Futebol
Confirmado! Rui Borges já sabe se pode ou não usar Maxi, Salazar e Suárez no Braga - Sporting
23 Set 2026 | 11:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 10:51 |
Manuel Moura dos Santos considera que a eliminação do Sporting na meia-final da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães ficou decisivamente marcada pela saída forçada de Eduardo Quaresma. Num artigo de opinião publicado no jornal O Jogo, o cronista sustenta que, não fosse a lesão traumática do jovem defesa-central, o desfecho da partida teria sido diferente, apontando ainda o dedo a Rômulo.
"O Sporting criou jogo ofensivo mais do que suficiente para ganhar o jogo"
Na análise ao encontro, Manuel Moura dos Santos admite que o início de 2026 foi “mais ou menos mal” para os leões, apontando como ponto negativo a derrota, mas sublinhando as circunstâncias adversas em que a equipa se apresentou. “O Sporting, sem ter feito uma exibição brilhante, criou jogo ofensivo mais do que suficiente para ganhar o jogo”, escreve, destacando a quantidade de oportunidades criadas e a exibição do guarda-redes vimaranense.
"Rômulo não esteve à altura da responsabilidade"
Para o conhecido adepto dos leões, a ineficácia ofensiva explica apenas parte do resultado. O fator decisivo terá sido a saída de Eduardo Quaresma, vítima de uma lesão na face. “Esta saída foi fatal para as pretensões do meu clube”, afirma, criticando a resposta encontrada no banco: “O jogador que entrou, Rômulo, não esteve à altura da responsabilidade atribuída”.
“Não entendo porque é que Rui Borges não recuou Hjulmand"
Manuel Moura dos Santos vai mais longe e questiona as opções do treinador para colmatar a ausência do defesa: “Não entendo porque é que Rui Borges não recuou Hjulmand para defesa-central, porque fazer pior do que Rômulo fez, seria difícil”, escreve, considerando que o jovem médio ainda não tem condições para integrar o onze principal.
"Com Eduardo Quaresma em campo, teríamos chegado à final"
A convicção do adepto leonino é clara quanto ao impacto da lesão de Quaresma no resultado final: “Estou convencido que com Eduardo Quaresma em campo, teríamos chegado à final da Taça da Liga”, afirma, numa das passagens mais perentórias do texto.
Apesar da eliminação, Manuel Moura dos Santos rejeita colocar no mesmo plano as exibições de Sporting e Benfica na prova, sublinhando diferenças claras na atitude e no rendimento das equipas. “Achei curioso que a análise aos dois jogos dos clubes de Lisboa tenha sido posta no mesmo prato da balança”, escreve, acrescentando que, se o Sporting tivesse jogado como o Benfica frente ao Braga, teria sido muito mais crítico.
O cronista reconhece que a exibição leonina ficou aquém do exigido: “Gostei da exibição? Não. Penso que o Sporting tinha a obrigação de ganhar aquele jogo”, admite, elogiando ainda assim a postura do treinador no pós-jogo. “Não vi o Rui Borges na conferência de imprensa a arrasar a exibição da equipa, sacudindo a água do capote”.
Numa carreira onde disputou inúmeros campeonatos, ex-jogador dos verdes e brancos anunciou a data em que irá pendurar as chuteiras
23 Set 2026 | 12:06 |
Após 20 anos como jogador profissional de futebol, Teófilo Gutiérrez anunciou, esta segunda-feira, que se irá despedir dos relvados no mês de dezembro. O avançado de 41 anos revelou que o seu adeus acontecerá a 19 de dezembro, numa cerimónia de despedida que terá lugar no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, casa do Junior Barranquilla, clube em que o atacante atua.
Recorde-se que Gutiérrez representou a equipa do Sporting na temporada 2015/16, onde apontou 15 remates certeiros em 32 encontros. Orientado pelo técnico Jorge Jesus - que já anunciou a sua primeira convocatória para a seleção nacional -, o internacional colombiano conquistou uma Supertaça Cândido Oliveira.
Na entrevista onde deu a conhecer a data do fim da sua carreira, o jogador esclareceu como será esta despedida: “Vão estar presentes cantores internacionais, o River Plate, a seleção da Colômbia de 2014 e muitos colegas que jogaram comigo noutros clubes”.
Numa carreira marcada pela conquista títulos em Portugal, Colômbia, Argentina, México e Turquia, Gutiérrez alcançou o seu expoente máximo a nível de clubes em 2015, ano em que conquistou a Taça Libertadores ao serviço do River Plate. No que à seleção, apontou 15 golos em 52 internacionalizações pelos cafeteros.
Numa perspetiva geral, reúne 227 golos em 743 partidas. Na temporada que decorre, esta que será a última, Teo contabiliza nove golos em 30 jogos. Com oito encontros disputados, o Junior Barranquilla é último classificado do campeonato colombiano com seis pontos arrecadados.
Antigo médio do emblema verde e branco abordou atual cenário de uma eventual mudança no comando técnico do Clube de Alvalade
23 Set 2026 | 12:00 |
A possível chegada de Sérgio Conceição ao Sporting voltou a ser tema de análise, numa altura em que o futuro de Rui Borges tem sido alvo de discussão. Luís Vidigal abordou o cenário de uma eventual mudança no comando técnico dos leões.
L. Vidigal: "Pelos adeptos, Sérgio Conceição já estava no Sporting"
Na opinião do antigo médios dos leões, a escolha do ex treinador do Porto seria recebida de forma positiva pelos adeptos: "Pelos adeptos, Sérgio Conceição já estava no Sporting", afirmou o comentador da SportTV, referindo-se ao entusiasmo que, na sua perspetiva, uma eventual contratação poderia provocar.
Luís Vidigal conhece Conceição dos tempos em que ambos partilharam o balneário da Seleção Nacional e considera que as características do técnico poderiam encaixar no contexto de Alvalade. O nome do treinador tem surgido no debate sobre possíveis alternativas para o banco.
Outro dos pontos abordados pelo antigo internacional português foi a relação entre Sérgio Conceição e Frederico Varandas. Apesar dos diferendos existentes entre ambos, Vidigal entende que uma eventual aproximação não pode ser totalmente descartada: "É possível. No futebol tudo muda rápido".
No entanto, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, a possibilidade de Sérgio Conceição assumir o comando técnico do Sporting é de 0%. Apesar de o nome ter voltado a surgir associado aos leões, o antigo técnico do Porto não é uma opção.
Depois de na época transata terem conseguido realizar uma boa campanha nas provas internacionais, objetivo do técnico passa por melhorar o feito
23 Set 2026 | 11:16 |
A equipa feminina do Sporting - que se reforçou bem para esta temporada - tem esta quarta-feira o primeiro teste na Taça Europa frente às dinamarquesas do Brondby. Já em solo dinamarquês e após o treino de adaptação ao relvado sintético, o técnico Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo europeu.
“O nosso compromisso é total e é inegociável. Temos de jogar definitivamente à Sporting, com as cores que representamos e não ter receio de nada. Vamos pressionar alto, ser agressivas, procurar controlar o jogo e o objetivo, claramente, é ir o mais longe possível, ou seja, fazer melhorar em relação à época anterior”.
M. Sequeira: "Objetivo é chegar às meias-finais"
Recuando à temporada transata, o técnico esclareceu que guarda boas memórias desta competição: “Fizemos uma campanha excelente, foi pena termos perdido na altura nos penáltis, no jogo que nos permitiria ir às meias-finais. Portanto, este ano, naturalmente, o objetivo é chegar às meias-finais".
"Temos de ter noção de que isto são várias etapas. Temos um adversário muito difícil. Se ganharmos, passaremos mais um obstáculo e depois é pensar adversário a adversário. Para já, estamos focados apenas neste jogo e em conseguir um bom resultado para levarmos a eliminatória para nossa casa".
Ashley Barron, defesa das leoas, realizou também a antevisão ao duelo frente às dinamarquesas: "É uma equipa bastante completa e equilibrada, que sofre poucos golos, por isso não vai ser fácil e vamos ter de aproveitar bem as oportunidades que criarmos, mantermo-nos concentradas e ser disciplinadas durante todo o jogo”.