Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“AINDA TIVE O PRIVILÉGIO DE VER JOGAR”: CRONISTA RECORDA MANUEL FERNANDES, GLÓRIA DO SPORTING

Antigo atleta do Clube de Alvalade faleceu no passado dia 27 de junho

Manuel Fernandes, antigo atleta do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho
Manuel Fernandes, antigo atleta do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho

  |

Icon Comentário0

José Miguel Sampaio e Nora, advogado e cronista do  Record, na sua mais recente publicação no diário desportivo, recordou Manuel Fernandes, o eterno capitão do Sporting. Recorde-se que a lenda dos leões faleceu na passada quinta-feira, dia 27 de junho, aos 73 anos, vítima de doença prolongada. 


“Estamos nos primeiros dias da nova época e por esta altura o pensamento de todos já está centrado no que aí vem, certos de que tudo irá correr bem, esquecendo os infortúnios da época passada. Mas os últimos dias da época ficaram marcados pelo desaparecimento de mais um dos grandes talentos do futebol português, desta vez, Manuel Fernandes, que ainda tive o privilégio de ver jogar”, pode ler-se na publicação. 


Recorde-se que o início do encontro entre Portugal e Eslovénia, no dia 1 de julho, ficou marcado por um minuto de silêncio em homenagem à glória do Sporting, que foi sepultado no domingo, em Sarilhos Pequenos, numa cerimónia privada para a família mais próxima. Foi a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que pediu que o jogo dos oitavos de final do Euro’2024 começasse com o tributo ao ex-leão que foi também internacional português em 30 ocasiões, tendo apontado sete golos. 


Recorde-se que Manuel Fernandes nasceu em Sarilhos Pequenos, na Moita, a 5 de junho de 1951, tendo se notabilizado como jogador, sobretudo ao serviço do Sporting, entre 1957/76 e 1986/87, passou ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela Seleção Nacional, o jogador que conseguiu um póquer nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos. 

Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 e 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. O antigo jogador estará para sempre na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).  



Futebol

DEPOIS DE APENAS OITO JOGOS, RIVAL DE CRISTIANO RONALDO QUER DEIXAR A ARÁBIA SAUDITA

Jogador que rumou ao Médio Oriente no início do ano já está de saída e pretende regressar à Europa

Ivan Rakitic vai sair de emblema rival de Cristiano Ronaldo
Ivan Rakitic vai sair de emblema rival de Cristiano Ronaldo

  |

Icon Comentário0

Ivan Rakitic, médio de 35 anos, pretende rescindir contrato com o Al Shabab, treinado por Vítor Pereira. A informação é avançada por Fabrizio Romano, jornalista especialista em transferências. Segundo a mesma fonte, o croata deseja voltar ao futebol europeu, deixando, assim, a equipa rival de Cristiano Ronaldo.


Recorde-se que Rakitic rumou à Arábia Saudita em janeiro e fez um golo e uma assistência em oito jogos. O jogador deixou claro, na altura, que estava a passar por um dos momentos mais complicados da sua carreira: a situação no Sevilha e os poucos minutos em campo atrapalharam os seus planos. Vale ainda lembrar que o atleta vestiu a camisola do Barcelona durante seis temporadas, tendo sido colega de balneário de Lionel Messi entre 2014 e 2020.


O Al Nassr de CR7 ficou a conhecer, esta quinta-feira, o calendário da liga saudita. O capitão português começa o campeonato em casa, diante do Al Raed, numa partida agendada para as 20h00 de dia 22 de agosto. Na época passada, o emblema foi ‘vice’ não tendo ido além dos 82 pontos (26 vitórias, quatro empates e outras tantos desaires).


Neste Europeu, o internacional português fechou a sua participação com uma assistência na conta pessoal, diante da Turquia. Várias foram as críticas ao desempenho do 'camisola 7', que não tem o fulgor de outrora. A campanha em Campeonatos da Europa - confirmada pelo jogador como encerrada, após o embate com a Eslovénia - termina de forma não muito feliz.

Cristiano Ronaldo, apesar da época menos positiva em termos de títulos - atualmente com 39 anos de idade e avaliado em 15 milhões de euros – somou 51 encontros (4.477 minutos), nos quais apontou 50 golos e realizou 13 assistências ao serviço do Al Nassr sob o comando de Luís Castro.



Futebol

"TENHO DÚVIDAS NA SUA TITULARIDADE": ANTONIO FIDALGO APONTA 'DEFEITOS' A JOGADOR DO SPORTING

Antigo atleta dos leões acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra

António Fidalgo, ex atleta do Sporting, acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra
António Fidalgo, ex atleta do Sporting, acredita que a estratégia utilizada por Rúben Amorim podia ser outra

  |

Icon Comentário0

Vladan Kovacevic admitiu ter tido culpas no segundo golo do Union St. Gilloise diante do Sporting. António Fidalgo, antigo guarda-redes dos leões, aponta o dedo ao guarda-redes bósnio e admite que dar a titularidade ao atleta que acabou de chegar pode não ser a melhor estratégia a tomar por parte de Rúben Amorim.


"Tive sempre muitas dúvidas sobre a titularidade imediata do Kovacevic. O Franco Israel está há duas épocas no Sporting. Na época transata ele esteve muito bem e deu um contributo importante para o campeonato que o Sporting venceu", começou por dizer o antigo guarda-redes do Sporting, à Antena 1.


"Kovacevic não teve a melhor estreia, tem de se dizer. O golo é da responsabilidade dele e dos defesas. Não podemos também é avaliar o guarda-redes por um jogo e por algo que não lhe correu mal em certa situação. Teve uma defesa boa, mas não teve muito trabalho. Tem de jogar mais. Agora tem de ultrapassar este momento, que é menos bom. É o primeiro jogo e tem muito tempo para ultrapassar. No geral, gostei dele. Erros? Há que cometê-los é agora. Tanto a nível individual, como coletivos, os erros são para cometer agora para se poder melhorar", terminou.


Vladan Kovacevic tem um valor de mercado de 6 milhões de euros – e, na temporada passada, disputou 47 partidas pelo emblema que terminou no sétimo lugar do campeonato da Polónia: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.


Ao que tudo indica, o Sporting desembolsou qualquer coisa como 4,8 milhões de euros, mais objetivos pela contratação do guardião, que é visto como o sucessor de Antonio Adán em Alvalade. O Raków assegura 10% da mais-valia numa futura transferência do jogador.


Futebol

“DEPOIS DE MANUEL FERNANDES, É UMA GRANDE PERDA”: SPORTING COM DESFALQUE DOS GRANDES

Plantel de Rúben Amorim vai entrar na nova temporada sem pilar da equipa

Manuel Fernandes, lenda do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho
Manuel Fernandes, lenda do Sporting, faleceu no passado dia 27 de junho

  |

Icon Comentário0

Sebastián Coates deixou o Sporting para rumar ao Nacional. De volta a Montevideu, o central sai de Alvalade de forma inesperada e deixou todos os adeptos surpresos. Litos lamenta a mudança do agora ex capitão dos leões e compara a perda à de Manuel Fernandes.


"Vai fazer falta. Sempre. Por tudo aquilo que, ao longo destes anos, representou para o Sporting, para os seus adeptos, e dentro do balneário para os companheiros e para o treinador Rúben Amorim. Era, de facto, um líder, que demonstrava todas as competências dentro de campo”, começou por dizer, ao Record.


“Coates era trabalho, dedicação, companheirismo, liderança e exemplo para todos os jogadores mais jovens e, no fundo, para todos os companheiros. Para mim, é uma pena enorme ter perdido este enorme capitão, depois de ter perdido outro definitivamente, o grande Manuel Fernandes", terminou.


Na temporada que agora chegou ao fim (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.


Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"GANHÁMOS DUAS VEZES CONTRA CRISTIANO RONALDO": PRESIDENTE DO ATLÉTICO DESVALORIZA PERDA DE ESTRELA
Futebol

"GANHÁMOS DUAS VEZES CONTRA CRISTIANO RONALDO": PRESIDENTE DO ATLÉTICO DESVALORIZA PERDA DE ESTRELA

 

Icon Comentário0
ENTÃO, MAS? AFINAL DE CONTAS, MATEO CASSIERRA PODE MESMO ASSINAR PELO SPORTING, MAS COM UMA CONDIÇÃO
Futebol

ENTÃO, MAS? AFINAL DE CONTAS, MATEO CASSIERRA PODE MESMO ASSINAR PELO SPORTING, MAS COM UMA CONDIÇÃO

 

Icon Comentário0
MESMO A PASSAR POR FASE COMPLICADA, CRISTIANO RONALDO DEIXA MESSI E MBAPPÉ A COMER PÓ
Futebol

MESMO A PASSAR POR FASE COMPLICADA, CRISTIANO RONALDO DEIXA MESSI E MBAPPÉ A COMER PÓ

 

Icon Comentário0