Futebol Formação
Treinador do Sporting não esconde frustração após derrota com o Porto: "Ficámos a dever"
12 Jan 2026 | 11:22
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
21 Dez 2025 | 13:23 |
A equipa de juniores do Sporting empatou frente ao Santa Clara (0-0), este domingo, dia 21 de dezembro. Em duelo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram assim a claudicar, depois da vitória diante do Tondela na última ronda.
Num encontro disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões assumiram um maior domínio territorial, embora sem conseguirem alvejar a baliza de João Afonso, enquanto os visitantes se mostravam atrevidos nas transições rápidas. O Clube de Alvalade foi crescendo com o avançar do cronómetro, mas sem conseguir desbloquear o nulo.
Na segunda parte, a equipa verde e branca foi sufocando os açorianos e conquistando várias chances para marcar. No entanto, os dois emblemas terminaram empatados, tal como na primeira volta, numa partida em que o Sporting merecia um resultado diferente, mas pecou na eficácia.
Com este empate - o oitavo em 22 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 26 pontos, mais três do que o Académico de Viseu (23, mas menos um jogo), primeiro clube abaixo da linha de água. O Sporting volta a entrar em campo apenas na terça-feira, dia 6 de janeiro, diante do Benfica, às 16h00, no Seixal.
Onze inicial apresentado na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Lopes, Paulo Simão, Frederico Gomes, Simão Soares, Miguel Almeida, José Mendes e Sérgio Siza.
Clube de Alvalade esteve por cima durante os 90 minutos e confirmou superioridade; Leões alargaram para 12 a série de jogos sem perder
17 Jan 2026 | 18:33 |
A equipa de juvenis do Sporting venceu a Académica por 3-0, este sábado, dia 17 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões alargaram para 12 a série de jogos sem perder, depois da vitória frente ao Torreense na última ronda.
No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os verdes e brancos estiveram por cima e chegaram à vantagem por intermédio de Manuel Costa, que fez o primeiro do encontro aos 40 minutos, sendo que a vantagem só viria a ser ampliada nos segundos 45 minutos.
Na etapa complementar, o Sporting voltou a apresentar-se por cima da Académica e fez o 2-0. José Lino, aos 57 minutos, não perdoou e deu mais conforto ao placard. Leonardo Varela, aos 84 minutos, desfez todas as dúvidas e fez o terceiro dos leões na partida.
Com esta vitória - a 14.ª em 18 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes têm 45 pontos e ficam no primeiro lugar desta fase. O Benfica é segundo com 35. Estoril e Alverca também acompanham leões e águias para a próxima fase de apuramento de campeão. A última vaga será preenchida por Farense ou Real.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Afonso Guerra (Guarda-redes), Lewis Dawley, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Rodrigo Nogueira, José Lino, Guilherme Figueiredo, Manuel Costa, Rafael Fial e Vítor Conceição.
Clube de Alvalade chegou a estar em vantagem no marcador ao intervalo, mas permitiu reviravolta ao adversário na etapa complementar
17 Jan 2026 | 13:42 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu frente à Académica de Santarém (2-1), este sábado, dia 17 de janeiro, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Primeira Divisão Sub-15 - Série Sul 2025/26. Os leões garantiram o primeiro lugar desta fase, já depois de também terem empatado na ronda anterior.
A jogar no Campo da Escola Superior Agrária de Santarém, foi o Clube de Alvalade a entrar melhor no encontro e a aparecer por diversas vezes junto à baliza adversária. Diego Monteiro viria mesmo a abrir o marcador aos 40+1 minutos e a colocar o Sporting na frente.
No segundo tempo da partida, o cenário inverteu-se. A formação da casa não só conseguiu anular as investidas dos jovens verdes e brancos como conseguiu mesmo operar a reviravolta no marcador através dos remates certeiros de José Lino e de Salvador Marques.
Com esta derrota - a primeira em 18 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de António Cruz somam 45 pontos e ficam primeiro lugar da tabela, com mais seis pontos do que o Benfica (39), que ainda tem um jogo por disputar frente ao Barreirense.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Gimo (Guarda-redes), Diego Belmonte, Salmán Umarji, Nicolás Aparício, Simão Margato, Borine Nanque, Igor Ribeiro, Bernardo Busatori, Diego Monteiro, Daniel Lopes e Duarte Gomes.
Verdes e brancos estreiam-se na fase decisiva frente a rival eterno, deixando o clássico contra os dragões apenas para a última jornada
13 Jan 2026 | 17:38 |
A equipa de juniores do Sporting começa a fase decisiva da competição com um dérbi frente ao Benfica, atuais campeões, num arranque que promete intensidade e rivalidade. Esta primeira jornada marca o início de uma altura crucial, onde cada ponto será decisivo para a luta pelo título.
O clássico frente ao Porto está marcado apenas para a última ronda, aumentando a tensão e a expectativa. A equipa leonina terá de garantir um bom arranque para chegar ao confronto decisivo com confiança, sabendo que qualquer deslize pode pesar no apuramento final.
Além do dérbi e do clássico, os restantes confrontos da primeira jornada incluem Famalicão - U. Leiria, Santa Clara - Porto e Rio Ave - Gil Vicente, garantindo desafios exigentes logo no início da fase decisiva. Cada equipa terá de mostrar consistência e capacidade para enfrentar adversários fortes.
Para o Sporting, este arranque é também uma oportunidade de testar estratégias e avaliar a evolução da equipa, especialmente em jogos de grande pressão, como o dérbi. A preparação para o duelo frente ao Porto acrescenta ainda mais motivação e foco, à medida que a reta final da competição se aproxima.
Vale recordar que os leões garantiram a permanência frente ao Académico de Viseu (2-0), com golos de Miguel Almeida e Chris Grombahi, no sábado, dia 10 de janeiro, em duelo da 18.ª jornada e última da primeira fase do Campeonato Nacional de sub-19.