Futebol
Desvendada dura mensagem deixada por Rui Borges ao plantel do Sporting
17 Dez 2025 | 08:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Dez 2025 | 10:29 |
O Sporting viaja para os Açores nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, para disputar os oitavos-de-final da Taça de Portugal no dia seguinte, frente ao Santa Clara. Além de ser um terreno tradicionalmente difícil para os leões, as condições meteorológicas que se registam na presente semana também são tema.
Em declarações ao jornal Record, Alexandra Fonseca, especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), garantiu que a viagem dos leões até São Miguel tem "condições para tudo decorrer normalmente". "Relativamente ao dia que antecede o jogo, as condições existentes não devem colocar em causa a viagem. No próprio dia do encontro, é expectável que ocorra forte precipitação durante várias horas em São Miguel. No entanto, a partir do final da tarde, próximo da hora de jogo, deve reduzir".
Vale lembrar que, na recente deslocação do Sporting ao reduto do Santa Clara, alguns elementos da comitiva leonina chegaram mesmo a comentar a deterioração do relvado do Estádio de São Miguel. No caso, os leões regressaram ao Continente com duas lesões: Fotis Ioannidis e Pedro Gonçalves.
Apesar de parecer tudo controlado para o encontro, ainda na semana passada chegou a existir alerta amarelo, fruto do mau tempo que provocou seis ocorrências. Em todo o caso, o Sporting tem voo marcado para esta tarde, após novo treino na Academia Cristiano Ronaldo e a antevisão de Rui Borges ao encontro, que está marcada para as 12h30.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
Treinador do Benfica foi questionado sobre a reação do líder máximo dos verdes e brancos às suas palavras e voltou à carga
17 Dez 2025 | 11:00 |
Frederico Varandas e José Mourinho têm vindo a trocar galhardetes no decorrer dos últimos dias. Primeiro, o treinador do Benfica 'picou' Sporting e Porto devido aos casos de arbitragem e, mais recentemente, o Presidente dos leões acabou por reagir, algo que o técnico dos encarnados não quis deixar sem resposta.
Mourinho: "Frederico Varandas? Aproveito para dar os parabéns"
Quando questionado sobre o discurso do líder máximo do Clube de Alvalade, à margem da antevisão ao jogo das águias para a Taça de Português, Mourinho acabou por... felicitar Varandas: "Eu não sinto nada, nem comento nada. Li que o presidente do Sporting se vai recandidatar à presidência. Apesar de ser algo que não me diz respeito, aproveito para dar os parabéns pelo trabalho fantástico que tem feito desde que assumiu a presidência do Sporting".
Vale lembrar que o Presidente do Sporting respondeu a José Mourinho no mesmo discurso em que acabou por anunciar que iria participar nas eleições dos leões, para março de 2026, atirando: "Venho de uma casa onde a hierarquia é muito importante, queria agradecer a pessoas que não conhecem, mas que deram muito, os nossos colaboradores; a quem nós exigimos muito e que fazem que o Sporting viva, hoje, um dos melhores períodos da sua história. Não aparecem, mas estão na transformação do nosso Clube. De uma casa onde não se chora, não se lamenta, onde procuramos ser melhor todos os dias".
"Bicampeonato histórico, dobradinha... E que saborosa foi... Há um ano éramos campeões nacionais e grande parte das pessoas duvidava que seríamos bicampeões. Disse-o aqui, que o nosso grupo ia matar-se para ser bi, lutar para ser bi. Contra tudo o que pensavam, foram campeões, bicampeões; hoje temos dois rivais fortes, é verdade, mas também é verdade que aquele grupo... Não há uma pessoa que não acredite que vai lutar pelo tricampeonato", atirou ainda Frederico Varandas.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
Antigo jogador do Sporting falou sobre vários temas na sua mais recente entrevista ao Canal 11, sobretudo o interesse dos encarnados na sua contratação
17 Dez 2025 | 10:04 |
Bruno Fernandes deixou tudo às claras. O antigo médio do Sporting esteve para assinar pelo Benfica em 2018, na sequência da rescisão com os leões, depois do ataque à Academia de Alcochete. Na segunda parte da entrevista ao Canal 11, o internacional português revelou que as águias estavam a tentar a sua contratação já desde 2014/15, quando eram orientadas por Jorge Jesus.
"Disseram-me que o JJ já me queria no Benfica um ano antes, mas foi buscar outro qualquer. O JJ diz depois que foi ele que me quis no Sporting, o Bruno de Carvalho diz que foi ele e o André Geraldes diz que foi ele [risos], está ali uma guerra entre os três", começou por dizer.
Por respeito ao Benfica, também não me me sentia bem em ir só pelo aspeto financeiro. O Benfica é um grande clube", atirou ainda Bruno Fernandes, antes de explicar a sua resposta aos encarnados no decorrer do programa 'Soltinhos pelo Mundo'.
"Apreciei o que estavam a fazer, mas também entendi que algo assim já tinha acontecido há muitos anos. O Sporting tinha roubado um jogador ao Benfica e isto era um bocadinho do payback, digamos assim. Fui sincero com o empresário e disse: se o Benfica me quisesse, que me comprasse o ano passado", atirou ainda Bruno Fernandes.
De seguida, o atual jogador do Manchester United lembrou uma conversa que teve com Rui Costa, em 2023, após uma vitória da Seleção Nacional na qualificação para o Euro'2024, na qual o interesse do Benfica voltou a ser abordado: "Apanhei o presidente Rui Costa agora quando fiz dois golos contra a Bósnia, no Estádio da Luz. Ele passou e cumprimentou-me. Ele disse: 'fazes sempre golos neste estádio'. Eu respondi: 'vocês é que não quiseram'. Ele disse: 'ah, mas nós quisemos'. E eu: 'sim, mas aí já foi tarde'."
Presidente dos verdes e brancos fez o anúncio na última segunda-feira, dia 15 de dezembro, durante a 63.ª gala dos Prémios Stromp
17 Dez 2025 | 09:47 |
Frederico Varandas volta a ir a jogo pela terceira vez consecutiva. O anúncio da recandidatura à presidência do Sporting, feito no fecho de um discurso na 63.ª gala dos Prémios Stromp, apanhou muitos de surpresa, sobretudo pelo momento escolhido, mas recolheu, numa primeira reação, apoio unânime entre os presentes.
Ainda que o anúncio apenas tenha sido feito agora, o jornal A Bola adianta que a decisão do líder máximo dos leões já estava tomada há algum tempo, tendo o próprio escolhido este palco por alguma simbologia e numa altura em que o Sporting continua na luta por todas as competições.
Há, depois, razões de fundo que explicam a recandidatura. Desde logo, a ambição desportiva. Frederico Varandas quer consolidar o Sporting no topo do futebol nacional, com o tricampeonato como objetivo assumido, mas também reforçar a competitividade além-fronteiras. A par disso, surge a vertente financeira: manter resultados positivos, continuar a reduzir o passivo e prosseguir a valorização dos ativos, linha estratégica que tem marcado os últimos anos da SAD.
Na perspectiva do Presidente, o projeto traçado até 2030 ainda não está concluído. E nem tudo passa pelo relvado. A transformação estrutural do Clube é vista como uma obra em curso. Um dos dossiês centrais é a renovação do Estádio José Alvalade: a primeira fase das obras, no lado poente, está concluída, estando prevista a segunda fase para 2026. Outro eixo passa pela dinamização do espaço Alvaláxia, com vista à criação de novas fontes de receita comercial.
"Consideramos estar a meio da nossa missão e da escola de onde venho nunca se sai a meio de uma missão. Quero aqui anunciar que nos iremos recandidatar às eleições de março de 2026", deixou claro Frederico Varandas, numa altura em que esta decisão já começou a gerar várias opiniões.