![Relação com as claques? Varandas elogiado por antigo treinador do Sporting: "Foi corajoso"](/storage/media-items/images/2024/10/frederico-varandas-sporting_20241024040853.webp)
Futebol
Relação com as claques? Varandas elogiado por antigo treinador do Sporting: "Foi corajoso"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting realizou, na última segunda-feira, dia 11 de fevereiro, o último treino de preparação para a receção ao Borussia Dortmund, que será realizado hoje, mas o destaque desta sessão de trabalhos não foi, ao contrário do que se poderia pensar, para os jogadores, mas sim para Rui Borges.
O treinador dos leões foi filmado para as redes sociais do Clube de Alvalade e, nessas imagens, surge a dar vários toques na bola. A descontração e o talento que Rui Borges ainda tem no relvado ficaram em evidência na partilha em causa.
Rui Borges, enquanto jogador, passou por clubes como Mirandela, USC Paredes, Trofense, Moreirense e Famalicão, tendo ainda realizado uma última temporada no ACDR Vale Madeiro, para jogar futsal. Depois dessa experiência, decidiu pendurar as chuteiras.
Na época seguinte, estreou-se como treinador, ao serviço do Mirandela, e entretanto soma passagens por inúmeros emblemas, tais como Nacional, Vilafranquense, Mafra, Moreirense e Vitória SC, antes mesmo de se mudar para o Estádio José Alvalade.
Neste início de percurso no Sporting, Rui Borges já conta 10 jogos disputados, somando um total de cinco triunfos, quatro empates e somente uma derrota. Esta última verificou-se na final da Taça da Liga, diante do Benfica, perdida nas grandes penalidades.
Veja, abaixo, o vídeo que mostra Rui Borges a dar espetáculo:
Com a Listada verde e branca, antigo internacional português realizou 158 encontros, mas nunca foi consensual entre os adeptos
|
Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira, mais conhecido como Ricardo, nasceu no Montijo, a 11 de fevereiro de 1976 e celebra 49 anos esta terça-feira. O guarda-redes dividiu paixões no Sporting, tendo sido herói em Alkmaar - juntamente com Miguel Garcia -, nas meias-finais da Taça UEFA, em 2005, mas vilão no jogo do título, no reduto do Benfica, num lance com Luisão, que ainda hoje não gera consenso entre os adeptos do Clube de Alvalade e os do eterno rival.
Aos 19 anos, foi descoberto por Manuel José, que o levou para o Boavista, onde se estabeleceu como titular. Foi em 2001, com as panteras negras, que conquistou o Campeonato Nacional, além de uma Taça de Portugal e uma Supertaça. A sua boa forma fez com que fosse convocado para a Seleção Nacional, onde se tornou uma figura central, destacando-se principalmente na histórica campanha do Euro 2004.
Em 2003, o destino de Ricardo mudou, tendo assinado pelo Sporting, que venceu a corrida e garantiu a sua contratação. Chegado aos leões, o guardião rapidamente se tornou titular da baliza verde e branca. Ao longo das suas quatro épocas em Lisboa, Ricardo viveu momentos de glória, como a chegada à final da Taça UEFA em 2005 e a conquista da Taça de Portugal em 2007. No entanto, a sua estadia em Alvalade também foi marcada por altos e baixos, nomeadamente no jogo do título da temporada 2004/05, no reduto do Benfica, num lance dividido com Luisão.
No Sporting, Ricardo viveu um dos pontos altos da sua carreira, tornando-se no jogador com mais internacionalizações pelo Clube, com 47 das suas 79 aparições pela Seleção a acontecerem enquanto vestia a Listada verde e branca. Embora tenha sido por vezes alvo de críticas e contestação, o guardião sempre se impôs como um líder, tendo sido nomeado capitão e distinguido com o Prémio Stromp em duas ocasiões, em 2004 na categoria Especial Europeu e em 2006 na categoria Futebolista, recebendo ainda o Leão de Prata.
A sua carreira internacional também foi repleta de feitos notáveis. No Campeonato da Europa de 2004 e no Mundial de 2006, Ricardo esteve em destaques, defendendo três penáltis contra a Inglaterra nas meias-finais (Mundial), levando Portugal a ficar entre os quatro melhores da competição. Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi a defesa histórica, sem luvas, de um penálti contra a Inglaterra no Euro 2004, além de converter com sucesso uma grande penalidade que selou a qualificação para a final.
Após uma passagem pelo Bétis de Sevilha, onde viveu momentos difíceis, Ricardo viu-se relegado para o banco de suplentes de uma equipa que desceu de divisão, sendo depois transferido para o Leicester City, em Inglaterra. Curiosamente, o Sporting contratou em janeiro o guarda-redes Rui Silva ao clube espanhol, que recentemente se estreou na Liga dos Campeões. O regresso ao futebol português deu-se pelo Vitória de Setúbal e, mais tarde, pelo Olhanense, onde terminou a sua carreira profissional.
Ao todo, com a camisola do Sporting, Ricardo Pereira realizou 158 encontros durante quatro temporadas (2003/04 a 2006/07). Em Alvalade, o antigo internacional português - que hoje é treinador de guarda-redes da Seleção Nacional - nunca conseguiu ser unânime, sendo que a perda do título da época 2004/05, no reduto do Benfica, marcou a carreira do guardião.
Internacional sueco tem apresentado problemas musculares e, por isso mesmo, tem sido poupado nos últimos encontros dos leões
|
O Sporting apresenta-se, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, em Alvalade, para defrontar o Borussia Dortmund em encontro a contar para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, e deverá fazê-lo com Viktor Gyokeres de regresso ao onze titular.
De acordo com o jornal A Bola, o internacional sueco será aposta para o arranque da partida, ainda que, ao que tudo indica, não seja provável que esteja em campo os 90 minutos. Assim, Gyokeres poderá ser substituído a meio da segunda parte, de forma a não piorar os problemas físicos que o têm afetado.
A fonte em causa sublinha, ainda, que Gyokeres e Morita não participaram nos primeiros 15 minutos do treino de preparação para o próximo encontro, ainda que ambos estejam aptos e a fazer parte da ficha de jogo. A estrela sueca, impactante nas últimas partidas do Sporting na prova milionária, será assim o trunfo de Rui Borges para surpreender o conjunto alemão.
Gyokeres, vale notar, já soma seis golos em sete partidas na sua estreia na Liga dos Campeões, números que o próprio pretende aumentar e que podem, inevitavelmente, criar ainda mais interesse junto de colossos europeus na sua contratação.
Contratado por 20 milhões de euros, o valor mais alto que o Sporting já pagou por um só jogador, Viktor Gyokeres tem contrato válido até junho de 2028, estando avaliado em 75 milhões de euros. Tendo em conta as últimas informações veiculadas, o sueco só deverá continuar em Alvalade até ao próximo mercado de verão, altura em que se espera que protagonize uma mudança milionária para outro clube.
jogador que está nos planos do emblema de Alvalade tem estado em destaques nas últimas semanas e missão dos verdes e brancos pode ser complicada
|
Cezary Miszta, guarda redes do Rio Ave que já foi associado ao Sporting, foi eleito o melhor guarda redes da Liga Portugal Betclic, prémio referente ao mês de janeiro. O guardião polaco, de 23 anos, obteve 29,63% dos votos, superando Sequeira, guarda redes internacional costa-riquenho do Casa Pia, e Ricardo Velho, do Farense, que foi, também, alvo da equipa orientada por Rui Borges.
Cezary Mistza impôs-se esta temporada no Rio Ave, roubando o lugar ao então titular Jhonatan, que já abandonou Vila do Conde, ainda com Luís Freire ao comando da equipa. Agora, com Petit ao comando, Mistza tem estado de pedra e cal no onze titular, o que o levou a despertar a atenção de Clubes com a dimensão do Sporting.
Frente ao Sporting, o guarda redes polaco foi dos destaques dos vila condenses, tendo feito várias defesas que evitaram que o resultado fosse ainda mais desnivelado. De recordar que a turma leonina venceu os comandados de Petit por 3-0, com golos de Aderlan Santos, na própria baliza, de Morten Hjulmand, na conversão de uma grande penalidade, e de Viktor Gyokeres.
Durante o mês de janeiro, para ser merecedor do prémio que é eleito pelos treinadores dos vários clubes da Liga, Cezary Mistza realizou três jogos (uma vitória, um empate e uma derrota) nos quais realizou 18 defesas, algumas delas decisivas.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Cezary Miszta – avaliado em 1 milhão de euros – realizou 15 encontros: 13 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1. 470 minutos que disputou, o guarda-redes de 23 anos sofreu 25 golos. O atleta tem sido uma das sensações da época 2024/25.