Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2026 | 16:39 |
O antigo treinador adjunto de Paulo Bento, entre 2005 e 2014, no Sporting e na Seleção Portuguesa, Leonel Pontes, recordou a sua passagem pelos leões por entre 2005/2006 e 2009/2010, manifestando que foi desgastante o tempo que passou em Alvalade, mas que conseguiu grandes feitos.
L. Pontes: "Foram quatro anos muito intensos"
"A minha integração na equipa principal do Sporting surgiu a convite de Paulo Bento e esses quatro anos foram muito intensos. Lutámos durante dois anos, até às últimas jornadas, pelo título de campeões nacionais. Não o conseguimos alcançar, mas conquistámos duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, além de termos tido participações muito relevantes na Liga dos Campeões", admitiu, em entrevista ao Podcast "Sem Filtros".
O atual diretor técnico dos chineses do Shanghai Shenhua falou da sua experiência no futebol estrangeiro e nota diferenças. "Todos os países por onde passei acrescentaram algo à minha vida. Houve sempre momentos de superação. Em Espanha senti uma paixão enorme pelo clube e pelo futebol; na Hungria tive de gerir um balneário com jogadores de diferentes nacionalidades e culturas. Já na China, para além de o cargo ser diferente, viver e trabalhar aqui é uma verdadeira experiência de vida - a cultura, a língua, a alimentação - tudo faz deste desafio algo muito exigente".
Vale lembrar que Leonel Pontes já aplicou um castigo a Cristiano Ronaldo e o próprio confessou que foi um momento difícil. "Há uma história dura. Ele teve um momento normal de miúdos, um mau comportamento com um funcionário do Sporting. E nós demos-lhe um castigo. Esse foi um momento que até a mim me custou imenso".
Ao todo, Leonel Pontes dirigiu a equipa principal do Sporting em cinco jogos. Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substitui Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave. Na época 2019/2020, Leonel Pontes foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos, não somando qualquer vitória.
Avançado internacional pela seleção portuguesa é uma das grandes figuras do Clube de Alvalade, muito pelo seu registo goleador
04 Fev 2026 | 16:22 |
Quase dois meses depois, Pote voltou à titularidade no Sporting, frente ao Nacional, e marcou aos 73 minutos na vitória com os insulares (2-1), para cimentar o seu lugar na história do Clube, em concreto na lista dos goleadores que já vestiram a Listada verde e branca, ficando ao lado de nomes lendários.
Naquele que foi o seu 220.º jogo oficial pelo emblema que representa desde o verão de 2020, o internacional português chegou ao 93.º golo e igualou, na 18.ª posição do ranking, o neerlandês Bas Dost - avançado que representou o Sporting entre 2016 a 2019. Um marco importante ao qual se pode seguir... Viktor Gyökeres.
O avançado sueco foi autor de 97 tentos em 102 partidas. Pote precisa de mais quatro golos para escalar essa montanha e tem, pelo menos, mais 17 encontros até final da época para o fazer, sendo um cenário realista de alcançar para o atleta de 27 anos.
Daí para a frente a missão dificulta, já que segue-se o violino Travassos, com 125 golos, numa lista com outros 15 ex avançados. Pote é o único médio desta lista. O internacional português também encontra-se na tabela dos 10 melhores marcadores dos leões na Liga dos Campeões.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 22 partidas realizadas. Nos 1.621 minutos disputados, o futebolista já apontou 11 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.
Médio internacional pelo Japão não está a viver os melhores dias em Alvalade e saída do Clube leonino no fim da época é o cenário mais provável
04 Fev 2026 | 15:44 |
Hidemasa Morita esteve muito perto de deixar o Sporting no último dia do fecho da janela de transferências de inverno. O médio japonês, de 30 anos, era um jogador pretendido pelos neerlandeses do Ajax, mas a transferência acabou por cair já nos instantes finais. Este caso é problemático aos olhos de Nuno Félix, scout internacional.
N. Félix: "Aqui reside o problema"
"O Sporting estava disposto a libertar Morita porque acreditava ter encontrado uma solução para o substituir com óbvia vantagem competitiva no imediato. Quando essa solução falhou, Morita ficou. E ficou não por convicção desportiva, mas por falta de alternativa viável. E é exatamente aqui que reside o problema: um clube que luta por títulos não pode colocar a estabilidade do seu meio-campo dependente de uma única contratação, tratada em cima do fecho do mercado", confessou, na sua crónica ao jornal 'Record', intitulada "Sporting ficou com Morita e com um problema".
Nuno Félix garante que o nipónico já não oferece qualquer rendimento vantajoso para a equipa treinada por Rui Borges. "Morita já foi um jogador importante, mas a sua permanência até ao final de contrato não resolve o essencial, que é a sua substituição por um jogador que garanta o rendimento que Morita já não oferece".
O negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do Clube de Alvalade. O acordo terá caído porque o jogador escolhido para substituir Morita em Alvalade não passou nos exames médicos, levando os leões a travar a saída do médio japonês.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 29 partidas. Na presente temporada, o médio internacional japonês disputou um total de 1.375 minutos, nos quais assistiu os companheiros por duas ocasiões.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal
04 Fev 2026 | 15:24 |
João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Morten Hjulmand e Daniel Bragança; Luis Guilherme, Pote, Maxi Araújo e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting para a partida diante dos avenses.
Rui Borges vai fazer regressar Gonçalo Inácio às opções iniciais, depois da lesão frente ao Athletic Bilbau. Zeno Debast não está em condições de dar o seu contributo à equipa e Matheus Reis está suspenso. Ricardo Mangas deve ser o lateral esquerdo de serviço.
No miolo, Morten Hjulmand volta às opções do treinador do Sporting, após a polémica, e deverá fazer dupla com Daniel Bragança. De resto, Maxi Araújo trata da meia-esquerda, enquanto Luís Guilherme ocupará a faixa direita do ataque, com Pote no apoio ao ponta de lança, Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS SAD. O encontro, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante da formação orientada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).
Sporting - AFS SAD (Taça de Portugal 2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
04 Fev 2026 | 15:04