Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Possíveis saídas no mercado ao Sporting - Nacional: Tudo o que disse Rui Borges

Depois do triunfo em Alvalade para a 20.ª jornada da Liga, por 2-1, treinador dos leões abordou os temas mais importantes da atualidade leonina

Depois do triunfo do Sporting em Alvalade diante do Nacional, por 2-1, Rui Borges  foi questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand e as possíveis saídas
Depois do triunfo do Sporting em Alvalade diante do Nacional, por 2-1, Rui Borges foi questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand e as possíveis saídas

02 Fev 2026 | 09:01 |

Icon Comentário0

Depois do triunfo do Sporting em Alvalade diante do Nacional, por 2-1, em partida válida para a 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic, Rui Borges analisou o encontro na conferência de imprensa. O técnico foi questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand e as possíveis saídas de Alisson Santos e Matheus Reis neste mercado.


Análise à partida


"Manter esta crença até ao final da época será importante para o título? "Jogo difícil contra uma boa equipa, organizada, que usou uma boa estratégia, a mesma que já usou na Madeira, onde tivemos também algumas dificuldades e não percebemos os espaços que nos davam e hoje também não. Eles com um bloco médio-alto a condicionar a primeira etapa e nós precisávamos de gente para variar bolas do lado contrário e de criar situações de um para um. Eles conseguiram condicionar-nos nesse sentido de alguma forma, também faltou disponibilidade nossa. Os nossos jogadores davam-nos coisas, mas não davam outras e houve essa falta de inspiração. O Nacional tem um escorregão em que podiam ter feito o 1-0, não tem mais nada que me lembre. Na segunda parte, tem o golo e outro remate. Nós não tivemos o caudal ofensivo que costumamos ter com situações de finalização, mas fomos criando essas situações, não as concretizamos da melhor forma e isso também cria ansiedade. Jogos depois da Champions são sempre difíceis, mas a crença, personalidade e caráter de acreditar até ao fim estiveram lá, com os adeptos a serem novamente importantes. Vitória de mérito contra uma equipa muito competitiva em organização, mérito deles, jogo difícil, mas conseguimos ganhar".


Regresso de Nuno Santos na equipa B, está mais perto de regressar à principal? Matheus Reis vai sair?

"O Matheus é jogador do Sporting, tão simples quanto isso. O Nuno fico muito feliz por vê-lo, ficamos todos. É um jogador importante com um passado importante, faz parte dos capitães, é dos mais velhos e a competitividade dele todos a reconhecem. Vem de uma lesão longa, difícil, e poucos conseguiram voltar como ele voltou, muitos poucos. A resiliência dele é infinita, difícil de explicar, está no seu caminho e é importante ele voltar a sentir o campo e o jogo. Vai levar algum tempo até termos o melhor Nuno, mas feliz por vê-lo fazer o que mais gosta".


Ausência de Hjulmand, foi por causa de uma proposta do Atlético de Madrid? Em Espanha disseram que o Atlético não tem dinheiro para gastar em jogadores

"Foi decisão nossa, dentro dos problemas pessoais dele. Amanhã está para treino e será titular com toda a certeza no Aves SAD, nem sequer é assunto".

Luis Suárez disse que foi inteligente em vir para o Sporting. Hoje fez 25.º golo. Também foi inteligente ir buscá-lo e conseguir que jogue o que jogue?

"O clube é muito inteligente porque tivemos a capacidade de o descobrir, apesar de já ser maduro. Queríamos um jogador maduro para aquela posição e sabíamos que ia ser impactante, importante. Valoriza-se ele e quem está ao lado, dele. A energia dele contagia, está com confiança, mas é sempre igual na capacidade de trabalho. A capacidade de finalizar, primeiro falha um golo fácil e depois faz dois golaços, um deles fora de jogo. Veio para uma grande equipa que o ajuda a crescer, quer sempre ser melhor, ouve o treinador e os jogadores e a primeira coisa que lhe disse hoje foi sobre o ataque à primeira zona. Está feliz por estar num grande clube".

Cansaço é a explicação para uma vitória tão tardia? O que é preciso para haver triunfos mais tranquilos?

"Nas outras épocas todas não houve jogos em que marcaram aos 90'+6'? O jogo acaba quando o árbitro der sinal. É a coragem da equipa, o acreditar e mérito da equipa, que tem sido estupenda. As equipas cada vez defendem-nos mais e organizam-se melhor, porque o nosso caudal ofensivo tem sido grande. Mérito dos adversários por anularem armas nossas e depois, dentro dos condicionalismos dentro da equipa, temos de lutar contra isso. Mas se tenho o [Gonçalo] Inácio de início hoje, se calhar provocava outras coisas na linha defensiva do Nacional, ou o Zeno [Debast]. O Trincao só podia jogar pouco tempo por estar condicionado, o Pote está condicionado por vir de lesão... dentro disto tem de haver a crença e a capacidade individual, mas não ter jogadores condiciona um bocado. O Edu [Quaresma] fez um jogaço outra vez, mesmo com todos os condicionismos da máscara [de proteção facial], que condiciona muito, e o Ousmane [Diomande] foi competente, mas são diferentes dos outros dois. O Nacional deu-nos alguma profundidade e tínhamos de fazer passes assertivos mais longos. Mesmo assim a equipa foi competente e não é este ano, a época passada foi igual e a malta entrega-se de forma fantástica".

O Sporting teve presença interior dos laterais como médios. Ter Fresneda e Maxi Araújo nestas zonas permite o quê no ataque e na defesa?

"É a variabilidade do jogo dentro do nosso jogo. Às vezes andam dentro e fora, vai bater ao que disse de, dentro das características individuais, irmos tentar buscar o melhor que temos. O Maxi pica muito a profundidade, o Iván também, o Iván tem aquele cheiro de atacar a área e tentamos sempre ser dinâmicos com jogadores diferentes e expor o adversário a coisas diferentes".

Abraçou Alisson Santos no fim do jogo. Foi a despedida dele? E confirma que a ausência de Hjulmand não foi por um problema disciplinar?

"Vai jogar quinta-feira, já respondi a isso. O Alisson, felicitei-o pela capacidade de crescimento que tem tido nas decisões. Está a crescer e felicitei-o por mais uma assistência".


Futebol

Saída de Hjulmand? Rui Borges deixa garantia no Sporting: "Foi uma..."

Capitão dos verdes e brancos não fez parte da ficha de jogo diante do Nacional e o treinador dos leões foi questionado sobre o tema

Rui Borges foi questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand da ficha de jogo do Sporting - Nacional, mas deixou uma garantia sobre o próximo encontro
Rui Borges foi questionado sobre a ausência de Morten Hjulmand da ficha de jogo do Sporting - Nacional, mas deixou uma garantia sobre o próximo encontro

02 Fev 2026 | 08:49 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand ficou fora do Sporting - Nacional e, como já vem a circular na imprensa nacional, tal terá sido uma medida tomada pelo Clube de Alvalade com o objetivo de proteger o jogador, numa altura em que, alegadamente, terá uma proposta para rumar com Atlético de Madrid. No final do encontro, Rui Borges foi questionado sobre a ausência do capitão da ficha de jogo.


"O Morten, por decisão nossa, optámos por deixá-lo de fora para o proteger de alguma forma. É um não-assunto, jogará com toda a certeza contra o AVS e será titular", garantiu o treinador dos verdes e brancos, que ainda explicou a opção de Francisco Trincão ter iniciado do banco de suplentes a partida: "Saiu com queixas no jogo com o Ath. Bilbao e era obrigatório geri-lo aqui. A equipa acaba por conseguir responder às ausências".


Ainda no que a Morten Hjulmand diz respeito, Rui Borges foi novamente questionado sobre o médio do Sporting, ao que tornou a responder: "Para o deixar de fora. Foi uma decisão nossa. Dentro dos motivos pessoais, achámos melhor deixá-lo de fora".


O Atlético de Madrid está a tentar assegurar a contratação de Morten Hjulmand junto do Sporting. Os representantes do capitão leonino terão indicado que dispõem de uma proposta preparada para apresentar, no valor de 25 milhões de euros fixos, acrescidos de objetivos.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 28 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.



Futebol

Todos os detalhes sobre a ausência de Hjulmand no Sporting - Nacional

Internacional dinamarquês ficou de fora da ficha de jogo da partida referente à 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic e há novidades sobre o caso

Morten Hjulmand terá ficado de fora do Sporting - Nacional por decisão conjunta da estrutura verde e branca
Morten Hjulmand terá ficado de fora do Sporting - Nacional por decisão conjunta da estrutura verde e branca

02 Fev 2026 | 08:38 |

Icon Comentário0

O Atlético de Madrid está a tentar assegurar a contratação de Morten Hjulmand junto do Sporting. Segundo revela o jornal Record, os representantes do capitão leonino terão indicado que dispõem de uma proposta preparada para apresentar, no valor de 25 milhões de euros fixos, acrescidos de objetivos.


Depois de abandonarem a perseguição a outros alvos, como João Gomes, do Wolverhampton, e Kees Smith, do AZ Alkmaar, os espanhóis centraram atenções no internacional dinamarquês. Hjulmand não integrou a ficha de jogo para a receção ao Nacional, por motivos pessoais, - que os leões venceram, por 2-1 - conforme foi comunicado numa nota enviada à imprensa antes do encontro.


Na sequência das informações que começaram a circular, uma fonte oficial do Sporting garantiu que a ausência do médio da convocatória resultou de uma decisão conjunta de toda a estrutura, com o objetivo de proteger o jogador num contexto que consideram ser de renovada pressão para uma eventual transferência, à semelhança do que já sucedeu noutros períodos de mercado. O clube confirmou ainda que não chegou qualquer proposta formal aos escritórios da SAD pelo centrocampista.


Na chegada de Bilbau, o próprio internacional dinamarquês assegurou estar satisfeito em Alvalade: "Estou focado em continuar aqui. Tenho contrato aqui e respeito isso. Adoro a minha vida e fazer parte do plantel e da família do Sporting. Só estou focado nisso agora."

A cláusula de rescisão do médio dinamarquês está estabelecida nos 80 milhões de euros. Tal como a imprensa nacional tem referido, existe um entendimento informal para que o jogador permaneça no Clube até ao final da presente temporada.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 28 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.


Futebol

Sporting ganha nos descontos ao Nacional com calcanhar mágico de Luis Suárez (Vídeos)

Clube de Alvalade esteve perto de perder dois pontos em casa, mas golo para lá da hora do avançado colombiano deu o triunfo aos leões

Sporting venceu o Nacional por (2-1), esta domingo, dia 1 de fevereiro, em jogo a contar para a 20.ª jornada; Luis Suárez marcou golo salvador
Sporting venceu o Nacional por (2-1), esta domingo, dia 1 de fevereiro, em jogo a contar para a 20.ª jornada; Luis Suárez marcou golo salvador

01 Fev 2026 | 20:08 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o Nacional por (2-1), esta domingo, dia 1 de fevereiro, em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da vitória a meio da semana frente aos bascos do Athletic Bilbao, os leões conseguiram alcançar o quinto triunfo consecutivo em todas as competições.


A jogar no Estádio José Alvalade, a primeira parte foi dividida, com um ligeiro ascendente do Clube de Alvalade. A grande ocasião até foi da turma madeirense. Aos 12', Gabriel Veron foi servido no centro da área, depois de um três para um, mas o seu remate foi bloqueado por Geny Catamo. Após um período de alguma insegurança, os leões reagiram, passando a somar alguns remates perigosos, mas sem conseguir marcar.


Na segunda parte, o Sporting chegou à vantagem aos 73 minutos. No contra-ataque, Francisco Trincão apareceu com espaço na direita da área e atirou rasteiro para uma enorme defesa de Kaique. Contudo, a bola sobrou para Pote no centro da área, que fez o 1-0. No entanto, houve uma reação imediata dos visitantes. Aos76', depois de uma boa jogada coletiva, Veron rematou para uma defesa incompleta de Rui Silva. Na recarga, Alan Nuñez só teve de encostar para o 1-1. Aos 90+6, Alisson cruzou rasteiro para a grande área, com Luis Suárez a desviar de calcanhar.


Com esta vitória – o quinto em 34 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 51 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (55) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 45 e também menos um encontro disputado.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.


Golo de Pedro Gonçalves (1-0):


Golo de Luis Suárez (2-1):



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Surpresa! Matheus Reis está a negociar rescisão de contrato com o Sporting
Futebol

Surpresa! Matheus Reis está a negociar rescisão de contrato com o Sporting

01 Fev 2026 | 15:29

Icon Comentário0
Sporting B volta às vitórias no regresso de Nuno Santos aos relvados
Futebol

Sporting B volta às vitórias no regresso de Nuno Santos aos relvados

01 Fev 2026 | 12:46

Icon Comentário0
Negócio fechado! Rio Ave pediu 15M por alvo do Sporting e agora vende-o... por 5
Futebol

Negócio fechado! Rio Ave pediu 15M por alvo do Sporting e agora vende-o... por 5

01 Fev 2026 | 11:20

Icon Comentário0