Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Ago 2026 | 12:44 |
Rafael Soares deixou uma análise bastante crítica à gestão de Rui Borges no Sporting - Vitória de Guimarães, começando por questionar as opções para o meio-campo e defendendo a utilização de Daniel Bragança em muitos dos contextos da equipa.
R. Soares: "Alguém tem de me convencer com muita força que Daniel Bragança não é o melhor 8 do Sporting para grande parte dos contextos"
"Alguém tem de me convencer com muita força que Daniel Bragança não é o melhor 8 do Sporting para grande parte dos contextos", escreveu na rede social 'X', relacionando ainda as dificuldades dos leões em controlar as partidas com os perfis escolhidos pelo treinador.
O jornalista considera também que Rui Borges voltou a tomar uma decisão discutível na gestão dos avançados, ao lançar Luis Suárez quando o colombiano atravessa um momento menos positivo: "Rui Borges também sentiu o jogo ganho ao lançar um avançado em má forma (física e mental), com meia hora para jogar", apontou.
Ainda assim, Rafael Soares entende que os problemas na frente de ataque começaram antes dessa substituição e critica a forma como Rafael Nel foi gerido: "O momento de Rafael Nel foi desrespeitado com a aposta em Ioannidis", sustentou.
Por fim, alargou as críticas à composição do plantel e deixou dúvidas sobre algumas das escolhas para o onze inicial. "No meio de várias trocas no plantel, há alguns titulares com valor questionável para o Sporting. O penso rápido que foi Rui Silva não devia ser um remédio a longo prazo".
Médio deixou Clube de Alvalade no verão de 2025, depois de oito temporadas ao serviço do emblema leonino e volta à Liga portuguesa
15 Ago 2026 | 12:32 |
É oficial. O Porto assegurou uma contratação de peso para a equipa feminina, com Fátima Pinto a reforçar o plantel para a temporada 2026/27. Aos 30 anos, a internacional portuguesa regressa ao futebol nacional depois de uma época ao serviço do Strasbourg.
A médio deixou o Sporting no mercado de transferências de verão de 2025, depois de oito temporadas ao serviço das leoas, e rumou ao campeonato francês. Pelo meio, também teve uma passagem pelas espanholas do Alavés, em 2022/23.
F. Pinto: "Sinto-me muito feliz por poder voltar a Portugal e representar um grande clube como o Porto"
"Sinto-me muito feliz por poder voltar a Portugal e representar um grande clube como o Porto. É mesmo muito bom. É sempre muito bom voltar a Portugal e poder estar num clube como o Porto é ainda melhor. Significa poder estar a um grande nível, numa equipa competitiva e que procura estar no seu melhor. É isso que eu também procuro, estar numa equipa que quer estar no topo", afirmou.
Fátima Pinto chega aos dragões com um currículo de enorme relevo no futebol feminino português. A jogadora soma mais de 100 internacionalizações por Portugal e conquistou 10 troféus oficiais, entre os quais três Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal e três Supertaças.
A atleta poderá ser particularmente importante para o plantel orientado por Daniel Chaves, que se prepara para desafios exigentes, incluindo o duelo com o Benfica na Supertaça, agendado para o início de setembro. Também Ana Teles rumou ao rival.
Investida do Clube de Alvalade está diretamente relacionada com a situação de João Virgínia, cuja saída de Alvalade é uma possibilidade neste mercado
15 Ago 2026 | 11:27 |
O Sporting está a negociar a contratação de Kaique, guarda-redes brasileiro que pertence ao Palmeiras. As conversações entre os dois clubes já estarão em curso, numa altura em que os leões procuram soluções para reforçar a baliza.
O guardião, de 23 anos, regressou recentemente ao Brasil depois de duas experiências no futebol português. Em 2024/25 representou o Farense por empréstimo e, na temporada seguinte, vestiu a camisola do Nacional, onde teve uma utilização regular e somou 28 jogos. A informação é avançada pelo 'Maisfutebol'.
Formado no verdão, o jogador ainda não conseguiu estrear-se pela equipa A, sendo atualmente uma das alternativas no plantel comandado por Abel Ferreira. Apesar disso, o clube brasileiro continua a acreditar no potencial do jogador, que já representou o Brasil nos escalões jovens, e admite negociar a sua saída em definitivo.
A investida do Sporting está diretamente relacionada com a situação de João Virgínia, cuja saída de Alvalade é uma possibilidade neste mercado. Perante esse cenário, a SAD leonina começou a procurar alternativas para a posição.
A passagem pelo futebol português poderá ser um fator importante na eventual adaptação do brasileiro aos leões, uma vez que já conhece a realidade da Liga. O Sporting vê assim em Kaique - avaliado em 2 milhões de euros - um guarda-redes jovem, mas com margem de progressão.
Vereador da Câmara de Cascais considerou que equipa pode impressionar quem acompanha apenas os melhores momentos, mas que a realidade é diferente
15 Ago 2026 | 11:15 |
João Maria Jonet deixou uma análise bastante crítica à prestação de Rodrigo Zalazar no Sporting - Vitória de Guimarães, apontando sobretudo para a quantidade de perdas de bola do médio. O vereador da Câmara Municipal de Cascais considerou que a equipa leonina pode impressionar quem acompanha apenas os melhores momentos, mas que a realidade no estádio é bem diferente.
J. Maria Jonet: "Quem se lixa é o gajo no estádio a ver o Zalazar perder 739 bolas por jogo"
"O Sporting montou uma ótima equipa para gajos que só veem highlights. Quem se lixa é o gajo no estádio a ver o Zalazar perder 739 bolas por jogo", escreveu o adepto do Clube de Alvalade na rede social 'X', numa crítica direta ao internacional uruguaio.
O consultor político foi ainda mais duro ao avaliar a exibição do médio na jornada inaugural, diante do Estrela da Amadora (2-2): "O jogo dele na Amadora foi horrendo. Com o Vitória nem teve a parte boa", afirmou, deixando clara a sua insatisfação.
João Maria Jonet abordou também as comparações que têm surgido entre Zalazar e Bruno Fernandes: "Percebo e concordo com a comparação com o Bruno Fernandes, mas com o Pote nada a ver. O Bruno é obviamente muito melhor", explicou.
Já em relação a Pedro Gonçalves, fez questão de estabelecer uma diferença clara, rejeitando a ideia de que o atual jogador do Sporting tenha características semelhantes às de um futebolista que concentra demasiado o jogo em si próprio: "O Pote não é eucalipto. Não atrapalha e não é egoísta", concluiu.