Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges começa a poder respirar! São previstos três regressos a tempo do Sporting - PSG

Verdes e brancos defrontam o gigante francês na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, em partida válida para a sétima jornada da Liga dos Campeões

Além de Pedro Gonçalves, também Ricardo Mangas e Salvador Blopa podem recuperar a tempo do Sporting - PSG
Além de Pedro Gonçalves, também Ricardo Mangas e Salvador Blopa podem recuperar a tempo do Sporting - PSG

14 Jan 2026 | 10:38 |

Icon Comentário0

O trabalho no departamento clínico do Sporting começa, finalmente, a aliviar. Tal como Pedro Gonçalves, também Ricardo Mangas e Salvador Blopa, ambos afastados devido a problemas musculares, estão praticamente recuperados e podem mesmo ser reintegrados no plantel após o encontro com o Casa Pia, já no próximo fim de semana.


O lateral esquerdo, de 27 anos, contraiu uma lesão muscular depois da goleada frente ao Rio Ave (4-0), a 28 de dezembro. Desde então, falhou os jogos com o Gil Vicente, para o campeonato, e com o Vitória de Guimarães, na Allianz Cup, estando agora em condições de voltar a entrar nas opções para a Liga dos Campeões.


Situação semelhante vive o jovem ala, de 18 anos, que foi obrigado a interromper a sua progressão devido a queixas nos gémeos da perna esquerda. Tal como Mangas, também Blopa ficou de fora após o triunfo expressivo frente aos vilacondenses, mas aponta igualmente ao regresso já na próxima terça-feira, 20 de janeiro.


Depois de semanas marcadas por ausências forçadas, o cenário começa a inverter-se em Alvalade e, após a tempestade, a bonança começa a instalar-se no plantel de Rui Borges. Entretanto, também Zeno Debast deverá regressar às opções do técnico.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Álvaro Pacheco, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.



Futebol

Jota Silva conta tudo sobre transferência falhada para o Sporting: "Tive receio..."

Tentativa de contratação do extremo por parte do Clube de Alvalade foi uma das principais novelas do último mercado de transferências

Jota Silva esteve muito perto de reforçar o Sporting no mercado de transferências de verão e agora falou sobre todos os acontecimentos
Jota Silva esteve muito perto de reforçar o Sporting no mercado de transferências de verão e agora falou sobre todos os acontecimentos

14 Jan 2026 | 10:22 |

Icon Comentário0

Foi uma das histórias mais marcantes do último mercado de verão em Alvalade. Jota Silva esteve muito perto de reforçar o Sporting, mas a transferência acabou por cair por terra devido ao atraso na inscrição, já depois de existir entendimento entre os leões e o Nottingham Forest. O avançado acabou emprestado ao Besiktas e explicou agora, pela primeira vez, como viveu todo o processo.


"Eu sabia de antemão que seria difícil as coisas concretizarem-se"


"Foi um momento difícil. No futebol há muitas partes envolvidas e eu acho que todas elas queriam o melhor para cada uma e o melhor para mim. Havia um interesse comum em que eu estivesse bem e que fosse bem-sucedido. Depois são coisas de valores a que não se chega... Quando eles chegaram a um acordo, já faltava muito pouco tempo. Eu sabia de antemão que seria difícil as coisas concretizarem-se, decidimos avançar todos na mesma. Acho que não há culpados aqui, nem eu tentei procurar culpados nenhuns. São coisas que acontecem no futebol. Preferia que não tivesse acontecido. Preferia que, pelo interesse que o Sporting tinha, pelo interesse que eu tinha, juntar-me a eles pelo projeto, por tudo. Eu lido muito bem com isso. No dia seguinte, às 8 da manhã, estava a pé, fui treinar. Totalmente tranquilo, a vida continua, tentei logo arranjar uma solução", contou, no podcast 90+3.


No que ao passo seguinte diz respeito, Jota Silva mostrou de que forma surgiu a solução de rumar à Turquia, algo que o jogador considera positivo para todas as partes envolvidas: "Depois tentámos arranjar logo uma alternativa e felizmente consegui, fui para um grande clube que também me queria muito. Acho que foi bom para toda a gente".

"Acho que não há culpados"


"Vai ficar marcado por acontecer da maneira que aconteceu, acho que se não tivesse acontecido no último dia não teria o impacto tão grande que teve. O que me dizem é que foi por um minuto, mas acho que não há culpados. A minha mensagem é que ninguém tente procurar culpados nem da parte do Sporting, nem da parte do Nottingham, não houve culpados de lado nenhum. São negociações, quem anda no futebol sabe que isto acontece, cada um defende os seus interesses e o mais importante é eu ficar bem, e eu estou bem", sublinhou o internacional português.

"Tive receio porque tinha vontade também de ir"

Confrontado com o paralelismo com o caso Adrien Silva, que ficou meses sem competir devido a um atraso semelhante, Jota admitiu receios, mas reforçou que nunca guardou ressentimentos: "Claro que tive receio porque tinha vontade também de ir. Não é porque eu acordei um dia e decidi. É também porque vi que podia perder algum espaço este ano e eu sou obcecado por jogar, por dar o contributo. Quero é jogar. Então vi ali uma boa oportunidade, pelo que também foi demonstrado da parte do Sporting. Se Rui Borges falou comigo? Nós falámos algumas vezes, mas no caso da transferência não. Eu não fiquei magoado com ninguém, nem com a parte do Nottingham, nem com o Presidente de Sporting. Não houve complicações nenhumas, ninguém ficou chateado com ninguém. Eu quero crer que foi mais complicado por ser um bom jogador, ou seja, andavam ali a lutar (risos)... Eram valores altos, bons valores, por isso aconteceu o que aconteceu e bola para a frente".

Quanto a um eventual regresso ao radar leonino no futuro, o avançado prefere não antecipar cenários: "Se haverá uma segunda tentativa [do Sporting]? Não faço ideia, nem estou a pensar nisso. O que surgir, surgirá, será pensado, será posto em cima da mesa, seja de que clube for no mundo, como foram todas até agora, e eu acabarei por decidir, mas agora estou mesmo focado. Primeiro em voltar, porque não tinha lesões há 10 anos, nem sei o que é ter uma lesão... Mas pronto, estou feliz. Nesse tempo de negociações com certeza surgirá alguma coisa, terei coisas para decidir e irei decidir como até agora, muito tranquilamente, darei opinião aos meus e a quem gosta de mim e as coisas serão resolvidas da melhor maneira".

Confira o vídeo:


Futebol

Atraso por Souleymane Faye obriga que jogador treine... fora do Sporting

Clube de Alvalade e Granada ainda não terão chegado a um entendimento total pelo extremo senegalês, mas são previstas novidades nas próximas horas

Enquanto espera por luz verde para voar para Lisboa e assinar pelo Sporting, Souleymane Faye continua a treinar no Granada
Enquanto espera por luz verde para voar para Lisboa e assinar pelo Sporting, Souleymane Faye continua a treinar no Granada

14 Jan 2026 | 10:10 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye continua a aguardar entendimento total entre Sporting e Granada. Enquanto não recebe luz verde para viajar para Lisboa, o extremo senegalês encontra-se a treinar nas instalações do emblema da segunda divisão espanhola, ainda que em horas diferentes da restante equipa.


A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que revela que o jogador chegou mesmo a despedir-se dos companheiros do Granada no último sábado, 10 de janeiro, uma vez que contava rumar a Portugal nesse dia, algo que entretanto ainda não aconteceu.


Por esta altura, ainda faltam acertar alguns detalhes relacionados com o modelo de pagamentos, situação que tem adiado a deslocação do jogador, de 22 anos, para Lisboa. Um dos fatores que tem contribuído para este compasso de espera prende-se com a estrutura acionista do clube espanhol, cujo principal investidor é de origem chinesa.


As negociações estão a ser conduzidas a partir da China pelos responsáveis da Wuhan DDMC Football Club Management Co., Ltd, entidade que detém o controlo do Granada, e o desfasamento horário tem obrigado o Sporting a aguardar respostas com intervalos que podem ultrapassar as 12 horas, atrasando a conclusão formal do processo.

O extremo senegalês representa um investimento de 6,5 milhões de euros, assinará contrato válido por quatro épocas e meia, até junho de 2030, e ficará protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. O Granada assegura ainda o direito a 10% de uma futura mais-valia numa eventual transferência do jogador.



Futebol

Antes de receber o Sporting, Athletic Bilbao sofre mas avança na Copa del Rey

Futuro adversário do Clube de Alvalade na Liga dos Campeões, avançou para a próxima fase da competição, depois de uma partida épica frente ao Cultural Leonesa

Após duelo intenso frente ao Cultural Leonesa, Athletic Bilbao avança para a próxima fase da Copa del Rey e Sporting presta atenção. Fotografia de Athletic
Após duelo intenso frente ao Cultural Leonesa, Athletic Bilbao avança para a próxima fase da Copa del Rey e Sporting presta atenção. Fotografia de Athletic

14 Jan 2026 | 09:59 |

Icon Comentário0

Athletic Bilbao carimbou a presença na próxima eliminatória da Copa del Rey, mas fê-lo com muito sofrimento frente à Cultural Leonesa, formação da segunda divisão espanhola. O triunfo por 4-3, apenas confirmado após prolongamento, deixou à vista várias fragilidades da equipa basca, algo que o Sporting - que recebeu um 'reforço' de peso antes do duelo de sexta-feira - certamente analisará com atenção, tendo em conta o duelo europeu marcado para o final do mês.


O encontro começou a um ritmo alucinante e a primeira parte foi um verdadeiro festival de golos. Calero colocou a equipa da casa na frente aos 16 minutos, mas Guruzeta respondeu aos 26’. A vantagem do Leonesa durou pouco, com Calero a bisar logo de seguida. Ainda assim, Guruzeta voltou a empatar aos 38’, mantendo o jogo totalmente aberto.


Antes do intervalo, a emoção subiu ainda mais de tom. Sobrino marcou de grande penalidade aos 41 minutos e, já nos descontos, Sancet também converteu com sucesso desde os 11 metros, fixando o resultado em 3-3 ao intervalo. Um primeiro tempo caótico, com defesas expostas e constantes mudanças no marcador.


A segunda parte foi bem mais contida, mas não menos tensa. Aos 56’, Paredes foi expulso com cartão vermelho direto, deixando o Athletic Bilbao em inferioridade numérica durante mais de meia hora. No tempo extra, Yayo González ainda fez balançar as redes aos 95’, mas o golo foi anulado. Pouco depois, Unai Gómez converteu a terceira grande penalidade do jogo e garantiu o apuramento dos bascos. O português Tomás Ribeiro entrou aos 106’, mas já não conseguiu alterar o desfecho.

Recorde-se que o Athletic Bilbao enfrenta, este mês, o Sporting, recebendo a turma verde e branca em partida válida para a 8.ª e última jornada da fase de liga da Champions League, marcada para dia 28 e apito inicial às 20h00.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges tem esperança em contar com 'reforço' a tempo do Sporting - Casa Pia
Futebol

Rui Borges tem esperança em contar com 'reforço' a tempo do Sporting - Casa Pia

14 Jan 2026 | 09:44

Icon Comentário0
Saída de Ousmane Diomande? CAN pode ter desencadeado problema ao Sporting
Futebol

Saída de Ousmane Diomande? CAN pode ter desencadeado problema ao Sporting

14 Jan 2026 | 09:19

Icon Comentário0
Novos rumores dão conta de um possível ponto final na novela entre Sporting e St. Juste
Futebol

Novos rumores dão conta de um possível ponto final na novela entre Sporting e St. Juste

14 Jan 2026 | 09:06

Icon Comentário0