Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges tem dupla que 'obriga' a cuidados especiais no Sporting

Jogadores dos verdes e brancos encontra-se a iniciar um plano específico, delineado pelo Clube de Alvalade para o próximo mês de competição

Ousmane Diomande e Souleymane Faye entraram no Ramadão e tiveram direito a plano específico delineado pelo Sporting de Rui Borges
Ousmane Diomande e Souleymane Faye entraram no Ramadão e tiveram direito a plano específico delineado pelo Sporting de Rui Borges

19 Fev 2026 | 09:30 |

Icon Comentário0

O calendário do Sporting prepara-se para voltar a apertar. Depois dos encontros frente a Famalicão e Moreirense, separados por uma semana limpa, os leões entram num ciclo exigente, com compromissos distribuídos por três frentes: campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal. Além do previsível desgaste físico, há um fator adicional que obrigará a atenção redobrada da Unidade de Performance: o Ramadão, que teve início na passada terça-feira e decorre até 19 de março.


No plantel leonino, Ousmane Diomande e Souleymane Faye irão cumprir o mês sagrado muçulmano, o que implica jejum diário entre o nascer e o pôr do sol, com restrições ao nível da alimentação e hidratação. Respeitando as convicções religiosas dos atletas, o Clube delineou um plano específico, tanto dentro como fora do relvado. Ao nível nutricional, será aplicada uma dieta alternativa, com recurso a alimentos que permitam uma reposição rápida e eficaz de sódio e vitaminas, como barras energéticas, frutas calóricas e bebidas isotónicas.


Em paralelo, a equipa técnica liderada por Rui Borges terá cuidados acrescidos na gestão das cargas de treino, face à possibilidade de o central costa-marfinense e o extremo senegalês não conseguirem acompanhar, em determinados momentos, a intensidade habitual das sessões. A qualidade do sono será igualmente monitorizada de perto, com recurso aos dados recolhidos diariamente pela estrutura de performance.


Do ponto de vista competitivo, o Ramadão coincide com uma fase crítica da temporada. Após a deslocação a Moreira de Cónegos - primeiro jogo em que Diomande e Faye estarão já em pleno cumprimento do rito religioso -, segue-se a receção ao Estoril (27 de fevereiro), novamente para a Liga.

Depois, entra em cena a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Porto, a 3 de março, antes de nova deslocação exigente ao terreno do Braga, agendada provisoriamente para 8 de março. A cerca de semana e meia do final do Ramadão, o calendário adensa-se ainda mais. A 10/11 e 17/18 de março, o Sporting disputa a primeira e segunda mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com adversário a definir entre Real Madrid, Benfica, Inter ou Bodo/Glimt. Pelo meio, haverá ainda receção ao Tondela para o campeonato.



Futebol

Já se sabe quanto Fotis Ioannidis deverá regressar às opções do Sporting

Internacional grego tem estado afastado dos planos de Rui Borges, uma vez que ainda se encontra a recuperar de lesão contraída na Allianz Cup

Fotis Ioannidis já terá recebido luz verde e existe possibilidade de ser reintegrado nos trabalhos do Sporting, podendo ser incluído na próxima convocatória
Fotis Ioannidis já terá recebido luz verde e existe possibilidade de ser reintegrado nos trabalhos do Sporting, podendo ser incluído na próxima convocatória

19 Fev 2026 | 09:17 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis poderá viver esta quinta-feira, 19 de fevereiro, um momento muito esperado. Quarenta e quatro dias depois da última aparição com a camisola do Sporting - frente ao Vitória de Guimarães, na final four da Taça da Liga - o avançado grego recebeu luz verde do departamento médico e existe forte possibilidade de ser reintegrado nos trabalhos, em Alcochete.


Uma excelente notícia para Rui Borges, a poucos dias da deslocação ao reduto do Moreirense, agendada para sábado, às 18h00, num encontro considerado de elevado grau de dificuldade. Segundo revela o jornal A Bola, Ioannidis deverá integrar a convocatória e poderá somar alguns minutos.


A este possível regresso junta-se o de Luis Suárez, que falhou o jogo com o Famalicão devido a castigo. Já no que toca a Zeno Debast, também em fase final de recuperação a um problema num joelho, subsistem maiores reservas, embora o cenário de regresso até ao final da semana não esteja totalmente descartado.


No treino de ontem, além das ausências de Ioannidis, Debast e Geovany Quenda, houve espaço para a chamada de quatro jovens da formação. Rafael Nel e Flávio Gonçalves, já convocados para o encontro com os minhotos, voltaram a integrar os trabalhos, assim como David Moreira e Salvador Blopa, principal surpresa da sessão de treinos.

Este último, que regressou recentemente de lesão, foi inicialmente reintegrado na equipa B dos verdes e brancos na passada semana e esteve em destaque na vitória frente ao Portimonense (4-3), apontando um golo de grande qualidade.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.


Futebol

Rui Borges prepara mexidas para o Moreirense - Sporting e há uma em destaque

Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Geny Catamo deverá voltar a fazer parte do onze de Rui Borges no Moreirense - Sporting, já no próximo sábado
Geny Catamo deverá voltar a fazer parte do onze de Rui Borges no Moreirense - Sporting, já no próximo sábado

19 Fev 2026 | 09:03 |

Icon Comentário0

O ataque do Sporting deverá apresentar novidades na deslocação a Moreira de Cónegos. Além do regresso de Luis Suárez, também Geny Catamo trabalha para voltar ao onze inicial de Rui Borges, beneficiando da indisponibilidade de Pedro Gonçalves, suspenso após ter visto o quinto cartão amarelo frente ao Famalicão.


Na última jornada, sem o colombiano, foi Pote quem assumiu a posição ‘9’, com Maxi Araújo colocado na esquerda do ataque, Luís Guilherme na direita e Ricardo Mangas na lateral esquerda. Agora, com o regresso de Suárez e a ausência do 'camisola 8', Rui Borges deverá promover vários ajustes.


Suárez regressará à posição mais adiantada, Geny Catamo deverá ocupar o corredor direito, enquanto Luís Guilherme passará para a esquerda e Maxi Araújo deverá recuar para a linha defensiva, o que implicará a saída de Mangas do onze.


Geny foi suplente utilizado diante do Famalicão, somando 28 minutos. Apesar de atravessar uma das melhores fases da temporada, o extremo apresentou sinais de desgaste muscular na coxa esquerda, que o levaram mesmo a abandonar o clássico anterior em lágrimas. O problema revelou-se menos grave do que inicialmente se temeu e o internacional moçambicano está agora apto para integrar o ataque leonino frente ao Moreirense.

A partir do minuto 62 do encontro com o Famalicão, altura em que Geny entrou em campo, o Sporting ensaiou aquela que deverá ser a solução para sábado. O internacional moçambicano fixou-se na direita, seu corredor habitual, enquanto Luís Guilherme transitou para o flanco esquerdo, posição onde também pode atuar, ainda que não seja a sua preferencial. Já Francisco Trincão assumiu funções no papel de ‘10’ no habitual 4x2x3x1 de Rui Borges, posição que deverá manter na deslocação a Moreira de Cónegos.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 28 partidas. Nos 1.648 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.


Futebol

Exclusivo Leonino - Afonso Pinto Coelho aborda 'guerra' entre Sporting e Porto: "Episódios surreais"

Conhecido adepto do Clube de Alvalade abordou a atualidade desportiva dos leões, juntamente com as eleições e a luta pelo tricampeonato

Exclusivo Leonino - Afonso Pinto Coelho, conhecido adepto dos leões e membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, reagiu à troca de galhardetes com o Porto
Exclusivo Leonino - Afonso Pinto Coelho, conhecido adepto dos leões e membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, reagiu à troca de galhardetes com o Porto

19 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Afonso Pinto Coelho, conhecido adepto dos leões e membro do Movimento Hoje e Sempre Sporting, reagiu, em declarações num Exclusivo Leonino, às recentes palavras de Frederico Varandas sobre o Porto e André Villas-Boas, abordou o cenário eleitoral em Alvalade e perspetivou o momento desportivo da equipa, lembrando as dificuldades que os leões vão encontrando na corrida pelo tricampeonato.


"Qualquer Presidente do Sporting tem a obrigação de defender os interesses do Clube a todo o tempo" 


Sobre as palavras do presidente do Sporting relativamente ao Porto e ao seu líder, Afonso Pinto Coelho considera que o contexto justifica firmeza: “Qualquer Presidente do Sporting tem a obrigação de defender os interesses do Clube a todo o tempo e, em especial, em época de eleições muitas vezes ocorrem provocações de adversários diretos, as quais obrigam a respostas mais ‘musculadas’”, afirmou.


Quanto às próximas eleições no Clube, o acionista da SAD verde e branca confirmou uma posição de neutralidade. “Faço parte do Movimento Hoje e Sempre Sporting que fez um comunicado na passada semana, também assinado por mim, e que foi amplamente divulgado em vários Órgãos de Comunicação Social, entre os quais o Leonino, no qual exprimimos oficialmente uma posição de neutralidade face ao próximo ato eleitoral”, explicou.

"Moreirense - Sporting? Seguramente é um jogo complicado"


No plano desportivo, Afonso Pinto Coelho antevê dificuldades na deslocação a Moreira de Cónegos, da 23.ª jornada da Liga: “Seguramente é um jogo complicado, num estádio tradicionalmente difícil, frente a uma das boas equipas da Primeira Liga”, reconheceu. Ainda assim, mostra confiança na resposta da equipa: “Acredito claramente que a equipa do Sporting vai superar mais este desafio com a ajuda dos adeptos leoninos que se deslocarão a Moreira de Cónegos, e trazer os três pontos na ‘bagagem’ para Lisboa”.

O adepto do Sporting não ignora, porém, os obstáculos internos, nomeadamente as lesões que têm afetado o plantel: “Este ano, novamente, ocorreram inúmeras lesões, o que implica algumas baixas, falta de ritmo de uns jogadores e jogos a mais de outros, com abaixamento de forma, mas mesmo assim temos decerto essa capacidade”, acrescentou.

Sobre a corrida ao título, Afonso Pinto Coelho considera que o empate no Estádio do Dragão mantém o Sporting na luta pelo Campeonato Nacional. “Está tudo em aberto relativamente à conquista do tricampeonato, até porque até ao final da Liga ainda existem muitos jogos, alguns deles com grau de dificuldade elevado”, sublinhou.

"Estamos dependentes de terceiros e de várias pressões"

Apesar de reconhecer que o Sporting está, nesta fase, “dependente de terceiros”, o conhecido adepto dos leões acredita que o objetivo é alcançável. “Pelo que a equipa do Sporting tem jogado e pela forma resiliente como tem abordado os jogos, o tricampeonato está perfeitamente ao alcance, embora saibamos que neste momento estamos dependentes de terceiros e das várias pressões a que estamos sempre sujeitos, com episódios surreais”, concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting vacila nos penáltis e falha acesso às meias da 'Liga Europa'
Futebol

Sporting vacila nos penáltis e falha acesso às meias da 'Liga Europa'

18 Fev 2026 | 20:47

Icon Comentário0
Estudo europeu coloca trio do Sporting em destaque na Liga dos Campeões
Futebol

Estudo europeu coloca trio do Sporting em destaque na Liga dos Campeões

18 Fev 2026 | 17:53

Icon Comentário0
Matheus Reis promete reencontro com Sporting: "Vemo-nos em..."
Futebol

Matheus Reis promete reencontro com Sporting: "Vemo-nos em..."

18 Fev 2026 | 16:55

Icon Comentário0