Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Jan 2026 | 13:16 |
O Sporting anunciou, na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, a renovação de contrato de Ousmane Diomande. Os leões prolongaram o vínculo do defesa até 2030, mantendo a cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. O entendimento com o internacional da Costa do Marfim já estava alinhavado há algum tempo e ficou apenas dependente do regresso do central da Taça das Nações Africanas, cenário que agora se confirmou.
O 'camisola 26', que conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal desde que chegou ao Clube de Alvalade, vê assim reconhecida a sua importância no plantel, que conta com uma atualização significativa do vencimento, reforça o jornal O Jogo.
Vale lembrar que o anterior vínculo de Diomande terminava em 2027, mas a administração do Sporting quis reforçar a proteção contratual perante o crescente interesse de clubes estrangeiros, em especial da Premier League, garantindo maior margem de manobra para o futuro do defesa.
Depois de regressar da Taça das Nações Africanas, o internacional costa-marfinense falhou as receções ao Casa Pia e ao PSG, por problemas físicos. No entanto, Diomande está entre os convocados para o Arouca - Sporting, que se disputa este sábado, 24 de janeiro.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Confira o vídeo de perguntas rápidas com Ousmane Diomande:
Treinador do Clube de Alvalade preparou a equipa para uma partida dura e com algumas dificuldades a nível das condições climatéricas
24 Jan 2026 | 11:57 |
Apesar das condições meteorológicas, marcadas pela passagem da depressão Ingrid por Portugal, influenciarem o contexto da partida, Rui Borges deverá fazer apenas uma mudança no Sporting para o encontro desta tarde frente ao Arouca, marcado para as 18h00, em comparação com a equipa que superou o PSG na Liga dos Campeões.
De acordo com o jornal Record, o capitão Morten Hjulmand será a única novidade no onze dos verdes e brancos, ele que regressa às opções depois de cumprir castigo e entra diretamente para o meio-campo, ocupando o lugar de Hidemasa Morita e formando dupla com João Simões no centro do terreno.
Se tal se confirmar, este deverá ser o onze do Sporting para a deslocação a Arouca: Rui Silva; Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Ricardo Mangas; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão e Maxi Araújo e Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 45 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 42, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 52 pontos.
Depois de Ousmane Diomande, Direção do Clube de Alvalade ainda não terá parado com os novos vínculos para o plantel principal
24 Jan 2026 | 11:14 |
O Sporting tem mantido uma linha consistente na gestão dos vínculos contratuais, assegurando a continuidade das peças mais relevantes do plantel. Foi esse o caminho seguido com Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, João Simões e, mais recentemente, Ousmane Diomande.
Na agenda da administração liderada por Frederico Varandas permanecem, entretanto, outros processos por concluir, nomeadamente os de Daniel Bragança, Geny Catamo, Nuno Santos, Eduardo Quaresma e também Francisco Trincão. Entre estes, o dossiê do extremo é o que apresenta maior complexidade, uma vez que as conversas para estender o vínculo já se arrastam há algum tempo sem que tenha sido alcançado um acordo. O contrato do 'camisola 17' com os leões é válido até 2027.
Vale lembrar que a imprensa nacional revelou, recentemente, que Francisco Trincão pode não renovar com o Sporting antes do verão, altura pela qual reabre o mercado de transferências. Desta feita, pode mesmo existir abertura de ambas as partes para um negócio nessa fase, uma vez que é um dos jogadores mais atrativos do plantel verde e branco.
Algo que o 'camisola 17' tem consciência é de que uma eventual saída não se dará neste defeso, até porque a Direção leonina não vê qualquer transferência para fora de Alvalade em janeiro, apenas entradas - como foi o caso de Luis Guilherme e Souleymane Faye. Apenas um empréstimo está em cima da mesa, que é o de Alisson Santos.
No que à renovação diz respeito, o extremo tinha em cima da mesa um prolongamento de mais três anos de contrato - de 2027 a 2030 -, além de se tornar um dos capitães da equipa do Sporting e ficar com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O não entendimento quanto aos valores de vencimento terá feito recuar ambas as partes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 29 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos os jogos oficiais. Até ao momento, registou nove golos e nove assistências na conta pessoal.
Internacional grego é um dos nomes que consta no boletim clínico dos verdes e brancos, mas o fim deste calvário deverá estar para breve
24 Jan 2026 | 10:45 |
Fotis Ioannidis apenas deverá regressar às opções do Sporting diante do Nacional, a 1 de fevereiro. A informação foi confirmada por Rui Borges, em antevisão à partida frente ao Arouca, mas sem grandes garantias sobre o tempo que falta de recuperação ao jogador.
O internacional grego lesionou-se logo ao minuto 4 da partida diante do Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. O jogador ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
Vale lembrar que esta se trata da mesma lesão que o avançado do Sporting sofreu diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro - um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo. Por isso mesmo, o Gabinete de Performance dos leões não pretende arriscar um regresso prematuro do jogador à competição.
Assim sendo, fora Fotis Ioannidis, Rui Borges não poderá com Eduardo Quaresma, Salvador Blopa, Geovany Quenda e Nuno Santos para o encontro deste sábado, dia 24 de janeiro, pelas 18h00, em partida válida para a 19.º jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.