Futebol
Exclusivo Leonino - Gustavo Sá faz Sporting ter mudança drástica de postura no mercado
25 Jan 2026 | 15:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jan 2026 | 09:57 |
Rui Borges tem, como se sabe, vindo a ganhar mais margem de manobra nas últimas jornadas. Primeiro com o regresso de Zeno Debast, depois com a reintegração de Ousmane Diomande e Pedro Gonçalves, o treinador do Sporting já começou a desenhar uma gestão criteriosa do plantel, com o objetivo de devolver frescura e intensidade à equipa nesta segunda metade da temporada.
Essa lógica de rotação, de resto, já foi visível em Arouca, onde Pote cumpriu os primeiros 21 minutos de 2026 e o internacional belga somou nove - enquanto o defesa costa-marfinense permaneceu no banco de suplentes. No entanto, a situação pode alterar-se para a deslocação a Bilbau.
Agora segue-se a viagem a Espanha e, para já, esta dupla deverá voltar a ter minutos, mas novamente a partir do banco, sem figurar nas escolhas iniciais, revela o jornal A Bola. A intenção passa por poder lançá-los de início na receção ao Nacional, em Alvalade, agendada para 1 de fevereiro.
Quanto a Debast, que já foi utilizado frente ao Casa Pia e ao Arouca, está num patamar mais avançado da recuperação da lesão muscular e pode mesmo ser opção para o eixo defensivo. Assim, se Pedro Gonçalves não entrar no onze, e tendo em conta que Luís Guilherme não pode ser utilizado nesta fase da prova, Rui Borges deverá repetir a solução vista frente ao PSG: Maxi Araújo a subir para o corredor esquerdo do ataque e Mangas a regressar à lateral.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Clube de Alvalade ainda tem mais três duelos por disputar antes do Clássico no dragão, marcado para dia 9 de fevereiro, pelas 20h45
26 Jan 2026 | 09:39 |
Com a deslocação a Bilbao, na próxima quarta-feira, para a Liga dos Campeões, já no horizonte, o Sporting prepara os próximos compromissos com um dado em mente: há dois nomes de peso no plantel em risco de suspensão no campeonato, Luis Suárez e Pote.
Os leões enfrentam o Athletic para a 8.ª e última jornada da Champions League a meio da semana, mas logo depois entram numa sequência exigente no plano interno, com a receção ao Nacional, a 1 de fevereiro, às 18h00, e o duelo com o AVS, a 5, às 20h45, para a Taça de Portugal, antes de medirem forças com o Porto, no Clássico marcado para o dia 9, às 20h45.
Neste contexto, o avançado colombiano e o criativo português surgem ‘à bica’ na Liga. Suárez viu cartão amarelo no triunfo em Arouca (2-1), no passado sábado, somando o quarto da conta pessoal, enquanto Pote já estava em risco desde o dérbi com o Benfica, a 12 de dezembro de 2025, que acabou por ser o último jogo antes de nova paragem por lesão na coxa direita.
Neste momento, os comandados de Rui Borges têm agora 48 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (52) está no primeiro posto, mas tem menos um jogo. Já o Benfica é terceiro com 42 e também menos um encontro disputado.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Jogador brasileiro foi expulso da partida da 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, aquando dos festejos do golo da vitória dos leões em Arouca
26 Jan 2026 | 09:27 |
Depois de ter sido titular nos últimos cinco jogos do Sporting - frente a Arouca, Casa Pia e Gil Vicente, para a Liga, PSG, na Champions, e V. Guimarães, na Allianz Cup -, Matheus Reis pode voltar a integrar o onze inicial de Rui Borges na deslocação europeia ao Athletic Bilbao, na próxima quarta-feira, às 20h00, no Estádio San Mamés. No entanto, o lateral sabe que essa sequência de utilização será interrompida logo a seguir, no encontro com o Nacional, a 1 de fevereiro, às 18h00, para o campeonato.
O defesa de 30 anos foi expulso nos instantes finais do triunfo em Arouca, no momento dos festejos do 2-1 apontado por Luis Suárez já no período de compensação, e aguarda agora o relatório do árbitro Hélder Carvalho para perceber a extensão do castigo que lhe poderá ser aplicado.
Matheus Reis viu cartão vermelho direto por palavras dirigidas ao juiz da partida e, de acordo com o artigo 158.º do regulamento da Liga, arrisca uma suspensão que pode ir até quatro jogos. O documento prevê “sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um e o máximo de quatro jogos” em casos de injúrias dirigidas a árbitros ou a pessoas e entidades ligadas à FPF ou à Liga Portugal, acrescida de uma multa entre cinco e 50 unidades de conta.
Assim, o esquerdino aguarda a divulgação do mapa de castigos da 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol para ficar a conhecer a decisão final, além dos motivos descritos para esta expulsão.
Se a pena for de apenas um jogo, falhará a receção ao Nacional. Com dois encontros de suspensão, além desse duelo, ficará também de fora dos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao AVS, a 5 de fevereiro, às 20h45, em Alvalade. Num cenário mais gravoso, poderá ainda ser baixa para a visita ao Porto, agendada para o dia 9, às 20h45.
Internacional georgiano chegou ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências, com continua com dificuldades em ganhar o seu espaço
26 Jan 2026 | 08:56 |
O Levante está a ponderar a possibilidade de solicitar ao Sporting o empréstimo de Giorgi Kochorashvili. O médio de 26 anos, que precisamente deixou o clube valenciano para rumar a Alvalade no último mercado de verão, surge como um perfil que a equipa orientada por Luís Castro conhece bem e que poderia ajudar na luta pela manutenção na primeira divisão espanhola, onde o emblema ocupa atualmente o 19.º lugar.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que afirma que, no entanto, não deu entrada nos serviços da SAD leonina qualquer contacto formal por parte do clube espanhol, embora a intenção possa vir a ser concretizada nos próximos dias.
Um dos fatores que pode pesar a favor deste cenário é a utilização limitada do internacional georgiano, que foi titular em sete dos 20 jogos realizados e soma pouco mais de 700 minutos pelo Sporting, numa zona do terreno cada vez mais concorrida, com Morten Hjulmand, João Simões, Hidemasa Morita em melhor condição física e Daniel Bragança de regresso após uma paragem prolongada de 11 meses.
Ainda assim, há obstáculos para o Levante. Apesar do contexto, a saída de Kochorashvili não é vista como provável. O médio não pretende dar um passo atrás na carreira, mesmo que se trate de um empréstimo sem opção de compra, e a prioridade passa por continuar a trabalhar para ganhar espaço nas opções de Rui Borges. O jogador mantém-se confiante nas palavras do treinador, que tem sublinhado a importância de todo o plantel e a possibilidade de qualquer elemento ser chamado ao onze a qualquer momento.
Esta temporada ao serviço do Sporting, Giorgi Kochorashvili - avaliado em 6 milhões de euros - já cumpriu 20 jogos com a Listada verde e branca: 13 na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Pelos leões, o médio fez duas assistências.