este novo passo da carreira de Boa-Morte assinala o seu regresso ao futebol de clubes. Depois de quatro temporadas enquanto adjunto de Marco Silva no Fulham, o ex-jogador de 47 anos assumiu o cargo de selecionador nacional da Guiné-Bissau, onde fez 13 jogos em 14 meses.
Vale a pena recordar que Luís Boa-Morte teve uma breve passagem enquanto técnico do Clube de Alvalade, quando na temporada 2014/15, assumiu o papel de adjunto da equipa B e ainda no decorrer da temporada mudou de cargo, quando se tornou o treinador principal do plantel sub-19.
Muito antes de se dedicar à carreira de treinador, o técnico teve uma passagem pelo Sporting enquanto jogador. O antigo extremo-direito chegou para representar a equipa sub-13 do Clube de Alvalade. Apesar de ter concluído a sua formação nos leões, nunca representou o papel principal dos leões, após uma temporada de empréstimo ao Lourinhanense e uma consequente saída a definitivo para o Arsenal.
Jogador leonino destacou o regresso à Academia Cristiano Ronaldo nas redes sociais, onde pareceu entusiasmado por voltar ao trabalho com o Clube de Alvalade
|
Jeremiah St. Juste decidiu destacar nas redes sociais o começo da pré-época e consequente regresso aos treinos com uma publicação no Instagram. “De volta a Alcochete” escreveu sucintamente o defesa de 28 anos, mostrando-se sorridente por estar de volta à Academia, dando seguimento ao trabalho que manteve no verão e que foi partilhando nas redes sociais.
A publicação surge no seguimento de rumores que prevalecem há vários meses e que dão como incerto o futuro do ‘camisola 3’ no Sporting, no que é o seu último ano de contrato com o Clube de Alvalade. A especulação em redor da saída do neerlandês dá-se devido às suas atuações inconstantes, assoladas por lesões recorrentes. São essas mesmas lesões que impedem o jogador de conquistar um lugar no onze titular dos leões.
Apesar da especulação que tem existido, ainda não se sabe ao certo se o defesa irá de facto sair do Sporting ou se continuará a fazer parte dos planos de Rui Borges. A Direção está disposta a abdicar do central pela proposta certa, mas a sua permanência também não é descartada, podendo ganhar força com a possível saída de Ousmane Diomande do Clube de Alvalade.
Caso seja colocada uma proposta em cima da mesa, o objetivo dos verdes e brancos é tentar reaver a totalidade ou pelo menos grande parte do investimento feito em St. Juste. Comprado ao Mainz, o jogador chegou a Alvalade no verão de 2022, por uma quantia a rondar os 9,5 milhões de euros, com bónus que poderiam atingir os 2,5 milhões de euros.
Recorde-se que em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Confira a publicação: