Futebol
Exclusivo Leonino: Sporting - Benfica é a última gota para figura-chave dos leões
18 Dez 2025 | 15:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Dez 2025 | 10:12 |
O Sporting venceu o Santa Clara, por 3-2, na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, e garantiu a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Com um final de tempo regulamentar envolto em polémica, Rodrigo Roquette foi contra as críticas e acredita ainda ter faltado uma admoestação.
"Não se percebe a demora para ver uma chapada clara na área sem que a bola estivesse perto. Faltou o amarelo!", comentou o conhecido adepto do Sporting na sua conta da plataforma 'X' (antigo Twitter), não só concordando com a grande penalidade sobre Morten Hjulmand, como criticando o tempo que o VAR e João Pinheiro demoraram a tomar a decisão.
Ainda antes de ter sido dada a grande penalidade, Roquette voltou a lembrar a 'perseguição' ao capitão do Sporting, que recentemente ouviu queixas até de José Mourinho: "Se fosse o Hjulmand a dar a chapada toda a gente diria que é penálti…".
Com esta vitória – a 5.ª em 25 encontros na presente temporada –, a turma de Rui Borges terminou a participação na Taça de Portugal, enquanto o Santa Clara vai marcar lugar nos quartos-de-final da prova, onde irá encontrar o AFS, que já havia eliminado o V. Guimarães.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Luís Pinto jogar-se-á às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
Internacional grego foi o autor do golo que permitiu aos leões vencer o Santa Clara e seguir em frente para os 'quartos' da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:52 |
O Sporting viveu uma noite bastante atribulada nos Açores, frente ao Santa Clara. Saído do banco, acabou por ser Fotis Ioannidis a resolver, já no prolongamento, para os leões seguirem em frente na Taça de Portugal - esta foi mesmo a primeira vez que o internacional grego foi realmente decisivo para a turma de Rui Borges.
Com este golo, Ioannidis chegou ao quinto remate certeiro em apenas 17 partidas disputadas com a Listada verde e branca e, ao que parece, vê na prova rainha a competição certa para brilhar. Já frente ao Paços de Ferreira, o avançado havia marcado no triunfo dos leões após tempo extra, além de ter assinado o seu nome na goleada diante do Alverca, mas desta vez para a Allianz Cup.
Rui Borges decidiu lançar Fotis Ioannidis para o lugar de Alisson Santos à passagem pelo minuto 66 da partida. Desta feita, o grego fez dupla com Luis Suárez na frente de ataque, com o objetivo de colocar os leões na frente do jogo e atingir os quartos-de-final da Taça de Portugal.
O Sporting, por seu turno, precisou de 120 minutos para seguir em frente na prova rainha, algo que já tinha acontecido na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, mas também na época passada. Em dezembro de 2024, igualmente diante do Santa Clara, os leões precisaram de tempo extra para baterem os açorianos, dessa vez por 2-1, em Alvalade.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 17 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 662 minutos, nos quais já apontou cinco golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Médio de 18 anos foi o autor do primeiro golo dos verdes e brancos na partida válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:25 |
João Simões foi o autor do primeiro golo do Sporting diante do Santa Clara, que os leões acabaram por vencer, apenas após prolongamento, por 3-2. No final do encontro, o médio admitiu que a equipa não esteve no seu melhor, mas que a "atitude superou a inspiração".
João Simões: "Não houve muita inspiração"
"O Santa Clara defendeu-se bem e, na única oportunidade que criou, marcou golo. Depois nós tentámos ir atrás, demos tudo para ganhar a passar à próxima fase. Não houve muita inspiração mas a atitude não falhou", começou por dizer, em declarações à Sport TV.
João Simões: "Demos tudo o que tínhamos para dar"
"Nós demos tudo o que tínhamos para dar e deixámos o jogo ir a prolongamento quando podíamos ter resolvido mais cedo e agora pensar no jogo de terça-feira pois a Liga é o nosso principal foco. Ganhámos este título no ano passado e queremos sempre mais", atirou ainda João Simões.
Antes de concluir, o jogador de 18 anos foi questionado sobre os recentes elogios de Roberto Martínez: "Acho que tenho estado a evoluir. O meu foco é no Sporting pois só jogando bem no clube posso chegar à seleção, mas esse não é o meu foco. Tenho aprendido muito com o Hjulmand, o Morita, o Bragança e o Kochorashvili que são mais velhos que eu".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 15 milhões de euros - soma 13 partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 697 minutos: 377 na Champions, 245 na Liga Portugal Betclic e 75 na Taça de Portugal, tendo marcado um golo.
Verdes e brancos venceram a equipa açoriana, por 3-2, já no prolongamento, e seguiram em frente para os quartos-de-final da Taça de Portugal
19 Dez 2025 | 09:07 |
Rui Borges falou sobre todos os temas do Santa Clara - Sporting, que os leões venceram, por 3-2, já no prolongamento, passando aos quartos-de-final da Taça de Portugal. O treinador dos verdes e brancos analisou a partida realizada pela sua equipa e também o lance polémico que marcou o encontro
Análise à partida
"Foi um jogo muito competitivo, já estávamos à espera, Um jogo difícil perante um adversário muito competitivo, bem organizado, difícil de defrontar em casa. Entrámos bem, fizemos golo, mas depois deixámos o Santa Clara crescer em alguns momentos em transição, expostos, com muita gente no processo ofensivo e algumas perdas de bola nossas, às vezes com passes que não tínhamos necessidade de fazer, tínhamos de ter tido um bocadinho mais de paciência. Acabam por fazer o golo do empate num lance também de transição, de 1vs1, são agressivos nesse processo de verticalidade e de ataque à baliza adversária. A primeira parte depois acaba por ser muito competitiva e muito repartida, a partir do golo do empate. Entrámos melhor na segunda parte com bola, ajustámos um ou outro pormenor na primeira etapa de construção, controlámos o jogo mais com bola e criámos logo duas, três finalizações perto da baliza do Santa Clara. E penso até que no único lance que Santa Clara tem realmente de perigo junto da nossa baliza, aos 85 minutos acaba por fazer o 2-1. Depois é o lance na área, chegámos ao empate e depois no prolongamento a nossa parte física veio um bocadinho ao de cima também. Controlámos o jogo, fizemos o 3-2, e o Santa Clara não nos criou qualquer lance de perigo nesse momento"
Dificuldades da equipa
"As dificuldades vão acontecer, como é lógico. Há algumas mudanças, mas não me vou agarrar a isso. Foi notório que não tínhamos a mesma energia geral. Não foi muito individual nem as ligações, porque até entrámos bem num jogo difícil contra um bloco baixo e, como eu disse, uma equipa muito agressiva e muito intensa nos duelos. Os espaços são curtos com uma equipa que é tão coesa e tão baixa. Não nos dão esse espaço. Sabíamos de que forma é que tínhamos que ter a bola, por isso é que eu digo que até entramos bem. Depois acabámos por entrar nesse excesso de perdas de bola sem necessidade e deixar o adversário conseguir ganhar algumas transições. Mas penso que no futuro não tem nada a ver com isso. Temos de andar na ginástica de adaptar jogadores, colocá-los em zonas em que não têm jogado. Não temos tempo de treino para essa adaptação. Temos de adaptar-nos dentro dos jogadores que temos. Há malta que não está a 100%, porque anda muita malta doente, com gripes e vírus. Notou-se que de forma geral não estávamos com essa energia lá no alto. Mas acima de tudo mantivemo-nos tranquilos, concentrados. Na segunda parte mostrámos claramente essa concentração, não deixámos o Santa Clara entrar em tantas vezes em transição como deixámos na primeira e controlámos melhor o jogo. Dentro daquilo que são as nossas opções vamos ter de nos adaptar e isso não pode servir de desculpa".
Arbitragem
"As incidências dos jogos acontecem em todos os jogos, por isso não é só neste. Em todos os jogos há lances. Não vi o lance, por isso se ajuizou, não vou estar a discutir a arbitragem. Tanto tempo para assinalar um penálti. Da nossa parte, convertemos, chegámos ao empate e depois fomos melhores no prolongamento".
Penálti polémico
"Não vi imagem nenhuma. Não vou estar a falar de lances de jogo. Quero valorizar as duas equipas em campo, só isso"
Sporting 'vivo' na Taça de Portugal
"Queremos muito lutar por um troféu que é nosso, mas sabemos que temos de ultrapassar estas etapas. Temos de pensar no próximo jogo do campeonato, que é mais uma saída difícil".
Conversa com Vasco Matos
"Estávamos a falar de futebol de uma forma geral, nem era tanto do jogo. Estávamos a falar da individualidade de uma equipa e da outra".
Exclusivo Leonino: Sporting - Benfica é a última gota para figura-chave dos leões
18 Dez 2025 | 15:21
Sporting bate Santa Clara no prolongamento e está nos ‘quartos’ da Taça de Portugal
18 Dez 2025 | 21:32
Rio Ferdinand reage e diz que números de Bruno Fernandes são "ridículos"
18 Dez 2025 | 14:36