Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"VÍTOR BAÍA ESTAVA TRESLOUCADO"

Miguel Braga descreveu os incidentes no Estádio do Dragão e teceu criticas à arbitragem de João Pinheiro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Fev 2022 | 11:02 |

Icon Comentário0

Miguel Braga, diretor de comunicação do Clube de Alvalade, esteve, na passada segunda-feira (14 de fevereiro), no programa 'Raio-X' da Sporting TV, onde aproveitou para relatar os incidentes do Estádio do Dragão, relacionados com as tentativas de agressão a Frederico Varandas. Além disso, o responsável dos leões ainda teceu criticas à arbitragem liderada por João Pinheiro.


"O presidente foi à sala de imprensa dizer o que muitas pessoas em Portugal pensam"



  • "Posso falar com autoridade porque estava ao lado do presidente, sou inclusivamente referenciado no relatório do delegado da Liga como sendo testemunha. Não me contaram, eu vi. A seguir ao jogo, o presidente foi à sala de imprensa dizer o que muitas pessoas em Portugal pensam e não têm coragem em verbalizar. Não foram só os Sportinguistas que se sentiram orgulhosos, também as outras que gostam de futebol. Foi um ato de coragem de elogiar. O que se passou a seguir é digno de um relato, de um filme de classe B".


"Criticou e agrediu verbalmente o presidente do Sporting"

  • "Após exercer um direito de liberdade de expressão, quando saímos, desembocámos na garagem para irmos para o autocarro, a cerca de 30 metros. Mal saímos, irrompe um Vítor Baía que estava irritado e tresloucado, a insultar o presidente do clube. Um ex-jogador, internacional, vice-presidente e administrador da SAD. Criticou e agrediu verbalmente o presidente do Sporting. Imagine-se o meu espanto. É uma coisa rápida e sequencial. Irrompe o Baía e não vem sozinho. Vinha com outros elementos, se eram seguranças, Super Dragões, apanha-bolas, senhores da publicidade, não faço ideia".

"É de gravidade extrema"

  • "O meu espanto foi ainda maior quando vejo o treinador do FC Porto. Já todos vimos o treinador do FC Porto por estes estádios fora. Não é preciso ter cabeça muito pensadora para o imaginar num sítio resguardado, sem câmaras, porque isto passou-se num sítio sem câmaras, o que não deixa de ser pormenor maquiavélico. O terceiro elemento era Rui Cerqueira, que teve um episódio com um jornalista do zerozero. Estando Vítor Baía a insultar, vem o Sérgio Conceição fazê-lo também, com a mesma agressividade. No meio desta confusão, e de empurrões, vejo a coragem do presidente, porque parou. Dirigiu-se ao Baía a dizer que não tinha medo, agarra no telemóvel e começa a filmar. Irrompe o senhor Rui Cerqueira. Dizer que é uma palmada é forma delicada. A entrada sobre o presidente fez voar o telemóvel, a carteira... Tentei chegar ao telemóvel e fui empurrado pelos elementos que pareciam cogumelos. Isto continuou, Baía tenta encostar cabeça ao presidente. Uma vergonha. Pelo menos admitiam, porque há testemunhas. Várias pessoas viram tudo isto. Rui Cerqueira, ex-jornalista, agora vem vitimizar-se, mas ele sabe que foi o responsável pelo telemóvel e a carteira terem caído. Não foi palmada nem encosto de criança. O telemóvel desapareceu. Não há magia. Não há buracos. As coisas não desaparecem, as coisas desaparecem quando as pessoas as tiram do sítio. É de gravidade extrema".

"É uma imunidade incrível"

  • "Nunca vi elementos credenciados por clubes a bater em jogadores. Nunca vi. Apanha-bolas, elementos da publicidade, stewards... E a Polícia? Em Lisboa, se um elemento tenta bater num jogador, é detido naquele segundo. Ali não, é uma imunidade incrível, stewards a vangloriarem-se nas redes sociais de baterem em jogadores do Sporting. As entidades continuam todas caladas com medo de quê? Subserviência a quem?"

"Ninguém o ajuda na Cidade do Futebol?"

  • "Não vamos falar em erros e discussões sobre intensidade pois é algo muito subjetivo nos comentadores portugueses, mas há um lance que é unânime. Esta época já vimos o Tabata e o Daniel Bragança a serem expulsos por lances idênticos quando pisaram um jogador. Depois da falta, o Taremi ainda faz uma fita desgraçada dando um salto mortal parecendo que lhe tinham pisado os três pés, não os dois. É um erro gravíssimo que pode ter consequências no final do campeonato e o que sucedeu no final está a ofuscar um erro... Ninguém o ajuda na Cidade do Futebol? Já ouvi dizer que era amarelo, mas é diferente para o Tabata e o Bragança quando o árbitro foi chamado ao VAR? Parece que quando são jogadores do Sporting a intensidade é outra. Gostava que me explicassem como é que o Sporting é o segundo classificado e também surge na mesma posição na tabela dos cartões. É um caso único na Europa, mas nem com 10 nos conseguiram ganhar".

"Perguntem aos moralistas"

"Perguntem aos moralistas que estavam a crucificar o Nuno Santos o que acham de um internacional português estar a esconder um objeto lançado para o relvado do árbitro. O Sporting, com 11 jogadores em campo, mostrou que seria muito difícil ao FC Porto marcar. O segundo golo do Sporting é uma ode ao futebol! Se o Nuno Santos estivesse numa outra equipa  pergunto se estivesse numa outra equipa não estaria destinado a outros voos".


Futebol

Exclusivo Leonino - Maus resultados colocam Amorim no radar do Sporting

Responsáveis verdes e brancos sentem-se 'obrigados' a rondar as suas possibilidades para eventuais saídas de Alvalade no futuro

Exclusivo Leonino - Mathias de Amorim, do Famalicão, é um dos nomes no radar do Sporting para avaliar no decorrer da temporada
Exclusivo Leonino - Mathias de Amorim, do Famalicão, é um dos nomes no radar do Sporting para avaliar no decorrer da temporada

11 Out 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting está atento a Mathias de Amorim, sabe o Leonino. As boas exibições do jovem médio do Famalicão têm chamado à atenção do departamento de scouting dos verdes e brancos, que já terá sinalizado o jogador como uma possível opção para o futuro.


A confirmada saída de Hidemasa Morita no final da temporada e a também possível despedida de Morten Hjulmand 'obrigam' o Clube de Alvalade a manter-se atento a oportunidades no mercado de transferências e o nome do jogador de 20 anos é um dos que saltam à vista. Também os resultados após exibições aquém do esperado fazem com que os leões sondem as suas possibilidades.


Fonte próxima do nosso Jornal confirmou, ainda, que os responsáveis do Sporting não têm qualquer problema de, caso seja necessário, perguntarem ao emblema do norte do país sobre as condições de Mathias de Amorim, uma vez que são clubes com boas relações depois dos negócios de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte.


Ainda assim, o Sporting ainda não está em posição de avançar com este processo, mas mantém o médio sinalizado e continuará a seguir as suas exibição durante a presente temporada desportiva, que promete ser de 'revelação' para o futebolista que realizou toda a sua formação no Bordeux.

Na temporada 2024/25, com a camisola do Famalicão, Mathias de Amorim - avaliado em 4 milhões de euros - disputou 26 jogos, nos quais somou um golo e duas assistências. Esta época, serviu uma vez os colegas de equipa em sete partidas (588 minutos).



Futebol

Vice-Presidente do Sporting faz confissão preocupante sobre o mercado: "Muito difícil"

Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Clube de Alvalade, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências dos leões

Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Sporting, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências
Francisco Salgado Zenha, responsável financeiro do Sporting, esteve presente no Football Summit, e falou da última janela de transferências

10 Out 2025 | 18:22 |

Icon Comentário0

Francisco Salgado Zenha confessou que foi muito difícil para o Sporting contratar jogadores na última janela de transferências de verão, e alertou para a crescente competitividade no mercado do futebol - Frederico Varandas também falou deste assunto. O Vice-Presidente verde e branco, responsável pela pasta financeiro do Clube, esteve presente no Football Summit, onde abordou o assunto.


"Se calhar é muito óbvio, já está a acontecer, mas quero ressalvar isto: se forem ver o que aconteceu neste mercado de verão, foi muito difícil contratar. Estivemos a resistir para vender e tivemos dificuldades em contratar. É um sinal de que o mercado europeu e os clubes lá fora já estão a entrar nesse patamar em que não precisam de vender também", começou por explicar o CFO do Sporting, que esteve presente num painel com os homólogos de Benfica e Porto.


Francisco Salgado Zenha prosseguiu na sua análise: "Então a contratação vai tornar-se cada vez mais difícil. A situação financeira dos clubes europeus está cada vez mais robusta. Ou nós em Portugal caminhamos nessa linha de robustez, ou vamos ter mais dificuldade em acompanhar os nossos concorrentes lá fora".


"Temos de pensar na centralização de direitos e fazê-la de forma eficiente. Temos de pensar que quando a fizermos, sim, solidariedade, mas cuidado, porque se baixarmos todos os nível e os três grandes baixarem o nível, não vamos ganhar pontos nas competições europeias, não vamos estar lá e estaremos na Conference League. Teremos muito cuidado para neste bolo fazer uma distribuição eficiente. Associado a este bolo, o controlo financeiro. É absolutamente crítico para dar credibilidade lá para fora", atirou, de seguida, falando em soluções para o problema financeiro dos emblemas nacionais.

O Vice-Presidente do Sporting terminou, com uma palavra sobre o futuro: "Nós já sabemos que gerimos bem o futebol. Se virem a balança comercial da transferência de jogadores, já toda a gente sabe que Portugal vende muito bem, gere muito bem, desenvolve bem jogadores, contrata e sabe vender. Não é por acaso que somos a 20.ª ou 21.ª economia europeia e nos últimos anos sempre a lutar pelo 6.º lugar. Há alguma coisa que fazemos bem. O que não podemos perder o comboio é que o futebol está, e com o contributo de investimento privado, sobretudo de americanos, a ir para o próximo passo".



Futebol

Bruno Fernandes fala de Ruben Amorim e lembra... O Sporting: "O risco é..."

Capitão dos red devils, onde é orientado pelo antigo treinador verde e branco, fez a antevisão da partida da Seleção Portuguesa e não esqueceu os leões

Bruno Fernandes, orientado por Ruben Amorim, fez a antevisão da partida da equipa das quinas e não esqueceu o Sporting
Bruno Fernandes, orientado por Ruben Amorim, fez a antevisão da partida da equipa das quinas e não esqueceu o Sporting

10 Out 2025 | 17:36 |

Icon Comentário0

Bruno Fernandes confessou não ter problemas com as novas funções que tem no Manchester United, sob o comando de Ruben Amorim, e relembrou que já as cumpriu anteriormente, quando estava ao serviço do Sporting, com o técnico Jorge Jesus - que falou, recentemente, de Cristiano Ronaldo.


O capitão da equipa do Manchester United foi o escolhido para falar com os jornalistas na conferência de imprensa de antevisão ao jogos entre as Seleções de Portugal e da Irlanda. Foi questionado acerca do papel mais recuado que tem agora nos red devils, e lembrou os tempos que passou no Sporting.


"Gosto de jogar futebol, independentemente da posição, vou fazer o melhor. Toda a gente tem posições preferidas. Num espaço com muita qualidade tens de adaptar", começou por explicar Bruno Fernandes, revelando não ter problema com as novas funções atribuídas por Ruben Amorim no Manchester United.


Bruno Fernandes prosseguiu: "Fiz estas posições com Jorge Jesus no Sporting. Quando vês de frente consegues encontrar mais espaços, o risco é menor. Quando jogo a 10 o objetivo é criar jogadas, finalizar. Adapto-me àquilo que é jogo coletivo. O mais importante é ganhar, quero jogar o melhor possível".

O médio, que foi capitão verde e branco, teve ainda tempo para falar de Nuno Mendes, que deixou os leões e que hoje brilha no campeão europeu: "Apanhei-o no Sporting, faz uma pré-época. Sempre foi um miúdo envergonhado e extrovertido. Está nas bocas do mundo pela qualidade. Não me cabe a mim decidir se é o melhor do mundo. Temos muitos jogadores de alto nível. Os jogadores do PSG tiveram uma grande época. Infelizmente para nós nenhum conseguiu levar o título de melhor do mundo. Mas o facto de lá estarem é um motivo de orgulho para todos os portugueses. São jogadores de um nível extremamente alto".


Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Bruno Fernandes no Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges dá boas notícia a estrela da equipa B do Sporting
Futebol

Rui Borges dá boas notícia a estrela da equipa B do Sporting

10 Out 2025 | 15:59

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga
Futebol

Exclusivo Leonino – João Simões reagiu à ida para a bancada no Sporting - Braga

10 Out 2025 | 12:21

Icon Comentário0
Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos
Futebol

Raspanete? Pilar do Sporting pediu para dar palavrinha à equipa no regresso aos treinos

10 Out 2025 | 11:58

Icon Comentário0