Futebol
Álvaro Djaló antevê o Athletic Bilbao - Sporting: "Quem vai decidir o jogo é..."
28 Jan 2026 | 10:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2026 | 11:22 |
Com os olhos postos no grande duelo europeu que acontecerá esta quarta-feira, entre o Athletic e o Sporting, a imprensa espanhola respeita o nome de Luis Suárez. O avançado internacional colombiano, leva 24 golos e quatro assistências em 31 jogos de leão ao peito.
Henry Calderón: "Soube imediatamente que tinha características especiais"
Henry Calderón, que descobriu o internacional colombiano, recordou o primeiro contacto, em declarações à Marca: "Vi-o com 16 anos e soube imediatamente que tinha características especiais: potente, ágil, eficaz na finalização... Parei logo o que estava a fazer, peguei no telefone, liguei a um agente e disse-lhe: 'Está aqui um jogador dos que procuras'."
Foi o Granada que, há 10 anos, lhe abriu as portas da Europa. Lluís Planagumà, que o treinou na equipa B, descreveu-o como "um rapaz que, a nível físico, tinha condições muito acima dos restantes: potente, vertical...". O técnico, agora no Helsingor, acrescentou que o avançado "tinha muita fome de vencer", o que por vezes se traduzia "num excesso de pressão" sobre si mesmo.
Pepe Mel: "É um jogador de equipa de topo em Espanha"
Pepe Mel, que o treinou no Almería após uma grave lesão, elogiou o seu caráter e qualidades: "Saía de uma lesão grave, mas tinha uma honra tremenda. Trabalhava muito em cada treino. É muito completo. Domina bem o jogo aéreo e na área tem algo muito importante: controlo e remate fácil. Tem o golo na mira. Além disso, joga bem de costas e tem potência para atacar o espaço. Em corrida, é difícil de parar. É um jogador de equipa de topo em Espanha, sem dúvida".
"Tem um caráter competitivo muito forte. Se as lesões o respeitarem, terá uma carreira brilhante", concluiu Pepe Mel, sublinhando a mentalidade de Luis Suárez. Recorde-se que o camisola 97 dos leões, é protagonista no aclamado ataque demolidor de Alvalade.
Leões voltam a entrar em campo esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, diante do Athletic Bilbao, para a oitava jorna da prova milionária
28 Jan 2026 | 11:22 |
O Sporting apresenta-se para a Liga dos Campeões com mais opções disponíveis, mantendo a aposta nos jogadores que colocaram a equipa na luta pelo apuramento direto na última jornada desta fase de liga. Rui Borges introduziu algumas novidades na lista de convocados, desde logo com dois regressos aguardados e há duas novidades esperadas no onze inicial: Morten Hjulmand e Ousmane Diomande.
Nuno Santos, reintegrado nos treinos na véspera, 458 dias após uma lesão grave, e Eduardo Quaresma, que sofreu um traumatismo no maxilar no encontro frente ao Vitória de Guimarães, nas meias-finais da final four da Taça da Liga, integraram a comitiva que chegou ontem a Bilbau. Ambos, no entanto, continuam afastados da possibilidade de figurar no onze inicial. Tal como aconteceu anteriormente com Daniel Bragança, a presença dos dois jogadores tem também como objetivo reforçar a ligação ao grupo numa fase decisiva da temporada.
Para já, Nuno Santos e Eduardo Quaresma não deverão ser opções iniciais, restando dúvidas em relação a Pedro Gonçalves. O avançado mantém o plano de recuperação física e deverá somar alguns minutos. Situação diferente é a de Diomande, que deverá regressar ao eixo defensivo, retirando espaço a Matheus Reis.
O treinador leonino deverá manter uma estrutura semelhante à utilizada frente ao PSG, mas com os reforços a darem força. Rui Silva será o guarda-redes, com uma linha defensiva formada por Iván Fresneda - que fez a antevisão ao encontro - à direita, Diomande e Gonçalo Inácio no centro e Maxi Araújo à esquerda.
Fora isso, no meio-campo, está prevista a alteração com o regresso de Hjulmand, ainda que Rui Borges possa fazer alguma alteração nesta dupla: as dúvidas estão entre Hidemasa Morita e João Simões, ainda que o segundo seja escolha mais regular para o técnico.
Treinador dos verdes e brancos e caminhada conseguida na presente edição da Liga dos Campeões são os motivos para o falatório além-fronteiras
28 Jan 2026 | 10:51 |
Rui Borges continua a merecer destaque além-fronteiras. Desta vez, foi a Sky Sports, em Inglaterra, a sublinhar o trabalho do treinador natural de Mirandela, começando por recordar a vitória da última semana frente ao campeão europeu PSG. Os leões têm já garantida a presença na próxima fase da Liga dos Campeões, mas sonham em integrar o grupo dos oito primeiros da competição.
O jornalista que assina o artigo recorda que, na temporada 2025/26, Rui Borges conduziu o Sporting a um registo histórico, com quatro vitórias em igual número de jogos disputados em casa na prova europeia, frente a Kairat, Marselha, Club Brugge e PSG. É ainda referida a vocação do técnico para as competições internacionais, apontando-se como um dos motivos para a sua contratação a campanha realizada pelo Vitória de Guimarães em 2024/25 na Conference League, em que a equipa venceu os seis encontros da fase de qualificação e ficou bem posicionada para a etapa seguinte.
Com Viktor Gyökeres agora ao serviço do Arsenal, a Sky Sports destaca o impacto que o seu sucessor, Luis Suárez, tem tido no setor ofensivo dos leões, assim como a afirmação de João Simões na presente temporada. O texto realça também a produção ofensiva do Sporting no campeonato, com 52 golos marcados até ao momento, sublinhando que apenas o Bayern Munique apresenta uma média de golos superior, com 3,79 por jogo, face aos 2,74 da equipa de Alvalade.
Na peça é ainda mencionada a tatuagem junto ao peito que Rui Borges tem em homenagem ao avô José Pedro, bem como o relógio Casio que o acompanha regularmente. Carlos Correia, o presidente que lhe deu a primeira oportunidade como treinador no Mirandela, manifesta a convicção de que o técnico não se ficará por este patamar. Lucas Rodríguez, que foi orientado por Borges no Mafra, também deixou elogios às qualidades do treinador.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao. O encontro, a contar para a oitava e última jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Ernesto Valverde, jogar-se-á às 20h00, em San Mamés.
Extremo brasileiro terminou mais cedo o empréstimo ao Atlético Mineiro e já se encontra na Arábia Saudita para o próximo passo da sua carreira
28 Jan 2026 | 10:39 |
Biel, contratado há exatamente um ano, prepara-se para iniciar uma nova etapa, desta vez na Arábia Saudita, mantendo o vínculo contratual ao Sporting. O extremo brasileiro, de 24 anos, teve uma passagem discreta por Alvalade e, no verão, seguiu por empréstimo para o Atlético Mineiro, no Brasil, clube que entretanto comunicou a saída do jogador, a poucos dias do arranque do campeonato brasileiro.
O atleta recebeu autorização para viajar para a Arábia Saudita, onde irá realizar os exames médicos e integrar o plantel do Al Taawon, sabe-se agora em concreto, mas o acordo não completa uma opção de compra, regressando mais tarde a Alvalade. Após meia época no Atlético Mineiro, o extremo será novamente cedido, apesar de o empréstimo ao emblema brasileiro estar inicialmente previsto até junho de 2026.
No momento em que foi emprestado pelos leões ao Atlético Mineiro, no último verão, ficou estabelecida uma cláusula de compra obrigatória no valor de 7 milhões de euros, caso o atleta cumprisse 33,3% dos jogos possíveis. Perante o rendimento apresentado e a reduzida utilização por parte de Sampaoli, o clube brasileiro decidiu libertar o jogador. Por sua vez, a SAD do Sporting apenas aceitava o regresso de Biel caso estivesse assegurada uma solução imediata para o brasileiro, que também não integra os planos de Rui Borges.
Nesse sentido, tal como avançado pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o Clube de Alvalade não conta com o jogador; por isso, está a finalizar uma nova colocação para o futebolista natural de Maracanaú, com um empréstimo a um emblema da Arábia Saudita até ao final da temporada.
Ao cabo de 24 partidas ao serviço do Atlético Mineiro, Biel somou apenas um golo e duas assistências na conta pessoal. O jogador de 24 anos de idade esteve em campo apenas durante 745 minutos, nos quais nunca foi capaz de cair nas graças dos adeptos.
Álvaro Djaló antevê o Athletic Bilbao - Sporting: "Quem vai decidir o jogo é..."
28 Jan 2026 | 10:30
Em antevisão ao Athletic Bilbao - Sporting, Fresneda 'puxa' o nome de Gyökeres: "Antes que..."
28 Jan 2026 | 10:15
Napoli não desiste de Alisson Santos e Sporting coloca valor em cima da mesa
28 Jan 2026 | 09:59