
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Abr 2025 | 10:49 |
Viktor Gyokeres está prestes a atingir um feito que não é visto no Sporting desde a passagem do mítico Yazalde por Lisboa. Com 34 golos no campeonato nacional, e uma vantagem esmagadora para o segundo classificado, o sueco deve confirmar a vitória da Bola de Prata pelo segundo ano consecutivo, algo que o argentino tinha conseguido em 73/74 e 74/75. O Viking está também na luta pela Bota de ouro.
Yazalde, que quando foi contratado também se tornou na compra mais cara da história do Sporting, tal como Gyokeres, assinou 46 golos em 73/74, e adicionou mais 30, em 26 jogos, na temporada seguinte. Os números do argentino continuam ligeiramente melhores do que os do sueco, que marcou por 29 vezes na época de estreia, e leva 34 este ano.
Carlos Pereira, irmão do falecido Aurélio Pereira, partilhou os relvados com Yazalde, e relembrou, ao jornal A Bola, o antigo avançado argentino, nome mítico da história do Sporting: "Também deixava tudo em campo e naquele tempo, em que havia muitos pelados e os defesas eram duros, não se assinalando muitas das faltas que cometiam, ele terminava o jogo sempre com os joelhos em sangue face à rudeza dos defensores contrários", começou por explicar.
Ao contrário de Viktor Gyokeres, o impacto de Yazalde no Sporting não foi imediato: "Primeiro olhou-se com alguma desconfiança mas depois todos percebemos que estávamos na presença de um enormíssimo jogador". Para fazer uma comparação, Carlos Pereira conta que Yazalde era "mais posicional e exímio nos golpes de cabeça". O argentino aproveitava a cadência ofensiva dos laterais na altura, usando-se dos "grandes extremos" dos leões na altura: Marinho e Dinis.
Para terminar, uma lembrança do caráter de Yazalde: "Mas não sei, sinceramente, se o Chirola era melhor dentro ou fora de campo, pois, muitas vezes, levava os miúdos desfavorecidos do bairro pobre que havia nas imediações de Alvalade para almoçar com a equipa no restaurante Castanheira de Moura e há a célebre história de no final da época de 1973/1974 uma marca de automóveis lhe ter oferecido um carro e ele ter feito questão que fizéssemos rifas e distribuir o dinheiro daí resultante por todo o plantel. O carro saiu ao Fernando Mamede", rematou Carlos Pereira.
Clube de Alvalade mantém interesse no antigo pupilo de Rui Borges, mas extremo pode escapar aos leões com um novo clube a mostrar interesse no jogador
29 Jul 2025 | 16:09 |
Jota Silva continua a ser um dos alvos do Sporting para esta janela de transferências. O Clube de Alvalade ainda não conseguiu chegar a um consenso com o Nottingham Forest pela contratação do jogador e sabe-se agora que o Leeds United também está interessado em garantir os serviços do extremo.
Quem avança com a informação é o especialista em transferências Ekrem Konur, que afirma ainda que ambas as equipas abriram conversações com o Nottingham Forest. Sabe-se que o Sporting está a negociar um empréstimo com uma cláusula de compra de 10 milhões de euros, com o emblema inglês a exigir 15 milhões de euros por Jota Silva.
No entanto, o Sporting não pretende incluir no negócio uma cláusula de compra obrigatória, automaticamente acionada no fim da temporada. Ao invés, Frederico Varandas prefere garantir o empréstimo do português de 25 por um ano, incluindo uma cláusula de compra sem obrigatoriedade.
Rui Borges vê com bons olhos a contratação de Jota Silva, com quem já trabalhou no Vitória de Guimarães. Além disso, os leões procuram um extremo com experiência, que possa ter impacto na equipa e que apresente rendimento imediato, características apresentadas pelo futebolista.
Jota Silva, avaliado em 15 milhões de euros, somou 1.188 minutos a serviço do Nottingham Forest em 2024/2025. No total, o extremo luso disputou 38 jogos a serviço do emblema inglês esta época, tendo marcado cinco golos e oferecido duas assistências.
Árbitro foi o juíz da última final da Taça de Portugal que ficou marcada por jogada protagonizada por Matheus Reis e Andrea Belotti
29 Jul 2025 | 16:03 |
Luís Godinho veio pela primeira vez a público depois da final da Taça de Portugal. O juiz esteve a cargo do confronto entre Sporting e Benfica que foi marcado pelo lance entre Matheus Reis - que pode estar de saída de Alvalade - e Andrea Belotti, desvalorizando o tema.
Luís Godinho: "Nunca vamos ter a sorte ou estar sempre muito perto de acertar tudo"
“Estou focado na nova época desportiva, nas instruções que recebemos agora e totalmente concentrado em testarmos a arbitragem nacional ao nível desejado por todos, sobretudo por nós. Supertaça mais tranquila? Trabalhamos sempre para que isso aconteça, tal como os outros intervenientes”, revelou aos jornalistas numa ação do conselho de arbitragem da FPF.
Ainda assim, Luís Godinho teve tempo para falar do do pisão, que causou polémica em torno da final da última edição da Taça de Portugal: “Nunca vamos ter a sorte ou estar sempre muito perto de acertar tudo, como é óbvio. Haverá momentos em que não teremos essa sorte, mas tal e qual como todos os outros intervenientes, ou seja, fazemos parte do espetáculo, trabalhamos muito e vocês estão aqui vivamente a ver isso tudo”.
Luís Godinho: "O nosso trabalho é feito com afinco de manhã à noite"
O juiz remete avaliações para o CD: “Deixarei para a parte daquilo que é o Conselho de Arbitragem, a sua gestão de comunicação, falar sobre isso. Os meus dirigentes, em quem eu confio plenamente, certamente terão algo a dizer sobre isso. Eu não sou a pessoa indicada para falar”, acrescentou ainda sobre o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti.
Em jeito de conclusão, Luís Godinho confessou que está pronto para iniciar a nova temporada da melhor forma e tem o objetivo de estar em constante melhoria: “O nosso trabalho é feito com afinco de manhã à noite, em prol de sermos melhores amanhã quando saímos daqui e estarmos prontos e alinhados para aquilo que será uma época desportiva difícil”.
Depois de brilhar na competição disputada nos Estados Unidos, jogador tem sido associado a diversos emblemas do futebol europeu
29 Jul 2025 | 15:13 |
Nelson Deossa voltou a estar na rota do Sporting. Depois de brilhar ao serviço do Monterrey no Mundial de Clubes deste verão, o colombiano pode ter a oportunidade de se juntar ao seu compatriota Luis Suárez, reforço que já foi apresentado de forma oficial no Clube de Alvalade.
Segundo informações avançadas por Nicolò Schira, o emblema verde e branco é um dos vários interessados pelo médio-centro de 25 anos. Além de ser cobiçado por Frederico Varandas, o jogador também consta na lista de potenciais reforços do Palmeiras, Roma e Bétis, com estes últimos a serem os principais candidatos a receber o atleta.
De acordo com o especialista em termas de mercado, a formação da cidade de Sevilha já terá feito uma aproximação junto do Monterrey, oferecendo a Nelson Deossa um contrato válido até 2030, naquela que poderá ser a primeira aventura do colombiano pelo futebol europeu.
Nelson Deossa foi um dos destaques dos mexicanos do Monterrey no Mundial de Clubes 2025 e tem reunido vários interessados no mercado. A cláusula de rescisão do futebolista de 25 anos está fixada em torno dos 20 milhões de dólares.
Em 2024/25, Nelson Deossa - avaliado em 6 milhões de euros - disputou 52 jogos: 23 pelo Pachuca e 29 depois de ter sido contratado pelo Monterrey. No total, o médio esteve em campo durante 3.757 minutos, nos quais marcou 10 golos e fez três assistências.
Confira a publicação de Nicolò Schira: