Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
20 Jan 2020 | 09:54 |
Hoje estreamos a nossa primeira rúbrica: o jogador da semana. Este texto, que irá sair todas as segundas-feiras, advém de uma escolha da redação, na qual temos em conta as modalidades do Sporting CP no seu geral e escolhemos o atleta que, para nós, mais se destacou. No final do mês, teremos os quatro para vossa votação nas redes sociais.
Bem, apresentações feitas, vamos lá à escolha desta semana: Izaquel Té. O nome não lhe diz nada? E se falar de Zicky? Exato, o pivô da equipa de futsal dos leões merece o nosso destaque e vamos passar a explicar tudo.
O jovem de 18 anos fez, ontem, na partida frente ao Futsal Azeméis, dois grandes golos, por vários motivos. Temos vindo a perceber, pelas entradas de Zicky nos jogos da equipa principal, que o leão dá tudo na quadra, na raça, e foi exatamente isso que aconteceu ontem. O seu primeiro golo deste domingo, foi aos 13 minutos, pouco depois de entrar na partida, apenas teve de receber a bola de João Matos e rematar à meia volta – um movimento aprimorado de pivô que o leãozinho já domina com total naturalidade – e, o segundo, foi exatamente o que falei há pouco: na raça. Zicky, aos 30 minutos, roubou a bola a Emerson e só desistiu quando viu as redes da baliza abanarem. Não é por acaso que, no meio de 12 golos, os dois desta promessa leonina foram, sem sombra de dúvidas, os mais aplaudidos e festejados do próprio banco verde e branco.
Natural da Guiné-Bissau, Zicky está no Sporting CP desde a época 2013/14, vindo do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube. Depois do seu natural percurso pelas camadas jovens, ainda jogando, atualmente, nos juniores, o atleta estreou-se na equipa principal na época 2018/19, na altura com 17 anos, em jogo referente à segunda jornada do campeonato nacional, frente ao Pinheirense. O seu primeiro golo no Pavilhão João Rocha foi frente à Burinhosa, nessa mesma época, e relatou ter visto, nesse momento, “um sonho tornado realizado”. Essa foi, também, a partida em que o atleta recebeu o prémio de melhor jogador sub-17 do mês anterior (setembro), uma vez que o duelo em questão foi jogado a 17 de Outubro de 2018.
Esta aposta de Nuno Dias, na formação verde e branca, tem sido constante. Zicky é a prova disso e das boas decisões. Depois de ter estado lesionado, volta, agora, a ser uma escolha já mais habitual nas convocatórias do míster do Sporting CP e tem, com alguma naturalidade e irreverência, ajustado o seu lugar e mostrado o seu valor sempre que lhe são dadas oportunidades para tal.
Tendo o pé esquerdo como preferencial, o leão nascido a 1 de setembro de 2001, leva, esta época, dois golos em dois jogos pela equipa principal. A sua raça, entrega e dedicação ao Clube, além do notório apoio de todos os seus companheiros com mais experiência, leva-nos a crer que Zicky será, além do futuro pivô de eleição desta equipa – sim, estamos já a falar de futuras possibilidades – uma das caras mais conhecidas do plantel e uma das escolhas mais óbvias para continuar a mostra o seu valor. Isto tudo com apenas 18 anos, isso, 18 anos.
Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países
05 Fev 2026 | 11:29 |
Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.
Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.
Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.
Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.
Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.
Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Seleção Nacional vai enfrentar a França na próxima fase da competição
01 Fev 2026 | 17:21 |
Portugal garantiu a presença nas meias-finais do Europeu de futsal ao vencer a Bélgica por expressivos 8-2, num encontro dos quartos de final disputado na Arena Stozice. Pauleta, ala do Sporting, fez o gosto ao pé e marcou o sétimo da equipa das quinas no encontro.
Nos primeiros minutos, o adversário esteve por cima e chegou ao 1-0, depois de um auto-golo infeliz de Pany Varela (9'). A reação foi imediata e Bruno Coelho (13') restabeleceu a igualdade. A partir daí, Portugal cresceu de forma evidente, assumiu o controlo do jogo e deu a volta ao marcador ainda antes do intervalo, com Pany Varela (17') a redimir-se do erro inicial e André Coelho (20') a ampliar a vantagem, fixando o resultado em 3-1 ao intervalo.
Na segunda parte, Portugal regressou mais intenso e eficaz no último terço. Apesar de alguns desleixos defensivos, que permitiram à Bélgica criar oportunidades para reduzir, a seleção nacional manteve o domínio do encontro. Rúben Góis (23'), Pany Varela (26') e Lúcio Rocha (29') aumentaram a diferença, antes de Jamal Aabbou (33') reduzir para 6-2.
Nos minutos finais, a Bélgica ainda criou algumas dificuldades aos pupilos de Jorge Braz com a aposta no 5x4, mas revelou depois alguma quebra física, enquanto Portugal aproveitou e voltou a ser letal. Pauleta (40') juntou-se à lista de marcadores, antes de Pany Varela (40') completar o hat-trick.
Com este triunfo, Portugal - que ficou em primeiro na fase de grupos - segue em frente na competição e já sabe que terá a França como adversária nas meias-finais, num encontro marcado para a próxima quarta-feira, depois de mais uma demonstração de qualidade da Seleção Nacional.
Equipa das quinas voltou a ganhar de goleada na última terça-feira, dia 27 de janeiro, carimbando a passagem à próxima fase da prova
28 Jan 2026 | 12:55 |
A Seleção Nacional de futsal assegurou, esta terça-feira, a qualificação para os quartos de final do Campeonato da Europa e a liderança do Grupo D, na sequência da vitória da Itália sobre a Polónia por 4-0, no encerramento da segunda jornada da fase de grupos.
Após o triunfo por 5-1 frente à Hungria, com golos de Erick Mendonça, Lúcio Rocha, Diogo Santos, Tomás Paçó e Pany Varela, a equipa das quinas, que tinha iniciado a prova com um 6-2 diante da Itália, garantia o apuramento caso a formação polaca não vencesse, cenário que acabou por se confirmar.
No que à mais recente partida de Portugal diz respeito, a verdade é que foi mesmo um craque do Sporting a ser destaque: Diogo Santos foi considerado o homem do jogo diante da Hungria e tem sido uma das grandes figuras da turma orientada por Jorge Braz na prova, com três golos e uma assistência em dois encontros.
De resto, o ala da equipa de futsal Sporting também se encontra a realizar, até ao momento, a melhor época a nível individual da sua carreira. Para já, o 'camisola 7' da equipa de Nuno Dias soma 28 tentos e 15 passes para golo dos companheiros de equipa em 28 partidas disputadas.
Com a segunda ronda concluída, Portugal soma seis pontos e vai defrontar, nos 'quartos', no domingo, o segundo classificado do Grupo C. A Itália e a Hungria seguem com três pontos cada, ficando atrás no confronto direto, enquanto a Polónia, já eliminada e sem pontos, será o próximo adversário da equipa portuguesa na quinta-feira, na terceira jornada.