Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O antigo jogador de futebol, Jonh Obi Mikel, que entre outros, representou o Chelsea, mostrou-se impressionado com a capacidade concretizadora do avançado do Sporting Viktor Gyokeres. Em declarações no seu próprio Podcast com o nome de “The Obi One”, o antigo internacional ganês, considerou que a equipa do Chelsea deveria optar por um avançado mais concretizador e falou no atacante sueco.
Nicolas Jackson não tem demonstrado a veia goleadora que considera necessária para uma equipa que pretende lutar por títulos com é o caso do Chelsea. ” Não somos eficazes o suficiente. Ele não está a marcar golos suficientes. A equipa coloca-o em boas posições, mas ele não está a finalizar. Não é um avançado que nos coloque no top4 ou que ajude a conquistar títulos. Não é esse tipo de avançado.”
Jogador é do agrado de Rui Borges, treinador dos leões, e já tinha sido praticamente confirmado, mas ação de outra equipa está a atrasar negócio
|
0Com o mercado de inverno aberto desde o primeiro dia de janeiro, o Sporting encontra-se à procura de reforçar a equipa, e oferecer ao novo treinador, Rui Borges, armas para atacar o que resta da temporada. Um dos nomes que vai ganhando força, e já foi dado como praticamente certo em Alvalade é o de Alberto Costa.
O lateral direito que atua no Vitória de Guimarães é uma cara conhecida do técnico do Sporting, e, portanto, um jogador que agrada à equipa técnica verde e branca. Algumas fontes já davam o jogador confirmado nos leões, mas o interesse do Brighton veio atrasar o negócio.
A operação ainda é, segundo avança o jornal 'Record', favorável ao Sporting, que se encontra na pole position para fechar o jovem jogador - estando ainda em falta alguns detalhes relacionados com o montante a pagar: os vimaranenses pediram 10 milhões, mais dois por objetivos, e 15% de uma futura venda, mas os dirigentes verdes e brancos não terão aceite de imediato este pedido inicial.
A colocar pressão sobre as conversações estão os ingleses do Brighton. O clube da Premier League terá oferecido ao Vitória de Guimarães valores a rondar os 12 milhões de euros, mais dois por objetivos, para garantir os serviços do lateral português - situação que não coloca em risco as negociações entre os clubes portugueses, mas pode ser fator de pressão.
No entanto, o jornal português avança que é o Sporting o Clube melhor colocado para garantir Alberto Costa, sendo que o negócio pode ficar concluído ainda nesta quarta feira, dia 8 de janeiro. Relembrar que o Benfica foi outro dos clubes interessados no lateral, mas ficou fora da corrida fruto da oferta que fez ao clube do norte de Portugal, alegadamente de seis milhões de euros, mais dois mediante o cumprimentos de objetivos.
João Aroso, técnico que coabitou com Alberto Costa, jogador recentemente associado à equipa de Rui Borges, enaltece várias características do jogador do Vitória de Guimarães.
|
0João Aroso é antigo treinador ajunto do Vitória de Guimarães, e chegou mesmo a orientar a equipa como treinador principal, em encontro da segunda jornada da Liga Portuguesa na temporada transata, aquando a saída de Moreno do comando vimaranense. Deixou elogios a todos os níveis Alberto Costa, jogador que orientou à época, e que tem sido muito ligado ao Sporting.
”Conheci-o com mais profundidade na pré-época de 2023/24. É uma altura em que passamos muito tempo juntos durante o estágio. Sobre a pessoa, é um miúdo fantástico que caiu muito bem no grupo. Só quem está dentro tem esta perceção. Naquelas brincadeiras com os jogadores mais novos, ele teve uma forma de estar que fez com que fosse bem aceite pela sua simplicidade e boa disposição”, referiu o treinador.
Já a nível técnico e tático os elogios prosseguem “É um jogador muito rápido, tem boa qualidade técnica, consegue driblar em velocidade, é muito forte a sair em drible e é ofensivo. Tem ainda uma boa capacidade no jogo aéreo, o que nem sempre acontece nos laterais. É capaz de oferecer isso no ataque e na defesa”, continuou o raciocínio.
Para o antigo treinador do jogador, João Aroso, caso o Sporting de Rui Borges avance mesmo para a contratação do defesa, ficará muito bem servido, por se tratar de um jogador com uma elevada capacidade técnica e tática, com uma enorme capacidade de integração em grupos novos e principalmente por ter uma enorme margem de progressão.
Relembrar que a provável chegada de Alberto Costa se prende com dois fatores essenciais: em primeiro lugar, a entrada de Rui Borges viu a equipa dos leões mudar o seu sistema, de um 3x4x3, para um 4x4x2, algo que deixou o plantel verde e branco com escassez em relação aos seus laterais, o que anteriormente não era um problema, e ainda a possível saída de Iván Fresneda.
Elemento que fez parte do Clube verde e branco durante muitos anos muda-se agora para outro continente, onde vai defrontar o astro argentino
|
0Filipe Çelikkaya esteve ligado à formação do Sporting durante largas épocas, tendo comandado até mais do que uma equipa diferente das camadas jovens dos leões. O treinador com raízes portuguesas e turcas parece já ter encontrado nova aventura: os Chicago Fire, dos Estados Unidos da América.
Quem avança a informação é o jornal 'O Jogo'. Segundo o diário português, o antigo técnico verde e branco já tem tudo acertado com o clube norte americano para assumir a equipa principal. Vai, assim, juntar-se à Major Soccer League - MLS - onde também alinham alguns ídolos do futebol mundial, como é o caso de Lionel Messi.
Filipe Çelikkaya esteve ligado ao Sporting durante largas épocas. Chegou ao Clube como adjunto de Luís Castro, em 2015, e passou dois anos na equipa sub-19 dos leões. Voltou, já como treinador principal, em 2020, para assumir a equipa B. Esteve ligado a Alvalade até 2024, quando terminou o seu contrato com o Clube, depois de ter chegado a disputar a UEFA Youth League ao serviço do Sporting.
Além do emblema leonino, o treinador com dupla nacionalidade esteve ainda no Al-Ahli, no Chaves, no Vitória de Guimarães e no Shakhtar Donetsk, mas sempre como treinador adjunto - as únicas experiências como técnico principal foram na Academia de Alcochete.
Junta-se, agora, aos Chicago Fire, equipa que na época passada terminou no último lugar na Conferência Este da MLS - conquistou 30 pontos em 34 jogos, fruto de sete vitórias, nove empates e 18 vitórias - e foi a segunda pior equipa na totalidade das 30 que compõem o campeonato norte americano.