
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eduardo Quaresma ganhou estatuto de estrela no Sporting, depois do golo decisivo contra o Gil Vicente, no encontro da 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O defesa central ganhou a titularidade no Clube de Alvalade, mas essa nem sempre foi a sua realidade nos leões. O jornal A Bola foi falar com antigos treinadores e colegas do jovem craque.
Rafael Barbosa, atualmente no Radomiak Random da Polónia, partilhou o balneário com Quaresma na formação verde e branca e no Tondela. Disse o seguinte: "Aquelas lágrimas foram de um miúdo que tem a noção do que aquele golo pode significar. Em termos emocionais, o Edu, pelo menos em Tondela, era frágil. Acho que o grande segredo dele, do salto e da afirmação no Sporting, se deve muito a isso, porque o talento, a irreverência, esteve sempre lá. Ele fez coisas e ainda agora faz que fico a pensar ele é diferente, tem tudo", começou por partilhar.
Rafael Barbosa explicou, de seguida, que o sonho de 'Edu' sempre foi chegar ao Sporting. Prosseguiu: "Ele não era muito fã de treinar e acho que foi isso que o ajudou a crescer, no Sporting tens de treinar no limite para jogar, então em Tondela chegava aos jogos mesmo a não fazer grandes treinos e era muito bom o que fazia. Tenho a certeza de que com o pensamento certo, com a qualidade dele pode ser uma mais-valia num futuro na Seleção Nacional".
O jornal português também falou com Leonel Pontes, que orientou Quaresma nas camadas de formação dos leões: "Todos os treinadores tiveram uma luta com o Quaresma. Primeiro porque tinha algo de especial: sua a qualidade. Mas era um pouco preguiçoso, um pouco desleixado com o rigor do treino. O facto de ter sido emprestado e ver que existia um caminho a percorrer fez com que pudesse aproveitar o processo diário de trabalho", começou por dizer.
Continuou com o mesmo raciocínio: "Hoje é um jogador que está a ser aposta e isso é sinal que melhorou o seu comportamento profissional. Mais sério e profissional. É cativante porque é um bom miúdo, tem um sorriso fácil, é comunicativo, não é um rapaz tímido, que dá luta para qualquer treinador, porque é necessário ter alguma inteligência para lidar com o Eduardo. São estes jogadores que dão identidade a um clube", rematou Leonel Pontes acerca de Eduardo Quaresma, do Sporting.
Atleta que foi muito feliz com a Listada verde e branca analisou desempenhos dos defesas-centrais verdes e brancos nesta temporada
|
André Cruz, histórico defesa-central do Sporting que integrou a equipa que conquistou o título em 1999/00, considera que Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande - que recebeu uma tremenda notícia antes do dérbi - têm bastante qualidade, mas, em jeito de brincadeira, defende que ‘não chegam aos calcanhares’ da dupla que fez com Beto no início de milénio.
André Cruz sobre Diomande: "Corre riscos, mas permite-lhe ousar um pouco mais"
"Trata-se de um excelente central [Ousmane Diomande]. É rápido, forte fisicamente, tem boa técnica e é atrevido. Além disso, é bom nos lances aéreos. É verdade que às vezes corre riscos, mas a sua dimensão futebolística permite-lhe ousar um pouco mais", começou por afirmar André Cruz, tecendo elogios ao central do Sporting.
"É [Gonçalo Inácio] igualmente dotado tecnicamente, gosta de sair a jogar, assume riscos, mas não é tão forte fisicamente como o colega. Acho que se complementam, mas não são tão bons como eu e o Beto naquela altura [risos]", finalizou André Cruz, destacando a capacidade para sair a jogar do internacional português.
Com a camisola do Sporting, André Cruz realizou 105 encontros, divididos por três temporadas (1999 a 2001). Ao longo do seu trajeto no Clube de Alvalade, o antigo futebolista marcou 15 golos e conquistou quatro títulos (dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira).
O dérbi entre Sporting e Benfica está agendado para o próximo sábado, às 18h00, no Estádio da Luz. O jogo pode definir o campeão da Liga Portugal Betclic 2024/25, isto caso os leões vençam as águias ou os encarnados triunfem diante dos verdes e brancos por dois golos de diferença.
Foram reveladas notícias importantes acerca da participação do árbitro português no dérbi decisivo entre verdes e brancos e águias
|
O dérbi entre Benfica e Sporting é o grande assunto da semana no futebol português. O Leonino já tinha avançado, em Exclusivo, que Frederico Varandas estaria com receio da nomeação de João Pinheiro para a partida. Ficou-se, a saber, há pouco, uma novidade em relação ao árbitro português: apenas dois dias antes do jogo decisivo do campeonato, vai apitar o encontro da Liga Conferência entre Chelsea e Djurgarden.
O árbitro português foi nomeado para a partida referente à segunda mão das meias finais da Liga Conferência. A partida está marcada para a próxima quinta feira, dia 8 de maio, para as 20h00, em Londres. Esta data daria cerca de 48 horas de descanso ao juiz luso, caso seja escolhido para arbitrar o Benfica - Sporting.
Ficaram-se a saber, também, os restantes árbitros que vão auxiliar João Pinheiro na partida da Liga Conferência. Bruno Jesus e Luciano Maia serão os juízes assistente. Luís Godinho será o quarto árbitro, Tiago Martins vai estar no VAR e André Narciso no AVAR.
Apesar de ser uma indicação importante acerca da presença, ou não, de João Pinheiro no Benfica - Sporting, não é definitivo. Já por duas vezes esta temporada o árbitro português arbitrou um encontro das competições europeias a meia da semana, e voltou a apitar na Liga Portuguesa com dois dias de descanso.
Luís Godinho é outro dos candidatos a apitar o dérbi, tendo em conta o histórico recente. No entanto, tal como João Pinheiro, também estará presente no Chelsea - Djurgarden, pelo que não há mais indicações acerca do possível juiz da partida.
Antigo jogador do Sporting fez primeiro golo da reviravolta dos rossoneri e luta pela qualificação para a Liga dos Campeões está ao rubro
|
O Genoa – Milan teve como um dos grandes protagonistas Rafael Leão. O jogador formado no Sporting - que ouviu das boas de Fabio Capello - apontou um dos golos da reviravolta da turma liderada por Sérgio Conceição, que triunfou por 2-1, e continua a alimentar a ambição de marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões.
Ao minuto 76, e já depois do golo de Vitinha (61’) e com o Milan em desvantagem, Rafael Leão aproveitou um ressalto e disparou para o fundo das redes, fazendo o 1-1. Logo de seguida, aos 77’, um auto-golo de Morten Frendrup haveria de ditar o triunfo da turma de Sérgio Conceição em mais uma jornada da Serie A.
No final do encontro, Rafael Leão mostrou-se feliz e traçou os objetivos do Milan até final da temporada: “Tento ajudar a equipa em todos os jogos, quer seja titular ou comece no banco. Estamos todos empenhados, tentamos sempre dar o nosso melhor. Queremos ganhar a Taça de Itália, mas primeiro pensamos no jogo do campeonato contra o Bolonha”.
Todavia, nem tudo foram boas notícias para Rafael Leão. O antigo jogador do Sporting viu o quinto amarelo e falhará o próximo encontro do Milan, algo incompreensível para o histórico jogador do clube italiano, Alessandro Costacurta: "Aquela falta pareceu-me um pouco deliberada. O Milan pode salvar o campeonato contra o Bologna e tem dois grandes objetivos pela frente, considerado aquilo que foi dito no início da época".
Com esta vitória – a 26.ª em 51 partidas na presente temporada –, o Milan passa a somar 57 pontos em 35 encontros (16 vitórias, nove empates e 10 derrotas) e ocupa o nono lugar, estando a seis pontos do quarto lugar, último posto de acesso à Liga dos Campeões, onde está a Juventus, com 63 pontos.
Confira o golo de Rafael Leão no Genoa - Milan: