Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

ZICKY: SEM MEDOS E COM MUITA IRREVERÊNCIA

Estreamos a rúbrica “Jogador da Semana” com Zicky, pivô de 18 anos que tem dado que falar na formação de Nuno Dias

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Hoje estreamos a nossa primeira rúbrica: o jogador da semana. Este texto, que irá sair todas as segundas-feiras, advém de uma escolha da redação, na qual temos em conta as modalidades do Sporting CP no seu geral e escolhemos o atleta que, para nós, mais se destacou. No final do mês, teremos os quatro para vossa votação nas redes sociais.


Bem, apresentações feitas, vamos lá à escolha desta semana: Izaquel Té. O nome não lhe diz nada? E se falar de Zicky? Exato, o pivô da equipa de futsal dos leões merece o nosso destaque e vamos passar a explicar tudo.


O jovem de 18 anos fez, ontem, na partida frente ao Futsal Azeméis, dois grandes golos, por vários motivos. Temos vindo a perceber, pelas entradas de Zicky nos jogos da equipa principal, que o leão dá tudo na quadra, na raça, e foi exatamente isso que aconteceu ontem. O seu primeiro golo deste domingo, foi aos 13 minutos, pouco depois de entrar na partida, apenas teve de receber a bola de João Matos e rematar à meia volta – um movimento aprimorado de pivô que o leãozinho já domina com total naturalidade – e, o segundo, foi exatamente o que falei há pouco: na raça. Zicky, aos 30 minutos, roubou a bola a Emerson e só desistiu quando viu as redes da baliza abanarem. Não é por acaso que, no meio de 12 golos, os dois desta promessa leonina foram, sem sombra de dúvidas, os mais aplaudidos e festejados do próprio banco verde e branco.


Natural da Guiné-Bissau, Zicky está no Sporting CP desde a época 2013/14, vindo do Póvoa de Santo Adrião Atlético Clube. Depois do seu natural percurso pelas camadas jovens, ainda jogando, atualmente, nos juniores, o atleta estreou-se na equipa principal na época 2018/19, na altura com 17 anos, em jogo referente à segunda jornada do campeonato nacional, frente ao Pinheirense. O seu primeiro golo no Pavilhão João Rocha foi frente à Burinhosa, nessa mesma época, e relatou ter visto, nesse momento, “um sonho tornado realizado”. Essa foi, também, a partida em que o atleta recebeu o prémio de melhor jogador sub-17 do mês anterior (setembro), uma vez que o duelo em questão foi jogado a 17 de Outubro de 2018.

Esta aposta de Nuno Dias, na formação verde e branca, tem sido constante. Zicky é a prova disso e das boas decisões. Depois de ter estado lesionado, volta, agora, a ser uma escolha já mais habitual nas convocatórias do míster do Sporting CP e tem, com alguma naturalidade e irreverência, ajustado o seu lugar e mostrado o seu valor sempre que lhe são dadas oportunidades para tal.


Tendo o pé esquerdo como preferencial, o leão nascido a 1 de setembro de 2001, leva, esta época, dois golos em dois jogos pela equipa principal. A sua raça, entrega e dedicação ao Clube, além do notório apoio de todos os seus companheiros com mais experiência, leva-nos a crer que Zicky será, além do futuro pivô de eleição desta equipa – sim, estamos já a falar de futuras possibilidades – uma das caras mais conhecidas do plantel e uma das escolhas mais óbvias para continuar a mostra o seu valor. Isto tudo com apenas 18 anos, isso, 18 anos.


Modalidades

Última hora! Ala do Sporting vai joga na liga do Irão; Leões fecham negócio

Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, acordou saída de internacional verde e branco, que jogará no Mes Sungun em 2025/26

Tiago Macedo, ala da equipa de futsal do Sporting, vai ser emprestado ao Mes Sungun do Irão na temporada 2025/26
Tiago Macedo, ala da equipa de futsal do Sporting, vai ser emprestado ao Mes Sungun do Irão na temporada 2025/26

  |

Icon Comentário0

O Sporting vai ceder Tiago Macedo ao Mes Sungun. Apesar de o regresso a Alvalade ter estado fechado, os responsáveis pela equipa de futsal verde e branca terão decidido emprestar o ala internacional durante mais uma temporada, depois de uma época no Córdoba.


A informação está a ser avançada por Gustavo Muñana - jornalista espanhol especializado em assuntos relacionados com a modalidade - garantindo que o emblema iraniano terá fechado a contratação do canhoto para 2025/26, juntamente com Carlos Sanz, que deixa o Jaén.


A notícia do empréstimo de Macedo surge numa altura em que os comandados de Nuno Dias sentem a falta de um desequilibrador e em que foi revelado que o Al Nassr decidiu acabar com a equipa de futsal e Pany Varela, histórico do Sporting, está livre no merado.


Esta temporada, Tiago Macedo fez dois golos ao longo de 17 encontros pelo Córdoba. Em 2024/25, pelo Sporting, ainda realizou 32 partidas: seis na UEFA Futsal Champions League, 21 na Liga Placard, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, assinou dois golos e deu a marcar por três vezes.

O ala estreou-se na equipa principal de futsal do Sporting em 2021/22, quando ainda era peça-chave dos juniores verdes e brancos, tal como na temporada seguinte, em 2022/23. No total, às ordens de Nuno Dias, Macedo contabilizou 38 jogos, cinco golos marcados e três assistências. Pelos leões já venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.


Confira a publicação:


Modalidades

Pany Varela vive pesadelo no Al Nassr; Ex ala do Sporting vai ficar sem clube

Aventura na Arábia Saudita virou inferno para glória do emblema verde e branco que já procura solução para o seu futuro na modalidade

Tendo conhecimento da bomba, vários adeptos ligados ao Sporting pediram o regresso de Pany Varela à equipa leonina nas redes sociais
Tendo conhecimento da bomba, vários adeptos ligados ao Sporting pediram o regresso de Pany Varela à equipa leonina nas redes sociais

  |

Icon Comentário0

A secção de futsal do Al Nassr vai fechar portas. Pany Varela, antigo jogador do Sporting, e restantes atletas da modalidade no emblema da Arábia Saudita já estão a par da decisão do clube da capital e preparam-se para novos passos nas respetivas carreiras desportivas.


A notícia é avançada pelo jornalista espanhol Gustavo Muñana: "O Al Nassr planeia fechar sua divisão de futsal. O clube saudita comunicou a decisão aos seus jogadores, e o craque português Pany Varela, com contrato até 2026, já está a discutir a situação com sua agência e a preparar-se para entrar no mercado europeu", pode ler-se na conta oficial do jornalista especialista em notícias da modalidade na rede social 'X'.


No verão de 2024, Pany Varela valeu uma transferência histórica no futsal, deixando o Sporting pelo Al Nassr a troco de cerca de 250 mil euros - metade da sua cláusula de rescisão - e um salário de dois anos a rondar os 300 mil euros anuais. No entanto, a aventura parece no Médio Oriente parece estar perto do fim. Pelo Al Nassr, o futsalista marcou 22 golos em 29 jogos.


Nos comentários à publicação, surgiram de imediato vários adeptos ligados ao Sporting a pedir o regresso do internacional português de 36 anos que fez história ao serviço do emblema verde e branco, Clube onde esteve durante oito temporadas - entre 2016 e 2024.

Ao todo, com a Listada verde e branca, Pany Varela contabilizou 336 partidas, 126 finalizações certeiras, 80 passes para golos e vários títulos conquistados, nomeadamente duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal. Pela Seleção Nacional, o craque - tem ainda dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Finalíssima no palmarés.


Veja a publicação de Gustavo Muñana:


Modalidades

Treinador do Sporting deixa recado depois de derrota surpreendente: “Uma equipa do nosso nível...”

Técnico da equipa verde e branca falou com os jornalistas depois dos leões caírem de forma estrondosa nas meias-finais do campeonato nacional

Treinador da equipa de futsal do Sporting falou com os jornalistas após os leões perderem, por 3-2, com o Leões Porto Salvo
Treinador da equipa de futsal do Sporting falou com os jornalistas após os leões perderem, por 3-2, com o Leões Porto Salvo

  |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting perdeu, este domingo, dia 1 de junho, contra a equipa do Leões Porto Salvo, em jogo a contar para o primeiro encontro das meias-finais do campeonato nacional. Paulo Luís, treinador-adjunto verde e branco, falou com os jornalistas no final da partida, e mostrou-se muito desagradado com a equipa.


Paulo Luís: "Uma equipa do nosso nível não pode sofrer três golos de bola parada"


Uma equipa do nosso nível não pode sofrer três golos de bola parada, ainda para mais em situações que estavam identificadas e que fazem a diferença no jogo. Depois de estarmos a ganhar por 2-0, num encontro em que sabíamos as dificuldades que íamos ter e onde os pormenores iriam contar, não é normal à nossa equipa acontecerem três golos da mesma forma (...) É algo que vamos ter de melhorar, claramente”, começou por dizer.


Paulo Luís deixou, no entanto, alguns elogios à equipa, principalmente no que toca ao coração que demonstraram durante o jogo: “Em termos de atitude e postura perante o jogo, não tenho nada a apontar aos meus jogadores”.

Paulo Luís: "Já vivemos esta situação noutras ocasiões e estamos preparados para dar a volta"


Depois, falou do que resta da eliminatória: “É preciso ganhar dois jogos, e é isso mesmo que vamos ter de fazer em nossa casa. Já vivemos esta situação noutras ocasiões e estamos preparados para dar a volta”.

“Sabemos que do outro lado está uma equipa bem trabalhada, que causa dificuldades, e por isso não podemos voltar a cometer os mesmos erros. A este nível, pagam-se caro”, rematou Paulo Luís, depois da derrota do Sporting. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting derrotado no último minuto! Leões em desvantagem nas meias do campeonato
Modalidades

Sporting derrotado no último minuto! Leões em desvantagem nas meias do campeonato

 

Icon Comentário0
Reforço do Sporting marca cinco golos no campeonato espanhol, mas perde em jogo louco (vídeo)
Modalidades

Reforço do Sporting marca cinco golos no campeonato espanhol, mas perde em jogo louco (vídeo)

 

Icon Comentário0
Estrela do Sporting faz golaço de calcanhar e ajuda leões a chegar às meias-finais
Modalidades

Estrela do Sporting faz golaço de calcanhar e ajuda leões a chegar às meias-finais

 

Icon Comentário0