Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jul 2026 | 10:51 |
A contratação de um lateral-esquerdo ganhou caráter de urgência no Sporting. Rui Borges não poderá contar com Maxi Araújo na primeira jornada do campeonato, frente ao Estrela da Amadora, a 8 de agosto, e Ricardo Mangas já deixou Alvalade para reforçar o Monza.
O internacional uruguaio terá de cumprir um jogo de suspensão, na sequência do cartão vermelho recebido na final da Taça de Portugal. Sem outra solução de raiz para a posição, os responsáveis leoninos pretendem concluir o processo nos próximos dias.
A intenção passa por permitir que o novo reforço tenha tempo para trabalhar integrado no plantel e assimilar as ideias de Rui Borges antes do arranque oficial da temporada. A estrutura já está a analisar os nomes definidos para preencher a vaga aberta no corredor esquerdo.
O Sporting procura um jogador de patamar superior ao de Ricardo Mangas, capaz de substituir Maxi Araújo sem provocar uma quebra no rendimento da equipa. O reforço também deverá permitir que o uruguaio seja utilizado mais à frente, como extremo-esquerdo, quando o treinador assim o entender.
A escolha será igualmente feita com uma perspetiva de futuro. Os leões pretendem contratar um lateral com margem de evolução, que possa ganhar experiência durante a primeira temporada e ficar preparado para assumir a titularidade quando Maxi Araújo deixar o Sporting.
Jogador terá falhado nos exames médicos do Estrasburgo antes de assinar com o Clube de Alvalade e agora estará de fora cerca de um mês
24 Jul 2026 | 10:24 |
Ibrahima Ba foi oficializado como reforço do Sporting para a temporada 2026/27, mas ainda terá de cumprir cerca de quatro semanas de recuperação antes de poder trabalhar sem limitações. O defesa-central foi operado ao menisco do joelho direito no final da época passada e perdeu massa muscular na zona intervencionada.
Dr. Carlos Sousa: "Se vale 20, pode continuar a valer 20"
Em declarações ao jornal Record, Carlos Sousa, médico responsável pela intervenção cirúrgica, garantiu que o problema não deverá deixar sequelas nem impedir o senegalês de regressar ao melhor nível. "O jogador volta ao mesmo nível. Se fosse uma rotura do ligamento cruzado anterior, seria muito diferente e a recuperação seria mais lenta. Mas ao menisco não", explicou.
O especialista afastou também a possibilidade de a lesão provocar uma desvalorização significativa do central. "Não dá sequela nenhuma. Se vale 20, pode continuar a valer 20. Mas é preciso trabalhá-lo um bocado", afirmou, destacando a qualidade dos departamentos médicos e dos fisioterapeutas dos clubes profissionais.
Antes de assinar pelo Sporting, Ibrahima Ba esteve muito perto de reforçar o Estrasburgo, mas o emblema francês desistiu do negócio depois de o jogador ter falhado os exames médicos devido à condição do joelho direito. Carlos Sousa considera que a operação decorreu normalmente e que o defesa apenas necessita de completar as diferentes etapas da recuperação.
"Precisa de fortalecimento muscular, depois precisa de um treino condicionado, antes de recuperar e treinar com a equipa", explicou o clínico. O central deverá começar por realizar fisioterapia e trabalho de ginásio, seguindo-se uma integração progressiva nos treinos e nos encontros, com um aumento gradual da carga de minutos.
O médico revelou ainda que não recebeu qualquer pedido de informação por parte do Sporting ou do Estrasburgo. "Ninguém me perguntou nada dos clubes. Nem tinha a mínima ideia de que ele ia para fora. Só operei, ninguém me pediu relatórios. Absolutamente nada", assegurou, acrescentando que Ba não apresentava qualquer historial de problemas no joelho.
Sócios e adeptos dos verdes e brancos podem ter uma surpresa no jogo diante do Monaco, marcado para este sábado, dia 25 de julho
24 Jul 2026 | 10:00 |
Nestory Irankunda está cada vez mais perto de ser reforço do Sporting. O extremo australiano, de 20 anos, foi o escolhido pela estrutura leonina para completar o plantel de Rui Borges, apesar de o departamento de scouting ter apresentado outras soluções.
Segundo o jornal Record, o Sporting vai pagar 15 milhões de euros ao Watford, num negócio que poderá atingir os 20 milhões mediante objetivos. A definição dessas metas era, na última quinta-feira, o principal ponto ainda em discussão entre os dois clubes.
O internacional australiano já tem tudo acertado com os verdes e brancos para assinar um contrato válido por cinco temporadas, com o novo vínculo a incluir uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Apesar do atraso nas negociações, os responsáveis leoninos mantêm a confiança de que o processo será concluído a tempo de Irankunda ser apresentado aos Sócios durante o Troféu Cinco Violinos.
O próprio jogador já começou a deixar sinais de uma saída iminente, tendo apagado das redes sociais as referências ao Watford. Irankunda também procurou informar-se sobre a realidade do Sporting através de pesquisas e de contactos com pessoas próximas do Clube.
Na temporada 2025/26, naquela que foi a sua época de estreia ao serviço do Watford, Nestory Irankunda - avaliado em 8 milhões de euros -, contabilizou o total de 42 jogos. Nos 2.211 minutos em que esteve em campo, o extremo que tem contrato até 2030 marcou quatro golos e fez quatro assistências.
Encarnados terão tentado garantir a transferência do jogador que agora surge como uma das prioridades dos leões para a posição do internacional português
24 Jul 2026 | 09:39 |
O Sporting está a trabalhar para encontrar um substituto para Francisco Trincão e terá colocado Anis Hadj Moussa no topo da lista de prioridades. O extremo do Feyenoord é muito apreciado pela estrutura leonina, que pretende avançar rapidamente com o processo.
Segundo o jornalista Santi Aouna, os verdes e brancos já deram os primeiros passos para tentar garantir a contratação do internacional argelino. O jogador, de 24 anos, encaixa no perfil pretendido por Rui Borges para reforçar as opções ofensivas do Sporting.
Anis Hadj Moussa já tinha estado na órbita do Benfica durante vários meses. A última aproximação das águias aconteceu em janeiro, mas o clube da Luz não atingiu os cerca de 20 milhões de euros exigidos pelo Feyenoord, levando o extremo a permanecer nos Países Baixos e a renovar contrato.
O jogador nasceu em França, mas representa a seleção da Argélia e está avaliado em 23 milhões de euros. A verba necessária para concluir a operação deverá, por isso, obrigar o Sporting a realizar um investimento considerável.
Na última temporada, Anis Hadj Moussa foi uma das figuras do Feyenoord. O extremo participou em 40 encontros, somando 14 golos e sete assistências em todas as competições. O seu rendimento valeu-lhe ainda a presença no Mundial 2026 ao serviço da Argélia. O atacante disputou 97 minutos em três jogos, antes de a seleção africana ser eliminada pela Suíça nos 16 avos.
Confira a publicação: