
Futebol
Promoção à vista no Sporting? Rui Borges tem central debaixo de olho: "Tudo vai depender da..."
10 Set 2025 | 07:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Ago 2025 | 17:35 |
Augusto Inácio e Hugo Falcão aprovaram as escolhas feitas por Rui Borges no jogo frente ao Casa Pia. O Sporting venceu a turma de Pina Manique por 2-0, na jornada inaugural da Liga Portugal, com os dois treinadores a mostrarem-se agradados com o novo esquema aplicado pelo treinador de Mirandela.
Hugo Forte: "Sporting envolveu muitos jogadores no processo ofensivo"
“O sistema é completamente diferente e Rui Borges tem toda a legitimidade para fazer valer a sua filosofia, pois uma direção quando contrata um treinador também contrata a sua ideia de jogo. O Rui (Borges) desde a pré-época que está a implementar este sistema e, pelo que foi visto na sexta-feira, os indícios são muito bons”, revelou o antigo treinador dos leões ao jornal A Bola.
Quem partilhou da mesma opinião foi Hugo Falcão, com o treinador que está na Arábia Saudita a destacar a exibição de alguns jogadores verdes e brancos: “O Sporting envolveu muitos jogadores no processo ofensivo. O Pedro Gonçalves e o Trincão, naquela linha de três atrás do ponta de lança, conferem grande criatividade à equipa e jogam quase de olhos fechados”.
Augusto Inácio: "Este jogo nada teve a ver com os da pré-época e com a Supertaça. Os indícios foram bons"
Em jeito de conclusão e apesar da boa exibição frente ao Casa Pia cada um dos técnicos deixou alguns alertas para o futuro do Sporting, começando por Augusto Inácio: “Este jogo nada teve a ver com os da pré-época e com a Supertaça. Os indícios foram bons, é verdade, mas, por enquanto são só isso, indícios. Teremos de analisar como será a evolução da equipa a jogar neste sistema”.
“Resta saber como se comportará Gonçalo Inácio nesta defesa como uma linha a quatro, pois por vezes tem perdas de bola comprometedoras. E há a questão dos laterais, tendo em conta que Vagiannidis e Mangas foram contratados na perspetiva de serem titulares e para serem ofensivos, como têm de o ser numa equipa grande”, terminou Hugo Forte.
Clube de Alvalade quer prolongar o vínculo ao defesa-central formado em Alcochete, mas tudo depende de uma situação que fica resolvida em breve
10 Set 2025 | 07:42 |
O Sporting tem o objetivo de renovar o contrato com Gonçalo Inácio, isto caso o defesa-central não deixe o Clube de Alvalade nas próximas horas, para se juntar ao Al Ittihad. O emblema do médio oriente está muito interessado no jogador formado na Academia de Alcochete, e acena com 55 milhões de euros aos responsáveis verdes e brancos.
O Sporting promete fazer um esforço para manter Gonçalo Inácio, e não deverá negociar qualquer valor abaixo dos 60 milhões de euros. No entanto, os leões vão ter de esperar pelo fim do dia, que também marca o término da janela de transferências na Arábia Saudita, para terem a certeza que continuam com o central no plantel às ordens de Rui Borges.
Caso isso aconteça, Gonçalo Inácio será recompensado pelo Sporting. Os leões querem renovar o contrato do defesa-central formado em Alcochete, com direito a prolongação do vínculo, revisão salarial que o vai deixar como um dos que melhor recebe no plantel, e provável subida da cláusula de rescisão para o patamar dos 80 milhões de euros.
Este é mais um dossier que os responsáveis do Sporting procuram resolver em breve. Para além de Gonçalo Inácio, também Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Geny Catamo e Ousmane Diomande deverão ser alvos de negociações contratuais para estenderem os seus vínculos com o Clube de Alvalade.
Antes de avançarem para a resolução desses processos, os dirigentes verdes e brancos vão esperar pelo término da janela de transferências em campeonatos periféricos. Vale a pena apontar que, com a descida de St. Juste à equipa B do Sporting, os leões ficariam apenas com Ousmane Diomande, Zeno Debast e Eduardo Quaresma como centrais de raiz no plantel principal, isto caso se confirmasse a saída de Gonçalo Inácio.
Técnico português que comanda o Clube de Alvalade desde a última temporada reforçou a dificuldades que a equipa verde e branca vai enfrentar
10 Set 2025 | 07:29 |
Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, sublinhou as dificuldades que o seu conjunto vai ter na terceira fase de qualificação da Liga dos Campeões. As leoas vão defrontar a Roma, na próxima quinta-feira, 11 de setembro, numa ronda disputada a duas partidas, e o técnico português, ciente dos obstáculos, acredita ser possível ultrapassar as italianas - apesar de não poder contar com vários nomes importantes.
Micael Sequeira: " Vai ser muito difícil, mas impossível não é. Vamos procurar ser felizes"
"A AS Roma fez, à nossa semelhança, muitas alterações e tornou-se muito mais forte do que na última época. É uma equipa com excelentes individualidades, que mistura experiência e juventude, mudou o seu estilo de jogo e hoje apresenta-se muito ofensiva, capaz de variar do 5-4-1 para o 3-4-3", começou por explicar Micael Sequeira, em relação à organização das italianas.
O técnico do Sporting prosseguiu: "O plantel foi construído com muito cuidado e ponderação, reforçando posições-chave. Estou muito satisfeito com as jogadoras que chegaram e com as que se mantêm. Vamos ser mais maduros em determinados momentos e acrescentar juventude e vontade quando for necessário. Queremos uma equipa equilibrada, que saiba defender e esperar, mas também pressionar e contra-atacar quando tiver de o fazer".
"Perante uma equipa desta grandeza, seria mentalmente de um impacto tremendo. Vai ser muito difícil, mas impossível não é. Vamos procurar ser felizes. Seria um prémio merecido para as jogadoras e para o staff, pelo trabalho feito nesta longa pré-época", explicou, de seguida, acerca da importância que uma possível vitória teria.
Terminou, com nova reflexão sobre a oportunidade que o Sporting tem: "Nunca antes o conseguimos. Para Portugal também seria fantástico, eliminar uma equipa italiana e marcar presença nesta fase seria um sinal positivo para o crescimento do futebol feminino no país e para a própria Seleção Nacional. Para este grupo e para o Clube, seria fantástico".
Clube de Alvalade tinha ficado, recentemente, privado de alguns jogadores que, aos poucos, estão a regressar ao plantel principal dos verdes e brancos
10 Set 2025 | 07:17 |
Os internacionais, que deixaram o Sporting para representar as suas seleções na pausa FIFA, estão quase todos de regresso a Alvalade. Relembrar que Rui Borges tinha ficado privado de mais de uma equipa titular, logo após o clássico com o Porto, que terminou da pior maneira para os leões.
Para a maior parte dos jogadores, os compromissos internacionais estão cumpridos, e resta apenas o regresso ao Sporting. Um lote muito importante do plantel às ordens de Rui Borges já vai estar presente no treino desta quarta-feira, 10 de setembro, sendo que o técnico português pode, finalmente, começar a preparar o encontro da próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Kochorashvili e Zeno Debast são dois dos jogadores que vão voltar aos treinos esta quarta-feira. O jogador da Geórgia voltou a estar em bom plano pelo sua seleção, somando duas titularidades em duas partidas disputadas na qualificação para o Mundial 2026. O mesmo sucedeu com o defesa-central belga no estágio da sua equipa nacional.
Outra dupla que está de volta são os helénicos Vagiannidis e Fotis Ioannidis. Ambos os jogadores fizeram parte da convocatória da Seleção da Grécia, acabando por participar no par de encontros disputados contra Bielorrússia e Dinamarca - onde se bateram contra Morten Hjulmand.
São, assim, pelo menos mais quatro jogadores que chegam para contribuir às próximas sessões de treino do Sporting. O último a chegar, como já noticiado pelo Leonino, será Luis Suárez, que provavelmente só se vai apresentar em Alcochete na véspera do jogo entre leões e Famalicão.