Futebol
Afonso Moreira volta a marcar! Ex Sporting atira Lyon para os quartos da Taça (vídeo)
05 Fev 2026 | 09:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Mai 2025 | 12:51 |
Eduardo Quaresma ganhou estatuto de estrela no Sporting, depois do golo decisivo contra o Gil Vicente, no encontro da 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O defesa central ganhou a titularidade no Clube de Alvalade, mas essa nem sempre foi a sua realidade nos leões. O jornal A Bola foi falar com antigos treinadores e colegas do jovem craque.
Rafael Barbosa, atualmente no Radomiak Random da Polónia, partilhou o balneário com Quaresma na formação verde e branca e no Tondela. Disse o seguinte: "Aquelas lágrimas foram de um miúdo que tem a noção do que aquele golo pode significar. Em termos emocionais, o Edu, pelo menos em Tondela, era frágil. Acho que o grande segredo dele, do salto e da afirmação no Sporting, se deve muito a isso, porque o talento, a irreverência, esteve sempre lá. Ele fez coisas e ainda agora faz que fico a pensar ele é diferente, tem tudo", começou por partilhar.
Rafael Barbosa explicou, de seguida, que o sonho de 'Edu' sempre foi chegar ao Sporting. Prosseguiu: "Ele não era muito fã de treinar e acho que foi isso que o ajudou a crescer, no Sporting tens de treinar no limite para jogar, então em Tondela chegava aos jogos mesmo a não fazer grandes treinos e era muito bom o que fazia. Tenho a certeza de que com o pensamento certo, com a qualidade dele pode ser uma mais-valia num futuro na Seleção Nacional".
O jornal português também falou com Leonel Pontes, que orientou Quaresma nas camadas de formação dos leões: "Todos os treinadores tiveram uma luta com o Quaresma. Primeiro porque tinha algo de especial: sua a qualidade. Mas era um pouco preguiçoso, um pouco desleixado com o rigor do treino. O facto de ter sido emprestado e ver que existia um caminho a percorrer fez com que pudesse aproveitar o processo diário de trabalho", começou por dizer.
Continuou com o mesmo raciocínio: "Hoje é um jogador que está a ser aposta e isso é sinal que melhorou o seu comportamento profissional. Mais sério e profissional. É cativante porque é um bom miúdo, tem um sorriso fácil, é comunicativo, não é um rapaz tímido, que dá luta para qualquer treinador, porque é necessário ter alguma inteligência para lidar com o Eduardo. São estes jogadores que dão identidade a um clube", rematou Leonel Pontes acerca de Eduardo Quaresma, do Sporting.
Em antecâmara à partida respeitante aos quartos-de-final da prova rainha, avenses contam com regresso importante e talvez até decisivo
05 Fev 2026 | 10:43 |
O AFS volta a contar com Cristian Devenish para o compromisso frente ao Sporting, depois de o defesa-central ter cumprido castigo nas últimas jornadas do campeonato. O colombiano falhou dois encontros da Liga na sequência da expulsão com vermelho direto diante do Arouca, na 18.ª ronda, regressando agora às opções de João Henriques.
O regresso surge numa fase em que a equipa procura estabilidade após resultados contrastantes no campeonato. Depois de um empate fora frente ao Casa Pia, o AFS sofreu uma derrota pesada diante do Braga, resultado que não altera o foco imediato da equipa, centrado na Taça de Portugal e na luta por um lugar nas meias-finais da prova.
Cristian Devenish tem sido uma peça regular no setor defensivo esta temporada. O central soma 18 jogos oficiais, sendo o segundo jogador mais utilizado do plantel, e contabiliza 1445 minutos, o número mais elevado entre os defesas da equipa. A sua disponibilidade volta a dar maior margem de escolha ao treinador.
Na primeira volta do campeonato, o colombiano foi titular frente ao Sporting - que tem novos detalhes sobre a contratação de Francisco Trincão - , num encontro disputado na 14.ª jornada da Liga, em que cumpriu os 90 minutos. Agora, volta a estar apto para defrontar os leões, num duelo decisivo dos quartos de final da Taça de Portugal.
Vale a pena recordar que o emblema verde e branco entra em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AFS. O encontro, a contar para os quartos-de-final da prova rainha, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Jornal do país vizinho dedicou um artigo a um dos jogadores mais importantes do plantel de Rui Borges e vinca que a saída está em cima da mesa
05 Fev 2026 | 10:41 |
O Sporting prepara-se para renovar contrato com Francisco Trincão até 2030 e o acordo iminente teve repercussão em Espanha. O diário Sport dedicou um artigo ao tema, referindo o alegado interesse dos leões numa futura venda do jogador.
"O Sporting prepara o negócio do século com Trincão: renovado e sem aumento na cláusula para vendê-lo", é o título do texto publicado pelo jornal espanhol. Na mesma peça, o Sport sublinha a importância do extremo no conjunto leonino, escrevendo: "O internacional português tornou-se uma peça fundamental para o Sporting e também é titular da sua seleção. Deu um salto importante na sua carreira e os seus números são verdadeiramente de craque. Tem 10 golos e 12 assistências nesta temporada e tornou-se o jogador mais decisivo ofensivamente da Liga Portuguesa. A renovação dá tranquilidade tanto a ele como ao seu clube, embora a sua cláusula seja pagável para equipas da Premier League".
O diário catalão acrescenta ainda que os leões estarão agora mais disponível para negociar o passe do jogador, explicando: "O Sporting nunca teve a intenção de o deixar sair enquanto mantivesse os direitos económicos partilhados com o Barça, mas agora as coisas mudaram. Aproveitou bem a necessidade blaugrana e ninguém duvida que irão obter um benefício importante com a operação. Além disso, Trincão é agora representado por Jorge Mendes, o que garante movimento a curto ou médio prazo".
Segundo a mesma fonte, Bayern Munique, Manchester City e Milan já demonstraram interesse numa eventual contratação do internacional português. Francisco Trincão, de 26 anos, cumpre a quarta temporada ao serviço do dos verdes e brancos.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 32 jogos: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.682 minutos realizados, o avançado apontou 10 golos e 12 assistências.
SAD verde e branca definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos e há já se sabe quem são os próximos com novos contratos
05 Fev 2026 | 10:33 |
Com os processos considerados mais urgentes resolvidos no Sporting - Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e João Simões -, Frederico Varandas centra agora atenções noutros dossiês, nomeadamente Maxi Araújo e Rui Borges.
O internacional uruguaio, de 25 anos, chegou ao Sporting na temporada passada e rapidamente se afirmou junto dos adeptos, despertando também o interesse de clubes europeus. Embora tenha contrato válido até junho de 2029, a administração pretende rever o seu vencimento. A cláusula de rescisão, fixada nos 80 milhões de euros, deverá manter-se inalterada.
Em paralelo, está também em análise a situação de Rui Borges, cujo contrato termina em junho de 2027. O treinador já foi abordado pela liderança leonina com vista a uma eventual continuidade para além dessa data. Publicamente, o técnico afirmou “estar muito feliz no Sporting”, deixando em aberto a possibilidade de um novo prolongamento contratual.
Desde o início da temporada que a SAD definiu como prioridade a manutenção dos seus principais ativos, uma estratégia que tem permitido preservar a base da equipa bicampeã e, simultaneamente, reforçar a estabilidade financeira através de cláusulas de rescisão elevadas. No caso de Francisco Trincão, a cláusula mantém-se nos 60 milhões de euros, um valor significativo para um jogador de 26 anos que atravessa um dos melhores momentos da carreira.
Vale lembrar que a renovação do extremo demorou a concretizar-se, mas acabou por ser concluída. O internacional português prolongou o vínculo com o Sporting até junho de 2030, após um processo negocial longo que terminou com entendimento entre as duas partes. O jogador tem vindo a afirmar-se em Alvalade, atingiu a convocatória da Seleção Nacional e o Clube assegura a continuidade de um dos elementos considerados estruturais no plantel.