Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A UEFA confirmou esta segunda-feira, dia 1 de julho, na reunião da organização do jogo que colocará frente a frente Portugal e Eslovénia, que o encontro vai começar com um minuto de silêncio em homenagem a Manuel Fernandes, glória do Sporting, que faleceu na quinta-feira à noite, e foi sepultado no domingo, em Sarilhos Pequenos, numa cerimónia privada para a família.
Perante a importância do antigo capitão do Clube de Alvalade para o futebol português, a Federação Portuguesa de Futebol, liderada por Fernando Gomes, pediu que o jogo dos oitavos de final do Campeonato da Europa começasse com a homenagem ao ex-leão que foi internacional português em 30 ocasiões, com sete golos apontados.
O organismo que tutela o futebol europeu confirmou também que o estádio de Frankfurt vai ter a cobertura fechada durante o jogo com a Eslovénia. Uma forma de prevenir que temporais como aquele que marcou o Alemanha-Dinamarca e que obrigou a parar o futebol durante 25 minutos.
Recorde-se que Manuel Fernandes nasceu em Sarilhos Pequenos, na Moita, a 5 de junho de 1951, tendo se notabilizado como jogador, sobretudo ao serviço do Sporting, entre 1957/76 e 1986/87, passou ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal. Pela Seleção Nacional, o jogador que conseguiu um póquer nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 e 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. O antigo jogador estará para sempre na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história do Clube, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).