Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após a eliminação da Bélgica, com a França no Campeonato Europeu 2024, o novo reforço do Sporting já tem a disponibilidade para ser oficialmente apresentado no plantel de Rúben Amorim para 2024/25. Vindo do Anderlecht, onde cresceu enquanto jogador, Zeno Debast tem um importante desafio pela frente: impressionar o técnico português. Desde que integrou o emblema belga, o atleta tem crescido em vários sentidos, tornando-se num jovem com um talento e coração de ouro.
O diário desportivo Record apresenta uma visão geral do defesa de 20 anos, que, desde novo sempre aprendeu a ajudar a comunidade, tal como admite a sua mãe. “Se for preciso ajudar em algo, o Zeno vem sempre dar uma mão. Numa festa de Natal, ele teve de cozinhar, servir os miúdos e limpar tudo. O Zeno é muito social. Vê várias realidades, pessoas na miséria”, explicou ao ‘Nieuesblad’.
Antes de cada jogo, de forma religiosa, os pais acendem sempre duas velas na basílica de Halle pelo filho, enviando-lhe sempre fotografias como prova. “Se não o fizermos, ele pergunta...”, admitiu a mãe. Já cheia de saudades, Nelleke espera que o filho brilhe com a camisola do Sporting: “Vai ser duro para mim e para ele. Não gosto de sentir muito a falta dele”.
Recorde-se que, para já, o Sporting deverá pagar ao Anderlecht 15,5 milhões de euros, aos quais podem acrescer 5,5 mediante objetivos pessoais e coletivos, sendo que o clube vai manter uma percentagem de uma venda futura. O jovem defesa central de 20 anos vai assinar um vínculo válido para as próximas cinco temporadas, até junho de 2029.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.