Futebol
Exclusivo Leonino - Dias Ferreira analisa mercado do Sporting e caso Hjulmand: "Não foi por acaso...
03 Fev 2026 | 18:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2026 | 10:38 |
Já com o mercado fechado, Morten Hjulmand vive dias de maior descanso após ter estado em caso polémico (uma possível transferência para o Atlético de Madrid), mas sabe que terá pela frente, no fim da temporada, um verão bem quente. Por isso, o capitão do Sporting e a direção liderada por Frederico Varandas definiram um pacto para deixar tudo normalizado no futuro.
No início da época, o médio de 26 anos e o presidente acordaram que o nórdico continuaria de leão ao peito em 2025/26, mesmo perante o forte assédio vindo dos "tubarões" europeus, e, em contrapartida, teria liberdade de escolha no próximo passo na carreira. Segundo o jornal 'Record', as partes estabeleceram que a SAD aceitará negociá-lo a partir de julho por um valor base de 40 milhões de euros, metade da cláusula de rescisão (80M)
Certo é que, ao contrário do que sucedeu no último defeso com a novela da saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal, Sporting e Hjulmand pretendem afastar qualquer polémica sobre o assunto e cortar pela raiz a pressão dos agentes. Assim, o dinamarquês não pretende adotar a postura do sueco, pelo que nunca forçará uma saída.
Ligado contratualmente aos bicampeões nacionais até 2028, o internacional pelo país nórdico esteve ausente frente ao Nacional, já que a estrutura resguardou o médio que foi bombardeado com telefonemas dos empresários que garantiam ter uma pretensa proposta do Atlético de Madrid.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 28 partidas: 17 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.522 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.
Situação do central internacional pelas camadas jovens de Portugal obrigou direção leonina a tomar uma decisão importante
04 Fev 2026 | 10:35 |
O Sporting viveu um mercado de inverno relativamente tranquilo, tanto que oficializou a contratação de Luís Guilherme logo nos primeiros dias do mês de janeiro e o acordo por Souleymane Faye uma semana e meia antes do último dia. Mas os leões quase reforçaram o plantel com um novo central, devido à lesão de Eduardo Quaresma.
A impactante contrariedade do jovem defesa, sofrida frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na Allianz Cup, na sequência do violento choque com o vimaranense Samu, obrigou Quaresma a ser hospitalizado e os primeiros sinais foram muito negativos, com suspeitas de fratura do maxilar, e apontavam a uma paragem prolongada que poderia ir até aos três meses.
Zeno Debast (lesão) e Ousmane Diomande (ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas) também não eram opções, pelo que Gonçalo Inácio perfilava-se como o único central de raiz da equipa principal disponível. Por esse motivo, nas horas que se seguiram ao jogo em Leiria e na manhã seguinte, a estrutura esteve em contacto permanente e decidiu-se que ia avançar por mais um central, segundo o jornal 'Record'.
Porém, a observação e exames a que Quaresma foi submetido na unidade hospitalar acabaram por descartar o cenário mais gravoso e identificaram "só" uma lesão no osso zigomático da face esquerda, o que encurtou o período de recuperação de meses para três a quatro semanas. Uma boa notícia que por consequência eliminou a urgência dos leões no mercado. Quaresma acabou por voltar à competição com uma máscara, no passado dia 28 de janeiro, frente ao Athletic Bilbao.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1.214 minutos somados em 17 partidas pelo Sporting, com um golo marcado e duas assistências na conta pessoal. O jogador já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Atacante é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado pelos responsáveis do Clube de Alvalade
04 Fev 2026 | 10:33 |
Délcio Mulemba Aurélio já treina na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e é o novo jogador do Sporting. O ponta-de-lança angolano chega proveniente do Interclube a troco de 150 milhões de kwanzas, cerca de 140 mil euros, num contrato assinado pelos dois clubes.
O emblema africano salvaguardou ainda uma percentagem de uma futura venda do avançado de 18 anos. Segundo o 'O Bola Em Campo' o jogador é agenciado pela Footprestige, empresa do jovem agente Edson Queiroz, foi a ponte de ligação para a transferência do atacante.
Délcio Aurélio, que já treina com a equipa sub-23 do Clube de Alvalade, é visto como um dos grandes talentos do seu país, o que poderá ser ainda melhor trabalhado. A ideia dos responsáveis leoninos é a de ver o jovem adaptar-se à realidade do Clube de Alvalade, antes de, eventualmente, dar o salto para o plantel principal.
Na última partida, a equipa sub-23 dos leões perdeu frente ao Torreense por 2-1, em partida a contar para a quinta jornada da Fase de Campeão da Liga Revelação, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O Sporting somou assim o quarto encontro sem vencer.
Neste momento, os comandados de Filipe Neto estão no oitavo e último lugar desta fase com apenas um ponto conquistado. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.
Negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do emblema verde e branco; Jogador escolhido para substituir futebolista não passou nos exames médicos
04 Fev 2026 | 09:50 |
Hidemasa Morita esteve muito perto de deixar o Sporting no último dia do fecho da janela de transferências de inverno. O médio japonês, de 30 anos, era um jogador pretendido pelos neerlandeses do Ajax, mas a transferência acabou por cair já nos instantes finais.
A informação foi avançada pela revista neerlandesa 'Voetbal International'. De acordo com a mesma fonte, o internacional nipónico esteve efetivamente na lista de alvos do clube de Amesterdão, que já venceu quatro Champions Leagues, tal como Manuel Ugarte, antigo médio dos leões.
O negócio não se concretizou devido a um imprevisto do lado do Clube de Alvalade. Segundo a publicação, o acordo terá caído porque o jogador escolhido para substituir Hidemasa Morita em Alvalade não passou nos exames médicos, levando os leões a travar a saída do médio japonês.
A identidade desse potencial reforço para o meio-campo não foi revelada. Recorde-se de que Hidemasa Morita - que foi elogiado por Litos - termina contrato com o Sporting em junho, estando, nesta altura, em condições de sair a custo zero no verão, caso não haja renovação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 9 milhões de euros - soma 29 partidas. Na presente temporada, o médio internacional japonês disputou um total de 1.375 minutos, nos quais assistiu os companheiros por três ocasiões.