Futebol
Vencedor de seis Ligas dos Campeões vibrou com golo do Sporting: "Virou tudo de pernas para o ar"
31 Jan 2026 | 10:35
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2026 | 13:45 |
Na conferência de imprensa de antevisão ao duelo entre Sporting e Nacional, Rui Borges elogiou o trabalho desenvolvido pelo conjunto madeirense, destacou a ambição dos verdes e brancos após o apuramento histórico na UEFA Champions League e reforçou o foco total na luta pela revalidação do título de campeão nacional.
Análise ao Nacional
"O Tiago Margarido tem feito um grande trabalho. Para nós, treinadores, e neste caso para ele, fazer o centésimo jogo à frente do Nacional... deve ser o treinador que está há mais tempo à frente do mesmo clube. É de enaltecer. É uma boa equipa, muito forte no ataque rápido e nas transições ofensivas, e à qual o Gabriel Veron acrescentou qualidade nesses momentos. Fora, tem quatro derrotas, mas perdeu sempre pela margem mínima, bateu-se muito bem com o Porto e ganhou em Braga, o que dita bem a qualidade que vamos encontrar. É uma equipa competitiva, forte nos duelos, faz algumas faltas e isso demonstra a intensidade com que encaram o jogo. É forte nas bolas paradas ofensivas e na Madeira sofremos um golo nesse momento do jogo. Depois da UEFA Champions League, a mudança de 'chip' é sempre difícil, mas a ambição está lá, a motivação também. Acredito que faremos um grande jogo contra uma boa equipa".
Foco no campeonato após top-8 europeu
"Lidero um grande grupo, que sabe que os jogos pós-UEFA Champions League são difíceis, pelo desgaste físico e mental. Só um grande colectivo consegue lutar contra isso e manter a mesma qualidade e intensidade de jogo. Esse é um desafio para nós enquanto equipa. Acredito na responsabilidade do grupo, que sabe que temos de ganhar, e que dará tudo para o fazer frente a uma equipa organizada e competitiva com a ajuda dos nossos adeptos. A nossa ambição, vontade de vencer e de lutar pelo campeonato vai sobrepor-se a todas as dificuldades que possam existir no jogo. Fico feliz por todas as equipas portuguesas. Valoriza o nosso futebol e a nossa posição no ranking, onde passámos os Países Baixos. Por isso, dar os parabéns a todas as equipas que conseguiram a sua passagem. É bom para todos nós".
Plantel e mercado
"Quero contar com todo o meu plantel. Se alguém tiver de sair, sai, seja o Alisson [Santos] ou outro. É mérito de toda a equipa, que se tem valorizado por tudo o que tem feito ao longo da época, na Europa e internamente, e pela qualidade coletiva e individual que temos demonstrado. Essas supostas saídas e entradas são naturais, lido bem com isso. Já disse e torno a dizer: o Sporting CP está sempre à frente de qualquer jogador e de qualquer treinador. Preciso de todos, é certo, e quero-os a todos, mas quando faltar um, estão os outros. Mas o Alisson está convocado para amanhã, é jogador do Sporting e, por isso, não me vou alongar muito mais".
Luis Suárez e Pedro Gonçalves em risco de quinto amarelo
"Vão entrar zero condicionados na partida. Olho para o Nacional, quero ganhar o próximo jogo e é isso que me importa. Vão os dois para jogo, são opção, melhor do que ninguém sabem da responsabilidade e que têm quatro amarelos, mas não interessa pensar no Porto se não ganharmos ao Nacional. Depois, no Porto, quem estiver disponível dará a melhor resposta".
Indisponibilidades
"O Gonçalo Inácio está convocado para amanhã. O Fotis Ioannidis ainda está de fora. Com o Souleymane Faye já podemos contar e também estará convocado. O Zeno Debast está fora; não tem qualquer problema, é mesmo gestão da lesão que teve. Não o queremos a 70%, queremos a 100%, porque precisamos dele nesta recta final do campeonato".
Diferentes opções nas alas
"Todos eles são diferentes. O Faye dá-nos coisas diferentes do Alisson, do Luís Guilherme e do Geny. São dois jogadores muito promissores os que fomos buscar. Acreditamos muito no potencial de ambos. Não olho para um jogador apenas pelo remate que tem ou pelos golos que faz. Temos de olhar para várias coisas. O Alisson, por exemplo, tem um potencial enorme, mas é preciso perceber o contexto e o quanto tem de crescer, principalmente nos jogos internos. Contratamos jogadores sobretudo para os jogos do campeonato, esses é que são importantes, e o rendimento tem de ser elevado sobretudo aí. Esse é o nosso primeiro foco. Claro que os queremos bem em todos os jogos, mas todos têm de evoluir em algumas coisas. O Alisson, na tomada de decisão contra blocos baixos a nível interno, porque não tem tanto espaço, enquanto na UEFA Champions League pode ir para o um para um. O Faye é um jogador mais de profundidade e 'pica' mais a profundidade sem bola do que qualquer outro. São jogadores muito dinâmicos e, acima de tudo, diferentes. Isso aumenta a qualidade da equipa e as opções estratégicas ao longo dos jogos".
Semana mais importante da época?
"A equipa está sempre com a responsabilidade inerente. É uma semana importante, como todas as outras. Percebo a pergunta, porque se discute o acesso às meias-finais da Taça de Portugal, estamos em segundo lugar e temos de ter essa responsabilidade de lutar pelo troféu de que somos detentores, mas o Sporting não fica contente com uma Taça, quer lutar por tudo. Estamos dentro dessas lutas e faremos tudo para continuar. Jogamos com o primeiro classificado fora de casa, mas é um jogo como os outros. Primeiro temos de vencer o Nacional, para não deixar aumentar essa margem, e depois pensamos no AVS e só depois, aí sim, no Porto".
Mensagem para as vítimas da depressão Kristin
"Deixo aqui a nossa solidariedade em relação aos estragos que a tempestade provocou em todo o país, principalmente na zona centro. Naquilo em que o Sporting puder ajudar, estará sempre disponível. Não apenas a equipa principal masculina de futebol, mas toda a estrutura dirá presente, com todo o amor e carinho, para minimizar um pouco o sofrimento das pessoas".
Treinador do Clube de Alvalade referiu que jogador não está a 100% e que não quer arriscar uma eventual lesão para os próximos jogos
31 Jan 2026 | 13:26 |
Zeno Debast vai falhar o jogo entre Sporting e Nacional, da 20.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A confirmação foi dada por Rui Borges na conferência de antevisão, referindo que o jogador não está a 100% e que não quer arriscar qualquer lesão. Já Gonçalo Inácio - que estava em dúvida - está convocado.
R. Borges: "O Debast, para já, está fora. Não tem qualquer problema, é mesmo gestão do que foi a lesão dele"
"O Debast, para já, está fora. Não tem qualquer problema, é mesmo gestão do que foi a lesão dele. Não o queremos a 70% ou 80%, queremos a 100%. Inácio? Está convocado. Ioannidis está de fora ainda. O Faye já podíamos contar e estará convocado também", afirmou.
O treinador foi questionado sobre as diferenças entre Alisson e Souleymane Faye: "Todos são diferentes. O Faye é diferente do Alisson, do Geny, do Luis Guilherme... Fomos buscar dois jogadores muito promissores, mais de futuro do que de presente. Iriam ser muito importantes no presente, mas acreditamos no potencial de ambos. Remate do Alisson? Não vou olhar para um jogador só pelo remate que tem ou porque fez dois golos para a Champions... O Alisson tem um potencial enorme. Temos de perceber o contexto e o que tem de crescer em alguns sentidos, principalmente internamente".
R. Borges: "Todos têm de crescer em algumas coisas. O Alisson na tomada de decisão nos jogos internos, em que não tem tanto espaço, na Champions tem mais espaço no um para um... O Faye é mais de profundidade, 'pica' mais a profundidade sem bola"
Rui Borges explicou as chegadas dos reforços: "Contratámos os jogadores não só para jogos de Champions, mas também para os do campeonato. E eles têm de dar resposta nos jogos internos, mais do que até nos outros. Claro que queremos em todos, mas o nosso foco é interno. E todos têm de crescer em algumas coisas. O Alisson na tomada de decisão nos jogos internos, em que não tem tanto espaço, na Champions tem mais espaço no um para um... O Faye é mais de profundidade, 'pica' mais a profundidade sem bola. São jogadores muito dinâmicos e isso aumenta a qualidade do grupo, da equipa, e dá-nos outras soluções".
O timoneiro do Clube de Alvalade nega que esta seja uma semana decisiva: "A equipa está sempre com a responsabilidade lá. Não é a mais importante, é importante. Eu percebo. Discute-se a passagem na Taça, estamos no 2.º lugar, mas ainda há muitos jogos. Temos de ter essa responsabilidade de querer disputar as meias-finais da Taça e de querer lutar por um troféu que somos detentores. O Sporting não fica contente com uma Taça, fica contente por lutar por tudo. Estamos dentro de todas e é por isso que vamos fazer de tudo. Percebo que é uma semana importante, porque jogamos com o 1.º fora de casa, mas é um jogo como os outros. Primeiro temos de vencer o Nacional, depois o AVS e só aí pensaremos no Porto".
Treinador do Clube de Alvalade marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao Nacional, da 20.ª jornada
31 Jan 2026 | 12:56 |
Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao duelo frente ao Nacional. Entre vários temas abordados, o técnico falou sobre a possível saída de Alisson para o Nápoles e admitiu que o extremo pode sair neste final do mercado de janeiro.
R. Borges: "Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson, seja outro"
"Quero contar com todo o plantel. Mas não me agarro. Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson, seja outro. É o mercado. É mérito de toda a equipa, que se tem valorizado muito bem por aquilo que tem sido capaz de fazer durante toda a época. É natural, faz parte do processo e do futebol. Essas saídas e entradas... Lido bem com isso, não mexe comigo", disse.
R. Borges: "Preciso de todos e quero todos, mas quando faltar um estão os outros"
Ainda assim, confirmou que o atleta está convocado: "O Sporting está sempre à frente de qualquer jogador ou treinador, e eu sou um treinador que me agarro muito ao que sou, muito frio nesse sentimento. Preciso de todos e quero todos, mas quando faltar um estão os outros. Fomos ao mercado por dois extremos. O Alisson é jogador do Sporting e está convocado para amanhã".
Pedro Gonçalves e Luis Suárez estão em risco de falhar o Clássico, mas o treinador recusa fazer gestão: "Zero condicionados. Olhar para o Nacional, quero ganhar o próximo e é isso que importa. Vão os dois para jogo, são opção e conto com eles. Eles sabem melhor do que ninguém que têm quatro amarelos, mas o mais importante é ganhar ao Nacional. Depois quem estiver disponível frente ao Porto dará uma boa resposta".
Rui Borges falou ainda da forma como tenta mudar o chip da Liga dos Campeões para a Liga portuguesa: "No nosso diálogo vamos tentando chamar à terra. Sei o grupo que tenho, que lidero. Sabem que depois dos jogos de Champions há sempre estes momentos, tornam-se jogos difíceis. O desgaste físico e mental. E temos de lutar contra isso, só um grande coletivo consegue lutar e manter a mesma qualidade, intensidade. E esse é o desafio. Acima de tudo, sei a equipa que lidero e acredito que a ambição e responsabilidade deles é de que temos de ganhar. Sabemos que vamos defrontar uma boa equipa, bem organizada e competitiva, mas com a ajuda dos adeptos, com a nossa ambição de vencer e lutar pelo campeonato... Feliz não só pelo Sporting, mas também por todas as outras equipas portuguesas. É algo que valoriza o nosso futebol, é bom ao nível europeu e para o ranking. Passámos a Holanda, penso eu. Estou feliz e quero dar os parabéns a todas as equipas que conseguiram a passagem. É bom para todos nós", afirmou.
Emblema verde e branco somou quarto encontro consecutivo sem vencer, após o empate com o Braga na ronda anterior da competição
31 Jan 2026 | 12:36 |
A equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Torreense por 2-1, este sábado, dia 31 de janeiro, em partida a contar para a quinta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o quarto encontro sem vencer, após o empate com o Braga na ronda anterior.
No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos entraram da pior forma no encontro e viram Ricardo Rei abrir o ativo logo aos 2 minutos. Apesar das tentativas para chegar à igualdade ainda no primeiro tempo, o marcador não se alterou até ao apito para o intervalo.
No regresso dos balneários, o Sporting marcou por Diogo Martins (50') na recarga a um remate de Micael Sanhá. No entanto, aos 66 minutos, Rafael Camacho viu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Torreense, em superioridade numérica, aproveitou e fez o 2-1 por Mateusz Kowalski (71'). Já no tempo de compensação, Rodrigo Marquês, ex jogador do Clube de Alvalade, viu o vermelho direto por agressão.
Com esta derrota - a 10.ª em 23 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto estão no oitavo e último lugar desta fase com apenas um ponto. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.
A euipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Daniel Costa, Miguel Alves, Guilherme Silva (C), Rafael Mota, Bento Estrela, Micael Sanhá, Rafael Camacho, Sandro Ferreira, Duarte Tomás e Rayhan Momade.
Vencedor de seis Ligas dos Campeões vibrou com golo do Sporting: "Virou tudo de pernas para o ar"
31 Jan 2026 | 10:35
Negócio fechado! Driblador do Sporting a caminho do 19.º classificado da Champions League
31 Jan 2026 | 09:45
Nápoles volta à carga por Alisson e apresenta proposta tentadora pelo talismã do Sporting
31 Jan 2026 | 09:29