Futebol
Rafael Leão faz das suas no Milan - Como! Ex Sporting faz truque de 'chapéu' (vídeo)
19 Fev 2026 | 09:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2026 | 11:22 |
Da geração de 2007 já há dois leões firmados na equipa principal do Sporting: João Simões e Geovany Quenda. No entanto, o lote de talentos nascidos nesse ano - amplamente elogiado pela sua qualidade - promete continuar a alimentar o plantel principal em 2026/2027. Salvador Blopa e Flávio Gonçalves surgem como os próximos nomes a ter em conta, a que se junta Diogo Travassos, de 2004, igualmente na rota da promoção. Dois alas e um extremo que merecem atenção redobrada.
Um dos nomes em ascensão é Salvador Blopa, de 18 anos, que se estreou com impacto no triunfo por 5-1 frente ao Alverca, na Allianz Cup, a 28 de outubro, assinando dois golos. Embora tenha sido utilizado maioritariamente como lateral-direito, também já atuou à esquerda pela equipa B e, na equipa principal, apareceu mais adiantado pelo flanco direito. Com 1,88 metros, destaca-se pela robustez física e versatilidade, podendo atuar nas duas alas, tanto mais recuado como em zonas ofensivas. Ainda assim, é como ala/lateral-direito que o Sporting projeta o seu futuro.
Outro nome a ter em conta é Diogo Travassos. O lateral-direito, atualmente cedido ao Moreirense, tem sido utilizado em posições mais adiantadas. Formado em Alvalade desde os seis anos, soma 19 internacionalizações jovens (dois golos) e ganhou experiência na Liga com empréstimos ao Estrela da Amadora (26 jogos e um golo) e ao Moreirense (24 jogos, seis golos e três assistências). Prepara-se agora para regressar e lutar por uma estreia na equipa A.
Flávio Gonçalves é outro produto da geração de 2007 que já teve minutos na Taça da Liga frente ao Alverca. O extremo luso-francês, de 18 anos, distingue-se pela criatividade, personalidade e capacidade de assumir riscos. Atuando preferencialmente pela esquerda, procura movimentos interiores para finalizar com o pé direito, à semelhança de Pedro Gonçalves.
Além destes três nomes, há ainda jovens atentos à oportunidade de dar o salto no Sporting. Gabriel Silva e Rafael Nel, ambos pontas de lança, são seguidos de perto. Nel já soma duas presenças na equipa principal, enquanto Gabriel aguarda a estreia.
Gabriel Silva renovou recentemente até 2030, ano até ao qual também estão vinculados Blopa, Travassos e Flávio Gonçalves. Já Rafael Nel prolongou contrato em 2024 até 2029. A estrutura leonina mantém, assim, as suas principais promessas devidamente blindadas.
Em disputa da primeira mão do play-off, possível adversário dos leões nos oitavos de final da prova surpreende finalista do ano passado
19 Fev 2026 | 11:16 |
O Inter, finalista da última edição da Champions League, foi surpreendido na Noruega ao perder por 3-1 frente ao Bodo/Glimt, na primeira mão do 'play-off' de acesso aos oitavos de final, disputada esta quarta-feira. A equipa italiana terá agora de conseguir uma reviravolta expressiva no Giuseppe Meazza para seguir em frente na competição, sendo que uma delas será adversária de Sporting - que ganha destaque na Liga dos Campeões - ou Manchester City na próxima fase.
A equipa da casa adiantou-se no marcador logo aos 15 minutos, por intermédio de Fet, que finalizou uma jogada de qualidade, com um toque de calcanhar de Hogh a desmarcar o colega. A defesa do Inter, nomeadamente Acerbi, Mkhitaryan e Bastoni, ficou mal na fotografia.
A resposta dos nerazzurri surgiu à passagem da meia hora, com Pio Esposito a restabelecer a igualdade. O avançado italiano aproveitou um cruzamento de Barella e, após um ressalto, rematou certeiro para o fundo da baliza de Hajkin. O golo ainda foi validado pelo VAR.
No entanto, a segunda parte trouxe um Bodo/Glimt avassalador. Em apenas três minutos, a equipa norueguesa resolveu a partida. Aos 61 minutos, o ex Milan Hauge, assistido por Hogh, fez o 2-1 com um remate forte de pé esquerdo, num lance que começou num mau alívio de Carlos Augusto. Pouco depois, Hogh, figura do encontro com duas assistências, fez o 3-1, encostando para a baliza deserta após um passe de Blomberg.
Apesar da derrota, o Inter ainda acertou por duas vezes nos postes, por Darmian e Lautaro Martínez, mas demonstrou pouca fluidez ofensiva. A estratégia do Bodo/Glimt, baseada em transições rápidas e jogo a poucos toques, revelou-se fatal para as aspirações italianas.
Com esta derrota, a equipa orientada por Chivu soma o quarto desaire na presente edição da Liga dos Campeões e vê a qualificação em risco. A segunda mão está agendada para terça-feira, 24 de fevereiro, pelas 20h00, em Milão, onde o Inter precisará de marcar pelo menos dois golos e não sofrer para sonhar com os oitavos de final.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, em partida válida para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic
19 Fev 2026 | 10:37 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 18 de fevereiro, a equipa de arbitragem nomeada para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Bruno Costa foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Moreirense.
O juiz da Associação de Futebol do Viana do Castelo foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Jorge Fernandes e João Morte como assistentes. Já o quatro juiz será Sérgio Guelho, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa. Tiago Costa será o AVAR.
Bruno Costa não traz boas memórias à massa associativa do Sporting. A primeira vez em que arbitrou os leões, a turma verde e branca - na altura orientada por Ruben Amorim - saiu derrotada frente ao Varzim (1-0), na edição 2022/23 da Taça de Portugal.
O turma poveira alinhava na Liga 3 e conseguiu eliminar o Clube de Alvalade com um golo solitário marcado por João Faria aos 70 minutos. O encontro foi jogado no Estádio Cidade de Barcelos e, dos atletas utilizados no encontro, permanecem no plantel Gonçalo Inácio, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Avançado colombiano jogou limitado frente ao Porto, no Estádio do Dragão, ficando de fora do encontro seguinte devido a acumulação de amarelos
19 Fev 2026 | 10:11 |
O duelo entre Moreirense e Sporting, agendado para sábado às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, traz uma novidade de peso na equipa visitante: o regresso de Luis Suárez ao onze inicial, após cumprir um jogo de suspensão frente ao Famalicão.
A ausência forçada afastou o principal goleador leonino, mas, segundo adianta o jornal Record, revelou-se determinante para a sua recuperação física. O avançado, de 28 anos, vinha há várias partidas a acusar algum desgaste - tendo mesmo atuado condicionado no clássico do Dragão, conforme assumido por Rui Borges. Agora, totalmente disponível, poderá voltar a concentrar-se nos objetivos coletivos, com o tricampeonato como grande meta, mas também em marcas individuais ambiciosas.
Com 26 golos em 35 jogos de leão ao peito, o colombiano está a cinco tentos de igualar os 31 que apontou em 2024/25 ao serviço do Almería, em 43 partidas. No que toca a assistências, encontra-se a quatro passes para golo de atingir os oito registos da época anterior. Sem competir desde 9 de fevereiro, Suárez beneficiou de quase duas semanas limpas antes da deslocação do Sporting ao Minho.
Durante esse período, o trabalho foi essencialmente realizado no ginásio, com foco na gestão física, mas também houve espaço para recuperar energias mentais, junto da família, como foi visível nas partilhas feitas nas redes sociais.
Tal como noticiado no rescaldo do Porto - Sporting, a situação clínica de Luis Suárez nunca gerou alarme significativo em Alvalade. Tratou-se de um plano preventivo de reabilitação muscular, motivado por pequenas dores resultantes do desgaste acumulado, sobretudo na zona do joelho direito. O problema foi debelado com recurso a bicicleta, massagens e tratamento específico, além de uma redução do trabalho no relvado, estratégia definida por Rui Borges em articulação com a Unidade de Performance.