
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres e Francisco Trincão estão entre os jogadores mais influentes do futebol mundial. No mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), o goleador sueco surge no segundo lugar da classificação dos avançados e o extremo português é sétimo colocado do ranking de médios ofensivos.
A análise do CIES incidiu em todos os atletas de um total de 60 ligas, em todo o mundo. A pontuação atribuída aos jogadores – de 0 a 100 – resulta da ponderação de seis fatores: lances aéreos, defesa terrestre, distribuição, dribles, oportunidades criadas e finalização. São ainda considerados os minutos de jogo e os resultados obtidos pelas respetivas equipas.
No capítulo dos avançados, Gyokeres – que é o melhor atacante do futebol europeu na relação preço-qualidade - soma 89.2 pontos, sendo apenas ultrapassado por Kylian Mbappé, atacante do Real Madrid, com 92.3 pontos. O goleador do Sporting fica mesmo à frente de grandes nomes do futebol europeu, como Harry Kane (89 pontos), Marcus Thuram (86.8) e Hugo Ekitiké (86.8), que fecham o top-5.
Quanto aos médios ofensivos, Trincão fica no sétimo lugar, com 87.3 pontos. Acima do extremo do Sporting surgem Florian Wirtz (93.6 pontos), Cole Palmer (92.4), Jude Bellingham, (90), Jamal Musiala (89.6), Scott McTominay, (88.1) e Morgan Gibbs-White, do Nottingham Forest (87.3). O top-10 é fechado por Mikkel Darmsgaard (87.2), Dominik Szoboszlai (87) e Ademola Lookman (86.7).
Na classificação global, a distinção de jogador mais influente do mundo é atribuída a Mohamed Salah. O avançado do Liverpool é o único atleta que soma a pontuação máxima (100) no ranking e destaca-se da concorrência. O pódio é completado por dois jogadores do Barcelona - Lamine Yamal (99.6 pontos) e Pedri (98.7).
Goleador-mor dos verdes e brancos está a ser cobiçado por vários tubarões europeus devido às épocas fantásticas que fez em Alvalade
|
Viktor Gyokeres foi dispensado da seleção da Suécia. O avançado do Sporting foi convocado por Jon Dahl Tomasson para os próximos compromissos internacionais, mas terá informado o treinador de que não está em condições físicas de competir.
Federação Sueca: "Viktor Gyokeres deixa os convocados após conversar com a equipa médica"
"Viktor Gyokeres não estará disponível para os particulares da seleção principal masculina contra Hungria e Argélia devido a uma pequena lesão. O avançado deixa os convocados após uma conversa com a equipa médica da seleção nacional", lê-se em comunicado.
A Federação Sueca não esclareceu totalmente o problema do goleador-mor do Sporting, acrescentado que "Viktor Gyokeres precisa, no entanto, de recuperar de uma pequena lesão. Em consonância com a equipa médica, a decisão acabou por ser tomada".
Petra Thorén, assessora de imprensa da Suécia, explicou ao Tipsbladet que Gyokeres já apresentava algumas queixas físicas, tendo ficado remetido a trabalho de ginásio. A lesão do 'camisola 9' do Sporting surge numa altura em que há vários clubes interessados em contratar o jogador.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Avançado dos verdes e brancos é muito cobiçado por vários tubarões europeus e Direção do Clube de Alvalade está disposta a libertar o jogador
|
Caso a Juventus não consiga fechar a contratação de Viktor Gyokeres ao Sporting, a vecchia signora já traçou uma opção alternativa. Como plano B ao avançado verde e branco, o emblema de Turim pretende contratar Gonçalo Ramos, antigo avançado do Benfica.
Segundo informações avançadas pelo jornal desportivo italiano, Gazzetta dello Sport, a Juventus quer contar com os serviços de Gonçalo Ramos. O ponta-de-lança do PSG é uma opção de segundo plano para os bianconeri, visto que o seu principal alvo para a frente de ataque passa por Viktor Gyokeres.
As negociações por Viktor Gyokeres poderão ser difíceis para a Juventus, visto que o Presidente Frederico Varandas apenas abdica do jogador por um valor a rondar os 70 e os 80 milhões de euros, o que pode levar o emblema italiano a optar por contratar Gonçalo Ramos.
No PSG, Gonçalo Ramos não é, por norma, opção titular para a frente de ataque da formação parisiense, que conta com nomes como Ousmane Dembelé, Désiré Doué, Bradley Barcola ou Khvicha Kvaratskhelia. Ainda assim, o antigo ponta-de-lança do Benfica vem jogando a espaços.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Clube de Alvalade tinha possíveis planos para a janela de transferências de verão, mas decisão do médio internacional português leva a mudanças
|
Depois de associado a uma possível transferência milionária para o Al Hilal, Bruno Fernandes decidiu permanecer no Manchester United na próxima temporada. A escolha feita pelo antigo capitão do Sporting impede que os leões recebam uma quantia de aproximadamente 6,2 milhões de euros.
A informação está a ser avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado - garantindo que o internacional português não quis mudar-se para a Arábia Saudita, continuando na equipa de Ruben Amorim.
Caso a mudança de Bruno Fernandes para o Al Hilal se materializasse, o Sporting iria lucrar um valor de aproximadamente 6,2 milhões de euros, visto que o negócio pelo internacional seria de 117M e os leões reservaram direito a 10% de uma futura mais-valia, aquando transferência do jogador para o Manchester United, em 2019/20.
Apesar dos números da transferência para o Al Hilal e os salários milionários oferecidos pelos clubes de futebol da Arábia Saudita, Bruno Fernandes optou por permanecer no Manchester United para continuar a disputar um campeonato de alto nível de competitividade, como é o caos da Premier League.
Em 2024/25, Bruno Fernandes - avaliado em 50 milhões de euros - disputou 57 jogos, nos quais marcou 19 golos e fez 18 assistências, ao longo de 4.933 minutos. Pelos leões, o médio apontou 63 golos em 137 partidas disputadas, sendo ainda hoje recordado com muito carinho pelos adeptos verdes e brancos.