Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
20 Jan 2024 | 18:52 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-2, este sábado, dia 20 de janeiro, e está na final da Taça da Liga. Anton Sokolov (bis), Zicky Té (bis), Taynan e Pany Varela fizeram os golos verdes e brancos na meia-final .
Numa primeira parte verdadeiramente eletrizante no Pavilhão Municipal Póvoa de Varzim, Taynan, de pé esquerdo, abriu as contas, mas Bruno Maior (4') (emprestado pelo Sporting) empatou o encontro. Zicky Té, no minuto seguinte, voltou a colocar os leões na frente. Anton Sokolov (5') e Pany Varela (18') ampliaram as contas ainda antes do intervalo. Alex Merlim fez autogolo aos 19' (4-2).
A segunda parte jogou-se num ritmo menos elevado, com a equipa de Alvalade a gerir a vantagem. Anton Sokolov, aos 25 minutos, bisou na partida. Zicky Té, aos 28 minutos, também fez o gosto ao pé pela segunda vez e fechou o resultado em 6-2.
Com esta vitória - a 18.ª em 23 jogos esta temporada - os leões estão determinados em vencer a nona edição da prova nacional. Os verdes e brancos somam quatro conquistas, as mesmas do eterno rival, provável adversário no derradeiro encontro.
O Sporting aguarda, agora, para conhecer o adversário no derradeiro encontro. Benfica e Belenenses, que jogam este sábado, a partir das 21 horas, na final que terá início às 21 horas, no Pavilhão Municipal, na Póvoa de Varzim.
Capitão da equipa de futsal do Clube de Alvalade transmitiu a todos os Sócios e adeptos a decisão, que se dará no final da temporada desportiva
22 Mai 2026 | 19:49 |
João Matos vai colocar um ponto final na carreira no final da temporada 2025/26, encerrando um percurso histórico ao serviço do Sporting e do futsal nacional. A decisão foi oficializada esta sexta-feira e marca o fim de uma ligação de mais de duas décadas ao emblema leonino.
Formado em Alvalade, João Matos estreou-se pela equipa principal em novembro de 2005 e rapidamente se afirmou como uma das figuras mais importantes do balneário verde e branco. Ao longo dos anos tornou-se capitão, líder e símbolo de uma das eras mais dominadoras da história do futsal português, sempre sob orientação de Nuno Dias.
O palmarés construído pelo internacional português é impressionante. Ao serviço do Sporting conquistou 12 Campeonatos Nacionais, dez Taças de Portugal, seis Taças da Liga, nove Supertaças e ainda três UEFA Futsal Champions League, assumindo-se como uma das maiores referências da modalidade em Portugal.
Também pela Seleção Nacional de Portugal teve papel determinante no ciclo mais vitorioso do futsal português. João Matos integrou as equipas que conquistaram dois Campeonatos da Europa e um Campeonato do Mundo, ajudando a elevar Portugal ao topo da modalidade.
Os números resumem a dimensão da carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.025 jogos disputados sempre com a camisola do Sporting. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas, nunca perdeu importância dentro do grupo leonino.
Confira o vídeo:
Estrutura do Clube de Alvalade está ciente do futuro do jogador e já começou à procura do seu substituto para ocupar a vaga no plantel
16 Mai 2026 | 03:00 |
Pauleta vai deixar o Sporting para rumar a Itália, sabe o Leonino. A saída do internacional português da equipa de futsal dos leões na presente temporada desportiva é praticamente garantida, mas o destino pode ter alterado recentemente.
O ala que termina contrato com o Clube de Alvalade esta época chegou a ter em mãos uma proposta considerada bastante aliciante do Ukhta, da Rússia, e terá estado muito perto de aceitar a mesma. No entanto, um emblema italiano entrou em equação e acaba por facilitar a escolha do jogador.
Aos 32 anos, Pauleta prepara-se para encerrar uma ligação muito marcante com o Sporting, onde chegou em 2019 e construiu um palmarés impressionante. Ao serviço dos leões conquistou quatro campeonatos nacionais, quatro Taças da Liga, três Taças de Portugal, três Supertaças e, claro, a UEFA Futsal Champions League 2021 e agora em 2026, dois dos pontos altos da história recente do Clube.
Enquanto isso, vale lembrar que o Sporting já procura um substituto e tem referenciado o nome de Wedson Felipe Lopes dos Santos, conhecido no futsal como Chape. O brasileiro, de 26 anos, surge como uma das principais hipóteses para reforçar o plantel orientado por Nuno Dias.
No que a Pauleta continua a dizer respeito, este está agora focado na fase final que tem por disputar pelo Sporting e tentar a conquista do Campeonato Nacional. Depois da conquista da Champions, os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, 16 de maio, diante do Torreense, para o jogo 1 dos quartos de final do play-off.
No sentido em que os leões continuam em 'mudanças' no plantel, atleta verde e branco decide deixar Alvalade antes do início da próxima temporada
15 Mai 2026 | 16:08 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no futsal verde e branco e já terá definida mais uma saída no plantel orientado por Nuno Dias. Taynan não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos e prepara-se para deixar o Clube no final da época, numa altura em que recupera de uma grave lesão sofrida em março.
Segundo o jornal Record, os responsáveis leoninos colocaram em cima da mesa um novo contrato válido por mais duas temporadas, mas o internacional cazaque recusou prolongar a ligação ao Sporting. O ala, de 33 anos, termina assim uma segunda passagem verde e branca, depois de ter regressado a Alvalade em 2023.
Apesar dos problemas físicos desta temporada, Taynan vinha a ser um dos jogadores mais influentes da equipa. O futsalista foi o melhor marcador do Sporting na época passada e mantinha um papel importante nas opções de Nuno Dias até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, lesão que o afastou das quadras numa fase decisiva da temporada.
Em sentido contrário, Alex Merlim vai continuar de leão ao peito. O italo-brasileiro revelou recentemente, após a conquista da Liga dos Campeões frente ao Palma, que permanecerá no Sporting, sendo que deverá assinar contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Os leões continuam, ainda assim, atentos ao mercado para reforçar o plantel.
Além da saída de Taynan e a permanência de Merlim, também Pauleta está de malas feitas, enquanto João Matos deverá colocar um ponto final na carreira no término da presente época, fechando o livro verde e branco após 24 anos.
Confira este golo de Taynan: