Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2026 | 13:45 |
Antes do encontro dos quartos de final da Taça de Portugal entre Sporting e AFS SAD, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa ao duelo da prova rainha. Entre vários temas, abordou o 'caso Hjulmand', o desaire do Porto e os lesionados do plantel.
Jogo com o AFS
"A segunda volta ia ser cada vez mais difícil porque as equipas precisam dos pontos. A equipa teve essa noção nestes últimos jogos e vai encarar o jogo com o AFS dessa forma. Temos de dar o nosso melhor para ultrapassar o AFS, não há outra hipótese, até porque dita uma passagem às meias-finais da Taça de Portugal. A dificuldade vai aumentar nos próximos meses e temos de ser sérios e estar ligados do início ao fim. O AFS pode estar com muitas dificuldades na sua posição no campeonato, mas este jogo pode-o colocar nas meias-finais da Taça de Portugal e a motivação vai ser extra. Vamos passar por dificuldades, mas a equipa sabe que isso vai acontecer independentemente do adversário e da competição. Os últimos meses vão ser bastante intensos e a equipa tem de manter este espírito e ambição do início ao fim dos jogos. É um jogo diferente em relação ao jogo do campeonato. Temos observado melhor o seu treinador e parece estar uma equipa mais compacta e competitiva apesar dos resultados. O AFS tem variado o seu sistema e acredito que vai tentar fazer um bom jogo amanhã. Acredito em alguma mudança em relação ao onze da última jornada, até pelos dias de descanso. Estamos preparados, sabendo que na Taça de Portugal os sonhos acontecem e temos de ser capazes de estar ligados para impedir surpresas e lutar até ao fim por algo que conquistámos na época passada".
Morten Hjulmand
"Não vou falar mais, já falei no fim do jogo. Disse que ia jogar e vai ser titular amanhã. Não há situação nenhuma. É um grande capitão, líder e exemplo. O grupo olha, acredita e confia nele e vai continuar a ser assim. Vai ser titular e capitão, tudo normal. Tenho um grande capitão".
Confiança da estrutura
"É total, estamos sempre em sintonia. Há muita confiança e diálogo desde o primeiro dia".
Golos perto do final da partida
"A sorte dá trabalho. Os nossos adeptos devem estar felizes com quatro vitórias. Ainda nos faltam dez golos nos últimos 15 minutos para chegar ao número da época passada. O jogo é até ao fim e a equipa demonstra que a confiança está em alta. Sabemos que os jogos vão ser difíceis, mas eles acreditam tanto e o grupo é tão forte que acabamos por, como dizem muitos, ser felizes por marcar nos últimos minutos. Se calhar, numa fase inicial estávamos a fazer muitos golos nos primeiros dez minutos. Agora, estamos a fazer alguns na parte final do jogo. Fico feliz por estarmos há 33 jogos a fazer golos, o que demonstra a ambição da equipa".
Jogo Casa Pia vs. Porto
"Vi a espaços porque vamos defrontar o Porto na próxima jornada do campeonato. As equipas vão-se entregar ao jogo cada vez mais de forma a querer pontos. Vai ser duro para quem está mais em baixo e os pontos vão ser muito caros. Independentemente de ser Sporting, Porto ou Benfica, os jogos são difíceis. O Benfica teve dificuldades e nós também para ganhar ao Nacional. Já disse várias vezes que não há jogo que vá ditar nada. Muda tudo muito rápido e as equipas estão cada vez mais fortes e competitivas. Conhecem-se melhor e sabem como anular o poderio das equipas grandes".
Fotis Ioannidis, Nuno Santos e Zeno Debast
"O Fotis e o Debast estão fora. O Nuno pode entrar na convocatória".
Posição 10
"As dificuldades que temos apanhado têm-nos dado soluções com mais jogadores e mais posições e isso torna a equipa mais forte. Individualmente, crescem como jogadores ao darem resposta em várias posições".
Francisco Trincão
"Na época passada, disse que era dos jogadores que mais me tinha surpreendido. É um jogador muito diferente. É extraordinário, dá resposta onde for. Ficarei muito feliz se a renovação acontecer, tanto por ele como pelo Sporting e por nós, treinadores. É um jogador extraordinário e não precisa de usar braçadeira. Tem dado sempre resposta e é dos poucos jogadores que, felizmente, não tem tido lesões longas. Dá sempre a cara pela equipa, mesmo nas dificuldades. Está lá, dá a cara, assume e não se esconde. Dita bem o que é ser um líder".
Mudanças nos titulares
"Pode haver uma ou outra mudança, é inevitável. Faz parte, é natural e tenho demonstrado a confiança que tenho em todos. Eles sabem disso e dão resposta, estão ligados. Estou super tranquilo quanto às minhas decisões para o jogo de amanhã".
Profundidade do plantel
"O que fizemos até agora responde a tudo sobre profundidade. Basta olhar para o nosso rendimento em qualquer competição e perceber que a equipa deu resposta e vai continuar a dar. Quando não der, é porque o adversário será melhor do que nós e faz parte. Não somos máquinas, somos humanos, mas a entrega vai estar lá sempre. Felizmente, passámos diretamente para os oitavos-de-final. Se não, teríamos de ser competitivos em mais dois jogos. Eles vão dar resposta. Querem jogar e a equipa responde por mim. Estamos nos oitavos-de-final, nas meias-finais da Taça de Portugal e na luta pelo campeonato. Estamos a fazer uma grande época e quem está em primeiro está a fazer uma época extraordinária".
Internacional uruguaio continua a ser uma das principais peças da equipa verde e branca, mas o técnico precisa de alternativas para a sua ausência
25 Set 2026 | 09:37 |
O Sporting continua atento à situação de Maxi Araújo antes da deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro. O lateral está ao serviço do Uruguai e só deverá regressar aos treinos na véspera do encontro, cenário que obriga Rui Borges a preparar alternativas para o corredor esquerdo.
Segundo o jornal Record, caso Maxi não reúna condições para ser titular na Pedreira, Rodrigo Dias parte neste momento à frente de Moncef Zekri na corrida por um lugar no onze. O jovem de 21 anos tem trabalhado com frequência junto da equipa principal do Sporting e já foi utilizado esta temporada.
Rodrigo Dias foi mesmo titular na primeira jornada da Liga, frente ao Estrela da Amadora, encontro que terminou empatado a duas bolas. Desde então, tem continuado próximo das opções de Rui Borges e beneficiará também da maior preparação física relativamente a Zekri.
O lateral marroquino, contratado ao Mechelen, ainda não se estreou oficialmente pelo Sporting e continua a cumprir um plano específico de reforço físico em Alcochete. A falta de ritmo e de rotinas com os restantes companheiros coloca-o, nesta fase, atrás de Rodrigo Dias na hierarquia para uma eventual substituição de Maxi Araújo.
A preocupação prende-se com a exigente agenda do internacional uruguaio. Maxi está integrado na digressão asiática da seleção, que já defrontou o Japão e ainda tem jogos com Coreia do Sul e Índia, sendo que o último compromisso acontece a 6 de outubro.
O regresso a Portugal deverá acontecer apenas no dia 8, precisamente na véspera da visita ao Braga. A estrutura leonina chegou a equacionar um retorno antecipado dos internacionais sul-americanos, mas a janela FIFA impede essa possibilidade.
Jogador que agora representa o Benfica foi recebido com alguns apupos assim que foi lançado a jogo no Portugal - País de Gales, em Alvalade
25 Set 2026 | 09:03 |
João Palhinha respondeu aos assobios de que foi alvo no Estádio José Alvalade, no regresso a uma casa onde viveu vários anos ao serviço do Sporting. O atual médio do Benfica participou na vitória de Portugal frente ao País de Gales, por 1-0, e garantiu que a receção dos adeptos leoninos não o afetou.
João Palhinha: "Nada muda que seja sempre especial jogar aqui para mim"
“Não mexeu comigo, lembro-me perfeitamente quando foi com o João Mário, quando eu também já tinha criticado essa postura - ainda nem jogava no Benfica, estava no Fulham”, começou por afirmar na zona mista, recordando um episódio semelhante vivido pelo antigo companheiro.
Palhinha insistiu que mantém uma ligação especial ao estádio do Sporting, independentemente da reação das bancadas. “O que é importante para mim é ter a consciência tranquila e vou dar tudo pela seleção nacional independentemente dos estádios, seja no Dragão, em Alvalade. Nada muda que seja sempre especial jogar aqui para mim, não esqueço a história que vivi aqui”.
João Palhinha: "Os irracionais vão só olhar para o facto de eu estar no Benfica e assobiar"
Questionado diretamente sobre a mágoa dos Sportinguistas pela escolha de representar o Benfica, o médio separou os adeptos em dois grupos. “Acho que as pessoas... no futebol temos adeptos racionais e irracionais, e para mim, os racionais serão os que se lembram que o Palhinha ficou no pior momento do Clube e que fez tudo pelo Clube”.
“Isso é o que valorizo. Os irracionais vão só olhar para o facto de eu estar no Benfica e assobiar, como aconteceu hoje”, completou o internacional português, deixando uma resposta direta aos assobios escutados em Alvalade.
Sobre a opção de assinar pelo rival, Palhinha evitou entrar em grandes detalhes por se encontrar ao serviço da Seleção Nacional. “Estou extremamente feliz por representar o Benfica. O que passou, não posso falar, até porque estou na seleção, mas máximo respeito sempre pelo Sporting”.
Treinador do Clube de Alvalade não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países
24 Set 2026 | 17:26 |
O Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, numa sessão marcada pelas muitas ausências provocadas pela pausa para os compromissos das seleções. Rui Borges não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países.
O treinador leonino teve à disposição os guarda-redes Kaique, Diego Callai e Francisco Silva, o defesa Eduardo Quaresma, os médios Sergi Altimira, João Simões e Pedro Lima e ainda o extremo Luís Guilherme. Perante este cenário, Rui Borges chamou cinco jogadores da equipa B para completar o grupo de trabalho.
Entre os 'reforços' da sessão estiveram os defesas Lucas Taibo e Rodrigo Dias, o médio Samuel Justo e os criativos Paulo Cardoso e Mauro Couto. O avançado de 20 anos foi, assim, uma das novidades, numa altura em que o mesmo acaba contrato no final da época e esteve perto de sair na última janela.
No boletim clínico, não há alterações de relevo. Ibrahima Ba continua a recuperar da recaída de uma lesão no joelho direito, embora já esteja na fase final do processo de recuperação. Moncef Zekri permanece igualmente entregue ao departamento médico, neste caso devido a um problema muscular, enquanto Nuno Santos continua afastado dos relvados, depois de ter ficado de fora desde a temporada passada.
O Sporting volta a treinar na sexta-feira, novamente durante a manhã e na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges terá mais uma oportunidade para trabalhar com um grupo condicionado pela paragem internacional, enquanto aguarda pelo regresso dos jogadores chamados às respetivas seleções.