Futebol
Provocação de Valter Marques ao Sporting deixa adeptos leoninos a rir à gargalhada
27 Set 2026 | 11:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Out 2025 | 22:44 |
O presidente do Porto, André Villas-Boas, não poupou nas palavras ao abordar a polémica levantada pelas declarações de Frederico Varandas, que, no domingo, falou publicamente sobre as preferências clubísticas de vários elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
AVB sobre Frederico Varandas: "O mais grave é ter havido um encontro entre o Presidente do Sporting e da Federação"
À chegada à gala Portugal Football Globes, o líder portista considerou a situação “grave” e exigiu explicações ao presidente da FPF, Pedro Proença: “O mais grave é ter havido um encontro entre o Presidente do Sporting e da Federação, para fazer um mapeamento clubístico dos órgãos sociais da Federação. Isto são declarações graves. Acabei de transmitir ao próprio, acho que não devem passar impunes”, começou por afirmar.
AVB sobre Frederico Varandas: "Declarações destas não podem passar impunes"
O dirigente revelou mesmo que contactou diretamente Pedro Proença, manifestando preocupação com a postura do dirigente máximo do Sporting: “Após declarações sobre esse tema escrevi uma mensagem ao presidente da Federação, porque se o seu lema é unir o futebol, declarações destas não podem passar impunes”, destacou.
Villas-Boas sublinhou ainda que, caso o encontro referido por Varandas tenha realmente acontecido, os clubes têm o direito de ser informados e de exigir transparência: “Porque não pode haver um mapeamento dos órgãos sociais da FPF sem que todos os clubes sejam informados do mesmo. Ou que seja público e não entre duas pessoas. Acho as declarações graves. Se esse encontro aconteceu, se esse mapeamento aconteceu, todos temos o direito de saber quem são essas pessoas”, afirmou o presidente portista.
O líder máximo do Porto deixou um apelo direto a Pedro Proença, pedindo-lhe que exerça o seu papel de liderança e que ponha fim à polémica com clareza e firmeza. “Se quer unir tem de se chegar à frente e, de uma vez por todas, reafirmar a sua autoridade”, concluiu.
Clube continua a avançar com renovação do recinto verde e branco, numa intervenção que vai muito além da remodelação do relvado
27 Set 2026 | 16:16 |
O Sporting continua a avançar com a renovação do Estádio José Alvalade, numa intervenção que vai muito além da remodelação do relvado. O projeto inclui mudanças em várias zonas do recinto, entre elas o Hall VIP, balneários, Museu Sporting, Auditório Artur Agostinho e até a Loja Verde. A intenção passa por ter o recinto completamente renovado até 2030, ano em que Portugal será um dos países anfitriões do Mundial.
Durante o Portugal Football Summit, Frederico Varandas voltou a abordar o projeto e estabeleceu uma meta clara para a intervenção em Alvalade. "Queremos terminar uma obra muito exigente. Falta acabar o Alvaláxia, videoscreens, o Hall Vip, da zona de convívio dos sócios. Não será o maior, mas melhor estádio em Portugal em 2030. No estádio tudo o que parecia mal estava lá. São muitos milhões mas gostaríamos de ver o estádio melhor porque tem retorno financeiro para o clube. E gostaria de ter a obra terminada em 2030", afirmou.
Uma das intervenções mais urgentes acontece no relvado, que apresentou problemas nos últimos encontros. O Sporting vai aproveitar a pausa para as seleções para realizar trabalhos no tapete verde, afetado por fungos, estando prevista uma intervenção com a duração de quase um mês. A expetativa é a de que o campo esteja em boas condições no regresso a casa, marcado para 21 de outubro, diante do LASK Linz, para a Liga dos Campeões.
Também no interior do estádio continuam a ser visíveis sinais da transformação. A zona de acesso ao Hall VIP, integrada na chamada Porta 10A, está em obras e terá uma nova identidade: "The Lion's Rite of Passage". Segundo o Sporting, o espaço será transformado num percurso imersivo até ao relvado. Paralelamente, continuam os trabalhos no elevador panorâmico junto à Praça Centenário e no Auditório Artur Agostinho, enquanto o Museu Sporting está a ser reconfigurado e ampliado.
Outras alterações ficarão para uma fase posterior. A instalação de novos painéis LED e de um ecrã gigante ainda não avançou, estando estes trabalhos previstos para ganhar maior expressão a partir da temporada 2027/28. O estádio estará também encerrado entre 28 de setembro e 2 de outubro para novas intervenções.
Clube definiu uma nova hierarquia para bolas paradas; Rui Borges conta agora com várias soluções especializadas e estabeleceu uma ordem
27 Set 2026 | 13:53 |
O Sporting definiu uma nova hierarquia para os livres diretos. Rui Borges conta agora com várias soluções especializadas e estabeleceu uma ordem de preferência: Rodrigo Zalazar, Nestory Irankunda, Geny Catamo, Flávio Gonçalves e Zeno Debast.
A aposta surge depois de vários anos em que os leões revelaram dificuldades em transformar as bolas paradas em golos. Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Viktor Goökeres, Marcus Edwards e Francisco Trincão foram assumindo essa responsabilidade em diferentes momentos, mas nenhum conseguiu afirmar-se de forma consistente.
O registo recente ajuda a perceber a dimensão da lacuna. Antes do golaço de Zalazar frente ao Galatasaray, na Liga dos Campeões, o último livre direto convertido pelo Sporting tinha saído dos pés de Pedro Gonçalves, em março de 2026, diante do Alverca, no triunfo por 4-1. Para encontrar o anterior, era necessário recuar até abril de 2025, quando Gyokeres marcou dessa forma frente ao Moreirense.
Esta temporada trouxe, contudo, novas armas para o setor. O uruguaio já mostrou a sua qualidade ao marcar um livre de enorme execução contra o Galatasaray, enquanto Irankunda aproveitou a pausa internacional ao assinar um excelente livre direto frente ao Brasil.
Com cinco opções identificadas, Rui Borges procura assim retirar maior rendimento e evitar que o Sporting continue a depender de momentos esporádicos para marcar através de livres diretos. A reformulação do plantel trouxe jogadores com características diferentes e o treinador pretende aproveitar essa vertente.
Situação foi confirmada por Víctor Orta, diretor-desportivo do emblema espanhol que falou sobre situação com o emblema verde e branco
27 Set 2026 | 12:24 |
Iván Fresneda vive um momento especial na carreira depois de ter sido chamado pela primeira vez à seleção principal de Espanha. O lateral direito do Sporting foi convocado por Luis de la Fuente para colmatar a ausência de Pedro Porro, mas acabou por ficar fora da ficha de jogo frente à Inglaterra, em Wembley.
A ausência significa que, para já, o Sporting evita um novo pagamento ao Valladolid. Quando contratou Fresneda, em agosto de 2023, a SAD leonina acordou 9 milhões de euros fixos pelo defesa, num negócio que poderia chegar aos 11 milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos.
Entre os bónus previstos no acordo está precisamente a utilização do ala pela seleção. A convocatória de 'La Roja' já representa um pagamento de 250 mil euros aos cofres do Valladolid, mas a estreia oficial pelo conjunto espanhol obrigaria o Sporting a desembolsar mais 250 mil euros, elevando para 500 mil euros o valor pago por estes dois objetivos.
A situação foi confirmada por Víctor Orta, diretor-desportivo do Valladolid, que explicou à Cadena SER: "Com a convocatória de Iván Fresneda por parte da seleção espanhola recebemos uma quantia de dinheiro, e se se estrear num jogo oficial pela seleção também". Como Fresneda não foi utilizado diante da Inglaterra, o segundo pagamento ainda não foi acionado.
Internacional sub-21 por Espanha, o defesa tem sido uma presença regular no onze do Sporting nas últimas duas temporadas. Desde que chegou a Alvalade, soma quatro golos e quatro assistências em 89 partidas, tendo contribuído para a conquista de dois campeonatos e uma Taça de Portugal.
Provocação de Valter Marques ao Sporting deixa adeptos leoninos a rir à gargalhada
27 Set 2026 | 11:49
Luis Suárez marca ao México num jogo onde um alvo do Sporting também marcou (1-1)
27 Set 2026 | 11:01
Apesar da turbulência, há um jogador que rema contra a maré e manda no balneário do Sporting
27 Set 2026 | 09:27