Futebol
Exclusivo Leonino - Afonso Pinto Coelho aborda 'guerra' entre Sporting e Porto: "Episódios surreais"
18 Fev 2026 | 19:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2026 | 10:04 |
Na passada quarta-feira, em jogo em atraso da 24.ª jornada da Serie A, Milan e Como não foram além de um empate a uma bola (1-1), no San Siro. Contudo, Rafael Leão foi titular no conjunto da casa e marcou a partida com um mágico golo de 'chapéu'.
A equipa de Cesc Fàbregas chegou à vantagem graças a Mike Maignan aos 32'. Ao tentar passar para Ardon Jashari, permitiu a interceção muito fácil de Nico Paz, que rematou pelo meio das pernas do guardião para fazer o décimo golo da conta pessoal nesta época.
Os segundos 45 minutos trouxeram uns rossoneri mais motivados e dominantes. Após várias aproximações perigosas, Rafael Leão surgiu isolado nas costas da defesa visitante. O antigo jogador do Sporting aproveitou uma saída disparatada de Jean Butez e picou por cima do guarda-redes para o 1-1.
Os comandados de Cesc Fàbregas estavam em imensas dificuldades e remetidos ao seu reduto. Leão - que também recentemente fez das suas - ficou perto do bisar, mas o desvio ao segundo poste, na sequência de um pontapé de canto, esbarrou na barra. Depois disso, a equipa forasteira conseguiu afastar a pressão e até ficou perto de vencer, mas o tiro de primeira de Martin Baturina saiu às malhas laterais.
Com este resultado, o Milan mantém o segundo lugar e fica a sete pontos do líder Inter. Por outro lado, o Como está no sexto posto com 42 pontos somados. Os rossoneri voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de fevereiro, frente ao Parma, no San Siro, pelas 17h00. A partida contará para a 26.ª jornada da Serie A.
Confira o golo de Rafael Leão:
Jogadores dos verdes e brancos encontra-se a iniciar um plano específico, delineado pelo Clube de Alvalade para o próximo mês de competição
19 Fev 2026 | 09:30 |
O calendário do Sporting prepara-se para voltar a apertar. Depois dos encontros frente a Famalicão e Moreirense, separados por uma semana limpa, os leões entram num ciclo exigente, com compromissos distribuídos por três frentes: campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal. Além do previsível desgaste físico, há um fator adicional que obrigará a atenção redobrada da Unidade de Performance: o Ramadão, que teve início na passada terça-feira e decorre até 19 de março.
No plantel leonino, Ousmane Diomande e Souleymane Faye irão cumprir o mês sagrado muçulmano, o que implica jejum diário entre o nascer e o pôr do sol, com restrições ao nível da alimentação e hidratação. Respeitando as convicções religiosas dos atletas, o Clube delineou um plano específico, tanto dentro como fora do relvado. Ao nível nutricional, será aplicada uma dieta alternativa, com recurso a alimentos que permitam uma reposição rápida e eficaz de sódio e vitaminas, como barras energéticas, frutas calóricas e bebidas isotónicas.
Em paralelo, a equipa técnica liderada por Rui Borges terá cuidados acrescidos na gestão das cargas de treino, face à possibilidade de o central costa-marfinense e o extremo senegalês não conseguirem acompanhar, em determinados momentos, a intensidade habitual das sessões. A qualidade do sono será igualmente monitorizada de perto, com recurso aos dados recolhidos diariamente pela estrutura de performance.
Do ponto de vista competitivo, o Ramadão coincide com uma fase crítica da temporada. Após a deslocação a Moreira de Cónegos - primeiro jogo em que Diomande e Faye estarão já em pleno cumprimento do rito religioso -, segue-se a receção ao Estoril (27 de fevereiro), novamente para a Liga.
Depois, entra em cena a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Porto, a 3 de março, antes de nova deslocação exigente ao terreno do Braga, agendada provisoriamente para 8 de março. A cerca de semana e meia do final do Ramadão, o calendário adensa-se ainda mais. A 10/11 e 17/18 de março, o Sporting disputa a primeira e segunda mãos dos oitavos de final da Liga dos Campeões, com adversário a definir entre Real Madrid, Benfica, Inter ou Bodo/Glimt. Pelo meio, haverá ainda receção ao Tondela para o campeonato.
Internacional grego tem estado afastado dos planos de Rui Borges, uma vez que ainda se encontra a recuperar de lesão contraída na Allianz Cup
19 Fev 2026 | 09:17 |
Fotis Ioannidis poderá viver esta quinta-feira, 19 de fevereiro, um momento muito esperado. Quarenta e quatro dias depois da última aparição com a camisola do Sporting - frente ao Vitória de Guimarães, na final four da Taça da Liga - o avançado grego recebeu luz verde do departamento médico e existe forte possibilidade de ser reintegrado nos trabalhos, em Alcochete.
Uma excelente notícia para Rui Borges, a poucos dias da deslocação ao reduto do Moreirense, agendada para sábado, às 18h00, num encontro considerado de elevado grau de dificuldade. Segundo revela o jornal A Bola, Ioannidis deverá integrar a convocatória e poderá somar alguns minutos.
A este possível regresso junta-se o de Luis Suárez, que falhou o jogo com o Famalicão devido a castigo. Já no que toca a Zeno Debast, também em fase final de recuperação a um problema num joelho, subsistem maiores reservas, embora o cenário de regresso até ao final da semana não esteja totalmente descartado.
No treino de ontem, além das ausências de Ioannidis, Debast e Geovany Quenda, houve espaço para a chamada de quatro jovens da formação. Rafael Nel e Flávio Gonçalves, já convocados para o encontro com os minhotos, voltaram a integrar os trabalhos, assim como David Moreira e Salvador Blopa, principal surpresa da sessão de treinos.
Este último, que regressou recentemente de lesão, foi inicialmente reintegrado na equipa B dos verdes e brancos na passada semana e esteve em destaque na vitória frente ao Portimonense (4-3), apontando um golo de grande qualidade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic
19 Fev 2026 | 09:03 |
O ataque do Sporting deverá apresentar novidades na deslocação a Moreira de Cónegos. Além do regresso de Luis Suárez, também Geny Catamo trabalha para voltar ao onze inicial de Rui Borges, beneficiando da indisponibilidade de Pedro Gonçalves, suspenso após ter visto o quinto cartão amarelo frente ao Famalicão.
Na última jornada, sem o colombiano, foi Pote quem assumiu a posição ‘9’, com Maxi Araújo colocado na esquerda do ataque, Luís Guilherme na direita e Ricardo Mangas na lateral esquerda. Agora, com o regresso de Suárez e a ausência do 'camisola 8', Rui Borges deverá promover vários ajustes.
Suárez regressará à posição mais adiantada, Geny Catamo deverá ocupar o corredor direito, enquanto Luís Guilherme passará para a esquerda e Maxi Araújo deverá recuar para a linha defensiva, o que implicará a saída de Mangas do onze.
Geny foi suplente utilizado diante do Famalicão, somando 28 minutos. Apesar de atravessar uma das melhores fases da temporada, o extremo apresentou sinais de desgaste muscular na coxa esquerda, que o levaram mesmo a abandonar o clássico anterior em lágrimas. O problema revelou-se menos grave do que inicialmente se temeu e o internacional moçambicano está agora apto para integrar o ataque leonino frente ao Moreirense.
A partir do minuto 62 do encontro com o Famalicão, altura em que Geny entrou em campo, o Sporting ensaiou aquela que deverá ser a solução para sábado. O internacional moçambicano fixou-se na direita, seu corredor habitual, enquanto Luís Guilherme transitou para o flanco esquerdo, posição onde também pode atuar, ainda que não seja a sua preferencial. Já Francisco Trincão assumiu funções no papel de ‘10’ no habitual 4x2x3x1 de Rui Borges, posição que deverá manter na deslocação a Moreira de Cónegos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 28 partidas. Nos 1.648 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.