Futebol
De Frederico Varandas à história do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes da Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 13:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Dez 2025 | 09:00 |
O Sporting volta a entrar em campo já esta quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Vasco Matos, jogar-se-á no Estádio de São Miguel, pelas 18h45.
João Virgínia, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Morten Hjulmand e João Simões; Salvador Blopa, Maxi Araújo, Francisco Trincão e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
O treinador dos leões vai fazer uma revolução quase total nas escolhas para a titularidade, até para gestão física dos seus jogadores. Virgínia volta à titularidade para o lugar de Rui Silva, enquanto Fresneda e Matheus Reis ocupam os corredores, com Quaresma e Inácio a centrais - uma vez que Ousmane Diomande já deixou o Sporting para disputar o CAN.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com João Simões. O capitão dos leões foi poupado na última partida e já estará disponível, enquanto Morita ficou de fora dos convocados por síndrome gripal. As alas ficam a cargo de Blopa e Maxi Araújo, com Trincão a pisar terrenos mais adiantados, no apoio ao internacional colombiano.
Informações: Quinta-feira – 18 de dezembro – 18h45 – Estádio de São Miguel
Transmissão: SportTV 1
Quem está fora: Hidemasa Morita (gripe); Pedro Gonçalves, Zeno Debast, Geovany Quenda, Daniel Bragança e Nuno Santos (lesão), Ousmane Diomande e Geny Catamo (CAN).
Equipa de Arbitragem: Árbitro: João Pinheiro; Assistentes: Luciano Maia e Inácio Pereira; 4.º árbitro: Anzhony Rodrigues; VAR: João Casegas; AVAR: Tiago Leandro.
Jogador não entra nas contas de Rui Borges e continuidade no Clube de Alvalade não deverá acontecer no final da presente temporada
18 Dez 2025 | 03:00 |
Samuel Justo vai deixar o Sporting no final a temporada. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o médio não entra nas contas de Rui Borges e Frederico Varandas já está decidido em permitir a saída do internacional jovem português.
A verdade é que o jogador termina contrato com o Clube de Alvalade no final da presente temporada e, de acordo com fonte próxima do processo, os responsáveis do Sporting não estão interessados em renovar o mesmo. Sendo que será possível que se dê a sua saída a custo zero.
Depois de um empréstimo pouco conseguido ao Farense em 2024/25, esta época Samuel Justo acabou por se manter na equipa B do Sporting, às ordens de João Gião. No entanto, o médio não é visto como uma aposta de futuro para Rui Borges no plantel principal do Sporting.
Emprestado aos algarvios na segunda metade temporada transacta, de modo a ter mais tempo de jogo de forma regular, o jovem disputou apenas cinco partidas desde janeiro e não chegou mesmo a passar mais de 206 minutos em campo pelo conjunto do sul de Portugal.
Esta temporada, Samuel Justo, leva 14 encontros disputados pelo Sporting B, todos eles na Segunda Liga. No total, o jogador foi opção para João Gião para estar em campo 1.133 minutos, tempo esse no qual fez apenas uma assistência para os companheiros de equipa.
Verdes e brancos embarcaram rumo aos Açores e houve uma ausência a saltar à vista nas escolhas do treinador leonino para a Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 19:41 |
Hidemasa Morita também vai desfalcar o Sporting na deslocação ao reduto do Santa Clara, em partida a contar para a Taça de Portugal. O internacional japonês ficou em Lisboa devido a síndrome gripal e não está entre os convocados para a partida.
Por outro lado, Rui Borges optou por fazer uma grande surpresa entre o lote de jogadores que rumaram à Madeira: Rômulo Júnior, central brasileiro da equipa B dos leões viajou junto da comitiva do plantel principal verde e branco, com o objetivo de colmatar as poucas escolhas para a defesa.
Vale lembrar que, fora da partida, por lesão, encontra-se Zeno Debast, Nuno Santos, Geovany Quenda e Pote. Ousmane Diomande e Geny Catamo também não estão disponíveis, uma vez que se encontram ao serviço das respetivas seleções.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
Confira os 21 convocados de Rui Borges para o Santa Clara - Sporting:
Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia e Francisco Silva
Defesas: Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Rômulo Júnior, Ricardo Mangas e Maxi Araújo
Médios: Morten Hjulmand, João Simões e Giorgi Kochorashvili
Avançados: Francisco Trincão, Alisson Santos, Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Fotis Ioannidis, Luis Suárez e Rodrigo Ribeiro
Ex futebolista do Benfica e atual comentador desportivo abordou o recente discurso do Presidente dos verdes e brancos, mas não da forma mais positiva
17 Dez 2025 | 15:13 |
Frederico Varandas anunciou, na última segunda-feira, 15 de dezembro, que se irá recandidatar à presidência do Sporting. Quem comentou o recente discurso do líder dos verdes e brancos foi Diamantino Miranda. O ex futebolista do Benfica falou em "arrogância" do dirigente dos leões.
Diamantino Miranda: "Frederico Varandas? Nota-se uma pequenina arrogância"
"Quando digo que se nota uma pequenina arrogância, é de não pensar que, este ano, no campeonato, já vai a cinco pontos do Porto. Falar em factos passados, do ano passado e no anterior em que ganhou, são factos. Pode ter mais ego, ou menos ego, porque se não for ele a ficar satisfeito com o trabalho que fez no Sporting nestes últimos anos, ninguém fica", começou por dizer, em declarações à CMTV.
De seguida, Diamantino Miranda voltou a abordar as declarações de Varandas e compará-lo a André Villas-Boas: "O futebol é momento. Se o Sporting ficar em terceiro ou em quarto lugar este ano… ele [Frederico Varandas] tem toda a razão em falar daquilo que já se passou e tem vaidade naquilo que fez. E volto a dizer, um dos grandes elogios que faço a Varandas, e também o fiz a Villas-Boas, foi de eu pensar, com as decisões sobre as claques, que traziam algo de novo ao futebol, mas isso não se tem passado".
Para chegar a esta parte da prova rainha, o Sporting já eliminou o Paços de Ferreira, por 3-2 (após prolongamento) e, na ronda mais recente, o Marinhense, em partida disputada no Estádio José Alvalade, a quem os leões venceram sem dificuldades, por 3-0.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h45, em reduto adversário, nos Açores.
De Frederico Varandas à história do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges antes da Taça de Portugal
17 Dez 2025 | 13:05
Pilar do Sporting aborda situação de Ioannidis: "Não está no seu melhor momento"
17 Dez 2025 | 12:57
Antes da Taça de Portugal, Rui Borges responde à letra a José Mourinho
17 Dez 2025 | 12:51