Modalidades
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
20 Jan 2020 | 09:54 |
Hoje estreamos a nossa primeira rúbrica: o jogador da semana. Este texto, que irá sair todas as segundas-feiras, advém de uma escolha da redação, na qual temos em conta as modalidades do Sporting CP no seu geral e escolhemos o atleta que, para nós, mais se destacou. No final do mês, teremos os quatro para vossa votação nas redes sociais.
Bem, apresentações feitas, vamos lá à escolha desta semana: Izaquel Té. O nome não lhe diz nada? E se falar de Zicky? Exato, o pivô da equipa de futsal dos leões merece o nosso destaque e vamos passar a explicar tudo.
O jovem de 18 anos fez, ontem, na partida frente ao Futsal Azeméis, dois grandes golos, por vários motivos. Temos vindo a perceber, pelas entradas de Zicky nos jogos da equipa principal, que o leão dá tudo na quadra, na raça, e foi exatamente isso que aconteceu ontem. O seu primeiro golo deste domingo, foi aos 13 minutos, pouco depois de entrar na partida, apenas teve de receber a bola de João Matos e rematar à meia volta – um movimento aprimorado de pivô que o leãozinho já domina com total naturalidade – e, o segundo, foi exatamente o que falei há pouco: na raça. Zicky, aos 30 minutos, roubou a bola a Emerson e só desistiu quando viu as redes da baliza abanarem. Não é por acaso que, no meio de 12 golos, os dois desta promessa leonina foram, sem sombra de dúvidas, os mais aplaudidos e festejados do próprio banco verde e branco.
Natural da Guiné-Bissau, Zicky está no Sporting CP desde a época 2013/14, vindo do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube. Depois do seu natural percurso pelas camadas jovens, ainda jogando, atualmente, nos juniores, o atleta estreou-se na equipa principal na época 2018/19, na altura com 17 anos, em jogo referente à segunda jornada do campeonato nacional, frente ao Pinheirense. O seu primeiro golo no Pavilhão João Rocha foi frente à Burinhosa, nessa mesma época, e relatou ter visto, nesse momento, “um sonho tornado realizado”. Essa foi, também, a partida em que o atleta recebeu o prémio de melhor jogador sub-17 do mês anterior (setembro), uma vez que o duelo em questão foi jogado a 17 de Outubro de 2018.
Esta aposta de Nuno Dias, na formação verde e branca, tem sido constante. Zicky é a prova disso e das boas decisões. Depois de ter estado lesionado, volta, agora, a ser uma escolha já mais habitual nas convocatórias do míster do Sporting CP e tem, com alguma naturalidade e irreverência, ajustado o seu lugar e mostrado o seu valor sempre que lhe são dadas oportunidades para tal.
Tendo o pé esquerdo como preferencial, o leão nascido a 1 de setembro de 2001, leva, esta época, dois golos em dois jogos pela equipa principal. A sua raça, entrega e dedicação ao Clube, além do notório apoio de todos os seus companheiros com mais experiência, leva-nos a crer que Zicky será, além do futuro pivô de eleição desta equipa – sim, estamos já a falar de futuras possibilidades – uma das caras mais conhecidas do plantel e uma das escolhas mais óbvias para continuar a mostra o seu valor. Isto tudo com apenas 18 anos, isso, 18 anos.
Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias
03 Nov 2025 | 12:11 |
Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada.
Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos
03 Nov 2025 | 03:00 |
Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.
Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.
Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.
Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
01 Nov 2025 | 20:38 |
A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.
O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.
A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.
Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.
Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
30 Out 2025 | 17:28
Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
29 Out 2025 | 17:30
UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
29 Out 2025 | 15:44